16.5.06

SNICKERS


Ele é irresistível, extremamente nutritivo e mata a fome. Uma combinação perfeita entre chocolate, amendoim e caramelo que derrete na boca. O chocolate em barras SNICKERS é uma refeição nutritiva, provendo energia para o corpo e para a mente, e ideal a qualquer hora do dia. 

A história 
Tudo começou em 1923 quando Frank Mars, proprietário da tradicional empresa de alimentos Mars, resolveu introduzir no mercado uma segunda marca de doces. O novo produto era amendoim tostado coberto de caramelo. Exatamente no dia 4 de fevereiro de 1930, a empresa resolveu cobrir este doce, um nougat (de manteiga de amendoim) com pedaços de amendoins e caramelo, com uma deliciosa camada de chocolate ao leite e lançá-lo no mercado americano como uma barra de chocolate, batizada de SNICKERS, e que custava apenas um níquel (5 centavos de dólar). O novo produto teve seu nome baseado em um dos cavalos preferidos de propriedade da família Mars, que infelizmente morreu dois meses antes do novo produto fosse criado. A nova guloseima foi bem aceita pelos consumidores, em especial pelo delicioso contraste de sabor proporcionado pelo salgado do amendoim torrado e pelo doce do caramelo envolto em chocolate ao leite.


De 1933 a 1935 o produto era vendido em embalagens que continham duas barras chamadas de DOUBLE SNICKERS, voltando a seu formato normal no ano seguinte. O slogan “Have you tried Snickers frozen?” foi lançado em 1939, mesmo ano em que o produto começou a patrocinar um famoso programa de rádio chamado Dr. I.Q. Essas duas ações deram muita visibilidade para marca, que se tornava cada vez mais popular entre os americanos. De 1949 à 1952, SNICKERS também foi patrocinador do The Howdy Doody Show, um popular programa infantil da televisão americana, o que gerou grande reconhecimento entre as crianças.


Em 1968 o produto foi introduzido no mercado inglês com o nome de Marathon, pois a palavra SNICKERS tinha a pronúncia muito similar com “knickers”, usada pelos britânicos para se referir a alguma peça íntima feminina. No mesmo ano, o SNICKERS FUN SIZE, uma embalagem repleta do tradicional chocolate em miniatura, foi introduzido no mercado durante o Dia das Bruxas (Halloween), tornando-se ao longo do tempo uma tradição para a marca nesta data festiva. Somente para a comemoração do Dias das Bruxas, demora-se cerca de quatro meses para produzir a quantidade de SNICKERS que será consumida na tradicional celebração americana.


Nas décadas seguintes os consumidores presenciaram mais variedades de SNICKERS sendo introduzidas no mercado. Os chocolates SNICKERS se tornaram particularmente populares entre pessoas que frequentavam cinemas, desbancando alguns de seus mais importantes competidores e até outros tipos de guloseimas. Em 1984, a marca foi um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Nesta altura a popularidade da marca SNICKERS era enorme entre os americanos. Em 1990, como estratégia de internacionalização da marca, o produto passou a ser chamado de SNICKERS também na Inglaterra. Foi neste mesmo ano que a marca lançou uma campanha publicitária que tinha como tema a clássica música do Rolling Stone chamada “Satisfaction”. Ainda nesta década a marca introduziu no mercado novas versões do produto como chocolate com amêndoas, chocolate amargo e até chocolate com proteínas.


A marca SNICKERS iniciou o novo século como o chocolate em barras mais vendido do mundo e não parou de inovar ao lançar edições especiais e novas versões do produto. Em 2001, SNICKERS foi lançado oficialmente no mercado brasileiro, mas só recentemente através de uma campanha publicitária estrelada por Betty Faria, com o posicionamento “Você não é você quando está com fome” e o slogan “Mata sua Fome”, o chocolate começou a conquistar os brasileiros. O conceito da campanha, que chegou recentemente ao Brasil, foi lançado pela primeira vez em 2010, durante o Super Bowl (final do futebol americano e maior audiência do mercado americano), e foi estrelado pela atriz Betty White. O filme, que ganhou outras versões e hoje está em mais de 80 países, foi um sucesso que pode ser medido pelo engajamento do consumidor e também pelos prêmios recebidos nos últimos anos, que ajudou a Mars, por exemplo, a ser eleita a anunciante do ano em Cannes 2012. Aliás, a marca SNICKERS se tornou famosa por suas memoráveis campanhas publicitárias, como por exemplo, em 2007, quando o popular Mr. T do seriado Esquadrão Classe A foi coadjuvante de uma delas no Reino Unido.


A linha do tempo 
1970 
Lançamento do SNICKERS CRUNCH, versão crocante do tradicional chocolate. Inicialmente o produto era conhecido como SNICKERS MUNCH. 
1989 
Lançamento do SNICKERS ICE CREAM BAR, sorvetes em barra no sabor do tradicional chocolate. Era a primeira extensão de marca da SNICKERS. Atualmente é um dos sorvetes mais vendidos do mercado americano. 
1990 
Lançamento do SNICKERS MINIATURES, pequenos chocolates da versão original vendidos em embalagens com doze ou mais unidades. 
1996 
Lançamento do SNICKERS ICE CREAM CONE, sorvetes em formato de cone (casquinha) no sabor do chocolate. 
2002 
Lançamento do SNICKERS ALMOND, o tradicional chocolate feito com amêndoas ao invés de amendoins. 
2004 
Lançamento do SNICKERS MARATHON, pequenas barras energéticas. 
2006 
Lançamento do SNICKERS XTREME, chocolate que continha 5 gramas de proteína. 
2007 
Lançamento do SNICKERS DARK, versão feita com chocolate amargo. 
Lançamento do SNICKERS 220V, uma edição limitada contendo guaraná e L-carnitina lançada na Polônia e Eslováquia. 
2008 
Lançamento do SNICKERS ADVENTURE, edição limitada do famoso chocolate para promover o novo filme de Indiana Jones com o mesmo sabor original e uma pitada de coco e temperos exóticos. A embalagem do produto tinha a imagem do famoso herói e a divulgação do novo filme. 
Lançamento do SNICKERS CHARGED, mistura de chocolate e barra energética com 60 mg de cafeína, taurina e vitamina B. 
2009 
Lançamento do SNICKERS FUDGE, o produto original com recheio extra de chocolate cremoso ao invés de caramelo. 
Lançamento do SNICKERS 2 TO GO, a versão original em uma embalagem com uma barra dupla. 
2010 
Lançamento do SNICKERS MAXIMUS, uma edição limitada contendo apenas recheio de caramelo e amendoim. 
2011 
Lançamento do SNICKERS PEANUT BUTTER SQUARED, o tradicional chocolate com recheio de manteiga de amendoim em formato de pequenos quadrados. 
2013 
Lançamento do SNICKERS BITES, o tradicional chocolate em formato de pequenos quadrados.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos.


As mudanças mais radicais ocorreram nas embalagens do tradicional chocolate. Basta comparar a embalagem original com a atual.

Os slogans 
You’re not you when you’re hungry. Snickers satisfies. (2010) 
Don’t Stop! (2007) 
Make it happen with Snickers. (2004) 
Most nuts ever! (2004) 
Game on. (2003) 
Hungry? Grab a Snickers. (2003) 
Beyond crunchy. (2003) 
Hungry? Why wait? (2002) 
Don’t let hunger happen to you. (2002) 
Not Going Anywhere For While? Grab a Snickers. (2000) 
Have you tried Snickers frozen? (1939) 
Mata sua fome. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 4 de fevereiro de 1930 
● Criador: Frank C. Mars 
● Sede mundial: McLean, Virginia 
● Proprietário da marca: Mars, Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Steven Badger 
● CEO: Paul Michaels 
● Faturamento: US$ 3.6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Chocolates e sorvetes 
● Concorrentes diretos: Reese’s, Kit Kat, Crunch, PayDay, Butterfinger e Cadbury 
● Slogan: You’re not you when you’re hungry. Snickers satisfies. 
● Website: www.snickers.com 

A marca no mundo 
O SNICKERS é o chocolate em barra mais consumido no mundo, com vendas anuais de US$ 3.6 bilhões. Seus produtos são comercializados em aproximadamente 80 países, sendo que nos Estados Unidos, 45% dos americanos comem SNICKERS todos os meses. Todos os dias são utilizados 99 toneladas de amendoins torrados na fabricação de 15 milhões de barras do SNICKERS. 

Você sabia? 
Ainda hoje o chocolate poder ser encontrado na versão “Five Cents Candy Bar” (que custa apenas 5 centavos de dólar). 
Uma barra média de SNICKERS possui 280 calorias e aproximadamente 16 amendoins torrados. 
Sazonalmente, durante a Páscoa, a marca disponibiliza o SNICKERS EGG, o tradicional chocolate em forma de pequenos ovos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/4/2014

6 comentários:

Cesar Carvalho disse...

Experimentei esse produto Snickers, por sinal, é ótimo!! Por isso, eu recomendo a todos, pois tal produto apresenta muita qualidade e um sabor diferente dos demais!! Muito bom mesmo!!!

Iris disse...

Sempre que posso compro e indico também para meus filhos.Você come algo nutritivo e delicioso.

Anônimo disse...

Humm gosto muito desse chocolate,sempre compro uma delicia me da mais disposição.... by: Darianna

Marcelo da Silva disse...

Esse site é incrível, já li sobre várias marcas mas essa do SNICKERS é show, parabéns.

Cissa disse...

Amo o de peanut butter, pena que só se encontra nos EUA...... hmmmm

Anônimo disse...

Adoro amendoim com caramelo ao chocolate é o máximo. Só sugiro que reduzam a quantidade de açúcar no final fica enjoativo de tanto adocicado. Então concetrem o sabor do amendoim torrado ao chocolate meio amargo com o doce do caramelo,acredite vai ficar ótimo.somos Brasileiros e não formigas.