31.5.06

LIFE SAVERS


Ele é o único confeito do mercado que possui um buraco (em inglês hole) no meio, sendo facilmente reconhecido por seus consumidores. Seus inúmeros e deliciosos sabores conquistaram gerações e gerações de pessoas em vários países. A marca LIFE SAVERS, se tornou um verdadeiro ícone quando o assunto em questão é confeitos. 

A história 
Os confeitos LIFE SAVERS tiveram sua origem na cidade de Cleveland, estado americano de Ohio, no ano de 1912, quando o produtor de chocolate Clarence Arthur Crane, inventor do Crane’s Life Savers, começou a vender pastilhas de menta em formato oval em embalagens tubulares, como uma alternativa ao chocolate na estação do verão, quando a venda desse produto despencava consideravelmente. A ideia original foi criar uma pastilha que não derretesse com o calor do verão, como acontecia com os chocolates, e cujo sabor fosse refrescante. O slogan original do produto era “For that stormy breath”. O nome do novo produto foi dado em virtude da semelhança do formato das pastilhas com as tradicionais boias salva-vidas (em inglês Life Savers), tendo como sabor original o Pep-O-Mint.


Foi então que o engenheiro Edward John Noble convenceu Crane a vendê-lo os direitos de produção do produto por US$ 2.900 em 1913, fundando assim LIFE SAVERS CANDY COMPANY. O produto foi relançado no mercado com o nome de Pep-O-Mint Life Savers. Em apenas dois anos Noble estabeleceu o produto no mercado com grande popularidade. Ele percorria as tabacarias, barbearias, pequenas mercearias e farmácias, convencendo os gerentes a colocar o produto, que custava 5 centavos de dólar, ao lado da caixa registradora. As vendas logo superaram os US$ 250 mil anuais e a produção cresceu tanto, que a empresa teve que se mudar em 1915, para outra fábrica na cidade de Nova York. O segundo sabor, Wint-O-Green, somente foi lançado no mercado em 1918. Pouco depois outros sabores foram desenvolvidos (Cl-O-ve, Lic-O-Rice, Cinn-O-Mon, Vi-O-let e Choc-O-Late) e se tornaram muito popular durante esta década. Nesta época também surgiram as primeiras pastilhas com sabores de frutas.


No seguinte o produto foi lançado no mercado australiano, marcando sua estreia internacional. Pouco depois, em 1924, o produto foi disponibilizado em forma de drops. Somente em 1925, a tecnologia permitiu que a marca LIFE SAVERS introduzisse o famoso buraco no meio de suas balas com o lançamento da nova linha, conhecida como “fruit drop with the hole”, nos sabores uva, laranja, limão e lima, e embaladas individualmente. A empresa foi adquirida em 1926 pela Drug Inc. Com o passar do tempo a marca introduziu inúmeros sabores como Wild Cherry (cereja) em 1934 e o Spear-O-Mint em 1935. Neste mesmo ano surgiu o famoso Five Flavor, pequenas embalagens em formato de rolo que ofereciam cinco sabores diferentes de frutas (limão, lima, laranja, cereja e abacaxi). O tradicional produto se tornou o mesmo por quase 70 anos, quando em 2003, através da votação de consumidores uma nova combinação de sabores de frutas foi introduzida (melancia, cereja, abacaxi, raspberry e laranja). Já em 1938 foi introduzido um dos sabores mais populares da marca: Butter Rum (uma espécie de caramelo com rum). Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa forneceu 23 milhões de caixas de LIFE SAVERS para as forças armadas americanas, para que os soldados tivessem uma pequena e doce lembrança de casa.


Com o passar dos anos os confeitos se tornaram um verdadeiro ícone de seu segmento, introduzindo uma variedade enorme de sabores e novos formatos, como por exemplo, Tropical Fruits (1966); Life Savers Pops (1974), as tradicionais balas em formatos de pirulitos; Life Savers Holes (1990), pequenas pastilhas do tamanho do tradicional buraco das balas originais; Life Savers Gummies (1992), a versão em goma da tradicional bala; Life Savers Delites (1995), sem açúcar; Creme Savers® (1998), as tradicionais balas com recheios cremosos; além de chicletes. Em 2000 a marca foi adquirida pela americana Kraft Foods. No ano de 2001, para comemorar os 80 anos do produto, a marca teve suas embalagens remodeladas, lançou novos sabores e ganhou uma nova campanha publicitária que utilizava o famoso slogan “Get a hole lot more out of life”.


A marca foi adquirida em 2004 pela gigante Wrigley Company (agora uma subsidiária integral da Mars Incorporated), popularmente conhecida por suas gomas de mascar. Nos anos seguintes novos sabores foram lançados no mercado como Strawberry Apple (morango com maçã) e Cherry Lemonade (cereja com limão); Fruit Tarts, as tradicionais balinhas sem açúcar e com minúsculos pedacinhos de frutas; Life Savers Hawaiian Fruits™ (2009), disponível em cinco deliciosos e exóticos sabores tropicais (Mango Melon, Pineapple, Pina Colada, Tropical Punch e Banana); e mais recentemente, em 2011, Life Savers Collisions™, que oferece dois sabores em uma mesma bala; e Life Savers Coolers™, que traz refrescantes sabores de bebidas como limonada, chá branco e ponche, combinados com frutas. No ano seguinte a tradicional marca completou 100 anos de mercado, se tornando um verdadeiro ícone americano neste segmento. A marca também oferece seus confeitos na versão sem açúcar e introduziu no mercado várias opções de embalagens como sacos e potes.


A evolução visual 
O logotipo da marca LIFE SAVERS passou por algumas modificações no decorrer dos anos. A primeira mudança radical ocorreu em 1993 quando o tradicional logotipo oval foi adotado. Em 1998 a identidade visual adotou um conceito mais moderno com uma nova tipografia de letra.


Após mais duas mudanças, em 2010 a marca adotou seu atual logotipo.


Em países como Austrália, um dos maiores mercados da marca juntamente com os Estados Unidos, LIFE SAVERS é de propriedade da suíça Nestlé e utiliza uma identidade visual diferente.


Os slogans 
A Hole Lot of Fun. (2012) 
Get a hole lot more out of life. (2001) 
The only with the hole. 
The candy with the hole. 
Still only 5 cents. (1950) 
For that stormy breath. (1912) 
More fun for your mouth™. (Life Savers Gummies)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1912 
● Criador: Clarence Crane 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Wrigley Company 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Martin Radvan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Balas de menta e frutas 
● Concorrentes diretos: Mentos, Tic Tac, Altoids, Halls e Luden’s 
● Ícones: O furo no meio de seus confeitos 
● Slogan: A Hole Lot of Fun. 
● Website: www.lifesavers.com 

A marca no mundo 
Atualmente as balas LIFE SAVERS, vendidas em mais de 25 sabores diferentes, podem ser encontradas em 140 países ao redor do mundo, estando presente em mais de 1.2 milhões de pontos de venda. Nos Estados Unidos, Canadá e outros países, como Reino Unido, a marca pertence à Wrigley Company, enquanto em outros poucos países a proprietária é a suíça Nestlé (como por exemplo, Austrália e Nova Zelândia). Mais de 60 milhões de pacotes de LIFE SAVERS são vendidos anualmente, alcançando produção diária em torno dos 2.5 milhões de pastilhas (cerca de 50 bilhões ao ano). 

Você sabia? 
Desde 1921, mais de 40 variedades (sabores) de LIFE SAVERS foram criadas e lançadas no mercado. Muitas embalagens contem vários sabores como Fuzzy Fruits, Five Flavour (o mais popular, com cinco cores: vermelho, amarelo, verde, laranja e roxo), Fruit Pastilles, entre outros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/5/2015

2 comentários:

Luiz Roberto disse...

onde se encontram esses drops no Brasil ?

Luiz Pontual disse...

Aqui em São Paulo, nos idos das décadas de 50 e 60 os famosos Life Savers eram encontrados apenas em charutarias seletas, em especial na Av. Ipiranga e São João.
Além da forma especial, o melhor era o incomparável "azedinho", cuja fórmula jamais foi igualada.
Mais recentemente revi este drops nas lojas especializadas em confeitos importandos, algumas delas em shopping centers sofisticados.

Luiz Pontual