Da palavra escrita a imagens, fotos, músicas, vídeos, jogos, streaming de conteúdo, a QUALCOMM está sempre buscando novidades que nos permitam comunicarmos de uma forma mais eficiente e divertida. Há quase três décadas sua visionária liderança em tecnologia em comunicação móvel tem desenvolvido e alterado o mundo, aprimorando a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e vivem.
A história
Tudo começou exatamente em meados de 1985 quando seis profissionais da área de comunicação e tecnologia - Dr. Andrew Viterbi, Harvey White, Franklin Antonio, Andrew Cohen, Klein Gilhousen e Adelia Coffman - se reuniram em San Diego na casa do Dr. Irwin Mark Jacobs, um engenheiro elétrico formado no badalado MIT (Massachusetts Institute of Technology), para discutir a ideia e a possibilidade de desenvolver tecnologias que possibilitassem uma comunicação de qualidade capaz de fazer a diferença na vida das pessoas. Saíram de lá com uma única certeza: iriam dar prosseguimento ao ousado plano. Pouco depois, no mês de julho, esse grupo fundou a QUALCOMM, cuja primeira sede foi instalada em La Jolla, estado da Califórnia. Ainda neste mesmo ano, a empresa assinou seu primeiro contrato e começou a trabalhar com CDMA, até então uma restrita tecnologia de comunicação móvel sem fio utilizada pelo exército americano. Em agosto de 1988 a empresa lançou o OmniTRACS, um sistema de comunicação via satélite para rastreamento de frotas e cargas.
A partir de 1989 a empresa resolveu apostar na tecnologia CDMA para telefonia celular, fazendo uma demonstração para os 50 líderes mais influentes da indústria de comunicação móvel. Após seis meses de desenvolvimento e ajustes finais, exatamente no dia 7 de novembro, o Dr. Irwin M. Jacobs realizou, como demonstração, a primeira chamada móvel utilizando a tecnologia CDMA. No início a QUALCOMM não foi levada muito a sério. Afinal, como uma empresa que antes fazia rastreamento de frota, poderia se meter em telefonia celular? Ainda mais com uma tecnologia que ninguém conhecia. Ledo engano. Enquanto europeus e asiáticos instalavam suas redes baseadas nos padrões GSM e TDMA, a empresa decidiu apostar nessa terceira via. Utilizou então um padrão técnico de nome complicado, code division multiple access, ou simplesmente CDMA. Para convencer as operadoras a utilizar essa tecnologia, a QUALCOMM teve que lutar contra as negativas constantes. As primeiras operadoras a adotar o CDMA foram asiáticas e, depois americanas. E tinham que comprar tudo da QUALCOMM, desde os telefones celulares até os retransmissores e os chips que faziam tudo funcionar. Conforme o padrão CDMA foi se estabelecendo, a empresa passou a licenciá-lo para outros fabricantes. Em 1996 já eram mais de 1 milhão de usuários no mundo. Dois anos mais tarde, a empresa lançou comercialmente o primeiro telefone celular CDMA.
Em poucos anos ocorreu outro fenômeno. Subitamente, a QUALCOMM se viu concorrendo com muitos de seus clientes que fabricavam equipamentos. Em nome de uma boa relação comercial, a empresa decidiu vender sua área de produtos de infraestrutura para a sueca Ericsson e a de aparelhos celulares para a japonesa Kyocera. A partir de então a QUALCOMM se focou em inovação, que resultou em inúmeras patentes, cujos royalties iam direto para os cofres da empresa, fazendo com que seu faturamento não parasse de crescer.
Em 2003, quando 46% dos telefones móveis dos Estados Unidos utilizavam tecnologia CDMA, a empresa lançou mais uma de suas ferramentas para elevar as receitas com licenças: a tecnologia do roaming global. Nesta época a QUALCOMM tinha um enorme trunfo na mão: era dona da patente sobre o chip que permitia a um telefone celular funcionar em todo o mundo. Com isso, “obrigou” todos os fabricantes de aparelhos à pagar para ter acesso ao chip. Outra novidade da época, introduzida dois anos antes, foi o Brew, uma plataforma de software que permitia a criação de novos usos para o telefone celular, como jogos em rede, áudio e vídeo de alta definição. Começava então uma nova fase para a comunicação móvel.
Em 2006 a empresa lançou a iniciativa Wireless Reach™, criada com o objetivo principal de utilizar a tecnologia 3G para fortalecer e trazer melhorias para a sociedade em comunidades carentes, nas áreas de educação, saúde, segurança e desenvolvimento sócio e econômico. Desde então, se tornou uma iniciativa global com mais de 73 projetos em várias fases de desenvolvimento em 31 países. Cada um deles com o propósito de fortalecer e dar poder às pessoas por meio do uso de tecnologias avançadas sem fio. Em 2007 a empresa lançou os processadores Qualcomm Snapdragon™, que revolucionaram o mercado, pois foram criados para tirar fotos, assistir a vídeos, jogar games radicais, conversar e fazer tudo o que um usuário exige de um smartphone de última geração com máximo rendimento. Hoje em dia, esses poderosos processadores, referência de qualidade e velocidade, estão presentes nos principais smartphones das grandes fabricantes, como por exemplo, Sony Xperia S e Samsung Galaxy Note. Pouco depois, em 2009, a QUALCOMM comprovou sua aposta na tecnologia CDMA ao registrar mais de 500 milhões de usuários no mundo inteiro.
A partir do mesmo espírito pioneiro, há quase três décadas a QUALCOMM, líder mundial em produtos e serviços para a terceira geração (3G), continua inovando, ultrapassando as fronteiras do que é possível e mudando o mundo. Parceiros, engenheiros e desenvolvedores estão sempre buscado novidades e trabalhando para mudar o conceito atual da comunicação sem fio à medida que projetam as tecnologias do futuro. Foi assim que a QUALCOMM melhorou a tecnologia de interface aérea que é base das redes sem fio. Viabilizou o desenvolvimento de uma nova geração de hardware sem fio, além de também ter criado poderosos aplicativos móveis para consumidores e empresas.
O museu
A QUALCOMM inaugurou na cidade de San Diego, no dia 23 de setembro de 2010, seu próprio museu, que conta um pouco da história da empresa - e muito da história da evolução da tecnologia, especialmente, da comunicação móvel. São mais de 300m² com instalações que mostram desde a van na qual foram feitos os primeiros testes com telefonia móvel até novidades mais recentes. Logo na entrada, o visual futurista surpreende. Com iluminação neon azul e um clima “meia-luz”, a história é contada através de avatares exibidos em telões, instigando os visitantes com a pergunta What if? - em bom português, “E se?”, uma espécie de lema da empresa, que serve de inspiração para que as ideias surjam a partir de conceitos muitas vezes impensáveis. Mais adiante, está a impressionante instalação que mostra a evolução dos chips de dispositivos móveis. O visitante pode ainda acompanhar a evolução dos telefones celulares, desde os gigantes e pesados das décadas de 1980 e 1990 até os poderosos smartfones atuais.
As campanhas
A QUALCOMM sempre foi tímida em sua comunicação. Mas nos últimos anos a empresa resolveu utilizar o humor para demonstrar sua importância na comunicação móvel. Imagine como seria a vida sem a tecnologia móvel? Esse é o tema da nova campanha da QUALCOMM, que mostra de forma bem humorada como seria acessar e-mail, redes sociais e serviços digitais sem a tecnologia móvel. Sem smartphones e tablets, ler um simples e-mail, acessar o Twitter, atualizar o perfil do Facebook, ou até mesmo jogar Angry Birds, ouvir música e assistir um vídeo seria um verdadeiro caos no mundo analógico. O conceito da campanha é simples: a vida seria muito mais complicada sem a tecnologia móvel. Clique no vídeo abaixo para assistir ao filme.
A identidade visual
O logotipo da QUALCOMM pode ser aplicado de duas formas: utilizando a tradicional cor azul ou em preto.
Os slogans
Born Mobile. (2013)
We make life better with mobile.
The future is mobile. Live it now.
O futuro é mobile. Viva-o agora. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1985
● Fundador: Irwin M. Jacobs, Andrew Viterbi, Harvey White, Franklin Antonio, Andrew Cohen, Klein Gilhousen e Adelia Coffman
● Sede mundial: San Diego, Califórnia
● Proprietário da marca: Qualcomm Incorporated
● Capital aberto: Sim (1991)
● Chairman & CEO: Paul E. Jacobs
● Presidente: Steven Mollenkopf
● Faturamento: US$ 19.2 bilhões (2012)
● Lucro: US$ 6.1 bilhões (2012)
● Valor de mercado: US$ 110.4 bilhões (julho/2013)
● Presença global: + 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 26.600
● Segmento: Comunicação e tecnologia
● Principais produtos: Chips e tecnologia para comunicação móvel
● Slogan: Born Mobile.
● Website: www.qualcomm.com.br
A marca no mundo
Atualmente a QUALCOMM, que desenvolve e licencia produtos relacionados a hardware e tecnologias de telecomunicação sem fio, está presente em mais de 120 países ao redor do mundo, emprega mais de 26.500 pessoas e alcançou faturamento de US$ 19.2 bilhões em 2012. A carteira da QUALCOMM de propriedade intelectual inclui mais de 10.100 patentes nos Estados Unidos para tecnologias wireless, que são licenciadas para mais de 165 fabricantes de equipamento de telecomunicações em todo o mundo. Recentemente a empresa anunciou a instalação de um centro de pesquisas para tablets e aplicativos no Brasil. O laboratório é o quarto da empresa no mundo, depois de Estados Unidos, China e Índia. O objetivo é transferir tecnologia para desenvolvedores, operadoras e fabricantes brasileiros.
Você sabia?
● Na sede da QUALCOMM em San Diego, no sul da Califórnia, um imenso mural prateado que forma as paredes do hall de entrada apresenta versões metálicas dos certificados de patentes conseguidos pela empresa.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/7/2013
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