5.11.11

ESCADA


A marca ESCADA é um ícone da moda feminina de luxo, ao lado de nomes como Louis Vuitton, Hermès e Prada. Elegância, sofisticação, charme, luxo e sensualidade estão sempre presentes nos produtos de alta qualidade da marca alemã, que durante sua história conquistou clientes famosas como Kim Basinger, Demi Moore, Angelica Houston, Brooke Shields e duas ex-mulheres do roqueiro inglês Mick Jagger - Jerry Hall e Bianca Jagger. 

A história 
Tudo começou na cidade de Munique em 1976 quando o empreendedor alemão Wolfgang Ley e sua bela mulher, Margaretha (na imagem abaixo á direita), uma ex-modelo sueca que tinha uma formação sólida em design na Corte Real, em Estocolmo, e uma ampla experiência com clientes exigente, apresentaram a primeira coleção feminina de sua nova empresa, que ainda não possuía um nome. O casal passou então a procurar um nome de grande impacto, já que sua coleção sofreu grande resistência por não ter uma marca representativa. Somente em 1978, quando foi apresentada uma nova coleção, que o nome ESCADA foi adotado, alusão quando ambos apostaram no mesmo cavalo puro-sangue irlandês, de nome “Escada”, tendo sido esse o vencedor da corrida. Essa coleção foi batizada oficialmente de ESCADA SPORTLICHE ELEGANZ. A nova grife começou a ganhar reconhecimento em 1980, principalmente devido as suas roupas esportivas, que tinham ótimo design, eram confortáveis, com caimento perfeito e utilizavam materiais de alta qualidade e ousadas combinações de cores e modelos, além de bordados exclusivos. Além disso, durante décadas a cor rosa se tornou um símbolo da marca ESCADA, visando assim atrair mulheres extremamente femininas que procuravam produtos diferenciados.


No ano seguinte iniciou a fabricação dos suéteres especiais, com um design nada comum, passando uma elegância muito atrativa. Em 1982 a ESCADA abriu sua primeira subsidiária internacional em Nova York, ingressando assim no enorme mercado americano. Já em 1983, depois de abrir mais uma filial em Londres, a marca inaugurou sua primeira butique em Hong Kong. Para conquistar de vez as clientes americanas, a empresa desenvolveu em 1984 um plano de vinculação maciça de anúncios publicitários nas páginas da conceituada revista Vogue. A partir deste momento a marca alemã começava a ganhar destaque no segmento de luxo. No ano seguinte, a coleção cresceu para que cada país pudesse ser atendido conforme sua necessidade. Afinal, nesta época a ESCADA já tinha fama internacional, conquistada em virtude de clientes famosas como a Princesa Diana e as atrizes Kim Basinger e Demi Moore. Esse enorme sucesso fez com que a empresa abrisse seu capital na Bolsa de Valores em 1986. Ao final desta década a marca já possuía subsidiárias na França, Itália, Espanha, Japão, Canadá e alguns países asiáticos.


Os anos de 1990 começaram com a criação de uma subsidiária de perfumes e cosméticos (ESCADA BEAUTÉ), com sede na cidade de Paris. O primeiro perfume da marca recebeu o nome da sua criadora Margaretha Ley. O frasco representava uma forma única e muito feminina de um coração, que refletia o lado feminino e sensual da fragrância. Era apenas o primeiro de uma série de fragrâncias de sucesso que a marca lançaria nas décadas seguintes, todos com nomes divertidos como Ibiza Hippie, Rockin’ Rio, Casual Friday, Magnetism, Magnetic Beat e Lily Chic, que também chamavam a atenção pelo design criativo de seus frascos. Em 1992 Margaretha, que além de sócia era a designer-chefe da grife, faleceu precocemente aos 56 anos vítima de um câncer, e coube a Brian Rennie assumir o posto de diretor criativo da marca, iniciando um processo de rejuvenescimento da ESCADA.


Pouco depois, em 1993, a marca que até então desenvolvia produtos femininos, lançou no mercado o ESCADA pour Homme, sua primeira fragrância masculina. Além disso, a marca alemã se tornou a primeira a lançar no mercado perfumes de edição limitada (primavera-verão). Ao fazê-lo, a marca foi pioneira no conceito das edições limitadas sazonais e criou aquela que viria a ser uma das linhas de fragrâncias de verão mais bem-sucedida na indústria da perfumaria. Outro importante fato ocorrido nesta década foi o lançamento em 1994 da ESCADA SPORT, uma linha de roupas que representa o chique mais casual, um estilo urbano e sempre muito feminino. A primeira coleção dos cobiçados óculos de sol da marca alemã estreou no mercado em 1998. No início do novo milênio, após firmar aliança com uma grande companhia de diamantes, a marca lançou sua primeira coleção de joias, batizada de “Escada Diamond Collection”, com o tema “o coração Escada”. Nos anos seguintes a diversificação de produtos continuou com o lançamento de uma linha de acessórios, como bolsas e calçados (2000); de uma coleção de lingerie contendo algumas peças com cristais Swarovski (2001); e até modelos personalizados de celulares, em parceria com a Siemens, que foram lançados em 2005 e se transformaram em um enorme sucesso de vendas na Europa.


Apesar de ser um ícone do segmento de luxo, nos anos seguintes, no entanto, as vendas despencaram e a crise mundial acabou por consolidar o destino da marca alemã, que sobrevivia principalmente graças ao brilho de sua época áurea. Logo após pedir falência, resultado de enormes problemas de gestão e design (suas coleções deixaram de agradar aos clientes), que foram acentuados pela crise econômica mundial, em novembro de 2009 a tradicional marca alemã foi adquirida por Megha Mittal, nora do magnata indiano Lakshimi Mittal, depois de vencer uma disputa que envolvia, entre outros, Sven Ley, filho dos fundadores da ESCADA. Nos anos seguintes a competente indiana investiu muito dinheiro para trazer de volta o glamour da marca ESCADA, que reviveu seus dias de glória no segmento de moda feminina de luxo. Além disso, a marca lançou em 2011 a linha de objetos para casa ESCADA HOME, uma linha de relógios (2012) e seu comércio eletrônico (2013). E sua rentável linha de perfumes continuou tendo campeões de vendas como o ESCADA MAGNETISM, um perfume sofisticado e sensual; o ESPECIALLY ESCADA, uma fragrância floral que incorpora alegria e elegância; e o ESCADA JOYFUL, lançado em 2014, que é um perfume luxuoso e feminino que capta a beleza de um ramo de flores.


Hoje em dia a ESCADA interpreta seus valores de uma maneira nova e atualizada: o glamour descolado, a feminilidade sensual e a elegância moderna são as principais características da marca, oferecendo um conceito de estilo de vida repleto com todos os itens indispensáveis no universo diário feminino.


A evolução visual 
A identidade visual da marca alemã mudou bastante durante os anos. O primeiro logotipo possuía dois cavalos, uma clara alusão à origem de seu nome. Mas o logotipo que tornou a ESCADA famosa mundialmente possuía cor rosa e um duplo “E” estilizado. Há alguns anos atrás, querendo dar um visual mais sofisticado para a marca, a empresa adotou um logotipo dourado.


Além disso, o tradicional símbolo do duplo “E” também foi totalmente reestilizado.


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Margaretha e Wolfgang Ley 
● Sede mundial: Munique, Alemanha 
● Proprietário da marca: Escada SE 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Megha Mittal 
● CEO: Iris Epple-Righi 
● Diretor criativo: Niall Sloan 
● Faturamento: €275 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 380 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.700 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas femininas, bolsas, perfumes e acessórios 
● Concorrentes diretos: Louis Vuitton, Hermès, Chloé, Burberry, Gucci, Chanel, Christian Dior e Prada 
● Ícones: O duplo “E” 
● Website: www.escada.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca ESCADA oferece uma ampla linha de produtos de luxo, que engloba desde roupas, bolsas, calçados, perfumes até acessórios como objetos de couro, óculos e joias, disponível em mais de 1.100 pontos de vendas, que incluem 380 próprias e sofisticadas lojas de departamento espalhadas por mais de 80 países ao redor do mundo, especialmente nos Estados Unidos, Canadá, México, Europa, Ásia e Oriente Médio. 

Você sabia? 
Entre as décadas de 1980 e 1990, top-models como Yasmin Le Bon, Naomi Campbell, Claudia Schiffer e Cindy Crawford estrelaram as campanhas publicitárias de roupas, perfumes e acessórios da marca alemã. Já em 2005 foi a vez da top canadense Linda Evangelista. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/4/2018

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