8.7.20

PATO®


Eliminar germes e bactérias e dizer adeus às manchas mais difíceis do vaso sanitário não é uma tarefa agradável. Mas a marca PATO® é especialista em deixar o vaso sanitário completamente limpo e perfumado, por muito mais tempo. Afinal, a limpeza do seu vaso sanitário não precisa ser tão complicada. Basta usar PATO®. 

A história 
Tudo começou na Suíça com um senhor chamado Walter Düring, então proprietário da empresa Düring AG, uma fabricante de agentes e produtos de limpeza fundada em 1951 por sua mãe, Maria, que na época desenvolveu um novo agente descalcificante à base de ácido clorídrico para banheiros. Em 1980 Walter desenvolveu uma embalagem com a parte superior (pescoço) especialmente curva, o que facilitava a aplicação do desinfetante por baixo da borda do vaso sanitário. Essa inovadora embalagem plástica foi patenteada no mesmo ano. Pouco depois, no dia 1 de fevereiro de 1981, a marca ENTE® (pato em alemão) foi oficialmente registrada pela empresa. Esse nome foi escolhido em virtude da parte superior da embalagem ter o formato semelhante a um bico de pato. Essa embalagem daria origem ao desinfetante para banheiro com a marca WC ENTE®, inicialmente lançado no mercado suíço. Rapidamente o produto fez sucesso entre os suíços, muito em virtude da sua praticidade de aplicação. Na época os outros produtos de limpeza para vaso sanitário tinham embalagens com aplicação mais complexa e menos higiênica.


Em 1984 a embalagem foi patenteada no mercado americano e o desinfetante com a marca TOILET DUCK® lançada no país. Nos anos seguintes, através de licença de produção, o produto foi introduzido em outros países europeus como Alemanha (onde foi comercializado pela tradicional Henkel), Holanda (com a marca WC EEND®), França (como CANARD®) e Reino Unido, onde se tornaria líder de mercado. Com a inovadora embalagem projetada para atingir pontos do vaso sanitário que não são facilmente alcançáveis através da lavagem ou pulverização, a marca ganhou enorme aceitação a partir da década de 1990 pelo design incomum, mas eficiente. Afinal, a embalagem revolucionária ousava se aventurar, ou melhor, aplicar o desinfetante nos lugares mais sujos do vaso sanitário. No restante da década a marca DUCK® melhorou sua formulação, aumentou sua eficiência (elimina 99,9 % dos germes e bactérias) e chegou até a adicionar leves fragrâncias em sua linha de produtos.


A marca se tornou extremamente popular no segmento de desinfetantes sanitários e chamou a atenção de um gigante americano. Com isso, no final de 2008, a Düring vendeu os direitos de marca registrada TOILET DUCK® para a tradicional empresa americana SC Johnson, também proprietária de marcas populares como o limpador Mr. Musculo, o inseticida Raid e o desinfetante Lysoform. A empresa americana investiu milhões de dólares em desenvolvimento e pesquisa (apontou que um dos pontos mais delicados no processo de higienização dos vasos sanitários era a troca de cestinha - suporte plástico - com pastilhas desinfetantes) e, já no ano de 2009, revolucionou o segmento com o lançamento de dois produtos: PATO® PASTILHA ADESIVA (aplicado diretamente na parte interna do vaso sem o auxílio de um aplicador) e PATO® GEL ADESIVO (possuía um mecanismo de aplicação, permitindo que o consumidor mantivesse um maior distanciamento do vaso sanitário no momento da colocação do produto). Além dos novos produtos entregarem ao consumidor uma limpeza profunda e duradoura do vaso sanitário, também oferecia o benefício das fragrâncias da marca Glade. Com isso, a marca PATO® criou um novo segmento de mercado (“cageless” - limpadores sem cestinha) revolucionando assim a forma como o processo de higienização dos banheiros era realizado, mantendo o vaso sanitário limpo e perfumado a cada descarga.


No Brasil, a marca lançada inicialmente como PATO® PURIFIC, também conquistou a confiança dos consumidores pela praticidade ao fazer a higienização dos vasos sanitários. A marca revolucionou o segmento de higienização de vasos sanitários no mercado brasileiro com o lançamento das pastilhas adesivas (2010); do PATO® Cloro Gel Poderosa Espumação, que combina de forma inteligente os benefícios do alvejante e o poder de limpeza da espuma em um só produto; e do PATO® Poderoso Removedor de Manchas, que limpa acima e abaixo da linha d’água, eliminando 99,9% dos germes e bactérias, além de remover eficientemente manchas do vaso sanitário. A marca também lançou produtos para a limpeza completa dos banheiros, como por exemplo, PATO® Destruidor de Limo, que limpa profundamente, matando germes, bactérias e retirando mofo das superfícies laváveis e resistentes ao cloro, além de remover até as sujeiras mais difíceis (limo, sujeiras escuras e resíduos); e PATO® Banheiro, perfeito para pias, vidros, espelhos, banheira, chuveiro, azulejo e outras superfícies, desinfetando e removendo manchas. Além de todos os benefícios de limpeza, PATO® inunda milhões de banheiros com ondas de fragrâncias cítricas, mentoladas, florais ou até mesmo com um toque de lavanda.


A divertida mascote 
A marca tem como mascote um simpático e perspicaz pato branco (chamado DUCK), que não somente faz parte do logotipo, mas também tem presença constante em toda comunicação. Nos filmes comerciais o pato aparece encarnando uma espécie de super-herói de penas brancas lutando contra um inimigo perigoso, as bactérias do vaso sanitário. A mascote também dá constantes dicas e ensinamentos de limpeza do vaso sanitário nas redes sociais da marca. Além disso, é presença constante nas promoções que a marca PATO® realiza.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, mas sempre manteve como elemento central o tradicional pato branco. No Brasil a identidade visual primeiro perdeu a palavra “Purific” e ganhou um novo design. E mais recentemente adotou um visual moderno com o simpático pato branco em animação gráfica e grande destaque no logotipo. Além de uma tipografia de letra mais impactante.


A marca adota o nome pato em vários idiomas, como por exemplo, DUCK® para países de língua inglesa (além da Itália, Tailândia e Israel), CANARD® na França, WC ENTE CANARD® na Alemanha, WC EEND® na Holanda e YTEHOK® na Rússia. Em todos esses mercados o logotipo segue a arquitetura global da marca PATO®, só o que muda é o nome.


Os slogans 
Não é tão complicado. É só usar Pato®. 
Toilet cleaning isn’t Rocket Science. It’s Duck® Science. 
We, the people at Toilet Duck®, recommend Toilet Duck®. (1996) 
Cleaning the toilet is so easy with Duck®. 
Nothing fights dirt like Duck®. (anos de 1990) 
Cleans in places others can’t reach. (1989)


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Lançamento: 1981 
● Criador: Walter Düring 
● Sede mundial: Racine, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: SC Johnson & Son Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Herbert Fisk Johnson III 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Limpeza 
● Principais produtos: Desinfetantes e limpadores de banheiro 
● Concorrentes diretos: Harpic, Ajax, Pine-Sol, Clorox, CIF, Mr. Clean, Bref, Lysol e Domestos 
● Mascote: Duck 
● Ícones: O formato da embalagem 
● Slogan: Não é tão complicado. É só usar Pato®
● Website: www.linhapato.com.br 

A marca no mundo 
A marca PATO® comercializa uma completa linha de limpadores e desinfetantes de banheiros e vasos sanitários (versões líquida, gel e adesivo) em mais de 90 países ao redor do mundo, com forte presença de mercado no Reino Unido (onde é líder), Brasil, Alemanha, França, Austrália e México.

Você sabia? 
Desde 2009 a abordagem pioneira de divulgação de ingredientes da SC Johnson permite que o consumidor saiba exatamente o que os produtos PATO® contenham em sua formulação. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/7/2020

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