27.7.06

Dr. OETKER


A QUALIDADE É A MELHOR RECEITA! Foi baseada neste slogan que a DR. OETKER oferece gelatinas, fermentos, pudins e massas para que milhões de pessoas possam saborear deliciosos bolos, gelatinas e pudins, fáceis de preparar e para todos os momentos do dia. Tudo assinado por uma autoridade que entende de receitas saborosas há mais de um século. Dificilmente um dos inúmeros produtos da DR. OETKER não sejam encontrados na cozinha ou façam parte de refeições em milhões de casas pelo mundo.

A história
Tudo começou em 1891 com o Dr. August Oetker, um farmacêutico residente na cidade de Bielefeld, norte da Alemanha. Ele foi o primeiro a desenvolver, nos quartos do fundo da sua modesta farmácia, e lançar no mercado o fermento em sachês, na medida exata para 500 gramas de farinha, a um preço bastante acessível às donas de casa e com a garantia do perfeito crescimento da massa de bolos e pães. Para tornar o produto conhecido do público, a empresa introduziu livros de receitas, anúncios em jornais e imprimiu sugestões de recitas nos rótulos, aumentando assim o conhecimento e a forma de utilização do fermento. Inicialmente o novo produto era divulgado pelo slogan: “Ein heller Kopf nimmt stets Oetker” (em português, “Mentes brilhantes sempre usam Oetker”). O sucesso foi tão grande que o até então farmacêutico teve que fechar sua farmácia para se dedicar em tempo integral à edificação de seu império, que crescia como a fórmula de seu fermento.


Na virada do século, a empresa inaugurou sua primeira fábrica, produzindo, a partir daí, em escala industrial. Nesse momento a marca DR. OETKER foi registrada, e o símbolo da “cabeça branca” garantia ao consumidor a qualidade superior de seus produtos. Neste momento a linha de produtos já era composta pelo tradicional fermento, açúcar de baunilha, gelatinas, essências, mistura em pó para sorvete e pudim instantâneo. Em 1906 a empresa já tinha vendido 50 milhões de pacotes de fermento. A partir deste momento, Dr. August começou a expandir os negócios internacionalmente, inaugurando a primeira subsidiária na Áustria em 1908.


A empresa continuou a se expandir mesmo após a morte do Dr. Oetker. Richard Kaselowsky, que passou a controlar os negócios da família em 1918, aumentou a linha de produtos e expandiu as operações pela Europa para países como Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega e Itália. Richard e toda sua família, que possuía forte ligação com os nazistas, morreram durante a Segunda Guerra Mundial, e, em 1944, Rudolf August, neto do fundador da empresa e considerado o inventor dos famosos bolos instantâneos, que fariam um enorme sucesso quando lançados, assumiu o comando. A habilidade em inovar e introduzir novos produtos (comidas congeladas, sobremesas geladas e sorvetes são alguns desses exemplos) possibilitou um grande crescimento nos anos 50 e 60. Neste período a DR. OETKER experimentou uma forte expansão internacional. A empresa também expandiu suas atividades para outros segmentos: transportes marítimos (com a Hamburg Süd) e bebidas (cervejas, champanhes, vinhos, vodcas e bebidas não alcoólicas).


Em 1970 a empresa ingressou no mercado de pizzas ao lançar na Alemanha a primeira pizza congelada do mercado local. Atualmente a marca vende suas pizzas congeladas em mais de 30 países, sendo líder em 11 deles. Na década de 80 a quarta geração da família Oetker assumiu o comando da empresa e deu continuidade ao crescimento, com foco nos segmento de alimentos, transporte e bebidas. Na década seguinte, após a queda do Muro de Berlim, a DR. OETKER começou mais um período de expansão através de aquisições, especialmente nos países do leste europeu. A marca alemã está sempre inovando através de seus produtos, quer sejam doces ou salgados, que fazem enorme sucesso por causa do sabor irresistível. Hoje o portfólio da empresa abrange 250 produtos, muitos dos quais servem de base no preparo de outros alimentos. Mas há também misturas prontas para bolos, tortas e pudins, müslis, iogurtes e toda uma série de pratos prontos congelados como pizzas e sobremesas, além de uma vasta gama de chás.


A evolução visual
Fundada há mais de 100 anos a DR. OETKER ficou conhecida pela cabeça branca presente em seu logotipo. A silhueta branca em um fundo vermelho é a representação de uma trabalhadora da empresa alemã. A funcionária – cujo nome ninguém sabe – foi vencedora de um concurso interno de beleza no começo do século XX. O prêmio era a reprodução da silhueta na logomarca da empresa. Durante anos ela foi símbolo de qualidade dos produtos comercializados pela empresa. Na década de 80, no Brasil, a empresa passou a utilizar a marca OTKER nas embalagens de seus produtos, provavelmente para facilitar aos brasileiros a pronúncia do nome alemão, e o símbolo da “Cabeça Branca” foi diminuído. Somente a partir de 1996, a marca em uso passou a ser OETKER. Em 2001, a marca foi alinhada ao logotipo internacional do grupo DR. OETKER.


Um dos principais produtos da marca, o fermento em pó, teve suas embalagens modificadas por várias vezes no decorrer dos anos, como pode ser conferido na imagem abaixo.


Os slogans
Quality is the Best Recipe. (Qualidade é a melhor receita)
With Dr. Oetker, there it becomes well. (1985)
For all, wich cook with love. (1983)
Dr. Oetker. So that it tastes. (1973)
Modern deliciousnesses. (1970)
An intelligent head takes Oetker. (1899)


Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1891
● Fundador: Dr. August Oetker
● Sede mundial: Bielefeld, Alemanha
● Proprietário da marca: Oetker Gruppe
● Capital aberto: Não 
 Chairman & CEO: August Oetker
● Faturamento: €7.7 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 23.000
● Segmento: Alimentação
● Principais produtos: Fermento, pudins, gelatina, bolos e pratos congelados
● Concorrentes diretos: Royal, Fleischmann, Betty Crocker, Pillsbury e Jell-O
● Ícones: “A cabeça branca” de seu logotipo
● Slogan: Quality is the Best Recipe.
● Website: www.oetker.com

A marca no Brasil
A DR. OETKER chegou ao Brasil na década de 30, primeiramente com o nome “Cabeça Branca”. Muitos consumidores brasileiros devem lembrar-se ainda dos tempos em que a cabeça branca sobre um fundo escuro oval era a única identificação para a empresa que fabricava, entre outros, o açúcar cristalizado em sachês ou o fermento em pó. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa adotou o nome de Walter Husmann. No decorrer dos anos, a DR. OETKER, passou a comercializar, além do tradicional fermento, gelatinas, sobremesas, essências, confeitos, chás, snacks (petiscos), misturas para bolos e tortas, além da tradicional linha Pizza Ristorante, que traz as delícias da culinária italiana em sabores irresistíveis como calabresa, mussarela, pepperoni, frango e queijo, vegetais e quatro queijos.


A marca no mundo
A DR. OETKER está presente em inúmeros países da Europa, tanto no Ocidente como no Leste, bem como nos Estados Unidos e Canadá, além da América do Sul e Ásia, empregando ao todo 23.000 funcionários. Somente na Alemanha, a empresa emprega mais de três mil pessoas. Até hoje, o segmento de panificação é, ao lado de produtos de sobremesa e pizzas, um dos mais importantes setores de negócio da empresa, dirigida atualmente pelo bisneto do fundador. Na Alemanha, de cada 100 pessoas, 98 conhecem a marca DR. OETKER.

Você sabia?
A cozinha experimental da empresa, que funciona desde 1900, testa os ingredientes e produtos próprios, desenvolve e experimenta novas receitas, de acordo com o lema da DR. OETKER: “Qualidade é a melhor receita!”.
Além do sucesso de seus produtos alimentícios, a DR. OETKER percebeu que poderia utilizar a marca para artigos e utensílios de cozinha ao oferecer formas, facas e espátulas, nos mais variados formatos e “desenhos”, tornando assim preparo muito mais seguro e a apresentação diferenciada.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 25/7/2012

2 comentários:

Renata Geronimo disse...

Esta marca é sinonimo de qualidade, mesmo!

Além dos produtos que eu consumo - sobremesas - gelatinas, brigadeirão e maria mole, tem os chás, muito melhores do que da concorrência.

Eles estão com uma promoção muito legal, animada, bem inovadora! É da ZOOBREMESAS, das mochilinhas, muito bacana!

Minha filha já conseguiu uma mochilinha de jacaré, uma fofura.

Darcilene Batista disse...

Descobri o marca Dr.Oetker atrves dos chas, são ótimos,gosto principalmente de Doces Sonhos,pois faço tratamento para depressão e ainda faço o uso deste cha a noite,durmo sem problemas.
Deveria ter mais propagandas a respeito destes cha, poi ja tomei varios, e sao deliciosos e realmente fazem o que dizem, se é horade relaxar ou hora de acordar.
Boa tarde.