29.5.06

TIMBERLAND


Seus calçados e roupas são feitos para quem gosta de curtir a natureza ou uma boa dose de adrenalina. Impermeáveis, confortáveis e modernos, são ideais, por exemplo, para um dia ao ar livre, uma trilha, um acampamento ou para prática de esportes radicais e até mesmo para o eco-turismo. Definitivamente a marca TIMBERLAND se tornou sinônimo de natureza e aquele cheirinho irresistível de ar puro. 

A história 
A história da marca começou no ano de 1918 em uma pequena fábrica artesanal de calçados na cidade de Boston, estado americano de Massachusetts, onde Nathan Swartz iniciou sua carreira manufaturando botas como aprendiz de rebitador. Com suas próprias mãos, cortava o couro, emendava as solas e aprendia todos os complexos processos de confecção de uma bota. Em 1952, ele comprou metade da Abington Shoe Company, empresa fundada em 1933, e três anos mais tarde se tornou o único proprietário ao pagar mais US$ 20.000, colocando seus filhos, Sidney e Herman, para trabalharem com ele. Juntos, fizeram calçados para os principais fabricantes do país por quase 10 anos.


Os rumos da empresa começariam a mudar no início dos anos de 1960. Boston era uma cidade tipicamente úmida e muito fria. Além disso, era uma das cidades americanas onde estava concentrada a maior indústria de madeira do país. Nathan reparou que os lenhadores da Nova Inglaterra tinham alguns problemas devido às condições climáticas extremas, com neve e chuva, e precisavam manter os pés secos e aquecidos nas baixas temperaturas. Foi então que em 1965 a família Swartz introduziu o procedimento de injeção, uma tecnologia revolucionária que permitia a união da parte superior do calçado com a sola, evitando assim utilizar as tradicionais costuras ou emendas, produzindo deste modo a primeira bota impermeável. Porém, foi somente em 1973 depois de aperfeiçoar essa tecnologia, que a empresa iniciou a comercialização com a marca TIMBERLAND da primeira bota de couro amarelo e solado de borracha totalmente impermeável do mundo e a única que mantinha a temperatura interior do pé.


O nome da marca é uma homenagem à região madeireira da Nova Inglaterra, que era chamada de “Timberland” (Terra da madeira) e derivou da composição de duas palavras: “Timber” que significa madeira (os lenhadores gritam TIMBER quando a árvore se desprende e vai cair) e “Land” que significa terra. Rapidamente as tradicionais botas na cor amarela, primeiras do mercado a oferecer garantia, ficaram conhecidas popularmente como YELLOW BOOT. O sucesso foi imediato, primeiro entre caminhoneiros, lenhadores e caçadores, e pouco depois entre os universitários americanos e amantes de uma vida ao ar livre. No ano seguinte a empresa vendeu 5.000 pares das tradicionais botas e, em 1975, a produção já atingia 250.000 pares. Era o começo de um enorme sucesso. No ano seguinte a marca lançou sua primeira campanha publicitária nacional.


O nome TIMBERLAND se tornou tão popular que a empresa passou a chamar-se THE TIMBERLAND COMPANY. A partir de 1978 a empresa começou a vender também botas normais e sapatos casuais, e no ano seguinte, calçados especialmente desenvolvidos para a prática de esportes aquáticos, como por exemplo, o iatismo. Nos anos de 1980, a empresa expandiu-se internacionalmente ingressando no mercado italiano, no qual suas botas se tornaram rapidamente um verdadeiro sucesso (somente em 1984, 400 mil pares de botas TIMBERLAND foram vendidas) por serem adotadas como elemento de estilo dos jovens “Paninaro” da cidade italiana de Milão, uma das tribos urbanas mais influentes na moda da época. Pouco depois a marca passou a vender seus produtos na Alemanha, França, Turquia e Suíça, além de inaugurar suas primeiras lojas próprias em 1986, localizadas nas cidades de Newport, Boston, Nova York e Londres. Além disso, o estilo hip hop urbano passou a ser adotado pelos jovens de Hong Kong, e posteriormente do Japão, e a Yellow Boot foi um dos elementos do estilo característico destas tribos urbanas, tornando assim a TIMBERLAND conhecido no mundo.


Na década seguinte a TIMBERLAND, além de inaugurar inúmeras lojas próprias, evoluiu para se tornar uma marca de estilo de vida, adicionando itens de vestuário (camisetas, calças e jaquetas) e calçados femininos à sua linha de produtos, e lançando pouco depois acessórios (cintos, óculos, relógios, mochilas, bonés, carteiras e meias) e uma linha de produtos voltados para um público infantil. O sucesso da marca fez com que a empresa se expandisse rapidamente, atingindo a cifra de US$ 1 bilhão em faturamento no ano de 2001. Em meados de 2011, a TIMBERLAND foi comprada por US$ 2 bilhões pela VF Corporation, dona de marcas de roupas como The North Face, Lee e Wrangler.


Em 2013 a TIMBERLAND completou 40 anos e para comemorar essa importante data, a marca transformou o seu ano de lançamento – 1973 – em números de pares lançados de uma nova coleção comemorativa e limitada, composta por três modelos: Yelow Boot Super 6”, bota de cano de seis polegadas com solado de borracha, isolamento térmico e um detalhe em couro na cor creme no calcanhar; World Hiker, uma releitura de um dos mais famosos modelos da marca, lançado em 1994, que recebeu um novo solado exclusivo feito de borracha Vibram® produzida na Itália; e Super Boot, inspirada nas corridas de trenó do Alasca e que possui 200g de isolamento térmico. Esses três modelos simbolizam a história de qualidade, tradição e paixão pela vida outdoor que marcam a TIMBERLAND.


Com estilo próprio, jovem e moderno, a marca foca sua moda em um estilo de vida inspirado em atividades ao ar livre. Suas coleções são especialmente desenvolvidas para equipar quem ama o outdoor e tudo o que ele proporciona, e assim tirar o máximo proveito de todas essas experiências. Autênticos e sustentáveis, os produtos são feitos para durar. Suas roupas, calçados e acessórios, com tecnologias inovadoras, são capazes de enfrentar qualquer tipo de situação que a natureza impõe e permitir que os amantes da aventura vivam essa sensação: a de esvaziar a mente, recarregar as energias e acima de tudo superar desafios.


A linha do tempo 
1981 
Lançamento da SUPER BOOT, uma bota inspirada nas corridas de trenó de Iditarod, no Alasca. 
1986 
Inauguração de sua primeira loja própria na cidade de Newport, estado de Rhode Island. 
1987 
Introdução da primeira bota voltada ao mercado profissional. 
1988 
Lançamento da linha de calçados femininos e da coleção de roupas para homens e mulheres, diversificando a gama de seus produtos. A linha de roupas, assim como a de calçados, foi desenvolvida para ser utilizada em condições extremas. 
1989 
Lançamento de uma linha de botas para escalada e alpinismo extremamente leve. As botas possuíam sola especial feita em borracha que proporcionava máxima tração sem perder a agilidade. 
1990 
Inauguração da primeira loja própria na Europa, localizada na cidade de Londres. 
1991 
Lançamento de uma linha de acessórios em couro impermeável. 
1994 
Lançamento da WORLD HIKER, uma bota cuja inspiração foram as exigentes trilhas dos Alpes, com condições extremas de terreno e clima. Utilizando materiais da mais alta qualidade, a bota proporcionou um altíssimo grau de conforto e durabilidade para os montanhistas mais experientes, e é considerada por muitos deles a melhor bota de trilha já feita. 
1996 
Licenciamento da produção de seus primeiros relógios, luvas e mochilas. 
Lançamento da linha de calçados infantis. 
1997 
Lançamento da primeira linha de roupas para crianças. 
1999 
Lançamento da linha TIMBERLAND PRO composta por calçados para uso profissional. As botas utilizam tecnologia de ponta para garantir conforto, impermeabilidade e isolamento contra choques elétricos. 
2000 
Lançamento da linha de calçados e confecções de alto desempenho para atender a crescente demanda por artigos para a prática de eco-turismo e esportes de aventura. 
2007 
Lançamento do conceito Earthkeepers, com produtos fabricados a partir de materiais reciclados, orgânicos ou que provocam menor impacto ambiental. 
2008 
Lançamento de uma linha de calçados que utilizam tecnologia Green Rubber, na qual o solado utiliza borracha reciclável proveniente de pneus descartados. 
Lançamento da ABINGTON COLLECTION, coleção composta por botas com inspiração nos anos de 1980, que oferece opções de cores, incluindo versões em camurça marrom e cinza, e uma em couro preto.


As tecnologias 
A TIMBERLAND ao longo de sua história patenteou e utilizou inúmeras tecnologias em seus calçados, algumas das quais revolucionaram o segmento: 
A.C.C. - Garante excelente flexibilidade nas manobras executadas com as partes dianteiras dos pés, além de oferecer a estabilidade e o suporte necessário às partes traseiras nos terrenos irregulares. 
B.S.F.P. - Ao caminhar, o exclusivo solado TIMBERLAND B.S.F.P responde aos movimentos naturais dos pés: breque, suporte, flexão e propulsão. O resultado é um excelente desempenho e durabilidade. 
Controle Climático - Controle da umidade e respiração destinado a preservar o conforto dos pés em qualquer condição. 
Waterproof - Sistema composto por couros, materiais hidrofugados e costuras seladas que garantem a impermeabilização total em qualquer condição de uso, além de permitir a troca de vapores com o ambiente. 100% à prova d’água. 
Agile IQ - Composto de cinco itens, do solado à palmilha, que garantem a melhor combinação de amortecimento, estabilidade, agilidade e conforto. Placa que possibilita estabilidade e palmilha de múltipla densidade anatômica. 
Vibram® Ecostep® - Solado composto de borracha que oferece maior tração, flexibilidade e desempenho em terrenos acidentados, garantindo ótima durabilidade e resistência. Feito a partir de resíduos de borracha reciclados de outros solados. 
Smartwool - Lã que garante eficiência, versatilidade e evita o odor. É inserida nas palmilhas e forros dos calçados. 
Gore-Tex® - Membrana impermeável de alta performance desenvolvida para proporcionar máximo conforto em longas aventuras. Independente da intensidade da atividade permite que a transpiração passe pela membrana, impedindo a umidade dos pés. 
Splash Blaster - Tecnologia que garante maior vida útil aos calçados infantis. Isso se deve ao tratamento feito no couro que não deixa mancha e repele água. 
Serdia - Tecnologia adaptada para absorver e neutralizar o odor do calçado. 
Precise Fit - Tecnologia que elimina todas as lacunas que possam existir causando desconforto ao pé. O diferencial está na palmilha. Possui partes que se encaixam na palmilha principal e se moldam ao formato de cada pé (altura, largura e comprimento). 
Boa® - Sistema de amarração que garante perfeito ajuste aos pés além de excelente firmeza. Os fios de aço percorrem o pé inteiro, desde o peito até o tornozelo. 
Drilex® - Tecido que garante uma eficiente evaporação do suor, não deixando os pés úmidos. 
EcoStep® - Solado de excelente resistência, sendo que 30% da borracha utilizada é feita de materiais recicláveis. Isso garante uma redução de lixos e gases gerados ao meio ambiente. 
Ortholite® - As palmilhas de dupla-densidade confeccionadas com essa espuma especial respirável anti-microbial não perdem propriedades, como amortecimento, com o tempo. 
Thinsulate - Consiste na retenção de ar quente e calor emitido pelo corpo humano entre duas camadas de tecido.


Empresa do bem 
A TIMBERLAND acredita que o trabalho de cidadãos unidos em prol da comunidade e do meio ambiente pode mudar o mundo e fortalecer a fábrica social. Por isso, uma vez por ano funcionários e colaboradores da marca no mundo inteiro se dedicam um dia prestando serviço voluntário ao meio ambiente e um dia à comunidade. E você já ouviu a palavra Serv-A-Palooza Day? O nome pode parecer estranho, mas o significado para a TIMBERLAND é muito familiar. Tudo começou no dia 18 de junho de 1998 quando a empresa introduziu um dia inteiro de serviços comunitários prestados por seus funcionários. Neste dia a empresa não funcionou e seus mais de mil funcionários na época passaram 8 horas servindo à comunidade em 13 cidades da região de New Hampshire e Massachusetts. O que começou como uma simples forma de retribuição às comunidades se tornou nos anos seguintes um evento oficial da empresa, espalhando-se pela maioria dos países onde a TIMBERLAND opera. Um dia por ano a empresa, através de seus funcionários e parceiros realiza uma ação comunitária global com prestação de serviço voluntário à comunidade. O evento, geralmente, é realizado no mês de setembro, preferencialmente entre os dias 20 e 25.


Porém, para a empresa, trabalho voluntário não é algo que se faz apenas uma vez por ano. Sempre há algum projeto filantrópico em andamento como um mutirão para a limpeza e recuperação de espaços públicos em Lawrence, estado do Massachusetts, e um programa de melhorias de um centro de apoio a crianças com deficiência física em Ho Chi Minh (antiga Saigon), capital do Vietnã. A TIMBERLAND apóia essas iniciativas por princípios ideológicos, mas os potenciais benefícios corporativos são inegáveis. Além disso, desde 1992 a empresa oferece a seus funcionários 40 horas de licença remunerada para se dedicar a projetos voluntários de apoio a comunidade através do programa The Path of Service.


Já em 1997, lembrando que a vida outdoor é o coração da marca, a TIMBERLAND criou um dia para seus colaboradores se reunirem para fazer uma ação concreta de preservação e conscientização ambiental, como plantar árvores e recuperar uma área verde degradada. Desde então, anualmente promove o Earth Day, que acontece sempre próximo ao Dia da Terra, celebrado no dia 22 de abril. E esta preocupação com a natureza é ampliada para sua linha de produtos. A marca oferece uma extensa linha de produtos feitos com materiais reciclados e ecologicamente corretos para não agredir o meio ambiente: O pilar Earthkeepers (Guardiões da Terra) – é um movimento criado pela TIMBERLAND para preservação da natureza, desenvolvendo produtos com tecnologias sustentáveis, e incentivando milhares de pessoas com iniciativas que fazem a diferença ao planeta, como reciclagem, e plantio de árvores. O contato com a natureza está em seu DNA por isso, a TIMBERLAND está sempre engajada em proteger o meio ambiente. A marca também participou de campanhas de grande alcance para tentar reverter crises ambientais e humanitárias, como o Furacão Katrina, em 2005, o Terremoto no Haiti, em 2010 e a crise dos refugiados de Darfur, no Sudão. Ao mesmo tempo, intensificou os esforços para combater o aquecimento global adotando energia limpa em suas fábricas e lojas e tendo um controle cada vez mais rígido de fornecedores. Isto levou à criação do Green Index, um índice de contagem de pegada de carbono que está presente em todos os produtos da marca TIMBERLAND.


A evolução visual 
A identidade original da TIMBERLAND passou apenas por uma única remodelação. Aconteceu em 1978 quando a empresa adotou o nome de seu produto mais famoso, as tradicionais TIMBERLAND YELLOW BOOTS. Com isso, uma nova tipografia de letra foi adotada, mas o tradicional símbolo de reconhecimento da marca, o Carvalho Americano, foi mantido como elemento central. O logotipo pode ser aplicado na tradicional cor laranja ou preta.


Os slogans 
Best Then. Better Now. (2013) 
Take it all on. (2008) 
Adventure anywhere. (2005) 
Make it better. (2004) 
Seek Out. (2003) 
Don’t Wear It. Use It. (2003) 
Boots, Brand, Belief. 
Made to work. (Timberland PRO) 
A vida tá aqui fora. (2014, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1952 (empresa) e 1973 (marca) 
● Fundador: Nathan Swartz 
● Sede mundial: Stratham, New Hampshire, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: VF Outdoor, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da V.F. Corporation) 
● CEO: Eric Wiseman (V.F. Corporation) 
● Presidente: Steven Rendle 
● Faturamento: US$ 1.8 bilhões (2014) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 730 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 7.000 
● Segmento: Moda outdoor e casual 
● Principais produtos: Calçados, roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Wolverine, Dr. Martens, Millet, CAT, L.L. Bean, Patagonia e Columbia Sportwear 
● Ícones: As tradicionais botas amarelas 
● Slogan: Best Then. Better Now. 
● Website: www.timberland.com.br 

A marca no Brasil 
A TIMBERLAND chegou ao Brasil em 1996, sob licença da São Paulo Alpargatas, e em pouco tempo construiu uma história de sucesso. Começou com duas lojas em São Paulo, localizadas nos shoppings Iguatemi e Morumbi, e uma comunicação focada na sua essência: estilo de vida inspirado na prática de atividades ao ar livre. Dentro desse segmento, que pressupõe design e tecnologia no desenvolvimento de artigos para atividades ao ar livre, destaca-se como uma marca de estilo próprio e moderno. Criar produtos com atributos especiais é uma forte característica da TIMBERLAND. O sucesso da marca se deve, ainda, a um trabalho muito forte dentro do segmento Casual Wear. A marca possui a linha “smart comfort”, que traduz bem a proposta de oferecer calçados para se sentir confortável o dia todo. A participação da marca nesse setor é tão importante que a empresa tem apoiado nos últimos anos eventos como o Ecomotion, maior corrida de aventura do Brasil, e o Short Adventure, versão mais light do evento. Além dos eventos, a TIMBERLAND patrocina também a equipe Selva de corrida de aventura. Atualmente a marca possui 18 lojas no país, além de estar presente em diversas lojas multimarcas.


A marca no mundo 
A TIMBERLAND, líder mundial no segmento de calçados outdoor com mais de 36% de participação, emprega 7.000 funcionários e seus produtos são comercializados em suas mais de 230 lojas próprias localizadas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, e outras 500 franqueadas, além de serem encontrados em lojas de departamento, lojas especializadas em calçados e revendedores independentes ao redor do mundo. Aproximadamente 80% das vendas da marca são geradas pelos calçados, enquanto o restante é preenchido por acessórios, vestuário e royalties (licenciamento). A cada minuto é vendido um par das tradicionais botas amarelas (Yellow Boot) no mundo. 

Você sabia? 
Atualmente todas as Yellow Boots vendidas no mundo são fabricadas na unidade fabril da empresa em Santo Domingo, na República Dominicana. 
A TIMBERLAND destaca-se no mercado internacional por estar sempre preocupada em fazer produtos de qualidade máxima, pela tecnologia e por ser lançadora de tendências. 
Em 1992, a marca lançou a campanha “Give Racism the Boot” (algo como “Dê uma bota no racismo”), de apoio à diversidade e repúdio a opressão em todo o mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/11/2015

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual seria o concorrente direto e indireto dos calçados e vestuários das lojas ou melhor da marca Timberland? Pois diante dos shoppings temos varios concorrentes de lojas mas gostaria de saber da marca em si qual o real e verdadeiro e maior concorrente? Se é que tem>.........

Daiane disse...

Alguém poderia me informar se a Timberland tem uma historia para o logotipo, e se tem algum single? Obrigada
daim._@hotmail.com