22.5.06

HILTON HOTELS & RESORTS


Experimente ao menos uma vez na vida entrar por um de seus suntuosos halls, ser mimado por seus serviços únicos, tomar um banho e deitar em suas acolhedoras camas, e verá que os hotéis HILTON são muito mais do que um simples lugar para se hospedar. Qualquer viajante experiente ou executivo sabe que lá é o lugar para relaxar, fechar grandes negócios e curtir momentos inesquecíveis. 

A história 
A história do que viria a se tornar um império no ramo hoteleiro começou quando Conrad Nicholson Hilton comprou em 1919 seu primeiro hotel, chamado The Mobley, na pequena cidade de Cisco, localizada no árido estado do Texas. O hotel de apenas 40 quartos custou cerca de US$ 40 mil e cobrava diárias entre US$ 1 e US$ 2.50. Nos anos seguintes, ele comprou outros hotéis no estado do Texas. Embora os negócios fossem bem, o Sr. Hilton tinha ambições maiores. E isto aconteceu quando o primeiro hotel a levar a marca HILTON foi inaugurado na cidade de Dallas no dia 2 de agosto de 1925 com o nome de DALLAS HILTON e possuía 325 quartos. Como o ar-condicionado ainda não tinha sido inventado, elevadores, rampas para a lavanderia, tubos de ventilação e outras instalações operacionais foram colocadas na ala oeste do edifício, assim, nenhum quarto ficava voltado para o sol do oeste. Era o começo de uma das redes hoteleiras mais famosas e poderosas do mundo. Dois anos depois, o hotel WACO HILTON foi o primeiro a oferecer água corrente fria e ar-condicionado nas áreas comuns.


Em 1929 a rede já contava com sete hotéis. O primeiro hotel operado pelo grupo fora do estado do Texas foi o The Sir Frabcis Drake, na cidade californiana de San Francisco no ano de 1938. Pouco depois, em 1943, HILTON transformou-se no primeiro hotel com presença de costa a costa nos Estados Unidos com a aquisição dos hotéis The Roosevelt (que em 1947 se tornaria o primeiro a instalar televisões nos quartos) e The Plaza na cidade de Nova York. Nesta época, a diária dos hotéis da rede custava míseros US$ 20 em média.


Depois do término da Segunda Guerra Mundial a rede começou uma forte expansão: em 1945 adquiriu aquele que era o maior hotel da sua época, o Stevens, que passou a chamar-se Chicago Hilton and Tower; em 1949 arrendou um dos mais famosos hotéis de todos os tempos, o Waldorf-Astoria, fundado pelo lendário William Waldorf Astor, e comprado definitivamente em 1977 por US$ 35 milhões; inaugurou seu primeiro hotel fora dos Estados Unidos, o CARIBE HILTON HOTEL na cidade de San Juan em Porto Rico em 1949; inaugurou o primeiro HILTON na Europa em 1953 na cidade de Madri com o nome de The Castellana Hilton; inaugurou o The Nile Hilton na cidade do Cairo, primeiro hotel da rede localizado no continente africano; acelerou ainda mais a expansão da marca ao iniciar, em 1965, o sistema de franquias dentro dos Estados Unidos; inaugurou o primeiro hotel da rede na Austrália (The Perth Parmelia Hilton); em 1969 foi a primeira rede de hotéis a ingressar na fechada indústria dos cassinos com os hotéis Las Vegas Hilton e Flamingo Hilton, ambos localizados em Las Vegas; inaugurou, em 1970, o primeiro hotel da rede na Ásia (The Hilton Singapore); e abriu a primeira unidade na América Latina (The Hilton Caracas) localizado na Venezuela, também em 1970.


O lendário Conrad Hilton morreu no dia 3 de janeiro de 1979 aos 91 anos de idade, deixando para seus familiares uma rede de hotéis que se transformou em um ícone da indústria de hospedagem. Nos anos seguintes a marca continuou sua expansão internacional e padronizou seus serviços, sempre com lato padrão de hospedagem. Em 1995 a empresa lançou seu site na internet, proporcionando aos usuários reservas, cotações e outras facilidades de forma simples e rápida. Pouco depois, em 1999, a empresa adquiriu a Promus Hotel Corporation, proprietária das redes Doubletree, Red Lion (que não faz mais parte do grupo), Embassy Suites, Hampton Inn e Homewood Suites. Nos anos seguintes, de forma criteriosa e extremamente selecionada, a rede inaugurou hotéis nas principais cidades e destinos turísticos do mundo. Em 2009, a empresa se expandiu para 76 países, tornando-se a maior marca de hotéis de serviço completo do mundo. A empresa também lançou o LightStay™, sistema de medição que serve como um padrão da marca em todo o portfólio de hotéis para calcular o desempenho de sustentabilidade em todo o mundo.


Além disso, introduziu um programa de reformas de seus hotéis, que faziam parte de uma iniciativa global contínua da rede para modernizar suas instalações e acomodações sempre tendo como objetivo superar as expectativas dos hóspedes em estilo, opções, conveniência e conforto. A satisfação do cliente é uma prioridade para a marca HILTON, e esse revigoramento contínuo ajuda a garantir experiências uniformes e excepcionais para seus hóspedes. Hoje em dia, uma das vedetes de seus hotéis é a cama Hilton Serenity Collection que possui colchão com pillowtop, mantas acolchoadas de plumas, roupas de cama refinadas (que incluem os exclusivos lençóis Suite Dreams) e travesseiros hipoalergênicos de penas/plumas com fronhas de 250 fios. A empresa também criou o Hilton Worldwide Performance Advantage, um sistema integrado de soluções inovadoras e tecnologias avançadas que trabalham juntas para impulsionar cada vez mais negócios e manter os preços baixos, sem comprometer a qualidade. Juntos, estes sete serviços proporcionam acesso às ferramentas e tecnologias mais recentes, estratégias avançadas e aos profissionais mais capacitados do setor para criar uma vantagem competitiva insuperável.


A rede de hotéis HILTON aderiu à filosofia do seu fundador, Conrad Hilton, cuja máxima é: sempre foi, e continua a ser, sua responsabilidade, preencher a Terra com a luz e o calor da hospitalidade. A empresa dá nome à sua exclusiva marca de serviços, que fez dela a mais famosa e mais altamente respeitada empresa hoteleira: be hospitable® (em tradução, ser hospitaleira). Essa filosofia é compartilhada por todos os hotéis da rede e serve de inspiração para sua mensagem de gentileza e generosidade. A marca HILTON destaca-se como líder global de estilo e inovação em hotelaria. Com mais de nove décadas de experiência, continua sendo sinônimo de hotel pela abordagem inovadora em produtos, comodidades e serviço. Tudo para ajudar a tornar mais fácil viajar com design inteligente, conceitos inovadores de restaurante, hospitalidade autêntica e compromisso com a comunidade global.


A linha do tempo 
1955 
Criação do primeiro escritório central de reservas, chamado HILCRON. Reservas podiam ser feitas em qualquer hotel da rede por telefone ou telegrama. 
Lançamento de um programa para levar o ar-condicionado a todos os hotéis da rede. 
Inauguração do HILTON ISTANBUL, o primeiro hotel moderno construído inteiramente na Europa após a Segunda Guerra Mundial. A propriedade histórica ganhou seu próprio código postal e selo. 
1958 
Lançamento do CARTE BLANCHE, o cartão de crédito, viagens e entretenimento pertencente à rede. 
1964 
Criação do HILTON INTERNATIONAL uma divisão para administrar seus hotéis fora dos Estados Unidos. 
1965 
Lançamento de uma categoria de hotel mais barata chamada HILTON INN, na tentativa de ingressar em um novo segmento para hospedar pessoas de poder aquisitivo mais baixo. 
Lançamento da LADY HILTON, primeiro hotel conceito planejado exclusivamente para viajantes do sexo feminino. Nesta época, alguns hotéis da rede já dispunham de quartos e andares só para mulheres, e ofereciam amenidades especiais sob medida para elas. 
1973 
Introdução do HILTRON, o mais sofisticado sistema computadorizado de reservas da época. Seu desenvolvimento através dos anos culminou com o lançamento em 1999 do HILSTAR, a nova geração desse sistema. 
1982 
Lançamento da rede CONRAD HILTON, hotéis de luxo do grupo, com a inauguração do sofisticado hotel-cassino de 609 quartos na cidade de Queensland, localizada na bela região da Costa Dourada na Austrália. Hoje em dia 23 hotéis estão localizados em destino exóticos da África, Ásia, Europa e Américas. Atualmente esta exclusiva rede se chama CONRAD HOTEL & RESORTS e utiliza o slogan “The Luxury of Being Yourself”
1987 
Lançamento do HILTON HHONORS, um programa de vantagens e fidelidade para hóspedes frequentes que acumula pontos em hotéis da rede e milhagem em companhias aéreas afiliadas. Atualmente o programa tem aproximadamente 51 milhões de membros. 
1989 
Inauguração da primeira unidade do HOMEWOOD SUITES by HILTON, localizada na cidade de Omaha, estado do Oklahoma. Os hotéis da rede só oferecem suítes, de estilo residencial, para viajantes que procuram uma experiência de casa longe de casa. Oferece uma espaçosa sala de estar, cozinha com geladeira de tamanho normal e várias comodidades gratuitas como acesso à internet, café da manhã quente diário e jantar quase todos os dias da semana. Atualmente esta rede possui mais de 385 hotéis nos Estados Unidos, Canadá e México. 
1990 
Inauguração da primeira unidade do HILTON GARDEN INN, um hotel de categoria média, na verdade um 4 estrelas com preço de 3. Este conceito de hotel havia sido introduzido pela rede na década de 1980 com o nome de CrestHil by Hilton. Hoje em dia são 668 hotéis em 26 países ao redor do mundo. 
1991 
Criação da HILTON GRAND VACATIONS COMPANY, empresa que administra e vende cotas em resorts próprios da empresa. Atualmente administra mais de 45 resorts localizados no Colorado, Flórida, Havaí, Nevada e Nova York. 
2002 
O grupo ingressou no segmento All-Inclusive (serviço com tudo incluído) através do lançamento do HILTON WORLDWIDE RESORTS, firmando parceria com um hotel da República Dominicana para lançar a rede Coral by Hilton
2011 
Inauguração da primeira unidade do HOME 2 SUITES by HILTON, especificamente desenvolvido para longas estadias. A primeira unidade foi inaugurada em Fayetteville, estado da Carolina do Norte. Atualmente são 73 hotéis em 3 países. 
2016 
Apresentação do TRU by HILTON, uma marca que é simplificada, animada e construída em valores, que preenche uma grande lacuna na categoria midscale (de preço médio) nos Estados Unidos e no Canadá. Criada com a convicção de que se preocupar com os gastos e ter um excelente lugar para se hospedar não precisam ser incompatíveis, a nova marca oferece uma experiência diferente de tudo o que existe nesse espaço, disponibilizada de maneira surpreendentemente acessível. A marca irá atrair uma grande variedade de viajantes que abrange várias gerações, mas de mente igual, unidos por uma forma de pensar “millennial”, ou seja, uma energia da juventude, um entusiasmo pela vida e um desejo de conexão com o próximo.


Pioneirismo 
O grupo foi o primeiro a operar Gift Shop (loja de presentes) dentro de seus hotéis. Esta atitude refletia a grande determinação de Conrad Hilton em utilizar ao máximo o espaço dentro dos hotéis para colocar a disposição inúmeros serviços aos seus hóspedes. Outras ações pioneiras do grupo foram oferecer televisão no quarto na década de 1940; inaugurar, em 1959, o primeiro hotel dentro de um aeroporto, localizado na cidade de San Francisco na Califórnia; e o lançamento, em 1995, do primeiro cartão de crédito corporativo do segmento de hotelaria em associação com a American Express.


A evolução visual 
A identidade corporativa do HILTON sofreu algumas modificações no decorrer dos anos. A mais significativa ocorreu em 2009 quando a empresa trocou seu nome para HILTON WORLDWIDE.


Já a marca de hotéis HILTON também evoluiu sua identidade visual ao longo dos anos. Em 1966 adotou uma nova tipografia de letra e um símbolo estilizado da letra H. No ano de 1998 a marca adotou um novo logotipo com a adoção da cor azul, uma nova tipografia de letra e um novo design da letra H. No dia 16 de agosto de 2010, o HILTON HOTELS & RESORTS, que passou a adotar oficialmente esse nome, modificou levemente sua identidade visual, adotando uma nova coloração de azul.


A identidade visual do HILTON HHONORS, seu premiado programa de fidelidade, também passou por remodelações, seguindo a marca corporativa.


Os slogans 
Stop clicking around. (2016) 
Stay Hilton. Go Everywhere. (2011) 
Be hospitable. (2008) 
Travel should take you places. (2007) 
It Happens at the Hilton. (1988) 
HILTON guests pay minimum rates for maximum service. (1936) 
HILTON Hotels are as refreshing as the breath of pine. (1936) 
Hilton, America’s Business Address. 
There’s No Place Like Hilton. 
Take Me to the Hilton.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 2 de agosto de 1925 
● Fundador: Conrad Hilton 
● Sede mundial: McLean, Virgínia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hilton Worldwide Holdings, Inc. 
● Capital aberto: Sim 
● CEO & presidente: Christopher Nassetta 
● Faturamento: US$ 11.27 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 2 bilhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 22.2 bilhões (abril/2016) 
● Hotéis: 4.610 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 164.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis e resorts de luxo 
● Concorrentes diretos: Sheraton, St. Regis, Marriot, Radisson, Wyndham, InterContinental Hotels, Hyatt, Accor e Four Seasons 
● Ícones: A hospitalidade e o luxo de seus hotéis 
● Slogan: Stay Hilton. Go Everywhere. 

A marca no mundo 
A HILTON WORLDWIDE, uma das maiores empresas de hospitalidade do mundo e proprietária de 13 marcas mundialmente conhecidas (Hilton Hotels & Resorts, Waldorf Astoria Hotels & Resorts, Conrad Hotels & Resorts, Canopy by Hilton, Curio - A Collection by Hilton, DoubleTree by Hilton, Embassy Suites by Hilton, Hilton Garden Inn, Hampton by Hilton, Tru by Hilton, Homewood Suites by Hilton, Home2 Suites by Hilton e Hilton Grand Vacations), possui mais de 4.600 hotéis, resorts e propriedades de timeshare (imóveis de tempo compartilhado), com mais de 758.000 quartos em 100 países, recebendo mais de 140 milhões de hóspedes em 2015. A HILTON HOTELS & RESORTS, marca mais importante da empresa, possui mais de 570 hotéis em 85 países ao redor do mundo, disponibilizando mais de 99.000 quartos. HILTON alcança a impressionante marca de 72% dos hóspedes satisfeitos e 98% de conhecimento da marca no mundo inteiro. O maior e mais emblemático hotel da rede no mundo é o HILTON LAS VEGAS, com 2.956 quartos e 305 suítes. 

Você sabia? 
A foto em que John Lennon e Yoko Ono aparecem em um quarto protestando contra a Guerra do Vietnã foi tirada no apartamento 702 do Amsterdam Hilton Hotel, em 31 de março de 1969. Este quarto acabou virando atração turística da cidade holandesa. 
A polêmica e tresloucada Paris Hilton, bisneta do fundador Conrad Hilton, era uma das ex-herdeiras da empresa. Considerada um símbolo da elite fútil norte-americana, ela ficou famosa em 2003 quando apareceu na internet um vídeo caseiro em que fazia sexo com um namorado, sendo constantemente acusada por membros da família de manchar e denegrir o sobrenome Hilton. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/4/2016

7 comentários:

Valéria Garcia disse...

Olá, vim deixar o meu muito obrigado a quem elaborou a matéria. Precisava de dados históricos sobre a rede de hotéis e encontrei aqui. Parabéns.

Anônimo disse...

oi, eu tb precisava de dados.
Obrigada!

juju disse...

Graças a Deus sempre me hospedei em hoteis maravilhosos e 5 estrelas e com toda certeza o hilton foi o melhor de todos.
Sua atmosfera e a cortesia dos funcionários, o tratamento VIP e as irresistíveis camas king size fazem do hilton um poço dos prazeres .
Não deixem de visitar o Hilton Buenos Aires , excelencia em tudo !

Daniel Pedro dos Santos Fernandes disse...

Meus sinceros parabéns pela pesquisa e elaboração da matéria! Realmente isso me ajudou muito!

noni disse...

Parabéns pela matéria!!Tenho assistido uma série na HBO que tem o OCnrad como personagem, e adorei saber mais sobre ele.Obrigada!

Michelle disse...

Adorei a materia, parabéns! Tava msmo precisando d dados como esses pra um trabalho da faculdad...^^

Paula Alves. disse...

Parabéns pela matéria! muito interessante, e, também estava precisando dos dados para a faculdade. Rsrs
Obrigado!