13.6.06

MILKY WAY


Delicioso recheio de nougat (uma espécie de melaço com amêndoas ou nozes) e caramelo cremoso coberto com o mais puro chocolate ao leite. Não foi a toa que o chocolate MILKY WAY, com seu irresistível caramelo puxa-puxa, se tornou o confeito de chocolate preferido por 10 entre 10 estrelas de Hollywood, sendo ainda hoje a primeira e melhor barra de chocolate inventada nos Estados Unidos. 

A história 
A história começou em 1922 quando Frank Clarence Mars, fundador da tradicional empresa Mars, e seu filho Forrest, em visita a uma drogaria, tiveram uma grande ideia: produzir uma versão de chocolate ao leite em barras. O novo chocolate foi batizado de MAR-O-BAR. Mas infelizmente, o novo chocolate provou ser muito difícil de ser transportado, chegando aos pontos de vendas derretidos em virtude das constantes mudanças de temperatura durante o trajeto. Foi então, que pai e filho aperfeiçoaram a receita na cozinha de casa, combinando três diferentes ingredientes populares na época, doce de chocolate, barra de chocolate e leite maltado, e após três messes de pesquisas criaram um novo chocolate, batizado de MILKY WAY, introduzido no mercado americano em setembro de 1923 com o slogan “A Chocolate Malted Milk in a Candy Bar”. O nome “Milky Way” foi dado em homenagem à galáxia onde está contido o planeta Terra. O MILKY WAY, primeiro chocolate em barra com recheio cremoso e criado para capturar o sabor de milkshakes maltados, rapidamente se tornou um enorme sucesso, fazendo com que as vendas da empresa explodissem. Por exemplo, em 1924 foram vendidas mais de 800 mil barras. Apesar do sucesso inicial, somente no dia 10 de março de 1925 o nome MILKY WAY foi registrado como marca.


No ano seguinte o produto foi introduzido nacionalmente em dois sabores, chocolate e vanilla (este coberto com chocolate amargo), custando apenas 5 centavos de dólar. Em 1932, período da Grande Depressão Americana, o fundador da empresa, deu US$ 50 mil e a fórmula do chocolate MILKY WAY para seu filho, Forrest, estabelecer sua própria empresa de confeito. Forrest então rumou para a Inglaterra e fundou, na cidade de Slough, a MARS INCORPORATED. O primeiro produto comercializado pela nova empresa foi o chocolate em barra MARS BAR (versão europeia do MILKY WAY), que se tornaria um dos chocolates mais populares do continente europeu.


Enquanto isso nos Estados Unidos, o MILKY WAY era comercializado em dois pedaços de barra, mas isto somente por apenas quatro anos. Em 1936, o MILKY WAY sabor vanilla recoberto com chocolate amargo passou a chamar FOREVER YOURS BAR. Este mesmo produto foi relançado no mercado em 1989, depois de 10 anos de ausência, com o nome de MILKY WAY DARK (renomeado para MILKY WAY MIDNIGHT em 2000). Na década de 1980 o chocolate passou a ser posicionado e divulgado no mercado como uma grande fonte de energia, aumentando assim sua popularidade. No ano de 1994 o MILK WAY LITE BAR, um chocolate com gordura reduzida, foi introduzido como teste de mercado em algumas áreas dos Estados Unidos. No final desta década, em 1998, o MILKY WAY recebeu o Certificado Kosher, um documento emitido para atestar que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa.


No ano seguinte o MILKY WAY foi completamente reformulado, incluindo mudanças na fórmula (20% a mais de caramelo na versão tradicional e 10% na versão vanilla), embalagens, slogan e posicionamento de mercado. Com a chegada do novo milênio, em 2002, a marca lançou a versão coberta com caramelo, que rapidamente se tornou um sucesso. Em 2005, somente nos Estados Unidos, foram consumidos mais de 200 milhões de barras do chocolate, atestando assim o total sucesso de MILKY WAY. A última grande revolução em sua linha de produtos ocorreu em 2010 com o lançamento do MILKY WAY SIMPLY CARAMEL, que não possui recheio nougat, é apenas recheado com caramelo. Pouco depois, em 2012, a marca lançou uma versão por tempo limitado em comemoração ao Dia das Bruxas: com recheio de caramelo e maçã. Aproveitando a força da marca, MILKY WAY também foi lançado em novas categorias de produtos, como por exemplo, barras de sorvete.


Hoje em dia existem três sabores do tradicional chocolate: MILKY WAY (tradicional), MILKY WAY SIMPLY CARAMEL (com recheio somente de caramelo), e MILKY WAY MIDNIGHT (vanilla coberto com chocolate amargo). Estes sabores estão disponíveis em vários tamanhos, desde o regular até o FUN SIZE (pacote com versão menor do chocolate embalada individualmente), além das versões 2 To Go (o dobro do tamanho normal), 6 Pack (embalagem com seis barras do chocolate), Minis (pequenos quadrados embalados individualmente) e Bites (embalagem com pequenos quadrados soltos).


Para esclarecer as diferenças 
Nos Estados Unidos o MILKY WAY tem uma formulação com recheio de nougat (uma espécie de melaço com amêndoas ou nozes) e caramelo cremoso coberto com o mais puro chocolate ao leite. Na Europa e outros países esse chocolate é comercializado como MARS BAR. Já no Reino Unido e boa parte da Europa o chocolate comercializado com a marca MILKY WAY tem uma formulação diferente, sem o recheio cremoso de caramelo. E essa versão é vendida no mercado americano com a marca 3 musketeers.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1999 o tradicional logotipo da marca MILKY WAY passou por uma radical modernização, adquirindo um visual totalmente moderno que adotou um fundo com a cor marrom. A mudança ocorreu somente no mercado americano.


Fora do mercado americano, especialmente em alguns países da Europa, como Reino Unido, a marca utiliza uma identidade visual bem diferente. Durante anos utilizando um cometa vermelho que representa a Via Láctea (em inglês “milk way”) em sua comunicação visual, em 2002 a marca apresentou um novo logotipo e, posteriormente, em 2009 uma versão mais atualizada.


Os slogans 
Sorry, I was Eating a Milky Way. (2012) 
Life’s Better the Milky Way. (2011) 
Comfort in every bar. (2006) 
Pleasure you can’t measure. (2002) 
Milk It! (1999) 
Best Caramel Ever! (1998) 
Chocolate, caramel and beyond. (1997) 
Nothing smooths your way like a MILKY WAY. (1994) 
Making life a little sweeter. (1990) 
Energy to help keep you going. (1980) 
At work, rest or play, MILKY WAY. (1974) 
Three great candies in one. (1972) 
Tastes like malted milk wrapped in chocolate. (1965) 
There’s so much milk in a MILKY WAY, you can almost hear it moo! (1961) 
The sweet you can eat between meals. (1935) 
When you crave good candy. (1928) 
More tasteful than ever. (1928)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1923 
● Criador: Frank e Forrest Mars 
● Sede mundial: McLean, Virginia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Grant Reid 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates recheados 
● Concorrentes diretos: Twix, Milkbar, Snickers, Reese’s, Baby Ruth, Butterfinger e Hershey’s 
● Ícones: O puxa-puxa do recheio de caramelo 
● Slogan: Sorry, I was Eating a Milky Way. 
● Website: www.milkywaybar.com 

A marca no mundo 
Um dos chocolates mais consumidos dos Estados Unidos, o MILKY WAY é comercializado em mais de 40 países ao redor do mundo. Fora do mercado americano, especialmente na Inglaterra e Austrália, dois grandes mercados da marca, o chocolate é conhecido como MARS BAR. Apesar do sabor tradicional de caramelo na Austrália existem os sabores de banana e morango. 

Você sabia? 
Atualmente os chocolates são produzidos em Chicago (estado de Illinois) e Elizabethtown (estado da Pensilvânia). 
Em boa parte de sua comunicação, a marca utiliza um argumento capaz de conquistar até quem não curte muito chocolate: o incrível efeito “puxa-puxa” bastante acentuado do recheio de caramelo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/5/2017

12 comentários:

Haroldo disse...

Esse é o melhor chocolate que eu já comi!!!

Anônimo disse...

Concordo!!! Supera qualquer chocolate. E ótimo repositor energético!!

Reginaldo disse...

Melhor chocolate e baratinho (R$ 1,50 a barra)!

ELIANE disse...

COMO FAÇO PARA COMPRAR ESSE CHOCOLATE MILKY WAY POIS GOSTEI MUITO. AONDE POSSO COMPRAR, OBRIGADA.

Thais disse...

Tem nas Lojas Americanas, por 1,49!
É sensacional!

Alexandre disse...

o + gostoso q eu ja comi até hj!DELÍCIA...E tem na vendinha aki perto de casa por apenas R$1,30

welington disse...

Bom mas não o melhor! Existem outros tão bons quanto ou até melhores! Toblerone é um deles!

Anônimo disse...

Chocolate delicioso! Não consigo entender como ele chega no brasil por apenas 1,34 reais, paguei isso numa barra no Supermercado ASSAI. Da de mil nos outros feitos aqui.

Taty Duarte disse...

Esse chocolate é maravilhoso , uma.pena esta em.falta nos mercados , docerias , atacados ..se encontrava com facilidade agora esta dificil achar , muito chato isso .

Rodrigo Souza Santos disse...

Não está mais tendo desse chocolate aqui no Brasil! Eu amo esse chocolate! Será que não estão fabricando mais?!!

Unknown disse...

Oi, você mora em qual cidade?

Unknown disse...

Por que ele não é mais comercializado no Brasil? Não o vejo mais em lugar nenhum pra comprar