15.6.16

YOKOHAMA TYRES


Um compromisso em antecipar e satisfazer as necessidades de milhões de consumidores utilizando as mais avançadas tecnologias em pneus, fazem da YOKOHAMA TYRES, uma das marcas mais respeitadas quando o assunto é confiança, conforto e segurança na condução de veículos. 

A história 
Segunda fabricante de pneus mais antiga do Japão, a YOKOHAMA RUBBER foi fundada no dia 13 de outubro de 1917 no município de Kanagawa como um empreendimento conjunto entre a Yokohama Cable Manufacturing e a americana B.F. Goodrich, que em 1910, inventou pneus com uma vida mais longa através da adição de carbono à borracha. Pouco depois, em 1919, a empresa iniciou a produção de pneus na fábrica de Hiranuma, na cidade de Yokohama. Já em 1921, a empresa demonstrava toda sua inovação com a fabricação do primeiro pneu diagonal do Japão. Somente em 1937 a marca comercial de pneus e produtos industriais foi renomeada para YOKOHAMA TYRES (no caso dos pneus). Nos anos seguintes, apesar de sofrer como todo o Japão em virtude da Segunda Guerra Mundial, a empresa conseguiu expandir sua produção com a inauguração de novas fábricas pelo país.


Apesar de estar intimamente ligada a cidade de Yokohama, a empresa mudou sua sede para Tóquio em 1952 por questões estratégicas. Nos anos seguintes a marca continuou inovando ao lançar o primeiro pneu sem câmara de ar do Japão (1954), o primeiro pneu com borracha sintética (1957) e o primeiro pneu com cabo de náilon do mercado japonês (1958). Finalmente em 1963 o nome da empresa foi alterado para The Yokohama Rubber Co., Ltd. Neste mesmo ano a marca iniciou sua estreita relação com o automobilismo ao iniciar o fornecimento de pneus de competição para a indústria esportiva japonesa. Pouco anos depois, em 1967, a YOKOHAMA TYRES lançou no mercado o pneu radial para automóveis de passageiros, chamado de GT Special, que se tornaria um dos mais vendidos da marca. Em 1969, a empresa, além de inaugurar seu centro de pesquisa, deu um passo importante para sua internacionalização ao estabelecer a YOKOHAMA TIRE CORPORATION como uma subsidiária de vendas na cidade de Los Angeles, ingressando assim no enorme e voraz mercado americano.


A década seguinte começou com um grande lançamento: o primeiro pneu radial de aço para caminhões e ônibus fabricado em território japonês, o Super Steel Series. No restante da década, além de inaugurar novas unidades fabris para atender a alta demanda do mercado, a empresa continuou sua expansão internacional com a criação de subsidiárias em outros países, como por exemplo, em 1976 na Austrália. Além disso, em 1977, a marca desenvolveu o maior pneu OTR do mundo na época, para caminhões de 200 toneladas; e, em 1978, o pneu radial de alta performance para carros de passageiros (ADVAN HF). Pouco depois, em 1981, a YOKOHAMA TYRES resolveu ingressar no varejo com a inauguração da primeira loja franqueada de pneus, chamada Grand Slam, em Tochigi. Ainda neste ano ocorreu o lançamento dos pneus radiais sem câmara para caminhões e ônibus. A empresa resolveu diversificar seu ramo de atuação em 1983, quando ingressou no segmento de artigos esportivos com o lançamento de produtos para golfe, incluindo tacos. Ainda este ano dois fatos importantes ocorreram: a marca forneceu os pneus oficiais para o primeiro Grande Prêmio de Macau de F3 e lançou os pneus especificamente desenvolvidos para rodar na neve.


Sempre em busca de inovação para incorporar a seus produtos, em 1986 a empresa inaugurou uma moderna instalação de testes de pneus, batizada de D-PARC (Campo de Provas e Centro de Pesquisa Daigo). No final desta década, em 1989, ocorreu à abertura do T*MARY (Takasu Motoring and Researching Yard), Centro Especializado de Pesquisas em Condições de Neve e de Baixa Temperatura. Além disso, a marca obteve aprovação técnica pela Porsche para que seus pneus passassem a equipar os veículos da marca alemã. Em 1993 teve início das vendas dos pneus da marca japonesa no Brasil. Em 1995, a YOKOHAMA TYRES, divisão de pneus, tornou-se a primeira fabricante de pneus japonesa a obter o certificado ISO9001. Em 2001, como reconhecimento pela excelência de seus pneus, o Geolandar H/T G038 foi adotado como pneu padrão para o Mercedes-Benz G-Class. Pouco depois, em 2004, o ADVAN SPORT, novo pneu esportivo de alta performance da marca, foi adotado para equipar o Bentley Continental GT. Em 2007, seguindo os altos investimentos em marketing, a YOKOHAMA TYRES começou a fornecer pneus para o FIA World Touring Car Championship (WTCC), o Mundial de Carros de Turismo.


Mais recentemente, a YOKOHAMA TYRES lançou no mercado os pneus ecológicos BluEarth, que carregam em sua essência o conceito global da marca que visa a fabricação de produtos amigáveis ao meio ambiente; e o pneu C.Drive 2, desenvolvido com composto de óleo de laranja com sílica, introduzindo assim uma nova era de pneus ecológicos. Em 2016 a empresa anunciou a aquisição da Alliance Tire Group, fabricante de pneus para máquinas agrícolas e de silvicultura, ingressando assim em um novo segmento de mercado. Atualmente a YOKOHAMA TYRES é uma das marcas japonesas de maior renome mundial, detentora de projetos inovadores e de consciência ecológica presente nas principais montadoras do planeta, como por exemplo, Aston Martin, Audi, Bentley, Lexus, Lotus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, entre outras. Alta Performance é a característica dos pneus YOKOHAMA TYRES, atestadas pelas montadoras através dos seus principais modelos de veículos, que são referências dos mais altos níveis de segurança, desempenho, conforto, baixa resistência ao rolamento e tecnologia de ponta.


No segmento de pneus de automóveis a YOKOHAMA TYRES oferece quatro linhas principais: ADVAN, pneus de alto desempenho; BluEarth, pneus ecológicos que reduzem o consumo de combustível; iceGUARD, pneus para climas de inverno; e GEOLANDAR, pneus para veículos utilitários esportivos. Já no segmento comercial (caminhões e ônibus), a marca oferece pneus que suportam diferentes pesos de carga, desde as mais leves até as mais pesadas, que garantem estabilidade, durabilidade e economia, em médias e longas distâncias, sendo em asfalto ou terra.


Inovação 
Investimento em tecnologia e alta performance andam juntos. É por isso que a YOKOHAMA TYRES investe em uma equipe de pesquisadores altamente qualificados. São mais de 860 profissionais que estão sempre tendo ideias e revolucionando o mercado com materiais e produtos inovadores. Tudo isso para que os consumidores mais exigentes fiquem sempre satisfeitos. E é no Japão no Centro Integrado de Pesquisa de Desenvolvimento Tecnológico (RADIC), instalado na fábrica de Hiratsuka e inaugurado em 1991, onde são criados os novos materiais e conceitos para aprimoramento dos pneus, com o auxílio de tecnologia moderna, como por exemplo, supercomputadores e separador centrífugo. Já nas extensas instalações de D-PARC (Centro de Investigação e Campo de testes de Daigo) e T*MARY (Campo de Investigação e automobilismo de Takasu) a empresa simula todos os tipos de superfície de estrada. A pista oval de D-PARC possuiu a maior pista de derrapagem do Japão e 20 tipos de superfície de estrada.


Somando este time de experts com a experiência da empresa, a YOKOHAMA TYRES traz em seus pneus toda a qualidade e garantia de um produto premium. Os materiais são um fator crítico que afeta o desempenho dos pneus e o Grupo de Pesquisa Avançada de Materiais realiza uma busca incessante para tipos que não só minimizem o impacto dos produtos para o meio ambiente, mas que levam a um maior desempenho também. Um destes materiais é o óleo de laranja, um composto renovável retirado da casca de laranja descartada em outros processos industriais, e que ao ser misturado à borracha natural, produz excelente aderência, além de entregar eficiência na redução consumo de combustível através da baixa resistência ao rolamento.


Os slogans 
Now You’ve got control. 
The easiest tyres to choose. 
The Soul Of Japan. 
Excellence by nature. 
Tires you can trust. 
Yokohama. Really grips. 
Pneus especiais para você desde 1917. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 13 de outubro de 917 
● Fundador: Yokohama Cable Manafacturing Co. e BF Goodrich 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: The Yokohama Rubber Company, Ltd. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Tadanobu Nagumo 
● Presidente: Hikomitsu Noji 
● Faturamento: US$ 5.94 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 342 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 2.31 bilhões (junho/2016) 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 22.190 
● Segmento: Pneumático 
● Principais produtos: Pneus, câmaras de ar e equipamentos para golfe 
● Concorrentes diretos: Goodyear, Michelin, Bridgestone, Dunlop, Pirelli, Continental, Toyo, Kumho e Firestone 
● Ícones: O Y estilizado 
● Slogan: Now You’ve got control. 
● Website: www.yokohama.com.br 

A marca no mundo 
Oitava maior fabricante de pneus do mundo, a YOKOHAMA TYRES vende seus produtos em mais de 80 países, incluindo uma vasta linha de pneus para automóveis de passeio, utilitários, caminhões, ônibus, equipamentos de mineração, construção, veículos industriais, além de rodas de liga de alumínio e componentes relacionados com automóveis. A empresa também aplica seus conhecimentos em borracha às diversas e bem sucedidas linhas de negócios, incluindo mangueiras marinhas, produtos industriais (como por exemplo vedantes e selantes industriais), produtos aeroespaciais, produtos para proteção contra terremotos e equipamentos de golfe. Os pneus representaram aproximadamente 80% do faturamento de US$ 5.94 bilhões que a empresa alcançou em 2015. 

Você sabia? 
Desde 2007 a empresa mantém o projeto “Yokohama sempre floresta” (“Yokohama Forever Forest”), cujo intuito é plantar árvores em todas as suas fábricas ao redor do mundo. O projeto visa plantar 500.000 árvores ao redor das instalações até 2017. 
Em 2015 a YOKOHAMA TYRES assinou um dos maiores contratos de patrocínio do futebol mundial com o clube inglês do Chelsea no valor de US$ 60 milhões anuais. O contrato tem validade de cinco anos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/6/2016

3 comentários:

Alice disse...

Oi, você conhece alguma ação de brandsense da Yokohama? Se sim, ela faz uso dos 5 sentidos?

valdir disse...

Deixei aqui meu recado só para ver.

Unknown disse...

Very god details tu é for factory