Quer seja um hotel cinco estrelas em Nova York, um luxuoso bangalô em alguma exótica ilha do Pacífico, um deslumbrante resort no Caribe ou uma aconchegante pousada no interior de São Paulo. Trivago oferece os melhores hotéis do mundo pelas melhores diárias através de um simples clique. Por isso, quando você deseja encontrar o hotel ideal pelo melhor preço, pense Trivago.
A história
A ideia para a criação do Trivago nasceu em 2004, na sequência de um encontro entre os empreendedores Stephan Stubner, Peter Vinnemeier e Rolf Schrïmgens na cidade de Munique. A primeira versão beta do site foi lançada oficialmente no mês de janeiro de 2005, focada, sobretudo, em construir conteúdos comunitários de viagens, especialmente avaliação e comparação de hotéis. Apesar de funcionar, inicialmente, a partir de um escritório temporário debaixo de uma modesta garagem, na cidade alemã de Düsseldorf, no final do ano o site já recebia 150 mil visitas por mês. Em 2007, o Trivago começou sua expansão internacional, lançando sites locais na Espanha, França e Reino Unido, iniciando a comparação de preços entre vários sites de reserva (em vez da tradicional reserva direta) que é hoje em dia preponderante na funcionalidade do site.
Neste momento um grupo de investidores decidiu colocar dinheiro na empresa para acelerar sua expansão e crescimento. Com isso, no ano seguinte, o Trivago lançou sites locais na Polônia e na Suécia. Em 2009, o Trivago tornou-se rentável e veiculou seu primeiro anúncio televisivo na Alemanha. Nesta época, a taxa de crescimento anual da empresa aproximava-se dos 400%. E nesse mesmo ano, a empresa lançou seus primeiros sites locais fora da Europa. Com isso, Trivago foi introduzido nos Estados Unidos, China, Japão, Brasil e México. Em 2010 quando mais de 100 sites de reserva já estavam incluídos na comparação de preços, metade dos alemães e dos espanhóis conhecia a marca Trivago (a Espanha viria a tornar-se o mercado mais importante para a empresa, no ano seguinte). Em 2012 o site gerava mais de 1 milhão de encaminhamentos por dia para sites de reserva e a marca Trivago era a mais reconhecida para pesquisa e reserva de hotéis online na Alemanha, Itália e Espanha. Em dezembro desse mesmo ano, a Expedia, maior grupo norte-americano de turismo online, divulgou oficialmente a aquisição de 61.6% do Trivago por €474 milhões. Apesar da aquisição, a gestão da empresa permaneceu totalmente independente e na tutela dos três fundadores iniciais. Em 2013, a expansão além da Europa estava cada vez mais consolidada com o lançamento de campanhas na Austrália, Coréia do Sul, Índia e Japão, ao mesmo tempo em que um em cada cinco norte-americanos afirmava conhecer ou já ter usado o Trivago. Mais recentemente, a empresa disponibilizou novas opções como teste para seus clientes, como por exemplo, o aluguel de casas por temporada, na Alemanha, Itália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, cinco dos seus principais mercados, já com mais de 150 mil imóveis para aluguel por temporada.
Atualmente, com mais de 175 milhões de avaliações de hotéis agregadas e mais de 19 milhões de imagens, fica mais fácil encontrar informações sobre o local para onde se quer viajar. Para ter uma visão geral de um hotel, o Trivago exibe uma média das avaliações junto a diversas opiniões de outros sites de reservas. O Trivago ajuda a encontrar informações sobre sua viagem para Paris, Nova York, São Paulo, Tóquio e milhares de outros destinos, incluindo o hotel ideal para você. O Trivago permite encontrar facilmente o hotel ideal pelo melhor preço. Basta informar para onde quer ir e as datas desejadas para viajar, e deixe que o mecanismo de busca compare preços de acomodações. Para refinar os resultados da busca, filtre por preço, distância (da praia, por exemplo), categoria por estrelas, instalações e muito mais (como pesquisar hotéis próximos de um ponto de interesse, como o centro da cidade ou um endereço específico). De hostels econômicos, passando por resorts a suítes de luxo, o Trivago facilita a reserva online. Em todos os continentes, o Trivago possui maestria no atendimento, sempre pensando no melhor para o bolso de seus clientes.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original foi substituído por uma versão mais moderna em 2007, quando a atual combinação de cores foi adotada. Em 2013 a marca apresentou seu logotipo atual com atualização nos tons das cores e uma nova tipografia de letra.
Os slogans
Hotel? Trivago! (2012)
Trips Vacations Go. (2008)
The world’s largest hotel search.
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: Janeiro de 2005
● Fundador: Peter Vinnemeier, Malte Siewert e Rolf Schrömgens
● Sede mundial: Düsseldorf, Alemanha
● Proprietário da marca: Trivago N.V.
● Capital aberto: Sim (2016)
● CEO: Rolf Schrömgens
● Faturamento: €754.2 milhões (2016)
● Lucro: - €51.4 milhões (2016)
● Valor de mercado: US$ 2.65 bilhões (janeiro/2018)
● Presença global: 55 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Buscador e comparador de preços de hotéis
● Concorrentes diretos: TripAdvisor, Decolar, Booking, Hotelscompare, DetectaHotel, Kayak, Priceline e airbnb
● Slogan: Hotel? Trivago!
● Website: www.trivago.com.br
A marca no mundo
Com apenas alguns cliques, o Trivago permite aos usuários comparar preços de hotéis a partir de mais de 400 sites de reserva com mais de 1.8 milhões de estabelecimentos em mais de 190 países. Além disso, o Trivago tem 55 websites locais em 33 idiomas. Todos os anos, o site recebe aproximadamente 1.4 bilhões de visitas de viajantes que utilizam regularmente o recurso de comparação de hotéis para verificar as ofertas disponíveis em uma mesma cidade. O Trivago não usa de publicidade ou patrocínios, gerando receitas unicamente através dos encaminhamentos dos utilizadores para os sites de reserva.
Você sabia?
● Não oficialmente (afinal, nunca foi confirmado pela empresa), o nome Trivago é uma abreviatura da expressão “trip vacation go”.
● O Trivago Hotel Price Index (tHPI) é um estudo mensal que analisa a variação do preço médio por quarto duplo nos hotéis das principais cidades mundiais. Os valores fornecidos por mais de 200 sites de reserva e redes de hotéis criam o preço médio de hotel para cidades, regiões e países.
● E para onde os brasileiros vão? O Trivago diz que a gaúcha Gramado e a paulista Campos do Jordão são os destinos nacionais mais buscados em julho. Já nas férias de fim de ano, Gramado divide o posto de preferido com o Rio de Janeiro. Para o exterior, os cinco destinos mais procurados são Buenos Aires, Santiago, Nova York, Paris e Orlando.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 5/1/2018
Um comentário:
obg por isso, precisava para o trabalho da faculdade
Postar um comentário