Excelente comida, localizações privilegiadas, ambientes modernos e clientes badalados. Esta é a fórmula de sucesso da rede de restaurantes de inspiração italiana SERAFINA. As unidades do badalado restaurante nova-iorquino são pontos de encontro disputados por pessoas que apreciam a boa culinária italiana em um ambiente descolado. Muitas celebridades e atletas consagrados acham um tempinho em sua agenda para dar uma passadinha em alguma unidade da rede, onde em uma ambiente aconchegante é possível degustar o melhor da culinária italiana.
A história
A história do badalado restaurante começou no mar em uma situação que por muito pouco não se transformou em uma grande tragédia. Em 1994, os italianos Fabio Granato e Vittorio Assaf velejavam pela bela costa de Nova York em um pequeno barco quando se perderam no mar devido a um problema na vela. À deriva em alto mar, e com tremenda fome e frio, já que vestiam apenas cações de banho, os dois começaram a lembrar das maravilhas da culinária italiana. Granato se gabou de fazer a melhor pizza do mundo. Assaf contou que fazia a melhor pizza napolitana. Emocionados, os dois juraram que, se saíssem vivos daquela situação de grande agonia, iriam abrir um lugar onde se poderia comer “a melhor pasta e a melhor pizza do mundo”. No dia seguinte os aventureiros foram resgatados pela Guarda Costeira Americana (ficaram no mar das 17h às duas da madrugada) e meses depois, em 1995, inauguraram o SERAFINA, que também levava em seu nome a expressão “Fabulous Pizza”. O nome seria a princípio “Sofia”, para homenagear a esposa de Vittorio, mas na época já havia um restaurante com o mesmo nome registrado, então, pensaram no anjo Serafim.
Em um ambiente ambiente rústico-chique, com tijolos aparentes e pinturas coloridas nas paredes, localizado em plena Avenida Madison, além das pizzas, o novo restaurante oferecia em seu cardápio deliciosas massas e pratos da culinária italiana, feitos com ingredientes da mais alta qualidade, boa parte importado da Itália. Nos anos seguintes o descolado restaurante nova-iorquino conquistou uma clientela seleta, formada por celebridades e famosos como Hillary Clinton, Tom Cruise, Leonardo DiCaprio, a atriz Cameron Diaz e o apresentador David Letterman, que foram atraídos pela vocação do SERAFINA de aliar boa comida com badalação em um ambiente moderno onde o amarelo e o azul imperam.
O sucesso do primeiro restaurante fez com que os dois amigos abrissem também o SERAFINA FABULOUS GRILL (especializado em saborosas carnes e peixes grelhados), o SERAFINA OSTERIA (que serve pratos de uma trattoria romana), o SERAFINA BROADWAY (que oferece uma gastronomia inspirado nos clássicos filmes de Fellini e na cozinha tipicamente italiana), SERAFINA at THE TIME HOTEL (dentro do sofisticado hotel), SERAFINA EAST HAMPTON (localizado na praia preferida dos nova-iorquinos chiques), o SERAFINA WHITE PLANS (na badalada cidade próxima a Nova York) e o SERAFINA PHILADELPHIA (restaurante localizado na cidade da Filadélfia e primeiro fora do estado de Nova York).
Em agosto de 2010, a rede inaugurou seu primeiro restaurante em São Paulo, localizado na Alameda Lorena, no badalado bairro dos Jardins, garantindo assim aos paulistanos o conforto de sua estrutura e uma gastronomia fabulosa. A filial de São Paulo foi a primeira fora dos Estados Unidos e seguia os moldes dos outros restaurantes espalhados por Nova York e Filadélfia, incluindo o extenso cardápio, 90% igual ao da matriz. Aliás, o cardápio, ao estilo italiano, sugeria como primo massas frescas feitas na casa (de deliciosos e saborosos pappardelle, ravioli, spaghetti a rigatoni). Como secondi, havia opções de carne, como costela de cordeiro em redução do próprio molho; escalope de vitela, além de peixes, como o St. Peter na cama de alho poró e crosta de batata. O restaurante também serve sofisticados vinhos da casa, com rótulo próprio, como por exemplo, o SERAFINA PINOT GRIGIO e o SERAFINA CHIANTI RUBIZZO.
Com o sucesso do restaurante entre os paulistanos, uma segunda unidade foi inaugurada em 2012, no bairro do Itaim Bibi, também em São Paulo. Explorando novos mercados no país, em 2014 foi a vez do Rio de Janeiro receber um restaurante da rede americana e, em 2016, o SERAFINA inaugurou também uma nova unidade dentro do Jk Iguatemi em São Paulo. Após o êxito em São Paulo, a partir de 2012 os fundadores iniciaram a expansão mundial da rede, com unidades inauguradas em Tóquio, Moscou, Dubai, Seul, Mumbai, Istambul e San Juan. A rede anunciou a abertura de novas unidades nas cidades de Nova York (no badalado bairro de TriBeCa), Boston e Los Angeles.
Apesar das pizzas e massas (como os clássicos Farfalle Al Limoncello e o Spaghetti Alla Carbonara), serem os mais populares do cardápio, os pratos trufados são um dos carros-chefes da rede americana. Aliás, a trufa italiana é o ingrediente mais incensado e usado pelo restaurante. E não se está falando somente de seu aroma. Nas massas do SERAFINA, as lascas e fatias da iguaria são usadas com fartura. Os ingredientes usados no SERAFINA são de primeira qualidade, sendo 70% importados da Itália.
O logotipo
O tradicional logotipo da marca pode ser aplicado somente na cor azul ou com o chamativo fundo amarelo.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1995
● Fundador: Vittorio Assaf e Fabio Granato
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Serafina Restaurant Group
● Capital aberto: Não
● CEO: Vittorio Assaf e Fabio Granato
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Restaurantes: 27
● Presença global: 8 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.200
● Segmento: Restaurantes casuais
● Concorrentes diretos: Olive Garden, Carrabba’s Italian Grill, Romano’s Macaroni Grill, Carino’s, Bravo Cucina e Buca di Beppo
● Principais produtos: Pizzas, massas e pratos da culinária italiana
● Slogan: Serafina Where Everyone Feels At Home.
● Website: www.serafinarestaurante.com.br
A marca no mundo
Hoje em dia a badalada rede possui 27 restaurantes nos Estados Unidos (somente na cidade de Nova York são dez unidades) e em mais sete países como Japão, Turquia, Coréia do Sul e Brasil.
Você sabia?
● A ex-primeira dama e ex-secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, quando não está viajando pelo mundo para se encontrar com chefes de Estado ou em reuniões com o presidente Barack Obama, em Washington, costuma em seus momentos de relaxamento, deliciar-se com as saborosas massas e pizzas do SERAFINA.
● A dupla também se aventurou por outras cozinhas, abrindo o GEISHA, de inspiração asiática; e a BRASSERIE COGNAC, com um toque francês.
● A artista plástica italiana Michela Martello é a responsável pelas famosas pinturas encontradas em algumas unidades do SERAFINA. Ela tem como tema os Serafins, anjos iluminados pela luz do sol e inspiração para o nome do restaurante. Além das tradicionais pinturas de pastas, massas e vinhos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 27/7/2016
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