A combinação de design ousado com a utilização de materiais nobres faz das peças criadas pela joalheria ANTONIO BERNARDO emocionar e surpreender até o mais frio dos mortais. Sinuosas, lúdicas e surpreendentes, as criações carregam em seus traços o design e, acima de tudo, o movimento. A dureza do metal em contraste com encaixes, dobraduras, armações ou o vai-e-vem flexível dos fios, torna as joias vivas e belas. Elas se movem, assumem formas variadas e instigantes. Sinônimo de ousadia, a marca carioca foi uma das principais responsáveis por revolucionar o design de joias no mercado brasileiro, sendo altamente reconhecida mundialmente.
A história
Antônio Bernardo Herrmann nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1947. Já na infância, entrou em contato com o universo da ourivesaria através da loja do pai, Rudolf, que vendia ferramentas para relojoeiros e ourives. Em 1968 foi para Lausanne na Suíça estudar no badalado CFH (Centre International de Formation de L’industrie Horlogère Suisse). Depois estagiou rapidamente nas empresas Ebauches e Leschot, o que lhe rendeu uma experiência incrível no segmento. Nesta época, Antônio começara a cursar faculdade de engenharia no Rio de Janeiro, mas, frente à força do impulso criativo, decidiu interrompê-la e se dedicar à pesquisa em ourivesaria e ao design autodidata de joias.
Em 1969, aos 22 anos ele desenhou sua primeira peça, um anel. Trabalhou arduamente criando anéis e brincos por mais de uma década em seu ateliê residencial, um espaço equipado tanto com ferramentas tradicionais, muitas herdadas do pai, como torno mecânico em miniatura, serra e limadeira, quanto com sofisticados equipamentos industriais. Durante esta época ele vendia suas criações para lojas e boutiques do Rio de Janeiro, para somente em 1981 inaugurar sua primeira loja própria, localizada no Shopping da Gávea.
A abertura da loja foi um marco importante para a transição ao processo empreendedor, que culminaria com a inauguração do ateliê do Jardim Botânico, pouco depois, em 1983. Manteve-se, contudo, a motivação inovadora e investigativa que caracterizaria seu design, o que, entre outros frutos, possibilitou a Antônio Bernardo criar um tipo especial de lapidação para diamante, denominada Wish Star. Rapidamente as joias da marca desfrutaram de grande prestígio junto á um público formador de opinião. Com o sucesso das joias no Rio de Janeiro, as irmãs de Antônio resolveram trazer a marca para a capital paulista. A primeira loja em São Paulo foi inaugurada na sofisticada Rua Bela Cintra, nos Jardins, em 1990. Uma década mais tarde foram inauguradas a flagship store da marca e o espaço cultural Antônio Bernardo, em Ipanema, local onde são realizadas importantes exposições de arte moderna e contemporânea.
Seguiu-se então a fase de expansão internacional da marca, com a primeira participação do designer na importante Feira de Basel, em 2003, e o primeiro prêmio, recebido na IF Design, competição anual realizada na Alemanha e considerada o "Oscar do Design", em 2004, pelos anéis Ciclos e Expand. A partir deste momento as criações da ANTONIO BERNARDO seriam vendidas em importantes joalherias ao redor do mundo. Em 2011 a marca carioca lançou sua primeira coleção inteiramente masculina, formada por peças inéditas e reedições de outras que já existem, como brincos, pulseiras, abotoadoras, anéis, colares e pingentes. Mais recentemente, em 2013, a grife voltou a surpreender ao lançar uma linha de objetos exclusivos inspirados nas joias de sua coleção. Em escalas ampliadas, as criações contracenam com o ambiente e trazem um toque de elegância e originalidade ao espaço onde estão dispostas.
Hoje em dia as criações da ANTONIO BERNARDO transitam pelas fronteiras da inquietação artística e do design contemporâneo. Vanguarda e tradição interagem em sua atuação, que utiliza a excelência da joalheria artesanal combinada á sofisticados processos industriais para conceber joias, à semelhança de objetos esculturais.
Os ícones
Uma das principais peças de reconhecimento da ANTONIO BERNARDO foi criada em 2005: o anel Puzzle, em ouro 18k, passa por um processo de construção e desconstrução que, de uma forma inusitada, tira partido de uma prática comum de interagir com a peça. De criação e execução complexas, é um quebra-cabeça tridimensional em forma de anel, que salienta os aspectos lúdico e interativo da peça. É composto de partes simétricas duas a duas, que se encaixam, e de uma peça única, que funciona como chave, atravessando o anel de um lado a outro e fazendo uma curvatura que acompanha o dedo.
Outro ícone da marca não é uma joia, e sim um cofre. Idealizado pela mãe do designer e utilizado durante anos pelo pai em uma tradicional loja de ferramentas para relojoeiros e ourives, ele tem a forma de um cofre visitável, que recebe o visitante na flagship store da Rua Garcia D’Ávila, no Rio de Janeiro. O cofre eterniza momentos singulares da carreira de Antônio Bernardo, abrigando peças concebidas a partir de pedras raras, outras elaboradas para desfiles, protótipos em escalas maiores do que as das joias das lojas, além de peças únicas e objetos que registram o processo criativo do designer. Com o cofre, Antônio Bernardo compartilha com o público o momento que lhe é mais precioso, o da criação.
O ateliê
Com a inauguração do ateliê-oficina, em 1983, tem início o processo de amadurecimento da gestão do design. Localizado na charmosa Zona Sul do Rio de Janeiro, o ateliê reúne os setores de criação, administrativo, marketing e atendimento ao cliente, assim como os departamentos estratégicos de desenvolvimento e de produção das joias da marca. Alia-se o zelo artesanal à excelência industrial na criação e produção das peças, com os quais colaboram ativamente todas as equipes. Os setores de Criação, Modelagem, Microfusão e Gemologia atuam em contato direto com as inspirações de Antônio Bernardo, estabelecendo-se uma dinâmica compartilhada e colaborativa, voltada à experimentação e ao questionamento conceitual, fundamentais ao design.
É neste local que são criadas aproximadamente duas mil peças mensais, por uma equipe de 200 funcionários, formada por profissionais de diversas áreas, como designers, especialistas em computação gráfica, em softwares de modelagem tridimensional, entre outros. É com a manipulação de modelos conceituais que têm início as criações da ANTONIO BERNARDO. Papel, metal, fios, chapas e toda a ordem de materiais maleáveis funcionam como instrumentos de experimentação e simulação das dobras, vincos, inflexões, movimentos e encaixes recorrentes em seu design. O ouro, principal matéria-prima, vai sendo transformado pelas mãos de habilidosos profissionais. Desde a fundição do metal até o acabamento, com equipamentos de avançada tecnologia, o rigor e a fidelidade ao projeto inicial são mantidos, o que certifica a qualidade das peças produzidas. Sempre estão em desenvolvimento simultâneo inúmeras peças, submetidas a rigoroso processo de triagem e investigação até que porventura cheguem às lojas da rede. As joias são fabricadas à mão por habilidosa equipe de ourives e, uma a uma, passam por fases sequenciais de controle de qualidade.
A identidade visual
O mesmo cuidado que Antônio Bernardo dedica a cada peça criada também é dado à identidade visual da marca. O logotipo desenvolvido em 1981, pela designer Cristina Barreto, toma como conceito básico a representação gráfica de suas iniciais, A e B.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1981
● Fundador: Antônio Bernardo
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Antonio Bernardo Joias
● Capital aberto: Não
● Presidente: Antônio Bernardo
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 17
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 350
● Segmento: Joalheria
● Principais produtos: Anéis, colares, braceletes, pulseiras e pingentes
● Concorrentes diretos: H.Stern, Amsterdam Sauer, Carla Amorim e Tiffany & Co.
● Ícones: O design ousado das joias
A marca no mundo
As modernas e surpreendentes peças da ANTONIO BERNARDO são comercializadas através de 17 lojas próprias localizadas em grandes cidades brasileiras (incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, entre outras), além de renomadas joalherias em aproximadamente 10 países, como Estados Unidos, Áustria, Alemanha, Bélgica, França, Hong Kong, Japão e Portugal.
Você sabia?
● As lojas ANTONIO BERNARDO buscam reproduzir, tanto na concepção arquitetônica quanto no impecável atendimento, os marcos fundamentais da excelência do design da marca. São ambientes acolhedores e convidativos, onde se reúnem as criações recentes e clássicas do repertório do designer.
● A natureza e arte também ocupam lugar de importância na vida do joalheiro. Desde 1997, Antônio Bernardo é mantenedor do Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 22/7/2013
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