17.3.22

SODA LIMONADA ANTARCTICA


Muito apreciado por sua refrescância, Soda Limonada Antarctica é um refrigerante leve e natural de sabor limão. E há mais de um século vem refrescando a vida de milhões de brasileiros com um sabor inconfundível que só a Soda Limonada Antarctica pode oferecer, fazendo parte do cotidiano dos consumidores por diversas gerações. 

A história 
Tudo começou quando a Companhia Antarctica Paulista, fundada no ano de 1885 como um abatedouro de suínos e uma fábrica de gelo, e que posteriormente, em 1888, passaria a produzir a cerveja Antarctica (conheça essa outra história aqui), resolveu lançar sua primeira marca de refrigerante. E o ingresso nesse novo mercado ocorreu, pois em 1911, a empresa havia lançado com certo sucesso o Club Soda Antarctica (nada mais que água carbonatada), base para a fabricação de refrigerantes. Com isso, no ano de 1912 foi lançado no mercado um refrigerante com sabor de limão. Inicialmente chamado de Soda Champagne (devido a suas borbulhas), pouco depois adotou o nome de Soda Limonada Antarctica e foi o embrião para o lançamento em 1921 de outro importante refrigerante da empresa, o Guaraná Antarctica (conheça essa história aqui).
  

Nas décadas seguintes, Soda Limonada Antarctica ganhou mercado e foi responsável por matar a sede de milhões de brasileiros em um clima tropical. A resfrescância de Soda Limonada Antarctica ganhou uma nova opção de consumo nos anos de 1950 com o lançamento da famosa versão Caçulinha, uma simpática garrafinha de vidro de 185 mililitros. A década de 1980 foi recheada de novidades. Primeiro, em 1981, foi lançada no mercado a Soda Limonada Antarctica em latas feitas com folhas de flandres. Com isso, a marca oferecia ao consumidor uma nova embalagem, além da tradicional e popular garrafa de vidro de 290 ml.
   

Pouco depois, nem com a chegada ao mercado da Sprite (conheça essa história completa aqui) em 1984, abalou a confiança dos consumidores na tradicional Soda Limonada Antarctica. Isto porque a marca resolveu investir em comunicação para barrar o crescimento da nova concorrente e lançou uma campanha que incluía um dos jingles mais icônicos da publicidade brasileira. Procurando um atributo criativo para se comunicar com os consumidores, a marca percebeu que seu grande diferencial estava justamente em seu nome. Valendo-se do ditado que menos é mais, surgia então o jingle “Soda, Limonada, Antarctica!” (assista ao comercial e ouça o jingle aqui). No final desta década, em 1989, a marca apresentou a primeira extensão em seu portfólio com o lançamento da Soda Limonada Antarctica na versão Diet, que mantinha a mesma fórmula sabor limão, mas sem conter açúcar em sua composição. O lançamento desse produto era uma resposta a crescente demanda por produtos mais saudáveis e com redução de calorias e açúcares.
  

A década de 1990 foi marcada pelo forte investimento na diversificação de embalagens, especialmente as garrafas PET (hoje em dia Soda Limonada Antarctica oferece essas embalagens em 200 ml, 600 ml, 1 litro e 2 litros). Em 1999, com a fusão da Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, o refrigerante passou a ser produzido pela AmBev, ganhando uma distribuição mais eficiente e ampla em todo território nacional. Pouco depois, em 2002, com o intuito de rejuvenescer toda a sua linha de refrigerantes, a AmBev apresentou o tradicional refrigerante de limão totalmente reformulado: novas embalagens, comunicação e até nome, que passou de “Soda Limonada Antarctica” para a “Soda Antarctica”.
  

Mais recentemente, em 2021, uma das marcas brasileiras mais tradicionais de refrigerantes, a centenária Soda Limonada Antarctica, resolveu ficar mais jovem - ao menos na comunicação. Lançando uma campanha publicitária pela primeira vez desde a longínqua década de 1980, a marca se inspirou no início da vida adulta e em seus dilemas para apresentar seu novo conceito: #QueSejaSoda. A campanha trazia uma linguagem de memes e para apresentar as novas embalagens, com muito grafismo para juntar imagens reais e animações, além de explorar bastante as cores clássicas do produto: o verde e o amarelo. Era o sabor inconfundível de sempre, com o incomparável toque do limão siciliano, em novas embalagens e comunicação.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por diversas alterações ao longo dos anos. Tendo como símbolo em sua identidade visual o limão (que representa o sabor do refrigerante), a marca sempre utilizou a cor verde em seu logotipo. Em 2002, o nome Soda Limonada Antarctica deu lugar a apenas “Soda Antarctica”. Além disso, o limão foi suprimido do logotipo, que ganhou uma tipografia de letra mais jovial e impactante. Em 2012, a marca voltou a utilizar seu nome original e apresentou um logotipo mais impactante, incluindo a volta da utilização da imagem de uma rodela de limão. Mas esse logotipo durou pouco. Isto porque, em 2015, a identidade visual da marca passou por mais uma remodelação: apesar de manter praticamente a mesma tipografia de letra, a palavra “limonada” foi novamente abolida e o logotipo passou a ostentar também a cor preta, bolhas e a rodela de limão com novo design e tamanho menor. Em 2021, a marca passou por uma profunda reformulação em sua identidade visual: voltou assinar “Soda Limonada” colocando o nome Antarctica mais acima. O novo design também deixa o “pesado” da cor preta de lado e, passou a utilizar tons mais suaves de verde. A tipografia ficou mais limpa, destacando, “Soda Limonada”. E um ícone de limão totalmente estilizado e novo voltou a compor a identidade visual, bem como, o ano de criação do refrigerante (“Desde 1912”).
  

A atual identidade visual da marca pode ser aplicada com o tradicional fundo verde ou somente no branco, como mostra a imagem abaixo.
  

As latas do tradicional refrigerante também evoluíram para acompanhar as mudanças em sua identidade visual.
  

Os slogans 
Que seja Soda. (2021) 
Sede é Soda. 
O sabor de um clássico. (2015) 
O melhor do limão. (1986) 
Soda limonada? Só da Antarctica. 
A estrela das sodas. (1912)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1912 
● Criador: Cia. Antarctica Paulista 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: AmBev S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Jean Jereissati 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de limão 
● Concorrentes diretos: Sprite, H2OH!, Fanta, Itubaína, Schweppes Citrus, FYs, Viva Schin e Dolly 
● Ícones: A cor verde 
● Slogan: Que seja Soda. 

A marca no Brasil 
Uma das líderes do mercado brasileiro no segmento de refrigerantes de limão, a tradicional Soda Limonada Antarctica é comercializada em todo território nacional. 

Você sabia? 
Soda Limonada Antarctica é produzida a partir de uma fórmula exclusiva, composta basicamente de água gaseificada e sucos de frutos naturais. Atualmente o refrigerante possui 2.5% de suco natural em sua composição. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/3/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

2 comentários:

Domingues disse...

Pura nostalgia.

Anônimo disse...

Infelizmente não é o mesmo sabor, jamais!