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METAMUCIL


METAMUCIL proporciona um modo fácil e conveniente para tomar atitudes positivas para adicionar quantidades de fibras solúveis de psyllium à dieta e auxiliar na redução dos níveis séricos de colesterol e bom funcionamento do intestino. Por essa razão se tornou a fibra solúvel mais receitada por farmacêuticos, médicos e gastroenterologista em muitos países do mundo.

A história
A história do produto começou em 1932 quando o Dr. Victor Papesch iniciou estudos e experimentos com uma substância extraída da casca das sementes de plantago ovata, erva natural nativa da Ásia, do Mediterrâneo e do norte da África, que cresce em solos arenosos e lamacentos. A substância em questão era o Psyllium Husk, também conhecida como ispaghula e isapgol, que era rica em fibras que absorvem e retêm líquidos, ajudando assim a manter e restaurar a regularidade intestinal de maneira natural. Terminadas as fases de pesquisas o laboratório G.D. Searle & Company resolveu lançar em 1934 no mercado americano o METAMUCIL como um laxante 100% natural baseado em fibras solúveis, inicialmente direcionado para quem possuía problemas de prisão de ventre. O produto era comercializado em forma de pó para ser adicionado à água ou outros líquidos.


O nome do novo produto era uma junção da palavra grega “meta” (que significa “mudança”) e “mucilage” (em português “mucilagem”, camada exterior dos grãos que tem uma grande capacidade de reter água). Rapidamente METAMUCIL se tornou o laxante natural líder do mercado americano e, nas décadas seguintes foi lançado em outros países ao redor do mundo, tornando-se uma excelente opção para quem sofria de prisão de ventre. Em 1985 a Procter & Gamble adquiriu METAMUCIL, que passou a fazer parte de seu portfólio de produtos.


Durante muitos anos, comercializado apenas na forma de pó solúvel, o produto além de ganhar outros sabores, como por exemplo, laranja, limonada e frutas vermelhas, também passou a ser comercializado em novas formas de consumo como bolachinhas de wafer (nos sabores maçã ou canela) e mais recentemente cápsulas. A marca disponibilizou também versões sem açúcar. Além disso, METAMUCIL lançou no mercado as embalagens em sachês, extremamente práticas para serem carregadas na bolsa, fazendo com que o produto pudesse ser consumido a qualquer hora. As duas mais recentes novidades da marca são: METAMUCIL CLEAR & NATURAL, totalmente incolor, sem gosto e sem grãos; e o METAMUCIL em cápsulas com adição de cálcio.


Nos últimos anos o produto ganhou um enorme aliado para aumentar ainda mais sua popularidade quando extensos estudos clínicos apontaram que doses diárias de 7 gramas de fibra solúvel de Psyllium Husk, o que equivale a 3 porções de METAMUCIL, podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas por auxiliar na diminuição do colesterol, junto com uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis. A partir disso, METAMUCIL começou a ser veiculado como uma fibra multitarefas, aprovada pelo FDA (Foods and Drugs Administration).


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por várias remodelações.


A evolução visual
Does more than you think.
Beautify Your Inside. (2007)
The fibre you can drink every day. (1983)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1934
● Criador: Dr. Victor Papesch
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO & Presidente: Robert McDonald
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos funcionais
● Principais produtos: Alimentos ricos em fibras
● Concorrentes diretos: Benefiber, Konsyl e Fiber Choice
● Ícones: A cor laranja
● Slogan: Does more than you think.
● Website: www.metamucil.com.br

A marca no mundo
Atualmente METAMUCIL, que pertence a Procter & Gamble, comercializa sua linha de produtos em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença e liderança de mercado na América do Norte.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/7/2012

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