23.6.11

CHRISTOFLE

Dizem que para saborear uma refeição perfeita a apresentação do prato é fundamental. Mas para a francesa CHRISTOFLE, centenária marca de artigos para mesa, isto vai muito além, passando pelos talheres de prata, objetos pela qual se tornou famosa mundialmente, toalhas, pratos de porcelana e copos de cristais, que tornam qualquer refeição em um banquete digno da realeza. Por isso seus produtos são presença certa nas mesas mais requintadas e nos estabelecimentos mais luxuosos e de maior prestígio no mundo.

A história
A tradicional empresa foi fundada em 1830 quando o joalheiro francês Charles Christofle assumiu o comando da pequena joalheria pertencente à família de sua mulher, que desde 1793 atuava nesse ramo. Rapidamente ele utilizou seu talento e consagrou sua marca por dominar a técnica de transformar prata em objetos primorosos, revolucionando a ourivesaria francesa ao inventar a técnica de dourar e pratear metais. Devido à qualidade de seus produtos a CHRISTOFLE se tornou fornecedora oficial da corte francesa em 1855. Símbolo do luxo e elegância, graças à prata, sua matéria prima, e à ousadia e inovação de seus designers, nos anos seguintes a CHRISTOFLE se firmou como uma marca prestigiosa no mundo inteiro, sendo presença constante nas principais cortes européias. Até 1880, a CHRISTOFLE fabricou, sobretudo, peças sob encomenda real e imperial, pautadas por movimentos artísticos como o naturalista e oriental. No inicio do século, a produção foi orientada pelas tendências do art déco.


A partir de 1935, a marca passou a produzir também peças em prata para os luxuosos restaurantes de primeira classe dos transatlânticos, viagens muito em voga na época. Na década de 80 a tradicional marca iniciou uma diversificação em sua linha de produtos com o lançamento de uma pequena coleção de jóias e relógios. Foi preciso um economista italiano descendente de franceses para moldar o destino de uma das mais tradicionais grifes de luxo do mundo. Em 1993, a empresa vivia uma de suas maiores crises: as vendas estavam em forte declínio, os produtos não tinham foco e a distribuição era totalmente deficiente.


Naquela altura, a única saída para que a marca voltasse a ser sinônimo de requinte seria conseguir dinheiro para investir e sangue novo para assumir o comando da empresa. Mas com um requisito importantíssimo: deveria entender a cultura e as raízes da marca. O milanês Maurizio Borletti, de apenas 25 anos, preenchia todas as expectativas. Era herdeiro de um conglomerado italiano que faturava milhões de dólares, era jovem e descendia do joalheiro Charles Christofle. Seu primo que comandava a CHRISTOFLE na época o convidou para trabalhar com ele. O jovem investiu US$ 12 milhões e se tornou presidente quatro meses após seu ingresso na empresa.


A escolha foi mais do que acertada. Além de colocar as finanças da empresa no azul, ele reinventou a tradicional grife e colocou-a novamente no mapa mundial do luxo. O executivo imprimiu um conceito de arte na mesa e aumentou a variedade de produtos. Antes, quem entrasse em uma das lojas da grife francesa encontraria apenas objetos de prata. Hoje, há copos e vasos de cristais, pratos de porcelana e toalhas finas. Não é difícil ver nomes como os estilistas Christian Lacroix e Christian Dior, o diretor de cinema Jean Cocteau e os designers Andrée Putman, Ora Ito e Karim Rashid assinando os produtos da marca nos dias de hoje. Com tanta opulência, se engana quem pensa que o glamour dos velhos tempos esvaiu-se com a automação industrial. Vasos e peças que exigem mais arte continuam a ser produzidas a mão. Nos ateliês de Saint Denis, em Paris, concentra-se a chamada alta ourivesaria da empresa, onde poucos artesãos moldam a classe e o refinamento que darão às peças.


Além das linhas de talheres, a marca possui outros elegantes produtos que fazem parte da linha especial para mesa. Acessórios como saleiros, abridores de garrafas, taças de vinho, bandejas com diversos designs, bules e jarras são algumas das peças criadas para levar o requinte às refeições. A CHRISTOFLE desenvolve ainda uma variedade de peças para decoração, como castiçais de mesa, estojos para charutos, vasos de flores com desenho exclusivo, candelabros e bules de prata com réchaud. Ao todo, a empresa conta com 98 coleções, assinadas por 22 diferentes designers, evidenciando um extenso leque de produção. Entre as coleções estão a linha de louças e bandejas Vertigo, da designer francesa Andrée Putman, e as linhas de talheres Urban e Ténéré, assinadas pelo australiano Adam D. Tihany e pelo francês Martin Szekely.


A evolução visual
A identidade visual da marca francesa passou por algumas alterações ao longo dos anos. Na última delas o símbolo sumiu e uma tipologia de letra foi adotada.


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1830
● Fundador: Charles Christofle
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Borletti Group
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Maurizio Borletti
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 3
● Lojas: 75
● Presença global: 126 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 900
● Segmento: Utilidades domésticas
● Principais produtos:
Faqueiros e objetos de prata e cristais
● Website: www.christofle.com

A marca no mundo
Atualmente a CHRISTOFLE, que fabrica seus produtos em três fábricas localizadas na França e no Brasil (inaugurada em 1974), está presente em mais de 126 países através de 75 lojas próprias (chamadas de “Pavillon Christofle”) e com pontos-de-venda dentro de 500 lojas de departamento e lojas especializadas. Sua luxuosa linha de produtos engloba desde os tradicionais talheres de prata, passando por vasos e copos de cristal, louças de porcelana, até porta retratos de prata e toalhas finas. No Brasil a empresa inaugurou sua primeira loja em 1996 na cidade de São Paulo, primeiro ponto-de-venda da marca na América do Sul.

Você sabia?
Vendidos por preços que oscilam entre R$ 6.900 e R$ 45.000, os faqueiros da grife francesa têm lugar garantido nas listas de casamento da alta sociedade mundial.
A tradição em forjar peças únicas ultrapassa o convencional, beirando a arte. Exemplo disso são as obras da CHRISTOFLE como estátuas da fachada da Ópera de Paris e a carruagem do Papa Pio IX. Entre as diversas criações da marca francesa, uma peça ganhou fama por sua história inusitada: a taça Jules Rimet. Confeccionada a pedido da FIFA, em 1928, foi conquistada em definitivo pela seleção brasileira de futebol na Copa de 70, no México. A taça tornou-se mais conhecida ao ser roubada dos cofres da CBF e derretida em 1983.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 23/6/2011

7 comentários:

Carev2 disse...

Tenho acompanhado silenciosamente o seu trabalho aqui no blog.

Espero que você mantenha o ritmo por muito tempo.

Bom trabalho!

Tiburtino Lacerda disse...

Quando adolescente, nos anos 60, em Sr do Bonfim/Ba, encontrei, na Biblioteca Pública dessa cidade, um livro, capa dura, grosso, grande, com propagandas de lojas de departamentos francesas.Os impressos,de 1840- 1890 em preto e branco, com rústicos desenhos, em francês, me impressionaram, pelo aspecto primitivo dos produtos.Tenho ENORME curiosidade de voltar a ver esse livro, com meus olhos de homem maduro.

Acácia Azevedo Studio Pottery disse...

Muro bom seu blog,parabéns! Espero ver mais e mais postagens!!!!

Kênia Cintra disse...

Faço Design de Interiores e as clientes querem saber sobre uma marca, se realmente vale o que estão pagando...realmente fantástico seu blog, na minha área é muito importante saber para que minha cliente com segurança.Parabéns!Deus continue te abençoando!! Kênia Cintra

Selmateresarruda@gmail.com disse...

Rebeci uns troféus e fui pesquisar a marca, dai conheci um pouco a historia de vcs. As peças servem como para decoração. Vou ver o que faço com elas, minha curiosidade era era saber se era de prata ou estanho?

motardxf disse...

Tenho uma peça linda desta marca

Anônimo disse...

Tenho uma peça christofle sabe me dizer o material q foi feito numero 828791 24 crhistofle