26.10.24

MACRON


Um esforço constante para construir uma comunidade que compartilhe sua paixão pelo esporte verdadeiro. Dar suporte a atletas - quer sejam amadores ou profissionais - em seus esforços para se tornarem seus próprios heróis dentro e fora do campo. Essa é a missão da marca italiana MACRON, cujo icônico logotipo - formado por uma cunha e um quadrado estilizando um homem exultante - cada vez mais pode ser visto estampado nos uniformes de diversas equipes profissionais de futebol, basquete ou rúgbi. 

A história 
As origens da marca datam do ano de 1971 quando o empresário Cesare Tugnoli fundou uma pequena empresa em Valsamoggia, nos arredores da cidade de Bolonha, para distribuir no território italiano equipamentos de beisebol da MacGregor USA e de outras marcas americanas. Esta fase fundamental marcou o compromisso da empresa em oferecer e distribuir artigos esportivos de alta qualidade para o mercado italiano. Pouco depois, em 1974, a empresa adquiriu a Record Sports e, paralelamente à distribuição de equipamentos esportivos, passou a produzir vestuários para beisebol, basquete, vôlei e futebol para grandes marcas esportivas como Adidas (conheça essa história aqui), Nike (saiba mais aqui), Spalding (saiba mais aqui), Reebok (conheça essa história aqui) e Champion. Com o objetivo de focar em esportes coletivos de grande alcance, em 1991 a empresa iniciou a produção de réplicas de uniformes das equipes da NBA para toda a Europa em nome da marca Champion (conheça essa outra história aqui).
   

Em 1994 a empresa se mudou para Crespellano onde em 1997 também iniciou a produção de vestuário de futebol com a marca própria MACRON. O nome vem do prefixo grego “μακρο-“ (makro-) que significa “grande”, que foi então modificado para “Macron” para ser o oposto de “micron”, uma unidade de comprimento para medir algo pequeno. Um novo movimento estratégico e ousado aconteceu em 2001 e iria mudar radicalmente a história da MACRON ao assinar o primeiro contrato de fornecimento de vestuário e equipamento para o tradicional clube de futebol do Bologna FC, marcando o início de seu amplo envolvimento com esse esporte, em um vínculo que se estende até os dias de hoje. Com seu nome e símbolo estampado em um clube tão tradicional do futebol italiano, a MACRON começaria a ganhar visibilidade amplificada no continente europeu.
  

Em 2004, Francesco Bormioli, um dos herdeiros de uma dinastia italiana do segmento de vidro, assumiu o comando da empresa. Começava então a transformação da MACRON, mesmo que de forma mais tímida, em um marca global no segmento esportivo. O mercado interno, dominado por grandes marcas esportivas e marcas locais históricas - como Kappa (saiba mais aqui) e Errea -. forçou a MACRON a encontrar novas estratégias de crescimento fora da Itália. Com isso, em 2005, a marca assinou o primeiro contrato para fornecimento de uniformes para um clube estrangeiro de futebol, o Swansea City, do País de Gales. A MACRON também se expandiu para os Estados Unidos, Canadá, Austrália e até Oriente Médio. Em 2007 a marca italiana ampliou sua oferta esportiva para incluir vestuários e equipamentos para rúgbi e handebol. Em 2009 a MACRON tornou-se patrocinadora técnica do time de futebol do Napoli, um dos mais populares da Itália e com grande base de fãs pelo mundo afora.
  

Apesar de sua expansão internacional, a Itália continuou sendo o ambiente perfeito para lançar inovações, aumentar o crescimento e reforçar a imagem da marca. Analisando os bons resultados alcançados na Itália e no exterior, graças à alta tecnologia empregada em seus produtos e sua presença em uma variedade de esportes populares, a MACRON considerou como nova estratégia de marketing a oportunidade de ingressar no segmento de varejo ao inaugurar em 2010 sua primeira loja própria na cidade do Porto, onde era possível encontrar todas as suas linhas de produtos (de uniformes a acessórios, de merchandising a roupas de lazer), aproximando assim os torcedores de seus times favoritos de rúgbi, handebol, vôlei, basquete, beisebol e futebol. A ideia de criar um espaço monomarca foi replicada também no ambiente online para proporcionar aos consumidores a possibilidade de encontrar todos os produtos dentro de um site exclusivo. Após a abertura de sua primeira loja própria, a MACRON desenvolveu uma rede ampla, para reforçar a presença da marca em vários países.
  

Além da inovação em relação aos canais de distribuição, em 2012 a MACRON buscou a oportunidade de expandir seu portfólio, ingressando em uma nova categoria, seguindo a tendência crescente de roupas casuais projetadas para serem usadas tanto para exercícios quanto para uso geral. Era o surgimento da coleção Athleisure, que mantinha a herança do sportswear da MACRON com um toque fashion. Paralelamente ao lançamento de novos produtos, a MACRON sustentou sua presença no segmento de uniformes esportivos com novos contratos de fornecimento (como o time da Lazio) e, em 2013 vestiu pela primeira vez uma seleção nacional, ao fornecer uniformes para a tradicional seleção escocesa de rúgbi, com a qual participou dois anos depois, pela primeira vez, de uma competição mundial.
   

A influência da MACRON continuou a se expandir e, em 2014, a marca italiana garantir o naming rights do estádio do clube inglês de futebol do Bolton Wanderers (anteriormente denominado Reebok Stadium) batizando-o de Macron Stadium, nome que permaneceu em vigor até 2018. Esse movimento simbolizou a crescente proeminência da MACRON na indústria global de artigos esportivos. Em 2015 avançou no fornecimento de uniformes e equipamentos esportivos de futebol ao assinar o primeiro contrato de fornecimento com uma seleção nacional (Albânia). Além disso, a marca lançou uma nova linha de produtos para a prática de corridas (batizada de RUN & TRAIN), ingressando assim em mais um segmento esportivo.
   

A rápida ascensão da MACRON, especialmente no segmento de uniformes para equipes, atingiu seu ápice em 2018, quando a UEFA escolheu a marca italiana como sua parceira oficial para o fornecimento de vestuário e equipamentos de seleções nacionais menores de futebol, como Andorra, Armênia, Bielorússia, Chipre, Ilhas Faroe, Liechtenstein, Luxemburgo e San Marino. Em 2019 a UEFA ampliou seu relacionamento com a MACRON ao assinar contrato de fornecimento de uniformes para as equipes de arbitragem nas competições europeias, até então um reinado indiscutível da alemã Adidas. Com isso, a MACRON passou a estampar sua marca nos uniformes dos árbitros para importantes competições de futebol do continente europeu, como a Liga dos Campeões, Liga Europa, Eurocopa e Liga das Nações. Além disso, o número de patrocínios para o fornecimento de uniformes e equipamentos atingiu mais de 60 clubes profissionais, cobrindo 28 países na Europa e 7 países no exterior.
  

O alto investimento no segmento de varejo pode ser visto em 2019, quando a MACRON possuía um total de 139 lojas próprias, localizadas em países como Itália, França, Reino Unido, Espanha, Holanda, Portugal, Finlândia, Noruega, Grécia, Lituânia e Canadá. Mais recentemente, em 2021, a MACRON ingressou em um novo segmento esportivo ao lançar uma completa linha de raquetes e vestuários técnicos para a prática do padel, uma mistura do tênis com o squash. Pouco depois, em 2022, a MACRON assinou contrato com a World Rugby - a entidade máxima do rúgbi - para ser fornecedora oficial de uniformes dos árbitros para suas competições oficiais. Além disso, a marca italiana lançou um novo tecido - conhecido como EcoSoftlock - produzido usando fio TopGreen, que é fabricado com plástico PET 100% reciclado.
  

Atualmente a MACRON é fornecedora oficial de uniformes e equipamentos para tradicionais equipes de futebol como Bologna FC, Udinese, Sampdoria, Osasuna, Real Sociedad, Levante, Nantes, Auxerre, Austria Wien, FC Basel, West Bromwich, Stoke City, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers e Crystal Palace; além das seleções nacionais da Albânia, Bulgária, Geórgia e Eslováquia.
      

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original era formado por um "M" maiúsculo em formato de diamante. O fundo era azul com um emblema vermelho e branco, representando o esquema de cores que durante anos ficou associado à marca. A primeira remodelação ocorreu em 2001 e apresentou o símbolo batizado de MACRON HERO, que representa uma figura humana estilizada externando a alegria sentida no final de um desafio ou a conquista de uma meta. Pouco depois, em 2004, o logotipo foi modernizado e apresentou o nome da marca em nova tipografia de letra com a letra “o” em vermelho com o Macron Hero - em novo design - inserido dentro. Além disso, ostentava a frase “Italian Technical Sportswear” logo abaixo do nome. Em 2012 o logotipo faz uma transição para um design preto monocromático, o símbolo é diminuído, além de apresentar uma nova frase abaixo do nome, “Technical Sportswear”. Após ser simplificado em 2016 e adotar uma uma nova tipografia de letra (mais arredondada), o logotipo foi modernizado em 2018 e apresentou um novo design para o Macron Hero, com uma imagem elegante e contemporânea, refletindo tendências modernas de branding.
  

O logotipo da MACRON pode ser aplicado de diferentes maneiras, como mostra a imagem abaixo.
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1971 
● Fundador: Cesare Tugnoli 
● Sede mundial: Valsamoggia, Bolonha, Itália 
● Proprietário da marca: Macron S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Gianluca Pavanello 
● Faturamento: €196.6 milhões (2023) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 167 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 370 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Puma, Umbro, Lotto, Kappa, Joma, Errea, Givova, Fila, Castore, New Balance, Reebok, Kelme e Mitre 
● Ícones: Macron Hero 
● Slogan: Work Hard, Play Harder. 
● Website: www.macron.com 

A marca no mundo 
Atualmente a MACRON, terceiro fornecedor esportivo mais importante do futebol europeu, com mais de 13 milhões de peças vendidas por ano, oferece uma completa linha de vestuários e equipamentos esportivos (para futebol, basquete, beisebol, rúgbi, handebol, futsal e vôlei) em mais de 90 países ao redor do mundo. Com faturamento anual próximo de €200 milhões, dos quais 71% gerados no exterior, a marca possui 167 lojas próprias - batizadas de MACRON STORES - e seus produtos podem ser encontrados através de comércios eletrônicos e em mais de 850 grandes varejistas esportivos. A marca italiana é fornecedora oficial de vestuário para mais de 90 clubes e seleções profissionais, especialmente de futebol, rúgbi e basquete. 


Você sabia? 
O principal símbolo da marca - Macron Hero ou Herói Macron - representa o espírito de luta, a paixão e a determinação para atingir um objetivo. 
As quatro linhas de produtos da marca combinadas abrangem mais de 10.000 itens, variando de camisas, moletons e agasalhos até meias e roupas íntimas, além de bolsas esportivas, bolas e acessórios.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 26/10/2024 

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