Em um primeiro momento o nome parece uma palavra de outro mundo: SCHWARZKOPF. Uma pequena ajuda: a pronúncia correta é “xvartscopf”. O fato é que a marca alemã está sempre em sintonia com a atualidade, revolucionando repetidamente o mercado com técnicas inovadoras para oferecer o que há de melhor para tratar todos os tipos de cabelos. Afinal, quem não gostaria de ter os cabelos sempre lindos e saudáveis sem muito esforço amparado por uma marca com mais de um século de inovações e paixão por cabelos.
A história
Tudo começou no ano de 1898 na cidade de Berlim quando o químico Hans Schwarzkopf abriu uma modesta farmácia chamada “The Dye, Drug and Perfumery Store”, que além de vender medicamentos e produtos de beleza, continha uma pequena seção de perfumaria. Nesta época, Hans estava descontente e não gostava dos sabões caros e ásperos que eram utilizados para lavar os cabelos e resolveu criar, em 1903, seu primeiro produto: um xampu em pó que se dissolvia na água. Foi uma verdadeira revolução no modo como se lavavam os cabelos e um verdadeiro sucesso entre as mulheres. Já a partir do ano seguinte ele começou a fornecer seu xampu, que continha o símbolo de uma silhueta masculina preta, batizado de “Black Head” (não por coincidência Schwarzkopf em alemão significa “cabeça preta”), para outras drogarias da cidade. Com isso, nos anos seguintes, devido à alta demanda por seus inovadores produtos, a empresa estabeleceu suas primeiras conexões internacionais na Holanda e Rússia.
Em 1927 o talentoso Hans inovou mais uma vez ao inventar o primeiro xampu líquido do mundo. Foi também nesse ano que a marca inaugurou o primeiro centro de treinamento para cabeleireiros, conhecido como “Instituto Schwarzkopf para o cabelo e higiene”. Um ano depois a empresa patenteou a fórmula de um condicionador para cabelo, que seria lançado no mercado com o nome de Schwarzkopf Haarglanz (hair gloss). Nesta época os produtos da marca já estavam à venda em muitos países do continente europeu.
A década de 1930 foi repleta de inovações e novidades, como por exemplo, o Onalkali, primeiro xampu não alcalino do mercado mundial, lançado em 1933 e que se tornou protótipo para todos os xampus modernos. A tradição da marca em produtos para coloração dos cabelos vem desde 1947, com a criação da primeira coloração permanente, batizada de IGORA. Outro fato marcante foi o lançamento da Onaltherma, primeiro produto para permanente frio, que eliminava a necessidade de aquecer os cabelos a 100 graus Celsius. Pouco depois, em 1949, a SCHWARZKOPF introduziu o primeiro creme xampu em tubo, uma inovação tão revolucionária que abriu caminho para a comercialização em massa de xampus no mercado alemão.
Em 1961, foi criada a primeira coloração permanente em creme, batizada de IGORA ROYAL. Após seis anos, em 1966, foi lançado o primeiro xampu para cabelos com reflexos. Com a introdução do mousse de coloração IGORA TONING para os salões de cabeleireiros europeus em 1969, a coloração e a tonificação dos cabelos tornaram-se ainda mais simples. Pouco depois, em 1972, a SCHWARZKOPF criou e lançou um método de abordagem para serviços de permanente direcionado para profissionais que incluía consultas, produtos, tecnologia e treinamento. Todas essas inovações fizeram com que a marca estreitasse ainda mais a relação com salões de beleza e profissionais do setor, o que levou ao incremento das linhas profissionais, exclusivamente comercializadas para cabeleireiros e salões. Ainda este ano a marca introduziu no mercado o Poly Kur, que oferecia o primeiro sistema de cuidado de cabelo universal compreendendo xampu, condicionador e tratamento.
A década de 1990 trouxe um anseio ainda maior por produtos naturais. A marca alemã respondeu a esta demanda já em 1991 com a introdução de corantes à base de plantas da linha IGORA BOTANIC, cuja fórmula era livre de pesticidas, herbicidas e fungicidas. 1998, ano em que comemorou seu centenário, foi marcado por uma grande inovação com o lançamento do Re-Nature, o primeiro produto de auto-pigmentação para cabelos grisalhos. Foi também nesta década, em 1995, que a SCHWARZKOPF PROFESSIONAL tornou-se subsidiária da Henkel, multinacional alemã fundada em 1876 e líder em marcas e tecnologias que tornam a vida de milhões de pessoas mais fácil, melhor e mais bonita. Rapidamente a marca alemã se tornou líder de mercado na Europa em seu segmento.
Em 2002 a marca lançou no mercado uma de suas linhas de maior sucesso: OASIS, uma completa gama de produtos para estilo, forma, brilho, textura e fixação, desenvolvida em estreita cooperação com cabeleireiros para proporcionar aos profissionais exprimirem toda sua criatividade para misturar e combinar estilos, garantindo fixação perfeita, proteção contra o calor do secador, brilho intenso e cachos bem definidos. Em 2003 a marca inaugurou em Tóquio a ASK Academy, uma academia cujo objetivo era investir na formação contínua de cabeleireiros e profissionais dos salões de beleza, promovendo seminários, cursos e workshops, além de prover orientação sobre as linhas de produtos da marca, facilitando assim aos profissionais diagnosticar as necessidades de cada cliente. No ano seguinte outra unidade foi inaugurada na cidade de Londres. Hoje existem 85 dessas academias espalhadas pelo mundo, que utilizam as mais recentes ferramentas de aprendizagem para apresentar aos cabeleireiros os conhecimentos técnicos e de negócio que necessitam para o sucesso profissional. Mais de 50.000 profissionais já passaram pelas academias.
Entre as recentes inovações da marca na última década estão: a linha IGORA VIBRANCE, que proporciona alta performance na coloração tom sobre tom com cores explosivas, introduzida em 2004; o xampu purificante Essensity, lançado em 2008 e que contém uma combinação de ingredientes orgânicos selecionados especialmente para ajudar no alívio dos efeitos da caspa e couros cabeludos delicados e sensíveis; e a linha BLONDME, especificamente criada para atender todas as necessidades do cabelo loiro, incluindo coloração, tratamento e finalização.
Atualmente, entre as principais linhas de produtos da marca alemã, podemos destacar: finalizadores OSiS+, composta por produtos de alta qualidade (sprays fixadores e de brilho, modeladores, ceras e pastas), que garantem a durabilidade do penteado e dão energia ao visual; BC SMOOTH SHINE, desenvolvida para limpar, cuidar e amaciar os cabelos rebeldes e também proteger de forma duradoura contra o frizz, mantendo os fios nos eixos e com um brilho intenso; IGORA, composta por produtos de alta qualidade para todos os tipos de tratamento para salão, trazendo colorações individuais para cabelo e uma fascinante variedade de tons; NATURAL STYLING, uma gama completa de produtos para satisfazer as necessidades das últimas tendências para cachos e ondulação mais natural; e BC BONACURE HAIRTHERAPY, que oferece produtos sofisticados e medidas eficazes para o tratamento do cabelo, restaurando a beleza, vitalidade e brilho.
A evolução visual
O principal símbolo da identidade visual da marca, a silhueta preta de um homem (conhecida como “Black Head”), passou por pequenas alterações ao longo dos anos. Inicialmente com a boca aberta e cabelos volumosos, o símbolo adotado em 1904 foi alterado três vezes: 1908 (quando a silhueta apareceu pela primeira vez com a boca fechada), 1936 (o nariz foi afinado) e 1967 (quando finalmente adquiriu o visual atual).
Já o logotipo passou por pequenas alterações no decorrer dos anos. A principal delas ocorreu em relação à tipografia da letra, que foi afinada e perdeu o efeito itálico. Além disso, o logotipo da marca pode ser aplicado também com o ícone ao lado direito. A identidade visual da linha para profissionais possui a palavra “professional” abaixo do nome da marca.
Os slogans
Professional HairCare for you. (2001)
Together – a passion for hair. (linha profissional)
Schwarzkopf has only one task: beautiful hair. (1957)
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1898
● Fundador: Hans Schwarzkopf
● Sede mundial: Düsseldorf, Alemanha
● Proprietário da marca: Henkel AG & Company, KGaA
● Capital aberto: Não
● CEO: Kasper Rorsted (Henkel)
● Vice-Presidente (divisão de beleza): Hans Van Bylen
● Faturamento: €3.5 bilhões (2013)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 125 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 47.000 (Henkel)
● Segmento: Cuidados pessoais
● Principais produtos: Tinturas, xampus, condicionadores e cremes para cabelos
● Concorrentes diretos: Wella, L’Oréal, Goldwell, John Frieda e Vidal Sassoon
● Ícones: A silhueta masculina e preta do logotipo
● Slogan: Professional HairCare for you.
● Website: www.schwarzkopf-professional.com.br
A marca no mundo
Hoje em dia a SCHWARZKOPF oferece uma completa linha de cuidados para cabelos, desde coloração, tratamento e finalização, comercializada para profissionais e consumidores finais em mais de 125 países ao redor do mundo. De propriedade da alemã Henkel, a SCHWARZKOPF é a marca de maior faturamento da empresa no mundo.
Você sabia?
● O talentoso cabeleireiro Tyler Johnston é o principal embaixador da marca no mundo.
● Graças ao crescimento dos últimos anos, a SCHWARZKOPF está nos rankings de líderes de mercado, no seu setor.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/3/2014
5 comentários:
Nossa, quanta informação preciosa!
Muito obrigado por compartilhar!
Eu estava muito rpocurando essas informações para um post sobre ruivos no meu blog, eu coloquei o link do seu blog e deste post para quem quiser saber mais sobre a marca tudo bem?
dezoitoemponto.com
Amei essas informações, depois de usar muitas marcas que não chega aos pés da SCHWARZKOPF. Vou começar a usá lá no meu studio
Top!!!
Maravilhosa
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