2.8.13

PHILIPS AVENT


Há quase três décadas a PHILIPS AVENT cria soluções inovadoras que transformem a alimentação e os cuidados com a saúde e segurança de milhões de bebês, tornando a experiência mais fácil para pais zelosos. Afinal, tanto a gravidez como os primeiros anos como pais são um período emocionante e exigente, em que é bom saber onde encontrar aconselhamento especializado em forma de produtos para cuidar de um ser tão frágil. 

A história 
A história teve início com o desejo de uma mãe em alimentar seu filho de forma natural utilizando apenas uma mamadeira. Esta mãe era Celia Atkin, casado com Edward Atkin, proprietários de uma modesta fábrica de goma (chamada AVENT) na cidade de Glemsford, em Suffolk na Inglaterra. Quando em 1982 o casal teve seu primeiro filho, Edward percebeu a ineficácia das mamadeiras até então existentes. Os bicos eram duros, compridos e estreitos, e as mamadeiras eram esquisitas, instáveis e difíceis de encher. Foi então que ele decidiu desenvolver uma mamadeira diferenciada que primasse pela segurança e facilidade de utilização. A nova mamadeira, além de possuir gargalo e base mais largos, que facilitava a limpeza e o enchimento, ainda apresentava o primeiro bico totalmente em silicone, tornando-o inodoro e sem sabor. Macio e de formato alargado, esse bico recriava o seio materno e dispunha de um sistema exclusivo de ventilação para a redução das cólicas no recém-nascido, o que seria comprovado por um estudo clínico uma década depois.


As novas mamadeiras foram lançadas em 1984 no Reino Unido com a marca AVENT NATURALLY. Essa mamadeira era tão revolucionária que estabeleceria um novo padrão da indústria no mundo inteiro. Milhares de mulheres se encantaram com a nova mamadeira, que se tornou um sucesso instantâneo no Reino Unido. Nas duas décadas seguintes a AVENT NATURALLY foi lançada em diversos países europeus e nos Estados Unidos. Além disso, a empresa, utilizando sempre matérias-primas de alta qualidade e tecnologia de ponta, desenvolveu uma completa linha de produtos que tinham como objetivo promover o bem-estar de gestantes e bebês de até três anos, como por exemplo, copos, mamadeiras, chupetas, bolsas térmicas, babás eletrônicas, esterilizadores, extratores de leite (um grande sucesso da marca), itens para os cuidados com os seios, entre outros itens.


Os rumos da AVENT NATURALLY começaram a mudar no mês de setembro de 2006 quando a holandesa Philips comprou a empresa por €657 milhões. Essa aquisição, que formou a PHILIPS AVENT, marcou o início de uma nova fase para o segmento de cuidados com mães e bebês, que incluíram inovações significativas para um dos momentos mais importantes da vida das mães e seus filhos. Afinal, as duas empresas, ambas com história de inovação, formavam uma combinação perfeita. Nos anos seguintes, além de utilizar a experiência e a tecnologia da Philips em sua linha de produtos eletrônicos, que resultaram em novos itens, como por exemplo, a panela a vapor combinada com o liquidificador, a marca foi lançada oficialmente no México (2007), Brasil (2008) e alguns países asiáticos.


De sua moderna fábrica localizada em Suffolk na Inglaterra saem 90% dos produtos desenvolvidos por uma equipe de designers e engenheiros em parceria com renomados profissionais da saúde, o que garante opções inovadoras e seguras para mamães e bebês. Esses produtos combinam originalidade, inovação e conhecimentos de engenharia para conceber métodos de produção adequados aos requisitos específicos da marca. Um produto somente é lançado no mercado quando o seu desempenho recebe a total aprovação dessa competente equipe. Todo esse cuidado é refletido na recomendação pelos médicos, nos elogios feitos pelas mães e no amplo reconhecimento internacional da marca em oferecer soluções de qualidade superior para a alimentação de recém-nascidos e bebês.


Dentre os produtos atuais da marca, destaque para a linha de alimentação, que conta com pratos, copos e talheres concebidos para auxiliar nas primeiras refeições do bebê. Além das características ergonômicas, que adaptam os produtos às necessidades do bebê, a linha conta com ilustrações que contribuem para o estímulo das crianças na hora da alimentação. Os elementos ilustrativos foram criados pela psicóloga especialista em nutrição infantil Gillian Harris, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. Outro diferencial da marca são as mamadeiras com bico anticólica que são intercambiáveis com toda a linha de copos e extratores de leite. A PHILIPS AVENT é a única marca do mercado que possui comprovação clínica da eficácia deste tipo de bico, que diminui a agitação do bebê, especialmente à noite. Além das mamadeiras, a marca oferece chupetas que possuem capas de proteção para facilitar o transporte e higiene do produto, e os extratores de leite que auxiliam a mãe a amamentar por mais tempo com rapidez e conforto.


Outra novidade recente da marca, lançada em 2012, é a linha PHILIPS AVENT NATURAL, cuja mamadeira possui bicos largos, similar ao mamilo do peito materno, e uma inovadora dupla válvula anticólica, reduzindo ainda mais as cólicas e desconforto, pois a ventilação de ar acontece na garrafa e não da barriga do bebê. Além disso, essa linha apresenta o extrator manual de leite, que traz muito mais conforto à mãe, pois o toque suave das pétalas de silicone proporciona uma leve pressão, que além de aliviar dores nos seios, estimula a descida natural do leite.


A evolução visual 
Após ser adquirida pela Philips em 2006 a marca apresentou sua nova identidade visual. O nome AVENT manteve a mesma imagem, mas a palavra “Naturally” foi eliminada e Philips acrescentada (posicionado acima e do lado esquerdo).


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1984 
● Fundador: Edward Atkin 
● Sede mundial: Sudbury, Suffolk, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Koninklijke Philips N.V. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Frans van Houten 
● Faturamento: €500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Puericultura 
● Principais produtos: Mamadeiras, chupetas, copos, bolsas térmicas e babás eletrônicas 
● Concorrentes diretos: Chicco, Nuk, Gerber, Dr. Brown’s, MAM e Lilo (Brasil) 
 ● Ícones: As mamadeiras 
● Slogan: Through pregnancy, birth and beyond. 
● Website: www.avent.philips.com 

A marca no mundo 
Atualmente a PHILIPS AVENT, uma das maiores fabricantes de produtos para o cuidado de bebês, como por exemplo, mamadeiras, bicos, copos, chupetas, bolsas térmicas, esterilizadores, aquecedores, extratores de leite eletrônicos, umidificadores de ar, babás eletrônicas, entre outros, está presente em mais de 60 países ao redor do mundo. A PHILIPS AVENT está totalmente voltada para criar os melhores produtos do mundo para cuidados com bebês e com sua alimentação, detendo a liderança em mamadeiras, extratores de leite e esterilizadores no Reino Unido e sendo a terceira marca em soluções para alimentação de bebês nos Estados Unidos. 

Você sabia? 
A PHILIPS AVENT cria e fabrica produtos inspirados na natureza e desenvolvidos com base em exaustivas pesquisas e testes clínicos. 
As mamadeiras e chupetas das marcas são livres de BPA, um produto químico (conhecido como policarbonato) nocivo à saúde. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/8/2013

Nenhum comentário: