19.9.13

RAINHA


A RAINHA é 100% brasileira, cheia de estilo e atitude. E como boa brasileira é capaz de surpreender com calçados e roupas cujas inovadoras tecnologias proporcionam conforto e performance durante a prática esportiva. Tudo para continuar acompanhando e incentivando os milhões de brasileiros que gostam de se exercitarem. Por isso, hoje em dia a RAINHA se reinventa buscando explorar sua origem pioneira, tecnológica e esportiva através do posicionamento que promove a prática esportiva para o bem estar de seus consumidores. 

A história  
A história começou em 1934 quando a fabricante Saad & Cia., que utilizando um processo pioneiro no mercado brasileiro de manufatura com a tecnologia autoclave, lançou no mercado calçados com a marca RAINHA. Nas décadas seguintes a marca - reconhecida amplamente por uma “tocha” em seu logotipo - alcançou com certa facilidade uma posição privilegiada no mercado, como artigos de elite. Durante esse período a marca RAINHA se tornou sinônimo de calçado esportivo de qualidade no Brasil. Em 1978, a empresa São Paulo Alpargatas, na época produtora do Kichute, resolveu comprar a RAINHA, até então sua concorrente, para ter acesso ao vasto portfólio da marca e ao seu know how de produtos com tecnologia autoclave.
  

Com isso, na década seguinte a RAINHA ganhou escala e distribuição nacional, e através de modelos de calçados, como por exemplo, o Mont Car (com cadarço), Iate (sem cadarço), Bullit (com cano alto e direcionado ao basquete) e VL 2500 (flexível, durável e com ótima aderência, devido ao solado de borracha), atingiu a produção de 700 mil pares por mês. Como resultado, a RAINHA deixou de ser apenas uma marca de produtos de elite e passou a vender em grandes volumes. Nessa época a marca optou por um posicionamento que ia além do “artigo de elite” e escolheu definitivamente o esporte como plataforma. Com isso, RAINHA se tornou a primeira marca esportiva a fechar contrato de patrocínio com uma equipe profissional, a Pirelli (vôlei). Em 1983, a marca patrocinou o Grande Desafio de Vôlei, um jogo amistoso do Brasil X URSS, realizado no Maracanã com recorde de público até hoje para um esporte Olímpico, excluindo o futebol: 95.887 pagantes. Por meio de ações inovadoras como esta, junto ao esporte, a marca contribuiu para a profissionalização do vôlei brasileiro e tornou-se símbolo da década de 1980, com uma geração de atletas que ficaria conhecida para sempre como a “Geração Rainha”, que conquistou o inédito vice-campeonato olímpico, nos Jogos de Los Angeles, em 1984.
  

No mesmo período, a marca também iniciou uma forte onda de investimentos, principalmente em patrocínios de equipes em diversas modalidades esportivas, especialmente os chamados esportes de quadra, como vôlei, basquete, tênis, handebol e futebol de salão. Mas também investiu no iatismo e até no skate. No final desta década, em 1988, a marca novamente revolucionou o mercado. Com a intenção de ampliar sua imagem de pioneirismo e fortalecer sua posição no mercado, a marca desenvolveu o tênis Rainha System, o primeiro com sistema de tecnologia de amortecimento 100% brasileiro a ser incorporado em calçados esportivos. Com este produto, a marca revolucionou e liderou a febre da ginástica aeróbica dos anos de 1980 e 1990, tornando-se uma referência em amortecimento de calçados esportivos. A década de 1990 foi marcada por uma série de lançamentos inovadores que levaram a RAINHA a ser eleita pela 10° vez “Top of Mind” (marcas mais lembradas) da categoria tênis. Isto incluiu o lançamento do primeiro tênis de sola translúcida, o Rainha System 2, e o primeiro tênis com sistema de pisada, o Rainha System Interaction.
   

Apesar de todo esse pioneirismo e constantes inovações, a RAINHA começou a sofrer forte concorrência de outras marcas nacionais e, principalmente de marcas estrangeiras. Além disso, a Alpargatas passou à investir muito pouco na marca e a RAINHA praticamente sumiu da mídia. Com a chegada do novo milênio, a RAINHA teve que se reinventar para sobreviver em um mercado altamente competitivo. Para isso, além de novos lançamentos, incluindo o ingresso em novas categorias, como vestuário (agasalhos, shorts e roupas de ginástica), calçados casuais, acessórios (como mochilas, bolsas, bonés, luvas, entre outros itens), running (tênis para corridas) e até uma linha de calçados para crianças, a marca buscou explorar suas origens pioneira, tecnológica e esportiva, através de uma nova imagem. O objetivo dessas ações eram manter um estreito relacionamento com o público jovem e também com as pessoas que consumiram a marca nas décadas anteriores e que podiam reviver essa experiência através de uma nova e atualizada linha de produtos.
  

Foi então que grandes novidades começaram a surgir. Primeiro com a linha RAINHA AUTÊNTICO, que seguia uma tendência vintage e destacava uma reedição de grandes clássicos da marca. Os calçados surgiram repaginados com novos materiais e coordenações de cores, seguindo as principais tendências da moda, com costuras em zig-zag e tecidos diferenciados em edições exclusivas. Todos os produtos desta linha eram valorizados pela logomarca com a famosa “tocha”. E depois com novas tecnologias exclusivas, como por exemplo, Engager e Stabilily System, especializadas na diminuição do impacto do pé no solo; além da Fluidsystem S1 Confort, que proporcionava máximo amortecimento, com estabilidade e conforto. Outra novidade, lançada em 2013, foi o tênis Rainha FluidRun, que pesava apenas 295 g, um dos mais leves do mercado na época, e cuja concepção foi baseada no movimento dos fluidos, conseguindo assim otimizar a passada e gerar máximo com o menor impacto o que garantia amortecimento, conforto e respirabilidade.
  

Em 2015, a RAINHA, juntamente com a Topper (conheça essa outra história aqui) foi adquirida pela BR Sports, uma empresa do Grupo Sforza, liderado pelo empresário Carlos Wizard Martins fundador das escolas de idiomas Wizard (saiba mais aqui). As mudança já começaram no ano seguinte com o lançamento do comércio eletrônico da marca. Além disso, com preços democráticos para todos os públicos, a marca passou a oferecer um portfólio voltado para o fitness e lifestyle, incentivando a prática de atividades ao ar livre, como corridas e caminhadas, e outros momentos do dia a dia. O posicionamento da RAINHA, focado no segmento athleisure (roupas esportivas para uso casual), a colocou em concorrência com uma gama ainda mais ampla de marcas de moda e esporte. No ano de 2024, em comemoração aos seus 90 anos, a marca lançou uma nova campanha com foco no slogan “Leve para o seu estilo”. A iniciativa destacou o relançamento de modelos clássicos da marca, como o VL 2500, o Mont Car e o Iate.
  

A evolução visual
A identidade visual da RAINHA passou por modificações radicais ao longo dos anos. Identificada por décadas pelo logotipo com uma tradicional “tocha”, em meados da década de 1990 a marca adotou um novo posicionamento e apresentou também uma nova identidade visual, mais moderna e dinâmica, primeiro com as cores vermelha e preta, e pouco depois com azul e laranja, tendo como símbolo uma asa estilizada. Em 2012, este logotipo passou por uma reformulação, adotando uma nova tipografia de letra. Mais recentemente, em 2023, a marca simplificou seu logotipo, apenas o nome em preto. Vale ressaltar que o tradicional logotipo da Tocha ainda é utilizado em sua linha de produtos vintage.
  

A identidade visual da marca também pode ser aplicada em branco sob um fundo laranja, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Leve, para o seu estilo. (2024) 
Rainha. Encontre o seu movimento. (2023) 
Sua Trajetória Merece Respeito. (2019) 
A vida é o nosso esporte. (2015)  
Você só tem um corpo. Cuide bem dele. (2011) 
Esporte no limite do prazer. (2003) 
Pratique esta marca. (1988) 
Qualidade que dá mais classe ao esporte. (1988) 
Esporte é Prazer. (anos de 1980)
  

Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Lançamento: 1934  
● Criador: Saad & Cia.  
● Sede mundial: São Paulo, Brasil  
● Proprietário da marca: BRSports   
● Capital aberto: Não  
● CEO: Sylvio Teixeira    
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)  
● Segmento: Material esportivo  
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: Penalty, Olympics, Topper, All★Star, Mikasa, Mizuno, Asics, Reebok, New Balance, Nike e Adidas  
● Slogan: Leve, para o seu estilo.  
● Website: www.rainha.com.br  

A marca no Brasil 
Atualmente a marca RAINHA, que pertence à empresa BRSports, comercializa em todo território nacional uma completa linha de calçados esportivos e casuais, vestuário e acessórios esportivos.  

Você sabia? 
Em 1997, a comunicação da marca ousou misturar tecnologia e humor, como o comercial em que uma mascote - Sidnelson - promovia o tênis Ultra Fitness e brincava com a febre da internet na época. O personagem, era um anti-herói chato e metido, apesar de carismático, que se gabava de ser “o bom” em tudo. Com uma abordagem bem-humorada, o personagem era uma antítese à “camiseta suada e respiração ofegante” presente nos anúncios de artigos esportivos da época. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 12/10/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

3 comentários:

Unknown disse...

No ano de 1994 comprei um rainha toper da época,parecia que tinha amortecedor no tênis
Muito bom,mas depois sumiu do mercado ou fazendo modelos sem graça nenhuma

GIOVENALE disse...

QUEM FUNDOU ESTA FABRICA FOI MEU AVO JUVENAL ELE ERA DONO E QUIMICO DA FORMULA DA BORACHA QUE MORREU COM ELE O RESTO E VERDADE VENDEU MESMO E MORREU CINCO ANOS DEPOIS.

Anônimo disse...

Vc é Saad por acaso?