13.6.06

MILKY WAY


Delicioso recheio de nougat (uma espécie de melaço com amêndoas ou nozes) e caramelo cremoso coberto com o mais puro chocolate ao leite. Não foi a toa que o chocolate MILKY WAY, com seu irresistível caramelo puxa-puxa, se tornou o snack de chocolate preferido por 10 entre 10 estrelas de Hollywood, sendo ainda hoje a primeira e melhor barra de chocolate inventada nos Estados Unidos.

A história
A história começou em 1922 quando Frank C. Mars, fundador da empresa Mars, e seu filho Forrest, em visita a uma drogaria, tiveram uma grande ideia: produzir uma versão de chocolate ao leite em barras. O novo chocolate foi batizado de MAR-O-BAR. Mas infelizmente, o novo chocolate provou ser muito difícil de ser transportado, chegando aos pontos de vendas derretidos em virtude das constantes mudanças de temperatura durante o trajeto. Foi então, que pai e filho aperfeiçoaram a receita na cozinha de casa, combinando três diferentes ingredientes populares na época, doce de chocolate, barra de chocolate e leite maltado, e após três messes de pesquisas criaram um novo chocolate, batizado de MILKY WAY, introduzido no mercado americano em setembro de 1923 com o slogan “A Chocolate Malted Milk in a Candy Bar”. O nome “Milky Way” foi dado em homenagem à galáxia onde está contido o planeta Terra. O MILKY WAY, primeiro chocolate em barra com recheio cremoso, rapidamente se tornou um enorme sucesso, fazendo com que as vendas da empresa explodissem. Apesar do sucesso inicial, somente no dia 10 de março de 1925 MILKY WAY foi registrado como marca.


No ano seguinte o produto foi introduzido nacionalmente em dois sabores, chocolate e vanilla (este coberto com chocolate amargo), custando apenas 5 centavos de dólar. Em 1932, período da Grande Depressão Americana, o fundador da empresa, deu US$ 50 mil e a fórmula do chocolate MILKY WAY para seu filho, Forrest, estabelecer sua própria empresa de confeito. Forrest então rumou para a Inglaterra e fundou, na cidade de Slough, a MARS INCORPORATED. O primeiro produto comercializado pela nova empresa foi o chocolate em barra MARS BAR (versão europeia do MILKY WAY), que se tornaria um dos chocolates mais populares do continente europeu.


Enquanto isso nos Estados Unidos, o MILKY WAY era comercializado em dois pedaços de barra, mas isto somente por apenas quatro anos. Em 1936, o MILKY WAY sabor vanilla passou a chamar FOREVER YOURS BAR. Este mesmo produto foi relançado no mercado em 1989, depois de 10 anos de ausência, com o nome de MILKY WAY DARK (renomeado de MILKY WAY MIDNIGHT em 2000). Na década de 80 o chocolate passou a ser posicionado e divulgado no mercado como uma grande fonte de energia. No ano de 1994 o MILK WAY LITE BAR, um chocolate com gordura reduzida, foi introduzido como teste de mercado em algumas áreas dos Estados Unidos. No final desta década, em 1998, o MILKY WAY recebeu o Certificado kosher, um documento emitido para atestar que os produtos fabricados por uma determinada empresa obedecem as normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa.


No ano seguinte o MILKY WAY foi completamente reformulado, incluindo mudanças na fórmula (20% a mais de caramelo na versão tradicional e 10% na versão vanilla), embalagens, slogan e posicionamento de mercado. Com a chegada do novo milênio, em 2002, a marca introduziu a versão coberta com caramelo, que rapidamente se tornou um sucesso. Em 2005, somente nos Estados Unidos, foram consumidos mais de 200 milhões de barras do chocolate, atestando assim o total sucesso de MILKY WAY. A última grande revolução em sua linha de produtos ocorreu em 2010 com o lançamento do MILKY WAY SIMPLY CARAMEL, que não possui recheio nougat, é apenas coberto com caramelo. Aproveitando a força da marca, MILKY WAY também foi lançado em novas categorias de produtos, como por exemplo, barras de sorvete.


Hoje em dia existem três sabores do tradicional chocolate: MILKY WAY BAR (tradicional), MILKY WAY BRAND MILK CHOCOLATE COVERED CARAMELS (coberto com caramelo), e MILKY WAY MIDNIGHT (vanilla coberto com chocolate amargo). Estes sabores estão disponíveis em vários tamanhos, desde o regular até o FUN SIZE (pacote com versão menor do chocolate embalada individualmente), além das versões 2 To Go (o dobro do tamanho normal), 6 To Go (seis pequenos chocolates embalados individualmente) e Minis (pequenos quadradinhos).


A evolução visual
Em 1999 o tradicional logotipo da marca MILKY WAY, com seu cometa vermelho representando a Via Láctea (em inglês “milk way”) passou por uma radical modernização, adquirindo um visual totalmente diferente e moderno. A mudança ocorreu somente no mercado americano.


Fora do mercado americano, especialmente em alguns países da Europa, como Inglaterra e na Austrália, a marca utiliza uma identidade visual bem diferente, apesar de sua formulação ser diferente do chocolate original.


Os slogans
Life’s Better the Milky Way. (2011)
Comfort in every bar. (2006)
Pleasure you can’t measure. (2002)
Milk It! (1999)
Best Caramel Ever! (1998)
Chocolate, caramel and beyond. (1997)
Nothing smooths your way like a MILKY WAY. (1994)
Making life a little sweeter. (1990)
Energy to help keep you going. (1980)
At work, rest or play, MILKY WAY. (1974)
Three great candies in one. (1972)
Tastes like malted milk wrapped in chocolate. (1965)
There’s so much milk in a MILKY WAY, you can almost hear it moo! (1961)
The sweet you can eat between meals. (1935)
When you crave good candy. (1928)
More tasteful than ever. (1928)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1923
● Criador: Frank e Forrest Mars
● Sede mundial: McLean, Virginia
● Proprietário da marca: Mars Incorporated
● Capital aberto: Não
● Chairman: John Mars
● CEO & Presidente: Paul Michaels
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Chocolates recheados
● Concorrentes diretos: Twix, Milkbar, Snickers, Reese’s e Hershey’s
● Ícones: O puxa-puxa do recheio de caramelo
● Slogan: Life’s Better the Milky Way.
● Website: www.milkywaybar.com

A marca no mundo
Um dos chocolates mais consumidos dos Estados Unidos, o MILKY WAY é comercializado em mais de 40 países ao redor do mundo. Fora do mercado americano, especialmente na Inglaterra e Austrália, dois grandes mercados da marca, o chocolate é conhecido como MARS BAR. Apesar do sabor tradicional de caramelo na Austrália existem os sabores de banana e morango.

Você sabia?
Atualmente os chocolates são produzidos em Chicago e Elizabethtown, estado da Pensilvânia.
Em boa parte de sua comunicação, a marca utiliza um argumento capaz de conquistar até quem não curte muito chocolate: o incrível efeito “puxa-puxa” bastante acentuado do recheio.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 26/9/2012

9 comentários:

Haroldo disse...

Esse é o melhor chocolate que eu já comi!!!

Anônimo disse...

Concordo!!! Supera qualquer chocolate. E ótimo repositor energético!!

Reginaldo disse...

Melhor chocolate e baratinho (R$ 1,50 a barra)!

ELIANE disse...

COMO FAÇO PARA COMPRAR ESSE CHOCOLATE MILKY WAY POIS GOSTEI MUITO. AONDE POSSO COMPRAR, OBRIGADA.

Thais disse...

Tem nas Lojas Americanas, por 1,49!
É sensacional!

Alexandre disse...

o + gostoso q eu ja comi até hj!DELÍCIA...E tem na vendinha aki perto de casa por apenas R$1,30

welington disse...

Bom mas não o melhor! Existem outros tão bons quanto ou até melhores! Toblerone é um deles!

Anônimo disse...

Chocolate delicioso! Não consigo entender como ele chega no brasil por apenas 1,34 reais, paguei isso numa barra no Supermercado ASSAI. Da de mil nos outros feitos aqui.

Taty Duarte disse...

Esse chocolate é maravilhoso , uma.pena esta em.falta nos mercados , docerias , atacados ..se encontrava com facilidade agora esta dificil achar , muito chato isso .