30.5.06

UMBRO

Se o consumidor é fã de esportes, principalmente de futebol, joga bola pessoal ou virtualmente ou tem um time do coração para o qual torce nas arquibancadas ou pela TV, ele está no alvo da marca UMBRO. A marca surgiu na Inglaterra, terra onde foi inventado o futebol. E não é de se estranhar, que a sua história se confunda com a própria história do futebol, estando intimamente ligada a grandes clubes e tradicionais seleções nacionais como a inglesa e a brasileira, que subiu ao lugar mais alto do pódio por quatro vezes ostentando o logotipo da marca inglesa em seus uniformes. A tradicional marca tem posicionamento único e autêntico no mercado: Autoridade em Futebol. E não há nem um exagero nisso.

A história
Tudo começou em 1915 com Harold Charles Humphreys, um garoto inquieto que abandonou a escola aos 13 anos de idade para trabalhar em seu primeiro emprego numa firma têxtil na cidade inglesa de Manchester. Extremamente perseverante, ele foi promovido rapidamente, transformando rolos de tecido em refinadas luvas e trabalhando até chegar ao departamento de camisaria. Ali, desenvolveu apreço pelos detalhes, qualidade e habilidade que a boa costura exige. No entanto, quando uma depressão assolou a Grã-Bretanha, ele ficou sem trabalho por aproximadamente uma semana. Esse curto período de desemprego o impressionou tanto que ele jurou “nunca mais ficar sem trabalho”. Logo acabou empregado em uma pequena empresa produtora de roupas esportivas, chamada “Messrs. Bucks”, que mais tarde se tornaria seu principal concorrente. Inicialmente trabalhando como vendedor ambulante, ele logo se cansou dessa vida. Não vendo oportunidade de progredir, decidiu, em 1920, começar um pequeno negócio próprio de comércio de roupas esportivas. Isto porque, Harold sempre se interessou por esportes e negócios, desde a época em que ganhava uns trocados como caddy (carregadores de tacos) de golfe, e assim foi uma extensão natural ingressar no segmento de roupas esportivas. Nesse período, seus pais administravam o “Bull’s Head Hotel” em Mobberley, e assim sua mãe lhe deu um pequeno armário no qual poderia guardar o estoque. Inicialmente a pequena empresa possuía um par de máquinas de costura, uma motocicleta para fazer entregas e pouco mais de US$ 50 em caixa.


Nessa época de pós-guerra, a Grã-Bretanha passava por um período difícil e triste, sofrendo com a depressão e greves gerais. Entretanto, o esporte estava crescendo, tornando-se um entretenimento popular através do qual as pessoas poderiam se divertir e esquecer suas preocupações. E assim havia uma demanda constante por roupas esportivas, fazendo com que a pequena empresa de Harold crescesse. Em 1924, aos 22 anos, ele decidiu que deveria ingressar no mercado atacadista e se juntou com seu irmão, Wallace, registrando a companhia sob o nome “Humphreys Brothers Clothing” no dia 23 de maio. As roupas que produziam eram etiquetadas sob a marca UMBRO, abreviação de Humphreys Brothers. Nessa época, como o armário no hotel de seus pais já não era suficiente para armazenar o estoque, os irmãos alugaram uma velha lavanderia de quase 6m² ao lado de uma sapataria na pequena cidade de Wilmslow. No começo os uniformes para a prática do futebol eram feitos por alfaiates. As primeiras entregas eram feitas com um carrinho de mão.


Rapidamente a UMBRO ganhou destaque devido a sua grande exposição na Inglaterra através dos clubes de futebol profissional, principalmente em 1934 com o tradicional Manchester City (vencedor da English FA Cup Final - FA Copa Final Inglesa – torneio de maior prestígio do país na época), primeiro clube de futebol a utilizar uniformes produzidos pela empresa; e o Sheffield Wednesday (vencedor do FA Cup - Copa FA - em 1935). Se a equipe do Manchester City levou pra casa o troféu, foi a engenhosidade do uniforme que prendeu a atenção de todos. Na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa passou a produzir camisetas para as forças armadas inglesas, deixando os artigos esportivos em segundo plano.


Acabado o conflito a empresa voltou todas as suas forças para o futebol, aumentando sua associação com seleções nacionais e clubes profissionais, se beneficiando com o aumento mundial da popularidade do esporte. Sua tradição indiscutível foi construída com o patrocínio também de grandes atletas como Pelé, Maradona, Bobby Moore e George Best. O sucesso da marca chegou ao auge na década de 60, quando na Copa do Mundo de 1966, 15 dos 16 times participantes vestiam uniformes produzidos pela empresa, incluindo a campeã mundial Inglaterra. Para a competição, a marca criou 5.000 diferentes peças para assegurar que os jogadores tivessem o equipamento certo para trabalhar, descansar e jogar durante o torneio de três semanas. Além disso, nessa época 85% de todos os clubes britânicos usavam uniformes confeccionados pela UMBRO, conhecida então como a marca do futebol. Na década de 70 a UMBRO era uma marca dominante no futebol e também no rúgbi.


Em 1976 a empresa ingressou no mercado americano, e desde essa época, já apostava na evolução do futebol, esporte até então pouco praticado no país. Somente no ano de 1985 foi introduzida no Brasil a primeira chuteira da marca, passando a ser produzida nacionalmente dois anos mais tarde. No início da década de 90, a marca lançou grandes novidades como as linhas Pro Training, First Speciali (uma chuteira extremamente leve que rapidamente foi adotada por muito jogadores profissionais) e uma completa linha para a prática do futebol de areia (Beach Soccer). Foi nesta década que a UMBRO viu seu domínio no futebol ser seriamente ameaçado, com tradicionais clubes, outrora patrocinados pela empresa, migrarem para concorrentes de peso como Adidas, Nike, Reebok e Fila, além de assistir ao avanço da marca alemã Puma neste segmento.


Foi então que a empresa redirecionou totalmente seu foco novamente para o futebol introduzindo a famosa campanha “Only Football”. Novos investidores assumiram o controle da operação mundial em 1999 e uma de suas primeiras medidas foi comprar 60% de participação da Liga de Futebol dos Estados Unidos (USL). Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado várias novidades como o revolucionário material Sportswool (permitindo uma melhor ventilação durante a transpiração), que fez sua estréia através das camisas do tradicional Manchester United em 2000; a chuteira XAI, produzida com alta tecnologia a preço razoável; a camisa Dupla Face, utilizada pela primeira vez pela seleção de futebol da Inglaterra em 2002; uma linha de roupas casuais assinadas pelo designer inglês Kim Jones em 2006; a chuteira SX Boot, que utiliza tecnologia da tradicional produtora de pneus Michelin, proporcionando um aumento de 90% no controle de bola; e mais recentemente a chuteira SX Valor II Ultra, com cabedal de couro de canguru e Armortex, material desenvolvido em parceria com a DuPont que possui excelente resistência à abrasão e mantém a leveza mesmo debaixo de chuva, pois não absorve água; e a luva profissional com tecnologia Hyper Hesion, feita com látex alemão Super Soft que garante propriedades de alta performance na aderência, além de possuir excelente poder de absorção de impacto devido a uma camada especial.


No dia 23 de outubro de 2007 a empresa, então atolada em dívidas, foi comprada pela gigante americana Nike por US$ 580 milhões. Em 2009 a marca lançou a campanha mundial “Tailored by England”, que em português significa “feito sob medida pela Inglaterra”, coincidindo com o lançamento e apresentação oficial do novo uniforme da seleção inglesa, feito com a colaboração do alfaiate Charlie Allen, que foi inspirado nos velhos tempos de glória do “esquadrão britânico”. Hoje, a marca combina sua herança em alfaiataria esportiva com a moderna cultura futebolística para criar vestuário, calçado e equipamentos inovadores e icônicos que combinam desempenho e estilo. Mesmo depois de décadas, o logotipo distintivo do diamante duplo permanece uma constante. Onde quer que seja encontrado, em técnicos ou chuteiras, agasalhos ou roupas de times, sempre garante qualidade e autenticidade.


Um ícone
Lançada oficialmente em 1992, a chuteira Speciali é a mais conhecida da marca inglesa em todos os tempos. Seu “pai” foi um sapateiro italiano. Sua “mãe” foi uma designer inglesa. Abençoada com um design clássico e um ar de confiança, seu calçar era como uma “luva de veludo”, com a firmeza e ajuste de um punho de ferro. A chuteira esteve presente em grandes momentos do futebol como no gol de falta de Roberto Carlos contra a seleção francesa no Torneio da França de 1997, em que a bola ultrapassou os 100 km/h e fez uma curva espetacular por fora da barreira antes de chegar ao fundo da rede; e no gol do inglês Michael Owen contra a Argentina na Copa do Mundo na França, quando ele driblou vários defensores vindo com a bola do meio do campo. Outras estrelas fizeram história calçando Speciali, como o colombiano Valderrama, o norueguês Tore Andre Flo e o inglês Alan Shearer, que fez a maioria de seus 313 gols na carreira calçando a icônica chuteira da marca UMBRO. Cobiçada por jogadores do mundo todo por sua leveza, estilo e por seu histórico de trazer sorte a quem a usa, a nova versão da chuteira, lançada recentemente, permite que o solado seja virtualmente customizado. Além disso, a nova Speciali é feita em couro de canguru, possui solado em TPU Pontex que garante leveza, palmilha de montagem que traz estabilidade aos pés, puxador para facilitar o calce, proteção para o tendão de Aquiles e calcanhar, cravos com estrutura de alumínio para maior durabilidade e palmilha interna que proporciona conforto nas áreas de maior pressão e impacto.


Os patrocínios
Os garotos do Brasil em 1958. O time bi-campão do Tottenham Hotspur em 1960/61. Os heróis ingleses e 14 de seus oponentes na Copa do Mundo de 1966. A duradoura dinastia européia do Liverpool nos anos setenta e oitenta. Os tri-campeões do Manchester United de 1999. As melhores equipes. Os jogos mais memoráveis. Todos com uma coisa em comum. Usavam UMBRO. Como qualquer empresa de material esportivo, a UMBRO direciona grande parte de sua verba de comunicação para o patrocínio de clubes e seleções. Internacionalmente, a marca estampa os uniformes e fornece todo material esportivo para as seleções da Inglaterra, País de Gales, Peru, Irlanda e Suécia.


Grandes clubes europeus, asiáticos e das Américas também estão entre os patrocinados pela marca: Lille (França); Sunderland e Manchester City (Inglaterra); Athletic Bilbao (Espanha); Glasgow Rangers (Escócia); Dinamo Moscow (Rússia); Gamba Osaka (Japão); Colo Colo (Chile); Universitario (Peru); LDU (Equador); Independiente (Argentina); entre outros. Com o patrocínio de atletas, a empresa tem muito mais que um time completo de estrelas: Deco (seleção de Portugal e agora jogador do Fluminense), John Terry (capitão da seleção inglesa), Pepe (Real Madrid), Michael Owen (Inglaterra), Hérnan Crespo (Argentina) e o craque de Futsal Falcão (Brasil), que recentemente renovou seu contrato com a marca por mais 4 anos. O envolvimento da marca UMBRO com o futebol brasileiro pode ser visto por meio de parcerias com grandes e tradicionais clubes como Santos, Atlético Paranaense (desde 1997), Figueirense, e o time de futsal Malwee Jaraguá do Sul. A UMBRO ainda é patrocinadora oficial da FA CUP (Copa da Inglaterra) e do novo estádio de Wembley. Atualmente a UMBRO patrocina 109 clubes ao redor do mundo.


A evolução visual
O tradicional logotipo da marca inglesa, introduzido em 1924 e chamado “Double Diamond” (Diamante Duplo), passou por várias modificações no decorrer dos anos. Em 2000 o reconhecimento da marca UMBRO era tanto que o nome da marca foi retirado do logotipo. A última modificação ocorreu recentemente, quando o logotipo adotou oficialmente a cor vermelha.


Os slogans
Bring it on. (2008)
One love. (2007)
Football evolved. (2004)
Only Football.


Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação:
1924
● Fundador:
Harold e Wallace Humphreys
● Sede mundial:
Cheadle, Manchester, Inglaterra
● Proprietário da marca: Nike Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO:
Michael Spillane
● Faturamento: US$ 250 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 3.000
● Segmento: Vestuário esportivo
● Principais produtos:
Vestuário, materiais e equipamentos para futebol
● Concorrentes diretos: Adidas, Nike, Reebok, Lotto e Puma
● Ícones:
O logotipo conhecido como Diamante Duplo
● Slogan: Bring it on.
● Website: www.umbro.com

A marca no mundo
A marca UMBRO está presente em mais de 90 países ao redor do mundo vendendo uma linha completa de vestuário, materiais e equipamentos com foco especial no futebol. A tradicional marca é líder absoluta do enorme mercado inglês (as vendas de camisas representam 90% dos negócios no Reino Unido). Além do futebol, a empresa atua também na produção de equipamentos e materiais para o rúgbi e o cricket.

Você sabia?
No Brasil, a UMBRO participou de grandes conquistas da Seleção Brasileira. Entre 1954 e 1994, o Brasil ganhou quatro Copas do Mundo (1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México e 1994 nos Estados Unidos) sendo patrocinado e usando a famosa marca do duplo diamante em seus uniformes.
Décadas antes das réplicas de camisas se tornarem moda, a UMBRO introduziu versões de tamanho infantil dos uniformes dos clubes que pudessem ser adquiridas, permitindo pela primeira vez que as crianças se vestissem tal como seus heróis.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/7/2011

Nenhum comentário: