13.3.18

IVECO


Caminhões com alta tecnologia que transportam carga com o máximo de desempenho. Vans confortáveis para conduzir pessoas com segurança. E ônibus capazes de transportar milhões de passageiros de maneira segura e eficiente. Conhecida pelas linhas arrojadas e modernas de seus veículos comerciais, a IVECO transporta com eficiência e máxima segurança toneladas de cargas e milhões de pessoas no mundo inteiro. 

A história 
A história da IVECO tem início na década de 1970, quando a Europa vivia um contexto sócio-econômico difícil, agravado pela primeira grande crise petrolífera no continente. Tudo começou quando cinco companhias de base histórica em três países europeus (Itália, França e Alemanha) decidiram unir seus conhecimentos para criar uma nova realidade no segmento de veículos comerciais. O resultado foi a fundação da IVECO no dia 1 de janeiro de 1975 proveniente da união desses cinco fabricantes europeus de caminhões e ônibus: as italianas Fiat Veicoli Industriali, OM e Lancia Veicoli Speciali (todas pertencentes ao Grupo Fiat), a francesa Unic (cujas origens datam de 1905) e a alemã Magirus–Deutz (fundada em 1866). Cada uma dessas empresas tinha feito importantes contribuições para a história do setor de veículos comerciais na Europa a partir do final do século XIX. IVECO derivou da abreviação do nome da empresa recém-constituída: Industrial Vehicle Corporation.


Naquela época, já se falava em uma Europa unificada, nos moldes da atual União Europeia, mas em meio às dificuldades, a ideia foi delegada à segundo plano. Para a IVECO, esse cenário adverso também não era vantajoso, uma vez que se tratava de uma empresa composta por três países europeus. O início do caminho a ser percorrido pela nova multinacional era de grandes incertezas. Com a aliança de cinco empresas, a estratégia não poderia ser simplista. A proposta era atingir um mercado amplo, capaz de atender às expectativas tanto no quesito quantitativo quanto qualitativo. Diante disso, e apesar da crise no continente europeu na época, a empresa foi arrojada e vislumbrou o surgimento de um mercado automobilístico emergente, que já dava sinais de crescimento e se mostrava ávido por veículos de transportes modernos e especializados. A decisão foi acertada e a empresa construiu uma posição entre os líderes mundiais no segmento de transporte rodoviário. Para se ter ideia, nos primeiros quatro anos de atividades na Europa, a IVECO mantinha um portfólio de produtos composto por mais de 200 modelos básicos e 600 versões, desde 2.7 toneladas de peso bruto, para um veículo leve, e mais de 40 toneladas para veículos pesados, sem contar os ônibus e motores.


Em 1977, a empresa resolveu buscar novos mercados fora da Europa. A montadora então identificou um forte nicho no norte do continente africano, fornecendo um total aproximado de 25.000 veículos. Também nesse ano foi criada a ITONA (abreviação de Iveco Trucks of North America), uma estratégia de marketing adotada para fornecer caminhões da categoria média, 10 à 13 toneladas, utilizando as características dos veículos europeus, porém, respeitando a atuação do mercado local, neste caso americano. Mas foi em 1978 que a montadora apresentaria um verdadeiro ícone: a linha de veículos comerciais leves Daily, primeiro projeto nascido após a união das cinco empresas, cujos veículos foram os primeiros a ostentar a marca IVECO na grade dianteira (nessa época o que identificava os veículos da marca era a letra “I”). Considerado o primeiro IVECO original, já nasceu com quatro modelos básicos e sete versões, com um total de 40 combinações. Hoje em dia a linha Daily oferece também as versões furgões, vans e micro-ônibus. Da divisão de motores nasceu o primeiro motor turbo diesel para veículos comerciais em 1980, o TurboDaily.


Um dos grandes destaques da linha IVECO foi lançado em 1984: o TurboStar, um veículo pesado (caminhão) que se tornou um campeão de vendas na Itália e um importante produto no mercado europeu, atingindo um total de 50.000 unidades vendidas em sete anos. No ano seguinte, os engenheiros da empresa criaram o primeiro motor diesel super leve com injeção direta. E foi a partir de 1985 que a IVECO acelerou acordos com algumas montadoras para desembarcar em outros países. Na própria Itália se juntou com a Astra em 1986 (hoje pertencente ao grupo e especializada em caminhões para construção e mineração, cujas origens datam de 1947). A conquista do mercado britânico foi por meio de um acordo com a Ford, quando, em 1986, nasceu a Iveco Ford Truck Ltda. O Cargo era um caminhão produzido pela IVECO que, após a joint-venture, virou Ford Cargo. Em 1989, a empresa lançou o primeiro motor diesel com EGR (sistema para a redução das emissões de gases poluentes). Nesse mesmo ano, a linha Daily foi totalmente reformulada, ganhando novo design e novas tecnologias. Já na década 1990, a empresa fez uma grande reformulação em sua linha de produtos com o objetivo construir caminhões e criar a gama Euro: Eurocargo, Eurotech, Trakker e Eurostar (que conquistaram vários prêmios internacionais).


A partir desta década, a IVECO partiu para novas aquisições e alianças. Em setembro de 1990, a empresa adquiriu 60% do controle da espanhola Enasa, que desde 1947 produzia os populares caminhões industriais Pegaso. Assim, depois de Itália, França, Alemanha e Inglaterra, a Espanha passou a ser o quinto mercado doméstico da IVECO. Um ano depois, adquiriu, na Inglaterra, a Seddon Atkinson, especializada em veículos especiais para construção civil e coleta de resíduos. Ainda neste ano, a empresa começou a produzir na China o caminhão leve TurboDaily sob licença pela Nanjing. E em 1992, assumiu a International Trucks da Austrália. Pouco depois, em 1998, a IVECO lançou o motor Cursor 8 e o Cursor 10 (em 1999), este último sendo o primeiro motor diesel com turbina de geometria variável e com injeção common-rail. Em 2002 a marca lançou um de seus maiores sucessos comerciais: o caminhão super pesado Stralis.


A partir de 2007 a IVECO renovou completamente sua oferta de produtos para atender os diferentes tipos de segmentos. No dia 1º de janeiro de 2011 foi oficialmente formada a Fiat Industrial, incorporando CNH, IVECO e FPT Industrial. Atualmente essa empresa é conhecida como CNH Industrial e reúne todas as empresas ligadas à área de veículos comerciais (tratores, máquinas agrícolas, motores diesel de aplicação comercial, caminhões, vans, furgões e ônibus). As marcas do Grupo Iveco hoje são: IVECO (caminhões e veículos comerciais leves), IVECO BUS (ônibus e oficialmente estabelecida em 2013), IVECO DEFENCE VEHICLES (para aérea militar), ASTRA (caminhões de construção e mineração) e MAGIRUS (veículos de combate a incêndio e resgate). Ainda em 2011, a IVECO apresentou a nova versão do caminhão Stralis, que se tornou o primeiro veículo com transmissão automatizada de 16 marchas da marca. Em 2012, a marca apresentou o novo Hi-Way, tudo o que se espera de um caminhão: potência aliada à estabilidade, design aliado ao conforto e tecnologia aliada à versatilidade. Com o Hi-Way, a força bruta está nos pés por meio do motor FPT Cursor 13. Já a economia fica por conta da transmissão automatizada com 16 velocidades.
 

Em 2015, a IVECO completou 40 anos: um marco importante para uma grande marca que moldou a história do transporte comercial mundial. Isso representa não apenas 40 anos de sucesso, mas também 150 anos (devido às empresas que deram origem a IVECO) de trabalho junto aos clientes, excelente desempenho, veículos que se tornaram presentes em estradas de todo o mundo e que hoje transmitem uma mensagem de tecnologia e de transporte sustentável. Para celebrar esse momento, a IVECO criou um logotipo especial em homenagem à ocasião, que representa um veículo estilizado com o slogan “40 years of Iveco, 150 years of experience” (em português “40 anos de Iveco, 150 anos de experiência”).


Em 2016, a marca revolucionou o mercado brasileiro no segmento de transporte de passageiros com necessidades especiais e mobilidade reduzida ao lançar o Daily Elevittá. Implementado de fábrica, ele é o primeiro da categoria com o inovador sistema de elevador que possibilita a acessibilidade com maior autonomia, mantendo o alto padrão de conforto e segurança para todos os passageiros. Com capacidade de transporte para até três pessoas com necessidades especiais, o Daily Elevittá não diminui a quantidade total de passageiros, sendo garantia de versatilidade e comodidade e praticidade para os passageiros.


Considerada uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, a IVECO é uma empresa fullliner, com uma gama completa de veículos comerciais em todos os segmentos do mercado. Inovação e visão estratégica fazem parte do DNA da empresa, por isso investe continuamente em tecnologia e no desenvolvimento de produtos e em modernas metodologias produtivas. Um dos diferenciais da marca é a renovação de seus produtos. Desde que foi fundada, a empresa se preocupa em modernizar seus veículos, que atendem ao dinamismo do mercado atual de transporte profissional. Além de oferecer produtos que levam eficiência, modernidade e segurança nas jornadas pelas estradas de centenas de países, a IVECO também se preocupa com as soluções para tornar a manutenção dos veículos mais rápida e econômica. Graças à atenção contínua dada à inovação e às novas tecnologias, a empresa se tornou líder europeia na área de tração alternativa, antecipando soluções que contribuirão para reduzir ainda mais o impacto ambiental no setor dos transportes e se tornando a parceira ideal para o transporte sustentável, como a nova recompensa da marca declara: IVECO, sua parceira para o transporte sustentável.


A evolução visual 
A identidade visual da marca sofreu algumas modificações ao longo dos anos. O primeiro logotipo da marca era uma grande letra I, com o nome IVECO abaixo. A primeira alteração ocorreu em 1977, quando o logotipo passou a ser aplicado na horizontal, com a letra I no lado esquerdo. Pouco depois, em 1979, a identidade visual da marca ganhou nova tipografia de letra e design. Finalmente em 1982 o logotipo somente com o nome da marca por extenso foi adotado.


A versão cromada, utilizada na grade dianteira dos veículos também surgiu no início da década de 1980.


Os slogans 
Transport is Energy. (2011) 
Carregada de Potência. (2016) 
Your Partner for Sustainable Transport. (Iveco Bus)


Dados corporativos 
● Origem: Europeia 
● Fundação: 1 de janeiro de 1975 
● Fundador: Fusão de cinco fabricantes de veículos comerciais 
● Sede mundial: Turim, Itália 
● Proprietário da marca: Iveco S.p.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da CNH Industrial N.V.) 
● Chairman: Sergio Marchionne 
● Presidente: Pierre Lahutte 
● Faturamento: US$ 10.4 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 272 milhões (2017) 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 26.000 
● Segmento: Automobilístico 
● Principais produtos: Caminhões, vans e ônibus 
● Concorrentes diretos: Scania, Volvo, Ford, Mercedes-Benz, Renault, Western Star, Freightliner, Hyundai, Man e Marcopolo 
● Ícones: A linha de comerciais leves Daily 
● Slogan: Transport is Energy. 

A marca no Brasil 
No país, a empresa começou suas atividades oficialmente em 1997 com o lançamento da pedra fundamental no terreno onde foi construído o complexo industrial em Sete Lagoas (MG), com inauguração ocorrida em novembro de 2000. Em junho de 2008, a empresa inaugurou o seu centro de desenvolvimento de produto (o primeiro fora da Europa e onde trabalham aproximadamente 300 engenheiros e técnicos com a responsabilidade de desenvolver os futuros produtos da marca para os mercados brasileiro e latino-americano), em 2010 um moderno centro de distribuição de peças em Sorocaba (SP) e, em 2013, uma unidade industrial da Iveco Veículos de Defesa, em Sete Lagoas (MG). Fruto da parceria entre a IVECO e o Exército Brasileiro, o VBTP-MR Guarani, um blindado anfíbio com capacidade para até 11 tripulantes, é o primeiro modelo projetado e fabricado na unidade da Iveco Veículos de Defesa no Brasil – a única fora da Europa. Já a sua linha de caminhões é uma das mais completas do mercado, a partir de 3.5 toneladas de PBT até os pesados das famílias Stralis e Tector. Em 2014 a IVECO BUS ingressou oficialmente no Brasil para atuar no mercado de transporte de passageiros. A IVECO possui mais de 100 concessionárias espalhadas pelo país.


A marca no mundo 
A IVECO está presente em mais de 160 países ao redor do mundo e oferece uma completa linha de produtos (veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil) que atende plenamente às exigências da área de transporte profissional. Empregando mais de 26 mil pessoas, a empresa vende anualmente mais de 150 mil veículos e gerencia 23 fábricas em 19 países (Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina) e seis centros de desenvolvimento de produto globais, além de manter importantes operações industriais e comerciais na China com parceiros locais. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo IVECO esteja rodando. 

Você sabia? 
A IVECO é líder na Europa no segmento de veículos comerciais movidos a gás natural, com mais de 23 mil unidades em circulação. 
A IVECO sempre foi protagonista no campo da inovação, principalmente no que se refere aos motores (foi a primeira a introduzir o turbo em toda a linha diesel, a primeira a adotar motores common-rail e a primeira a lançar veículos EuroV). 
A história da empresa também é marcada por grandes patrocínios, estratégia adota para fazê-la conhecida mundialmente. Assim, a IVECO esteve presente nos Jogos Olímpicos de Moscou (1980), na Copa Davis (1982) e nas jornadas do explorador Jacques Cousteau na Amazônia (1993). Além disso, a IVECO é presença constante no Rally Dakar, competição em que chegou ao lugar mais alto do pódio em 2012 e 2016, com uma equipe oficial. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados (Naboleia), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/3/2018

Nenhum comentário: