Imagine uma popular marca de refrigerante que para muitos consumidores remete à infância. Que não tenha a tradicional embalagem vermelha e branca. Mas cujo refrigerante é reconhecido pelo seu sabor inconfundível de tutti-frutti. Essa é a Itubaína, há mais de 65 anos levando sabor e momentos de alegria para milhões de famílias brasileiras. Por isso, Itubaína pode ser considerada uma verdadeira “fórmula do sucesso” em um segmento altamente competitivo.
A história
Tudo começou em 1939 quando Arthur Primo Schincariol, filho de imigrante italiano, na cidade de Itu, interior do estado de São Paulo, começou a produzir aguardente, licor de cacau, vinho quinado, anisete, groselha e refrigerantes com sabores de frutas em uma pequena fábrica no quintal de sua casa. Praticamente tudo era feito manualmente e, por essa razão, não havia um padrão nos sabores das bebidas produzidas. O próprio Primo Schincariol entregava toda a produção, em cima de uma carroça puxada por uma mula, aos poucos bares que a cidade possuía no início dos anos de 1940. Com o crescimento da empresa, então denominada Schincariol, em 1954 ele resolveu aproveitar a popularidade das tubaínas (refrigerantes adocicados, feitos geralmente com guaraná e aromatizante com sabor de frutas) para lançar no mercado um refrigerante com sabor de tutti-frutti, distribuído em garrafas de vidro 600 ml no interior de São Paulo. O nome Itubaina (inicialmente escrito sem acento) foi uma singela homenagem a cidade de Itu, onde estava localizada a planta industrial da empresa.
Nas décadas seguintes, o consumo de Itubaína se espalhou pelo interior do estado de São Paulo. Em 1975 a empresa resolveu lançar um novo sabor do refrigerante: maçã. Com isso a marca ofereceu mais uma novidade para o mercado e para a mesa de milhões de brasileiros. Nos anos seguintes Itubaína se tornou popular também na capital paulista e litoral, onde era amplamente distribuída em bairros da classe mais pobre da população. Já em 2000, após ouvir os pedidos e apelos dos consumidores, a marca lançou no mercado a primeira garrafa pet de 2 litros, oferecendo mais uma opção prática para dividir com família e amigos.
Em 2008, aproveitando a “onda de nostalgia” que inundava o mercado, foi lançada a Itubaína Retrô, uma edição especial de embalagens que aliavam um ar nostálgico a um conceito divertido, disponível nas novidades lata (350 ml) e long neck (355 ml), nos sabores tradicional e zero açúcar. As embalagens resgatavam imagens estilizadas da década de 1950 em três diferentes rótulos colecionáveis. Para marcar seu diferencial no mercado de refrigerantes, Itubaína Retrô foi comercializada com exclusividade em bares e restaurantes conceituados, que atraíam o público jovem, descolado e aberto às novidades. A marca não imaginava que uma simples mudança na roupagem das embalagens faria tanto sucesso, a ponto de reconquistar os consumidores entre 25 e 35 anos por conta da lembrança da infância, e atrair novos fãs mais jovens por causa do design moderno.
Em 2011 a japonesa Kirin adquiriu o Grupo Schincariol, que também fabricava cerveja desde 1989, e consquentemente a marca Itubaína. Pouco depois, empolgada com o sucesso da versão retrô, a partir da qual a marca assumiu um posicionamento emocional, a Itubaína lançou duas novas embalagens para sua linha regular: a garrafinha, em 2012, e a lata, em 2013, aumentando ainda mais seu portfólio. Em 2014 Itubaína foi lançada no estado da Bahia, onde rapidamente se tornou popular. Em 2015 a Itubaína, em uma ação de co-branding com a Sorvetes Rochinha, lançou o picolé sabor Itubaína, em edição limitada. Foi a primeira vez que o sabor do tradicional refrigerante poderia ser provado em outro produto. No ano de 2016, em mais uma criativa ação de marketing, a Itubaína anunciou uma parceria com a Estrela (sim, aquela mesma que fabrica brinquedos), que resultou em uma coleção de latas especiais para comemorar o dia das crianças. As latinhas foram ilustradas com grandes clássicos da Estrela, como os brinquedos Autorama, Aquaplay, Banco Imobiliário e Genius. Mais uma vez a marca apelava para o lado emocional e afetivo do consumidor: infância misturada com sabor de tutti-frutti. Além disso, a marca iniciou a expansão em 50% de seus pontos de venda, de 650 mil para 1 milhão, nos dois anos seguintes, principalmente nas regiões sul e sudeste.
Em 2017, com a compra da Brasil Kirin pela Heineken Brasil, a marca Itubaína passou a fazer parte do portfólio da cervejaria holandesa. Ainda neste ano a marca ampliou sua linha de embalagens ao lançar o tradicional refrigerante em garrafas de 500 mililitros. Além disso, lançou o novo sabor groselha em edição limitada em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo. Apesar de ter feito enorme sucesso à época, o sabor não está mais disponível no portfólio da marca. A marca também investiu em ações de marketing com o lançamento de uma edição limitada com 10 latas que traziam desenhos e gravuras de super heróis e os poderes que aspirávamos em ter na infância. As latas faziam parte da campanha “A imaginação é seu maior poder”.
E na comunicação, contratou Palmirinha, famosa pela sua simpatia e por seu programa de culinária na TV, para ser a nova “vovó propaganda” da marca, que brilhou nas redes sociais e no comercial em que revelava a fórmula secreta da Itubaína, feita de sonhos de infância e boas recordações com ingredientes como pecinhas de Lego, ioiô, palitinho, videogame, entre outras coisas que marcaram a vida de muitas pessoas.
Depois de mais de quatro décadas sem lançar um novo sabor fixo em seu portfólio, em 2018, a Itubaína decidiu apresentar ao mercado uma novidade: Itubaína Guaraná. A novidade era resultado do posicionamento da marca, de resgatar a memória afetiva dos seus consumidores e estimular momentos de diversão. O novo refrigerante é produzido com 100% de sementes da Amazônia, preservando o sabor marcante do guaraná e a originalidade de Itubaína. A bebida chegou ao mercado nos sabores regular - formulada com redução de 30% de açúcar em relação a outros sabores da marca - e zero açúcar. O novo sabor foi um enorme sucesso, aumentando as vendas da marca, atraindo uma nova geração de fãs e, claro, incomodando um gigante chamado Guaraná Antarctica.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma grafia mais moderna e atraente. Durante muitos anos a marca utilizou uma identidade visual com a cor azul. Mas foi em 2015 que aconteceu uma modificação radical em sua identidade visual: uma versão retrô (que já era adotada desde 2008 para a versão lata e long neck) com traços modernos e detalhes que remetem à sua longa e feliz história. Com esse novo logotipo a marca reafirmava seu posicionamento de resgatar boas memórias e celebrar bons tempos, além de usar a memória afetiva dos seus consumidores para estreitar o relacionamento. Em 2020, uma das mais icônicas marcas de refrigerantes do mercado brasileiro, apresentou sua nova identidade visual (incluindo uma nova tipografia de letra), cujo principal objetivo foi rejuvenescer a marca, mantendo sua essência autêntica.
Os slogans
O delicioso gosto do sabor saboroso. (2018)
Gostoso como ser criança. (2016)
A imaginação é seu maior poder. (2015)
O sabor que fica na lembrança.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1954
● Criador: Arthur Primo Schincariol
● Sede nacional: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Heineken Brasil
● Capital aberto: Não
● Presidente: Maurício Giamellaro
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Refrigerantes
● Principais produtos: Refrigerantes a base de tutti-frutti, maçã e guaraná
● Concorrentes diretos: Turbaína, Xereta, Guaraná Antarctica, Dolly, Kuat, Baré, Fanta e Guaraná Jesus
● Ícones: O sabor tutti-frutti
● Slogan: O sabor que fica na lembrança.
● Website: www.itubaina.com.br
A marca no Brasil
Os refrigerantes da marca Itubaína, que traz em seu DNA o saudosismo da infância, tem forte presença na capital paulista (seu maior mercado) e cidades do interior, distribuído também no Rio de Janeiro, Minas Gerais, estados do sul, centro-oeste e em parte das regiões norte e nordeste. O refrigerante pode ser encontrado na tradicional embalagem de vidro de 600 ml (mais comum em padarias, bares e restaurantes), long neck de 355 ml e em PETs de 237 ml, 1 litro e 2 litros, além da lata de 350 ml.
Você sabia?
● Os fervorosos fãs do refrigerante são chamados popularmente de Itubaína Lovers.
● As tubaínas são refrigerantes adocicados, feitos geralmente com guaraná e aromatizante com sabor de frutas. Há diferentes versões para sua origem. Uma delas aponta que o inventor foi José Miguel de Andrade, proprietário da fábrica de licores e vinagres Andrade, fundada em 1890, em Piracicaba. Uma segunda versão afirma que o refrigerante foi criado com o nome Etubaína na fábrica de refrigerantes Orlando, na década de 1930, também em Piracicaba. O refrigerante era produzido com banana, pêssego, pera e morango.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites de notícias (UOL e IG), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 26/6/2020
Um comentário:
Compro sempre itubaina de vidro de 355ml mas acho um desperdício as garrafas de itubaina não serem retornável
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