Doces, saborosas e indulgentes. Além é claro de serem irresistíveis. Pequenos cubinhos com intensos sabores de frutas para estimular milhões de consumidores ao redor do mundo a dizerem sim para os doces momentos da rotina. E tudo com a originalidade e todo sabor que só FRUIT-TELLA oferece. Por isso, as deliciosas e macias balas da FRUIT-TELLA são um bom motivo para uma pausa no cotidiano, tornando o dia muito mais doce e divertido.
A história
A doce história da marca remonta ao ano de 1930, quando os irmãos Pierre e Michael Van Melle, em busca de inspiração para desenvolver o seu negócio de confeitaria e querendo ampliar seu portfólio de produto, partiram em uma viagem pela Europa em busca de novas receitas. Foi então que eles descobriram e compraram os direitos de uma receita para balas macias e mastigáveis de um fabricante local da cidade polonesa de Cracóvia. Ao retornarem para a Holanda, eles lançaram em 1931 balas mastigáveis em cubinho nos sabores de populares frutas da época, entre as quais morango (que se tornaria o mais tradicional e vendido da marca), laranja, limão, entre outras. Os irmãos resolveram batizar seu novo produto com o nome de FRUIT-TELLA’S (escrito inicialmente assim), derivado das palavras “Fruit” que significa “Fruta” e “Tella”, um termo holandês para “mascar massa”.
A marca foi posicionada com a proposta de ser um docinho para comer assistindo aos filmes, já que naquela época o cinema ganhava cada vez mais popularidade. Já as crianças holandesas adoraram as doces novidades e rapidamente as pequenas balas em cubinho passaram a serem conhecidas como “square sweet”, em tradução livre “doce quadrado”. Nos anos seguintes, a variedade de sabores e embalagens foi ampliada para atender a demanda dos consumidores. Para atender a crescente demanda, em 1949 uma nova fábrica foi construída e a marca começou a ser exportada para outros países europeus, como Bélgica e Alemanha. Em 1953 surgiu um dos ícones atemporais da marca: a embalagem exclusiva Square Stick, no formato de bastão quadrado com algumas balas individualmente embaladas. Antes disso, as balas geralmente eram vendidas separadamente (por unidade). Nessa época, apesar da recuperação econômica após o fim da Segunda Guerra Mundial estar a todo vapor, a inovadora embalagem de FRUIT-TELLA foi responsável pelo crescimento no volume de vendas e distribuição do produto.
A marca deu continuidade a sua internacionalização em 1957 com o lançamento de suas balas no Reino Unido. FRUIT-TELLA anunciou sua chegada aos britânicos com o slogan “Hey Fellas, Fruittella’s”, em cartazes espalhados pelas estações de metrô de Londres. Somente no ano de 1959 foi lançada a primeira campanha publicitária da marca na Holanda. As deliciosas balas com sabores de frutas foram lançadas no mercado brasileiro em 1970, e se tornaram rapidamente uma das mais consumidas do país, principalmente entre a garotada. No final desta década, em 1979, uma campanha criativa e bem-humorada lançada no mercado holandês brincava com a tradicional embalagem da marca dizendo: “O único bastão (rolo) que não pode rolar”. Em 1987, FRUIT-TELLA remodelou seu visual, com cada bastão de sabor desfrutando de sua própria cor de fundo, para melhor identificação dos consumidores. Pouco depois, em 1989, FRUIT-TELLA lançou uma campanha repleta de bom-humor no Reino Unido, que parodiava a música “I’m Too Sexy” do Right Said Fred e apresentava o criativo slogan Too Juicy by Far.
Em 1992, as tradicionais balinhas voltaram as suas raízes (afinal foi onde tudo começou) e foram lançadas na Polônia com a tradicional embalagem no formato Square Stick. Ainda em 1992 FRUIT-TELLA foi lançada no mercado russo. Em 2001, a marca adicionou uma grande inovação a sua linha de produto com o lançamento da FRUIT-TELLA SWIRL, uma versão de bala dura com mix de leite. Outra inovação foi o lançamento de uma linha de balas de goma. Em foi neste mesmo ano, que a empresa holandesa Van Melle foi adquirida pela italiana Perfetti, dando origem a Perfetti Van Melle (conheça essa história aqui). Com isso FRUIT-TELLA passou a fazer parte de um portfólio delicioso, que hoje em dia inclui as balas e pastilhas Mentos (saiba essa outra história aqui) e os irresistíveis pirulitos Chupa-Chups (conheça mais dessa delícia aqui).
Em 2007, as receitas das balas foram cuidadosamente adaptadas para usar apenas corantes naturais, sabores e suco de frutas reais para oferecer aos consumidores um sabor ainda mais frutado. E no ano 2008, para comunicar justamente essa novidade, a marca lançou uma enorme campanha com o slogan “Flavours from Nature” (algo como “SABORES DA NATUREZA”). Em 2010, a marca inovou mais uma vez ao lançar a linha FRUIT-TELA 2Fruity, que oferecia dois sabores em uma mesma bala mastigável (Morango & Banana, Blackcurrent & Apple e Raspberry & Peach). Pouco depois, em 2011, como forma de facilitar a identificação de seus sabores favoritos, FRUIT-TELLA lançou a embalagem sortida de suas balas de frutas nas cores do arco-íris. Além disso, a marca lançou uma linha de balas gelatinosas com sabores de frutas nos formatos de animais, garrafinhas, carinhas, números e até criaturas marinhas.
As inovações em seu portfólio continuaram em 2013 com o lançamento no mercado britânico da FRUIT-TELLA MAGICS, balas de frutas que mudam de sabor à medida que são mastigadas. Em resposta aos consumidores que estavam cada vez mais tentando ingerir menos açúcar, em 2016 a marca resolveu dar aos seus consumidores mais opções no segmento ao lançar uma variedade de balas com baixo teor de açúcar. Com isso, surgiram a linha FRUIT-TELLA 30% LESS SUGAR, nos sabores morango e frutas tropicais; além das balas de gomas e de geleias de frutas sem açúcar, adoçadas com Stevia. E pouco depois, também no mercado britânico, a marca lançou em 2018 suas primeiras balas duras totalmente sem açúcar (chamadas por lá de FRUIT-TELLA FRUIT DROPS).
Em 2019, após assistir a enorme demanda por doces veganos por parte de milhões de consumidores, a marca anunciou o lançamento de uma nova linha de balas sem gelatina em sua composição. Essa nova linha apresentava duas opções: Fruit-tella Koalas (balas em forma de simpáticos coalas em uma mistura de sabores, incluindo limão, abacaxi e framboesa) e Fruit-tella Sour Snakes (balinhas em formato de cobras nos sabores tropicais, limão, maçã e framboesa), que eram feitas com suco de frutas de verdade e corante natural. Mais recentemente a marca retomou sua internacionalização ao ingressar no mercado americano (2020), primeiramente com a linha FRUIT-TELLA SOFT GUMMIES (balas de geleias de frutas - sem gelatina - no formato de frutinhas animadas), neozelandês e australiano, ambos em 2021.
Já no Brasil, um dos mercados mais importantes e prioritários da marca no mundo, na última década FRUIT-TELLA investiu em marketing e no lançamento de novas embalagens, novas linhas e produtos inovadores, como por exemplo, FRUIT-TELLA CRUNCHIES (2014), uma deliciosa bala com uma casquinha dura e recheio mastigável, nos sabores framboesa, maçã-verde, laranja e morango; as balas duras no novo sabor Coffe & Caramel Mix, que possuía dois sabores no mesmo pacote (2014); as balas mastigáveis no sabor de iogurte grego (2015); o sabor doce de leite argentino (2016), criado especialmente para o consumidor brasileiro; FRUIT-TELLA GELATO (2017), bala dura que trazia como novidade um frescor para o sabor de creme de sorvete italiano com frutas vermelhas, e que contava com um ingrediente que proporciona a sensação de gelar a boca; e FRUIT-TELLA LIFE (2018), a primeira versão da bala dura sem açúcar e nos clássicos sabores creme com morango e caramelo, além do novo café espresso.
Além disso, em 2021, FRUIT-TELLA lançou no mercado brasileiro a embalagem bag (saquinho) de 92 gramas, com em média, 23 unidades, disponível nos sabores Morango e Fruit Mix, este último com balas sortidas de morango, laranja e limão. As novas embalagens são voltadas para uma ocasião de consumo especial, que diferente dos sticks, envolve maiores quantidades e a proposta de compartilhamento. Entre as mais recentes novidades da marca para o mercado brasileiro estão: o sabor Framboesa e Creme para a linha de balas duras (2021); a primeira bala mastigável com sementes de chia no sabor inconfundível de ingrediente repleto de funcionalidades, no sabor de mirtilo; e a FRUIT-TELLA HERBS, uma nova linha sem açúcar que combina a refrescância e a doçura das frutas com a leveza das ervas, e que ainda contém vitamina C, nos sabores Limão & Ervas e Cranberry & Ervas, ambas lançadas em 2022.
As irresistíveis FRUIT-TELLA oferecem - dependendo do mercado - deliciosos sabores de frutas como Morango (o mais vendido e popular da marca), Framboesa, Maçã, Maçã Verde, Banana, Limão, Laranja, Lima, Toranja Rosa, Amora, Pera, Pêssego, Blackcurrant, Blueberry (mirtilo), Summer Fruits (laranja, limão e morango), entre outros. Existem também os sabores especiais como Caramelo, Iogurte Grego e Café. Além disso, FRUIT-TELLA oferece hoje várias linhas de balas, como mastigáveis, duras, de gelatina, de geleia de fruta, recheadas, entre outras. Quanto aos formatos, além do tradicional cubinho, tem balas redondas, achatadas e em diversos formatos (animais como cobras, coalas, hipopótamos e urso polar).
E suas balas são saudáveis, afinal a linha mastigável da FRUIT-TELLA tem como característica principal o uso de extrato e suco de frutas em sua composição é enriquecida com Vitamina C, utiliza somente corantes naturais e não tem glúten.
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Inicialmente batizada de FRUIT-TELLA’S, a primeira modificação mais radical em sua identidade visual aconteceria na década de 1950, quando o logotipo passou a ostentar o nome FRUIT-TELA em uma nova tipografia de letra, que poderia ser aplicada nas cores, azul, verde ou preta. E foi somente em 1974 que o logotipo adotaria a característica cor vermelha (tão associada a marca). Outra modificação significativa ocorreu em 2002, quando o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra e o hífen de separação do nome da marca foi substituído por duas folhinhas. Em 2016, a marca remodelou novamente seu logotipo e apresentou uma nova tipografia de letra, adotou um tom de vermelho um pouco mais escuro, adicionou pequenos efeitos de sombra e contornos (criando um efeito 3D) e as duas folhinhas foram substituídas por uma só (com um novo design). Esse logotipo passou por uma modernização em 2020, quando se tornou mais simples e chapado, perdendo os efeitos.
The Power of Yes! (2018)
You can tella it’s Fruit-tella. (2014)
Flavours from Nature. (2008)
Too Juicy by Far. (1989)
Hey Fellas, Fruit-tella’s. (1957)
Deixe a magia acontecer. (2021, Brasil)
Pequenos Grandes Momentos. (2018, Brasil)
O poder do sim! (2018, Brasil)
Fruit-tella, gostoso como ter amigos. (2017, Brasil)
Na medida pra você. (2016, Brasil)
Doce na medida certa. (2010, Brasil)
Um Exagero de Prazer. (2010, Brasil)
● Origem: Holanda
● Lançamento: 1931
● Criador: Pierre e Michael Van Melle
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda
● Proprietário da marca: Perfetti Van Melle Group B.V.
● Capital aberto: Não
● CEO: Sameer Suneja
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Doces
● Principais produtos: Balas duras e mastigáveis
● Concorrentes diretos: Sugus, Starburst, Skittles, Haribo, Maoam, Fini, Trolli, Jelly Belly, Icekiss, Juquinha, 7 Belo, Balas Chita e Florestal
● Ícones: O formato quadrado das balas
● Slogan: The Power of Yes!
● Website: www.fruittella.com.br
A marca no mundo
A FRUIT-TELLA, que pertence a Perfetti Van Melle, comercializa suas deliciosas linhas de produtos (balas mastigáveis, duras, gomas e gelatinosas) em aproximadamente 20 países ao redor do mundo, com forte presença na Holanda, Reino Unido, Polônia, Alemanha, Itália, Bélgica, África do Sul e Brasil. Por dia, somente no Brasil, são vendidas mais de 23 mil balas da marca.
Você sabia?
● Nem todos os lançamentos de FRUIT-TELLA foram um sucesso. Por exemplo, em 2007, a marca lançou uma bala recheada de chocolate. Mas o chocolate tinha uma textura estranhamente dura em comparação com a tradicional maciez da bala, o que desagradou ao público, e não durou muito tempo no mercado.
● De acordo com a empresa, se juntássemos em uma linha todas as FRUIT-TELLA produzidas em uma semana, isso corresponderia a mais de 1.400 km.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 23/6/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Um comentário:
Espetaculares. Bom De+++++
Postar um comentário