Até alguns anos atrás os automóveis chineses tinham péssima imagem e reputação em quase todos os cantos do mundo. Mas coube a JAC MOTORS mudar esta imagem ao passar a oferecer veículos com design atrativo que seguem as principais tendências mundiais, equipados com acessórios que utilizam tecnologia de ponta e seis anos de garantia. Por isso hoje em dia a JAC MOTORS é vista pelos consumidores como uma marca que oferece “sempre muito mais do que você esperava” de um automóvel chinês.
A história
Tudo começou exatamente no dia 20 de maio de 1964 quando o governo chinês autorizou a fundação da Hefei Jianghuai Automobile Factory na pequena localidade de Hefei, capital da província de Anhui, que inicialmente se dedicaria a produção de veículos comerciais leves. Somente no mês de abril de 1968 o primeiro caminhão de carga (comercializado sob a marca Jianghui) deixou a linha de produção da empresa. Nas próximas duas décadas a empresa, em virtude do regime comunista adotado na China, ficaria restrita ao mercado nacional, mas com relevante participação na produção de caminhões. O ano de 1990 trouxe mudanças para a montadora: primeiro pelo início da produção dos primeiros chassis de ônibus chineses; e segundo pelo início das exportações de suas primeiras unidades para a Bolívia. A entrada no segmento de chassis de ônibus se mostrou acertada, tanto que, cinco anos depois, em 1995, a empresa assumiria a liderança do setor no mercado chinês.
No ano seguinte a empresa expandiu sua linha de produto com o lançamento do primeiro caminhão de pequeno porte chinês. Em 1997 a montadora adotou oficialmente o nome de Jianghuai Automobile Company Ltd., o que explica o surgimento da marca JAC MOTORS. Mas a história da empresa ganharia novos capítulos a partir de 2002, um ano após abrir seu capital na Bolsa de Valores, quando a montadora apresentou no dia 18 de março seu primeiro veículo de passeio: Refine (também conhecida como M2), uma van de tamanho grande com acabamento refinado e capacidade para até 8 passageiros, que já vendeu mais de 500 mil unidades até os dias de hoje. O ano de 2003 foi marcado pelo lançamento do primeiro caminhão de grande porte da marca. Pouco depois, em fevereiro de 2004 iniciou a produção própria de motores de carros de passeio. Os pesados investimentos feitos pela JAC MOTORS para ingressar no segmento de automóveis de passeio foram demonstrados em 2005 quando a montadora inaugurou um moderno Centro de pesquisa e desenvolvimento de Design na cidade italiana de Turim, responsável pelo visual moderno e global dos veículos da marca; e em 2006 com a abertura de um Centro de pesquisa e desenvolvimento interior na cidade de Tóquio. O crescimento da empresa foi acelerado em 2007, quando a JAC MOTORS recebeu uma autorização do governo chinês para produzir automóveis de passageiros (até então fabricava apenas vans e veículos utilitários esportivos).
O resultado dessa medida somada aos pesados investimentos realizados culminou com o lançamento oficial em março desse mesmo ano de novos veículos de passeio. Pouco depois, em 2009, a JAC MOTORS iniciou um forte crescimento em suas exportações, muito em virtude ao Passaporte VIP (isenção de inspeções do governo), que facilitou enormemente o processo. Neste ano os resultados foram visíveis: produção de 458.000 veículos e 12.100 unidades exportadas.
Nos anos seguintes a JAC MOTORS ampliou sua linha de veículos de passeio com o lançamento de sedãs, hatch, compactos e vans, cujo design externo e interno atendiam plenamente os desejos dos consumidores mais exigentes em vários mercado mundiais. Esses novos veículos eram oferecidos de série com freios ABS, airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado digital e sensor de estacionamento. Além disso, tinham como ponto forte o design, desenvolvido em conjunto com o renomado estúdio italiano Pininfarina, cujos faróis seguem os padrões da marca e foram inspirados nas históricas máscaras chinesas, imprimindo aos automóveis uma forte personalidade estética.
Em 2012 no Salão do Automóvel de Pequim a marca chinesa mostrou todo sua ambição em se tornar verdadeiramente global ao apresentar uma dezena de novidades, entre novos produtos, carros conceitos e novas tecnologias. A principal novidade foi o utilitário esportivo SII. Um de seus principais destaques surge no design agressivo e no amplo espaço interno. Além disso, apresentou uma nova versão do J3, batizada de Cross; o cupê esportivo S1; a van Refine M2 e um novo carro conceito, o cupê S11. E mais: anunciou planos para criar versões elétricas ou híbridas de seus veículos.
A linha do tempo
2005
● Lançamento do caminhão pesado GALLUP, que se tornou um dos principais produtos da montadora nesse segmento.
2007
● Lançamento do M1, uma van de tamanho grande, muito espaço interno e que acomoda sete ou oito passageiros com conforto.
2008
● Início da produção do J7, um sedã de estilo europeu com 2.79 metros de entre-eixos.
● Lançamento mundial do J3, um automóvel compacto comercializado nas versões hatch e sedã (comercializado no Brasil como J3 Turin).
2009
● Lançamento mundial do modelo J5, que apesar de ser classificado como um sedã médio, suas dimensões são dignas de um sedã grande: 4.59 metros de comprimento, 1.77 metro de largura e 2.71 de entre-eixos, números que destacam o modelo como um dos mais espaçosos da categoria.
● Lançamento mundial do modelo J5 RS (uma minivan com capacidade para 5 ou 7 passageiros, comercializada no Brasil como J6). O modelo utiliza interessantes soluções internas para um melhor conforto dos passageiros.
2010
● Lançamento do J2, um automóvel compacto com certa esportividade e visual bem atrativo ideal para o deslocamento nas grandes cidades mundiais.
● Lançamento da JAC MULTI VAN, uma van de grande porte para uso comercial, especialmente transporte de passageiros, carga e ambulância.
Dados corporativos
● Origem: China
● Fundação: 1964
● Fundador: Governo chinês
● Sede mundial: Hefei, Anhui, China
● Proprietário da marca: Jianghuai Automobile Co. Ltd.
● Capital aberto: Sim (2001)
● Presidente: Jun An
● Faturamento: US$ 4.55 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 97.1 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 7.2 bilhões (junho/2012)
● Vendas globais: 466.800 unidades (2011)
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 10.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis, caminhões, motores e chassis de ônibus
● Concorrentes diretos: Chery, Tata Motors, Toyota, Honda, Nissan e Mazda
● Slogan: Inesperado.
● Website: www.jacmotorsbrasil.com.br
A marca no Brasil
A JAC MOTORS chegou ao Brasil após um acordo firmado em 2010 pelo Grupo SHC para representar a marca chinesa de automóveis no país. Já no ano seguinte passou a comercializar seus veículos no mercado brasileiro através de 50 concessionárias, e, posteriormente, anunciou a construção de uma moderna fábrica no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, que contará com um investimento de R$ 900 milhões, terá capacidade para produzir 100.000 veículos por ano, além de gerar aproximadamente 3.500 empregos diretos. O início da produção está previsto para meados de 2014. A marca chinesa ficou conhecida no país após um grande investimento em propaganda com peças publicitárias estreladas pelo apresentador da Rede Globo Fausto Silva e pela utilização do slogan “Inesperado”. Além disso, o sucesso inicial se deveu também em grande parte porque a JAC MOTORS ofereceu carros completos com tudo de série e 6 anos de garantia.
A marca no mundo
Atualmente a JAC MOTORS comercializa seus automóveis, motores, caminhões (de 500 kg a 50 toneladas) e chassis de ônibus (6-12 metros) em mais de 100 países da África, América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Em 2011 a montadora chinesa atingiu um recorde: comercializou globalmente mais de 466.000 unidades de automóveis e 500.000 motores, tornando-se a nona maior fabricante chinesa de automóveis em unidades produzidas e líder em vendas para exportação.
Você sabia?
● A JAC MOTORS é uma estatal chinesa de capital misto, que desde 2011 tem 25% das ações negociadas na Bolsa de Valores de Xangai.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 28/6/2012
3 comentários:
E eu aqui pensando que só vendia esses carros que tem por aqui. Vai ver a Jac é uma marca gigante no oriente, e agora está invadindo o ocidente
Desse tempo pra cá a JAC cresceu demais, meu. To começando a acha que daqui uns anos essa marca vai dominar o mundo! gostei de ver!
Eu desejo ver o desempenho dos carros JAC nas estradas do Mato Grosso se a garantia valer, será o melhor carro pro Brasil.
Postar um comentário