18.7.06

LACTA


A palavra inovação marca a trajetória de sucesso da LACTA, responsável por produtos de sucesso que atravessam gerações e são apreciados por chocólatras de todas as idades, como, por exemplo, os românticos e saborosos bombons Sonho de Valsa; os deliciosos e coloridos Confeti; o famoso Diamante Negro; o irresistível BIS; e a tradicional caixa de bombons sortidos com sua inconfundível embalagem azul. 

A história 
A história da tradicional LACTA começou no dia 21 de janeiro de 1912 com a fundação no bairro paulistano da Vila Mariana da Societè Anonyme de Chocolats Suisses por um grupo liderado pelo cônsul suíço Achilles Isella, que havia desembarcado no Brasil em 1891 vindo da Argentina. Desse grupo faziam parte três industriais, um professor, um comerciante, um engenheiro e um arquiteto. O objetivo era oferecer aos consumidores brasileiros chocolates com a mesma qualidade dos importados. Inicialmente os chocolates importados LACTA eram produzidos por um chocolatier francês chamado Victor Auguste Poulain. Somente em 1917 foi concedido o registro da marca LACTA, que acabou estampada no primeiro anúncio luminoso instalado na cidade de São Paulo. Foi a partir deste ano, que os deliciosos chocolates, antes importados, passaram a ser produzidos localmente com o nome Chocolate Ao Leite Lacta e sua inconfundível embalagem na cor roxa. Pioneira na fabricação de chocolates em escala industrial no Brasil, ao longo dos próximos anos a empresa introduziria no mercado produtos que se tornaram ícones irresistíveis da sociedade brasileira.


O primeiro chocolate crocante da marca foi lançado em 1932 e batizado simplesmente de Chocolate Lacta. 1938 era ano da Copa do Mundo de Futebol, e Leônidas da Silva, famoso jogador da Seleção Brasileira e inventor da bicicleta (a jogada, não o meio de transporte), pertencente ao Flamengo, foi apelidado pelo jornalista francês Raymondo Thourmagem de “Diamante Negro”, impressionado com a destreza e habilidade do jogador negro, artilheiro e melhor da Copa do Mundo. Inspirando-se neste episódio, a LACTA colocou o nome de Diamante Negro no recém lançado chocolate em 1940. Porém, para diferenciá-lo do jogador, adotou o símbolo do diamante estilizado em sua embalagem. Na primeira versão, o produto foi lançado com uma embalagem tipo envelope e o tablete possuía 21 gramas. O jogador chegou a participar de propagandas do chocolate em rádios e jornais, a convite do fabricante.


Os tradicionais bombons Sonho de Valsa foram lançados em 1938. O bombom, um wafer recheado com massa e pedacinhos de castanha de caju, coberto com duas camadas de chocolate, era embrulhado em papel estanho de cor vermelha e recoberto por celofane transparente. Como rótulo, um selo preto central continha o nome do produto e o desenho de um violão. Inicialmente o bombom era vendido por quilo somente em bombonières finas e consumido, preferencialmente, por mulheres. Pouco depois, em 1940, a empresa foi uma das pioneiras na criação de Ovos de Páscoa de chocolate, embalando-os em papel celofane e numerando-os de acordo com o tamanho. Assim nascia uma tradição que persiste até hoje. Em 1942, buscando agregar o público masculino, a marca aumentou o tamanho do bombom e começou vendê-lo por unidades em bares, armazéns e outros estabelecimentos mais populares. Como o celofane colorido passou a ser fabricado no Brasil, o Sonho de Valsa ganhou nova embalagem: o violão do antigo rótulo passou a acompanhar a imagem de um casal em traje de gala dançando e a escala musical de uma valsa de Johann Strauss Jr. foi colocada nas laterais, além de substituir o celofane transparente por um de cor maravilha.



Foi também nesta época, em 1942, que surgiu outro símbolo da LACTA: BIS, uma combinação irresistível e perfeita de wafer coberto com chocolate ao leite em formato retangular para saborear a qualquer momento. A embalagem de BIS, que se tornaria um dos ícones da marca, era uma bandeja cartonada, contendo vinte unidades, envolvida por uma capa transparente de celofane. As décadas de 1950 e 1960 foram marcadas por inúmeras novidades, começando pelo desenvolvimento do primeiro bombom de chocolate branco do mercado brasileiro, batizado de Ouro Branco (recheado com creme sabor chocolate, flocos de arroz e castanha de caju, envolvido por uma fina camada de wafer e recoberto com chocolate branco); seguido pelo surgimento do Confeti, primeira marca do segmento de pastilhas confeitadas no Brasil; e do Laka, primeiro chocolate branco do mercado brasileiro, que com sua cor e seu delicioso sabor de leite se transformou em um verdadeiro campeão de vendas em sua categoria.


No início dos anos de 1980 foi a vez do Krot, uma combinação perfeita do chocolate ao leite LACTA e amendoins crocantes, estrear no mercado como o primeiro chocolate com amendoim do país. No final desta década, em 1989, a LACTA inovou no mercado brasileiro, se tornando a primeira fabricante de chocolate a transferir suas famosas marcas para os ovos de Páscoa (Diamante Negro e Laka). A próxima década teve início com uma deliciosa e inovadora novidade: um chocolate inédito no mercado brasileiro. Feito à base de wafer e com três bombons recheados com delicioso creme de chocolate e avelã sobre uma fina placa de wafer, Lancy conquistou os consumidores através do seu sabor e inovação.



Em 1993, a LACTA já era a terceira maior produtora mundial de chocolate, líder absoluto no segmento de bombons e tinha 8 dos 10 chocolates mais vendidos no mercado Brasileiro. Todos esses números fantásticos chamaram a atenção da poderosa empresa americana Kraft Foods (atual Mondelēz International) que assumiu em 1996 o controle acionário da LACTA, até então pertencia a família do ex-governador do estado de São Paulo, Ademar de Barros. Sob o comando da empresa americana, a LACTA começou a inovar e ampliar rapidamente sua linha de produtos para outras categorias, como por exemplo, em 1996, quando introduziu no mercado o tradicional chocolate Milka (criado em 1901 na Suíça); ou quando a marca Laka ganhou uma extensão com a chegada em 1998 do Laka Cereais, onde o sabor do tradicional chocolate foi enriquecido com vários tipos de cereais. Com a chegada do novo milênio a LACTA não parou de inovar e surpreender seus consumidores, como, por exemplo, o chocolate Trakinas, preparado com chocolate ao leite LACTA, em duas opções de recheios – morango e chocolate – unindo cremosidade e pedaços crocantes de biscoito Trakinas, além de três carinhas estampadas em alto relevo, para diversão da criançada.



Em 2008, a LACTA continuou a inovar e lançar novos sabores para sua linha regular de tabletes, utilizando ingredientes especiais como avelãs, castanhas, uvas passas, amêndoas, crocantes e flocos de arroz. Além disso, trouxe novas e modernas embalagens para toda sua linha de tabletes, oferecendo um inovador e exclusivo sistema abre-fecha, que mantinha toda a cremosidade do delicioso chocolate LACTA mesmo depois de aberto. A iniciativa, inédita no país, veio atender o desejo do consumidor de poder fracionar o consumo de uma barra de chocolate, com a praticidade de guardar o produto no próprio pacote sem perder o sabor e a cremosidade.



Ainda neste ano, para manter a liderança no mercado de chocolates e consolidar a marca LACTA no segmento de tabletes, a empresa lançou o Lacta Stick (barrinhas de chocolate com 10 gramas, dirigidas ao consumidor de impulso), o Lacta Joy (chocolate em três versões diferentes, com biscoito, com castanhas e uvas passas, e castanhas com crocante) e o Lacta Cookies (barra de chocolate branco com deliciosos pedacinhos de cookies). Em 2012 a tradicional LACTA comemorou 100 anos de existência oferecendo uma enorme variedade de delícias que podem ser achadas em mais de 30.000 pontos de venda em todo território brasileiro. Pouco depois, em 2013, a marca ousou novamente ao unir Diamante Negro e Laka em uma só barra de chocolate. Nos últimos anos, a LACTA tem apostado nos lançamentos do tipo “cobranding”, que une duas ou mais marcas consagradas em um mesmo produto, cujo objetivo é ampliar sua participação no segmento.


A linha do tempo 
1938 
Lançamento dos deliciosos bombons SONHO DE VALSA
1940 
Lançamento oficial do chocolate DIAMANTE NEGRO
Lançamento dos primeiros ovos de Páscoa da marca. 
1942 
Lançamento do BIS, que não demorou muito para se tornar um ícone da LACTA. 
1952 
Lançamento do bombom OURO BRANCO
1962 
Lançamento do chocolate branco LAKA
Lançamento das pastilhas confeitadas de chocolate CONFETI. Redondos, pequenos e coloridos, os confeitos foram batizados com esse nome porque lembravam os pequenos círculos de papel lançados pelas crianças nos dias de carnaval. 
1972 
Lançamento da caixa de bombons selecionados LACTA, inicialmente comercializada com o nome de CARROSSEL. A caixa de bombons variados era vermelha, tinha peso líquido de 500 gramas e continha bombons que não são mais produzidos, como Benzinho, Fulô (recheio sabor café) e o Ouro Preto. Posteriormente, a caixa passou a ser azul, teve nomes como “Especialidades Lacta” e “Lacta Grande Sucessos”, e passou a ser compostas por bombons e miniaturas de alguns tabletes clássicos, como Diamante Negro, Sonho de Valsa, Laka, Shot, Lancy, BIS, entre outros. 
1983 
Lançamento do chocolate KROT, que em 2003 passou a se chamar SHOT, para ficar alinhado aos demais países da América Latina onde é vendido. Posteriormente, ganhou uma versão com chocolate branco. 
1986 
Lançamento do LACTA AMARO, chocolate em tablete com 43% de cacau, criado especialmente para quem adora um sabor mais forte de chocolate na boca. 
Lançamento dos tabletes grandes (200g), conhecidos como tamanho família. Os primeiro a ganharem esse tamanho de tablete foram Diamante Negro e Laka. 
1987 
Lançamento do bombom LACTA POEME, com recheio de coco cremoso. 
1988 
Lançamento do LACTA FRUTS, barra de chocolate ao leite com pedaços de frutas. 
1991 
Lançamento da AMANDITA CARINHO
1992 
Lançamento do chocolate LANCY
1993 
Lançamento dos confeitos de amendoim e do tablete de chocolate areado. 
Lançamento do FEITIÇO (bombom com chocolate ao leite, chocolate amargo, wafer e recheio de morango) e NOSSA TURMA (uma deliciosa combinação de chocolate ao leite com personagens Disney em chocolate branco). 
1998 
Lançamento do LAKA CEREAIS
2002 
Lançamento do SONHO DE VALSA BRANCO (tradicional bombom na versão com cobertura de chocolate branco). 
2007 
Lançamento do LACTA MOUSSE (uma sobremesa de bolso, que chegou ao mercado nos sabores maracujá e torta de limão) e do LACTA TRAKINAS
2008 
Lançamento do LACTA STICK, LACTA JOY e LACTA COOKIES
2009 
Lançamento do LACTA DARK & SOFT, uma linha de tabletes com 50% de teor de cacau que oferece os sabores amêndoas, crocante e tradicional. 
2010 
Lançamento do LACTA DELICE, tabletes de chocolate com formato diferenciado. Além de chocolate, o produto pode ser encontrado nos sabores avelã e caramelo. 
Lançamento do LACTA SPECIALITÉ, uma nova linha de chocolates recheados com calda cremosa, nos sabores morango e caramelo. 
Lançamento do MINI BIS, versão em miniatura do tradicional chocolate. 
2012 
Lançamento, em virtude dos 100 anos da marca, do ovo de páscoa comemorativo, que reunia cinco sabores diferentes de clássicos da marca, extremamente populares entre os consumidores do país. O produto tinha meio quilo, com uma estrutura em camadas, somando três ovos – números 20, 12 e 9 –, um dentro do outro. O ovo maior tinha uma metade de Laka e outra de Diamante Negro, já o do meio era todo de Sonho de Valsa e, no centro, estava de um lado o Ao Leite e do outro o BIS
Lançamento do LACTA BOMBOM, uma caixa com 16 unidades com recheio de chocolate ao leite cremoso. 
2013 
Lançamento do LACTA BUBBLY, delicioso chocolate ao leite aerado no formato redondo. Pouco depois seria lançada a versão LACTA BUBBLY DUO, chocolate aerado coberto com chocolate branco. 
2014 
Lançamento do LACTA BUBBLY CARAMELO (com toque de caramelo cremoso) e do LAKA OREO (o tradicional chocolate branco com pedaços do biscoito Oreo). 
2015 
Lançamento do LACTA 5 STAR, chocolate recheado com caramelo e biscoito coberto com chocolate.



O pioneirismo 
A LACTA foi a primeira empresa a produzir ovos de Páscoa de chocolate no Brasil, a utilizar parreiras para promover os produtos no varejo (estruturas de madeira acima das gôndolas, nas quais os ovos podem ser pendurados), a lançar ovos de dupla casca (como o Sonho de Valsa, que tem casca de chocolate ao leite por fora e recheio igual ao bombom por dentro). Além disso, foi pioneira ao utilizar formatos diferenciados de ovos, como o Trakiovo (2005), que tinha a forma de um biscoito gigante Trakinas; o Sonho de Valsa em formato de coração, que conquistou o consumidor; o Diamante Negro em formato dessa belíssima joia (2007); e o ovo BIS (2009), que imitava o formato da embalagem deste ícone da marca, novidades que encantaram ainda mais o paladar e o olhar dos apreciadores do chocolate. Outro diferencial da LACTA que já virou tradição são os ovos Trakinas, que vem com brinquedos dentro, como por exemplo, o primeiro brinquedo com som da linha (Trakisom).


Além disso, a LACTA sempre inovou neste segmento com linhas de produtos muito ligadas aos símbolos da data, como os ovinhos para Caça aos Ovos e tablete Patinhas, tudo para ajudar as famílias a produzir os rituais da Páscoa. Mais recentemente, a marca reposicionou seu portfólio neste segmento, dividido em cinco categorias: Produtos para os rituais de Páscoa, Ovos para Dividir com a Família, Ovos para os Familiares, Ovos para Conhecidos e Ovos Licenciados. Há 19 anos consecutivos, desde que foi adquirida pela Kraft Foods (atual Mondelēz International), a LACTA é líder de mercado no período da Páscoa com mais de 30% de participação em volume de vendas (segundo dados do Nielsen).



Outro sucesso antigo e pioneiro da LACTA é a Amandita, biscoito de waffer (em forma de nozes) com recheio de cacau cremoso; sem contar a caixa de bombons Grandes Sucessos, que agrada a família toda, pois vem recheada com as marcas consagradas da LACTA e também inúmeras delícias, como os bombons Sonho de Valsa e Ouro Branco, miniaturas de Diamante Negro, Laka, Lancy e Shot, além dos tradicionais Bis ao Leite, Bis Laka, Confeti e as novidades Lactinha e Amandita.



A mascote 
A marca LACTA, para os brasileiros sinônimo de chocolate e Páscoa, teve durante anos uma mascote pra lá de simpática: o coelhinho PASCOAL, que tinha presença garantida na comunicação da marca sempre no período da Páscoa. Durante os anos a mascote passou por uma atualização, ganhando mais realismo e expressão, mas sem perder o carisma, característica forte do personagem junto a milhares de crianças. Nos últimos anos, PASCOAL ganhou uma linha de Páscoa com coelhos de chocolate e ovos.


Na Páscoa de 2016, a LACTA apresentou uma nova mascote, um coelho felpudo, que simboliza a retomada dos valores da Páscoa e que estreou nas embalagens, pontos de venda e ações por todo o país.


A evolução visual 
Ao longo dos seus mais de 100 anos, o logotipo da marca passou por três mudanças significativas. A penúltima modificação aconteceu em 2003, quando o logotipo ganhou um visual mais moderno. Há alguns anos atrás o logotipo ganhou apenas uma atualização.


Os slogans 
Entregue-se. (2011) 
Entregue-se. Sinta-se vivo com a Lacta. (2011) 
Lacta. Derrete na boca. (2007) 
Tá na boca da gente. 
Lacta, pequenos momentos de grande felicidade. (anos 2000) 
Mais sabor na sua páscoa. 
Onde a Lacta bota ovos, a Páscoa fica muito mais gostosa.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 21 de janeiro de 1912 
● Fundador: Achilles Isella 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Irene Rosenfeld  
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 8 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Chocolates, bombons e confeitos 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Garoto, Arcor, Hershey’s, Mars e Ferrero 
● Ícones: Sonho de Valsa e BIS 
● Slogan: Entregue-se. 
● Website: www.lacta.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a LACTA, que integra o portfólio de marcas da Mondelēz Brasil, é terceira no mercado de chocolates com 31% de participação em volume, de acordo com dados da Nielsen. No segmento de tabletes, LACTA tem a liderança com 33.3% de participação em valor. No período de Páscoa a LACTA vende em média mais de 25 milhões de ovos. Com a aposta em marcas consagradas, a LACTA possui 6 das 10 maiores marcas em vendas no período da Páscoa, forte participação no segmento infantil e novidades de formato e sabor. Hoje em dia, a LACTA exporta seus produtos para países como Uruguai, Bolívia, Paraguai e Estados Unidos. 


Você sabia? 
O Diamante Negro é hoje a 2º marca de tabletes, com 8.2% de participação de mercado, e também a marca de chocolate ao leite mais consumida do mercado. 
No final da década de 1930 o grupo Diários Associados, do jornalista e empresário Assis Chateaubriand, assumiu o controle da empresa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, EmbalagemMarca e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 22/8/2016

14 comentários:

Anônimo disse...

totimo vc estão de parabens

Anônimo disse...

otimo pascoa ne lacta

Anônimo disse...

o site poderia ser mais completo, né??
queria conhecer mais a Lacta e seus produtos, mas não encontrei isso no site...
Não me interessei pelo site e pelo q tem nele...

Anônimo disse...

Não gostei do site...adoro produtos da lacta mais francamentee...esse site poderia ser melhor...
mais, continuo adorando a lacta...bjs

Anônimo disse...

concordo 100% com todos francamente hen. os produtos são maravilhoso mais o site deixa muito a deseja.

Anônimo disse...

Como saber mais sobre a Lacta e suas delicias, o site fica a desejar, o chocolate tá aprovado.

Anônimo disse...

adoro chocolate ... sonho de valsa de trufa e maravilhoso vcs estáo de parabens!!!!!!

Anônimo disse...

ei pessoal aqui nao e um site........hello!!!!!!!!e um blog ok o site da lacta ........www.lacta.com .br , ok confiram o site e otimo ok ....

Anônimo disse...

Hello!!! Que isto é um blog todos sabem!!! e com certeza todos conhecem o site, menos vc. Se conhecesse realmente concordariam que o mesmo deixa a desejar.

Anônimo disse...

Sei não, viu... acho que o pessoal não sabia que isto é aqui soh um blog. Quanto ao site da Lacta, ele inexiste! Pelo menos não consigo acessar... nem mesmo tentando kraft.com.br . Vai direto pra Trakinas. Decepcionante pra gente, mas duvido que isso tenha diminuído 1% sequer das vendas deles...

Anônimo disse...

Valha-me Deus!!! www.lacta.com.br

Anônimo disse...

realmente algo ta errado www.kraftfoodsbrasil.com

Nayara Melo disse...

nossa to fazendo um trabalho da lacta na esamc faço 4 periodo de publicidade e muitas coisas eu aprendi... vc esta de parabéns.....

Anônimo disse...

Adorei mas em presença global eu preciso para um trabalho saber quais são os 8 países