31.1.22

Banco24Horas


Bem, antes de tudo, saiba que ele é prático, rápido e seguro. Assim, é totalmente capaz de resolver pequenos (ou grandes) problemas, como o de precisar de um serviço bancário urgente. O Banco24Horas está presente na vida de 145 milhões de brasileiros. Por meio de suas soluções financeiras proporciona autonomia às pessoas, movimentando a economia local e nacional. Essas soluções promovem inclusão financeira, diversidade e liberdade de escolha. Por isso, sempre tem um Banco24Horas perto de você. 

A história 
A história começou no dia 22 de setembro de 1982 quando os antigos bancos Unibanco, Nacional e Bamerindus resolveram fundar a Tecnologia Bancária S.A. (conhecida como TecBan) como uma resposta à concorrência dos gigantes do setor, Banco do Brasil, Bradesco (conheça essa outra história aqui) e Itaú. Naquela época, apenas esses grandes bancos tinham capacidade técnica e financeira para montar grandes redes de atendimento automatizadas. Pouco depois, os primeiros caixas eletrônicos com a marca Banco24Horas foram instalados na cidade de Curitiba. Inicialmente ofereciam serviços básicos de autoatendimento aos correntistas, como por exemplo, saques, extratos e consultas de saldo. Com isso esses bancos ganharam um novo canal de contato com seus clientes, que passaram a ter mais opções à sua disposição.
   

Pode até parecer estranho, mas naquela época era preciso enfrentar a fila de atendimento dos bancos para realizar até a mais simples das operações como retirar um extrato ou verificar o saldo, por exemplo. Por isso, as facilidades que o Banco24Horas apresentou rapidamente tiveram grande aceitação. E foi o surgimento da rede de terminais avermelhados do Banco24Horas que iria popularizar o auto-atendimento bancário no Brasil. Em 1996, a marca inovou ao lançar o Seguro 1 Minuto, uma garantia de proteção para saques no Banco24Horas. Ainda nesse mesmo ano, o projeto Plano Verão instalou caixas eletrônicos temporários em cidades do litoral por todo o país. Nos anos seguintes, para não ficarem em desvantagem, outros bancos pequenos e médios também se uniram ao Banco24Horas e passaram a fazer parte do grupo de controle. Com isso, em 2004, a empresa já possuía três mil terminais de atendimento instalados dentro de shoppings, supermercados, lojas de conveniência e farmácias nas principais cidades brasileiras.
   

Mas a explosão de popularidade dos serviços prestados pelo Banco24Horas se deu a partir de 2006 quando clientes dos bancos Bradesco, Itaú e Banco do Brasil (conheça essa outra história aqui) começaram a poder utilizar os terminais da marca. Com mais milhões de brasileiros tendo acesso aos seus caixas eletrônicos, o Banco24Horas então começou a investir pesadamente na ampliação do número de terminais e nas cidades atendidas pelo país. Os gastos com equipamentos, aperfeiçoamento tecnológico e expansão para novas praças foram acelerados. Como resultado, no ano de 2009 já eram dez mil caixas eletrônicos espalhados por mais de 440 cidades. Nessa época, os terminais do Banco24Horas, que só ofereciam saques e consultas à saldos e extratos, começaram a se transformar em mini-agências bancárias ao fechar acordo com os bancos para expandir os serviços prestados, como transferências de recursos, pagamentos de contas, contratação de empréstimos e até financiamentos. Em 2011, o Banco24Horas foi o responsável pela implantação de dispositivos de segurança inéditos no país, como por exemplo, o tingimento e queima de cédulas em seus terminais, tentando assim evitar ataques e roubos de quadrilhas.
  

Em setembro de 2014, como forma de oferecer mais segurança e conveniência aos clientes durante a operação, o Banco24Horas se tornou a primeira rede de autoatendimento do mundo a desenvolver a solução de multibiometria (operações realizadas com toda a segurança e autorizadas pela leitura da palma da mão ou da impressão digital, sem precisar do cartão do banco). Hoje, 100% dos caixas eletrônicos do Banco24Horas possuem acesso aos serviços oferecidos por meio da multibiometria. Nos anos seguintes, o Banco24Horas soube aproveitar o movimento de consolidação no setor bancários que levou a uma redução no número de bancos e de agências, ampliando assim a instalação de seus terminais e expandindo ainda mais sua gama de serviços. Como por exemplo, em abril de 2018, quando a empresa lançou mais uma novidade: um aplicativo que localizava o caixa eletrônico mais próximo, identificava ainda o tipo do local em que estavam instalados (supermercados, postos de gasolina, shoppings) e informava o horário de funcionamento.
  

Em março de 2019, a cidade de Parnaíba (PI) recebeu o primeiro espaço Multibanco Banco24Horas do Brasil, criado para ampliar o atendimento à população e promover a inclusão financeira. Os espaços seguem um novo conceito de atendimento em um ambiente onde clientes de diferentes instituições podem ser atendidos com comodidade, conveniência e segurança. Nos anos seguintes novas cidades foram escolhidas para receber esses espaços, a partir de uma análise sobre as necessidades do acesso aos serviços financeiros, volume de transações nos caixas do Banco24Horas das regiões e distância de centros urbanos ou de capitais. Ainda este ano, o Banco24Horas lançou uma nova solução bancária para seus clientes, que poderiam realizar saque pelo celular nos novos caixas eletrônicos da rede, sem uso de cartão ou biometria. E não parou por aí. Em setembro, a empresa anunciou a construção de um sistema para bancos digitais terem acesso à rede de caixas eletrônicos Banco24Horas com redução de custos para operações bancárias, como saques. A ideia era que fintechs, bancos sociais e instituições de pagamento criassem uma conexão direta com o Banco24Horas. A empresa nesta nova fase queria mostrar que o Banco24Horas não se tratava apenas de uma rede de caixas bancários, mas sim de uma empresa de soluções financeiras.
   

A TecBan, gestora do Banco24Horas, também percebeu, em 2019, que existia a oportunidade de transformar seus equipamentos em canais de mídia e lançou uma solução inédita de mídia digital para comunicação com o público. A ideia era utilizar a capilaridade e a força de atendimento do Banco24Horas, com mais de 23 mil caixas eletrônicos espalhados em todos os estados brasileiros. O novo produto, batizado de Mídia Banco24Horas, funciona por meio de telas de LED posicionadas acima dos caixas eletrônicos, uma proposta inédita e totalmente diferenciada do que existe no mercado. O produto funcionaria com 17 horas de programação diária, das 6h às 23h. No primeiro ano de operação, o Mídia Banco24Horas exibiu mais de 480 campanhas, de setores variados, como varejo, educação, alimentação e telecomunicações. Passaram pelas telas dos caixas eletrônicos marcas como Coca-Cola (conheça essa outra história aqui), Sadia (saiba mais aqui), MRV e 99. Durante a pandemia, as telas também serviram para mensagens de orientação e conscientização sobre o Corona Vírus, veiculadas pelo Ministério da Saúde, por exemplo.
  

Em 2021, a cidade de Abaetetuba, no Pará, foi a primeira do Brasil a receber a nova solução móvel do Banco24Horas. A marca pretende ampliar o atendimento nas regiões Norte e Sul do país promovendo uma nova experiência com os caixas eletrônicos em estruturas modulares, que podem ser montadas e desmontadas conforme a necessidade de cada região, permitindo ainda agilidade na instalação e movimentação para atendimento em diversas situações emergenciais. A iniciativa complementa a solução móvel do Banco24Horas, que já possui um caminhão em circulação por todo o Brasil. Além disso, em parceria com o Itaú (conheça essa outra história aqui), lançou mais uma novidade que conecta o mundo físico e o digital para facilitar a vida dos brasileiros: o Moeda Estrangeira Banco24Horas, que permite fazer retiradas de Euro e Dólar nos principais aeroportos e shoppings do país, com toda a segurança e praticidade. Funciona assim: o cliente compra a moeda da sua preferência nos canais digitais da sua instituição financeira e retira o dinheiro nos caixas eletrônicos Moeda Estrangeira Banco24Horas, que são identificados pela cor cinza, e não vermelha como os terminais comuns da rede.
  

Mais recentemente, em janeiro de 2022, o Banco24Horas ampliou a sua cesta de serviços com o anúncio da venda de gifs cards para o iFood (conheça essa outra história aqui), Spotify, Uber (saiba mais aqui) e outras plataformas diretamente pelos caixas eletrônicos da empresa. A nova modalidade permite adquirir os cartões-presente com o pagamento feito diretamente pelo cartão de débito. Esta é mais uma opção de recarga pré-paga oferecida pelo Banco24Horas, que em junho de 2021, já havia lançado a opção para comprar saldo para celulares das principais operadoras do país utilizando cartão de débito. A modalidade também permite a recarga de planos de televisão pré-paga através dos terminais de autoatendimento do Banco24Horas. Mais um exemplo de como os caixas têm se transformado em pontos multisserviços.
  

O Banco24Horas também está investindo em caixas eletrônicos recicláveis, que permitem a estabelecimentos - prestadores de serviços, mas, sobretudo o varejo - coletar recursos ao longo do dia sem contato direto com cédulas e tendo crédito depositado direto em conta corrente. Outro investimento levou à implantação do primeiro caixa eletrônico com tecnologia 5G da América Latina.
   

Visionário, o Banco24Horas está em constante movimento, e na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e soluções avançadas que ajudam a garantir a inclusão financeira de todas as classes sociais e perfis de público, em todas as regiões do Brasil. Por isso, o amplo portfólio do Banco24Horas conta com soluções que possibilitam milhões de pessoas sacarem dinheiro de diversas maneiras, com ou sem cartão, via Código QR, por biometria ou até mesmo direto nos caixas dos estabelecimentos comerciais, além de permitir também depósitos, pagamentos entre outros 90 serviços financeiros. O Banco24Horas oferece também soluções business to business focadas em gerar valor para os mercados varejista e publicitário.
  

Comunicação bem humorada 
Se por qualquer motivo você precisar sacar dinheiro em espécie, é provável que lembre instantaneamente ou pergunte por um “Banco24Horas” nas redondezas. Agora, talvez você passe a fazer o mesmo com direito a uma música pegajosa na cabeça. Tudo graças ao icônico cantor Sidney Magal e à campanha do Banco24Horas, lançada em novembro de 2021 para estimular o uso de seus terminais.
   

No filme da campanha, Magal canta uma paródia de um de seus maiores sucessos, “Sandra Rosa Madalena”, no ritmo da canção original, a uma jovem que precisa tirar dinheiro para uma promoção em uma loja de rua. “Quero vê-la sorrir, quero vê-la sacar, porque aqui você saca em todo lugar. Quero vê-la sorrir, quero vê-la sacar, é seguro e tem 4 saques sem pagar”, diz a letra do clássico que virou jingle.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos. A mais recente aconteceu em 2021, quando a marca apresentou seu novo com mudanças sutis que passam despercebidas para quem não nota muitos detalhes. Mantendo as tradicionais e reconhecidas cores vermelha e branca, o logotipo adotou uma nova tipografia de letra, exibindo curvas que a tornam mais humana e transmitindo leveza e amigabilidade. O logotipo da marca pode ser aplicado em fundo vermelho ou branco.
   

Um dos principais ícones da marca Banco24Horas, os seus próprios terminais de autoatendimento, também evoluíram em termos de design ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Por você. (2021) 
Ser 24Horas é saber que dá para contar. Sempre. (2020) 
Tem sempre um pertinho de você. (2017) 
Pertinho de você. (2014)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1982 
● Criador: Unibanco, Nacional e Bamerindus 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Tecnologia Bancaria S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jaques Rosenzvaig 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Caixas eletrônicos: 24.000 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Saques, depósitos, pagamentos, transferências e recargas 
● Concorrentes diretos: Saque e Pague, PicPay e PIX 
● Ícones: A cor vermelha 
● Slogan: Por você. 

A marca no Brasil 
O Banco24Horas está presente na vida de 145 milhões de brasileiros oferecendo uma ampla gama de soluções financeiras (que englobam saques, extratos, depósitos, pagamentos, transferências e recargas de celulares, entre outros serviços) de mais de 150 instituições, incluindo bancos e fintechs. Com 2.1 bilhões de transações realizadas anualmente, o Banco24Horas é a 3ª maior do mundo e a maior rede independente global de autoatendimento em volume de saques e conta com mais de 24 mil caixas eletrônicos pelo país, promovendo inclusão financeira e desenvolvimento econômico em mais de 1.000 cidades. Com mais de 3.4 milhões de brasileiros usando o Banco24Horas todos os dias, a rede tem seus terminais instalados dentro de 15 mil estabelecimentos, como shoppings, supermercados, aeroportos, clubes, lojas de conveniência, padarias, farmácias e pequenos varejos. 

Você sabia? 
A relevância do Banco24Horas no dia a dia do Brasil fica evidente ao ser responsável por movimentar 5% do PIB. 
Atualmente a TecBan, proprietária do Banco24Horas, é controlada por Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander (conheça essa história aqui) e Caixa Econômica Federal, por ordem decrescente de participação no capital. 
Foi no dia 27 de junho de 1967 que o banco britânico Barclays se antecipou à concorrência e inaugurou o primeiro ATM, sigla pela qual o equipamento é internacionalmente conhecido e que significa “Automated Teller Machine” (ou “máquina de caixa automático”). Conta a história que uma multidão de ingleses curiosos foi até a agência de Enfield, no norte de Londres, para conferir a novidade projetada pela fabricante De La Rue. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Veja e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Gazeta do Povo, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/1/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/