17.7.06

OMEGA


O pioneirismo da OMEGA levou à lua, ajudou a conquistar profundezas dos oceanos e permitiu marcar presença nos eventos esportivos mais importantes do mundo. Por isso a marca suíça se tornou sinônimo de relojoaria de excelência, sendo em termos de prestígio, qualidade técnica, robustez e tradição em design, equiparada somente à igualmente lendária Rolex. Os relógios da marca são legítimas obras de arte, sendo considerados por muitos, verdadeiras joias. A precisão e o movimento superior fizeram da marca OMEGA uma das mais reconhecidas do mundo. A marca sempre se manteve fiel à sua principal identidade estabelecida há mais de 160 anos: expert na arte de produzir relógios inovadores. 

A história 
Em junho de 1848, com apenas 23 anos de idade, Louis Brands abriu uma modesta oficina de montagem licenciada de uma fábrica de relógios de bolso na pitoresca localidade suíça de La-Chaux-de-Fonds. Durante todos os longos meses do inverno - com a luz da janela de sua mesa de trabalho - ele montava artesanalmente relógios de bolso de precisão com corda por chave a partir de peças fornecidas por artesãos locais. Quando a neve derretia, ele viajava através da Europa vendendo seus relógios, da Itália à Escandinávia, passando pela Inglaterra, seu principal mercado na época. Após a morte de Louis Brandt em 1879, seus dois filhos, Louis-Paul e Cesar, preocupados com as entregas irregulares de qualidade questionável por parte dos fornecedores, abandonaram o insatisfatório sistema de oficina de montagem em favor de uma manufatura “in-house” (“em casa”) com total controle da produção, que lhes deu a oportunidade de criar relógios que mais tarde levariam o conceito de qualidade ao extremo.


Devido ao grande suprimento de recursos humanos, comunicação e energia disponíveis na cidade de Bienne, a empresa mudou-se para o segundo andar de um prédio alugado em janeiro de 1880 e, em dezembro, adquiriu o edifício inteiro. Dois anos mais tarde, a empresa mudou-se para um prédio onde antes havia uma fiação, no distrito de Gurzelen, onde sua sede está situada até os dias de hoje. Seus primeiros relógios produzidos em série, o Labrador (introduzido em 1885, ele atrasava menos de 30 segundos por dia, que para os padrões da época era um feito e tanto) e o Gurzelen, garantiriam o sucesso de vendas da marca. Entre os nomes escolhidos para os modelos de seus relógios na época estavam Helvetia, Jura, Celtic e Patria. Em 1888 os irmãos estabeleceram representantes na cidade de Paris, visando uma expansão internacional. Já no ano seguinte, ambos eram os maiores produtores de relógios da Suíça, com produção anual de 100 mil unidades, em oito calibres e quatro tamanhos diferentes.


Posteriormente, em 1892, os irmãos criaram o primeiro relógio de pulso com repetidor de minutos do mundo, equipado com o calibre 13, que fazia soar melodiosamente as horas. A história da empresa começou a mudar em 1894, quando foi lançado um modelo de relógio, desenvolvido por François Chevillat, extremamente fácil de produzir e com preço acessível. As peças eram tão bem feitas que facilmente podiam ser trocadas de um relógio para outro sem afetar o funcionamento. Um dos investidores da empresa, Henri Rieckel, sugeriu que esse relógio levasse o nome de OMEGA. O sucesso do nome foi tamanho, que em 1903 a empresa decidiu que todos os seus relógios levariam a marca OMEGA, a última letra do alfabeto grego, sinônimo de excelência e perfeição, características que simbolizavam seus produtos.


Os irmãos morreram neste mesmo ano ainda muito jovens, deixando uma das maiores empresas relojoeiras da Suíça, que produzia 240.000 relógios anualmente e empregava 800 pessoas, nas mãos de quatro jovens herdeiros, o mais velho deles, Paul-Emile Brandt, ainda não tinha completado 24 nos de idade. Considerado como o grande arquiteto e construtor da marca OMEGA, a influência de Paul-Emile seria sentida na próxima metade de século. A longa ligação da marca com os esportes começou em 1909, quando estreou no campeonato de balonismo. Em 1917 e 1918, a força aérea britânica e o exército americano, escolheram a marca OMEGA como fornecedora oficial de relógios cronômetros para suas unidades.


As dificuldades econômicas impostas pela Primeira Guerra Mundial resultaram na união da empresa com a Tissot em 1925, e cinco anos depois na criação da “Société Suisse Pour L’Industrie Horlogère AS” (conhecida pela sigla SSIH). A partir dessa época, a OMEGA criou diversos relógios específicos para determinados usos, como por exemplo, o Ranchero (destinados aos trabalhadores rurais) e o Railmaster (destinado aos trabalhadores das ferrovias). Em testes realizados pelo Observatório de Genebra no ano de 1931, a marca venceu em todas as seis categorias. Neste mesmo ano a marca adotou o slogan “Omega – Exact time for live”, (“Omega – O tempo exato para a vida”). Não era um exagero, mas um crédito apoiado por décadas de bons resultados obtidos em rigorosos testes de precisão e qualidade. A marca lançou sua primeira campanha publicitária global somente em 1948, ano de seu centenário, com o slogan “OMEGA, the watch the world has learned to trust” (em português “OMEGA, o relógio que o mundo aprendeu a confiar”).


Nas duas décadas seguintes a OEMGA lançou no mercado relógios que se transformariam em ícones da indústria, entre eles o SEAMASTER (a prova d’água); o preciso COSTELLATION; e o famoso SPEEDMASTER, originalmente desenvolvido para esportistas e pesquisadores de campo e que no ano de 1965, após exaustivos testes, foi oficialmente adotado pela NASA como cronômetro oficial de suas viagens espaciais. Em 1985 a OMEGA passou a fazer parte de um grupo de investidores privados sob a liderança de Nicolas Hayek, que viria ser conhecido, a partir de 1988, como Swatch Group.


Em 2000 a marca inaugurou sua primeira loja própria no mundo, conhecida como OMEGA BOUTIQUE e localizada na cidade de Zurique. Na última década a marca suíça ganhou mercado em países emergentes, especialmente na China, que se transformou no maior mercado consumidor da OMEGA no mundo. Também expandiu sua linha de produtos com o lançamento de pequenas coleções de joias (anéis, brincos, colares e pingentes) e produtos de couro (catarias, cintos e estojos de relógios), além de perfumes. Em 2009, inaugurou uma suntuosa loja na 5ª Avenida em Nova York, cuja impressionante fachada tem atraído visitantes de todo o mundo, com a sua combinação dos temas: sol, água, terra e, evidentemente, tempo. A luz brilhante que ilumina os produtos na vitrine representa os raios energéticos do sol. Já no Brasil, visando as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a marca inaugurou simultaneamente em abril de 2013 três butiques (uma em São Paulo e duas no Rio de Janeiro). A tradição da marca é tamanha que até seus relógios antigos despertam um grande interesse, o que motivou a OMEGA a criar o Vintage Watchfinder que permite aos proprietários de relógios clássicos saber detalhes e história sobre suas peças preciosas.


A linha do tempo 
1901 
Lançamento de um modelo de relógio especialmente desenvolvido para os motociclistas, que podia ser pendurado no tanque de combustível das motos. 
1902 
Lançamento de seu primeiro relógio de pulso. 
1917 
Lançamento de um relógio de bolso com pontos de texto, propiciando assim a leitura das horas com os dedos. 
1929 
Lançamento do ARMURE, um relógio capaz de resistir aos mais violentos impactos e choques. 
1934 
Lançamento do relógio de mergulho MARINE
1937 
Lançamento dos primeiros relógios à prova d’água. 
1943 
Lançamento dos primeiros relógios automáticos. 
1948 
Lançamento do relógio esportivo à prova d’água OMEGA SEAMASTER. A equipe de Jacques Cousteau usava este modelo durante seus experimentos no Mar Vermelho, na expedição “Precontinent II”, que pretendia provar que mergulhadores poderiam viver submersos em um ambiente com gás saturado por um longo período sem sofrer com efeitos adversos. Além disso, o Omega Seamaster 300M Chronometer Profissional foi o relógio oficial de James Bond, usado pelo ator Pierce Brosnan em cada um dos filmes do agente 007 desde GoldenEye em 1995.  
1952 
Lançamento do famoso modelo OMEGA CONSTELLATION, conhecido como o relógio produzido em série com o maior número de certificados de precisão emitidos pelo C.O.S.C (instituto suíço oficial de testes cronométricos). E para comemorar esses feitos, a OMEGA resolveu batizar o modelo com um nome relacionado à astronomia, possuindo um medalhão em forma de observatório na sua tampa traseira. 
1955 
Lançamento do LADYMATIC, primeiro relógio automático feminino. 
1957 
Lançamento do mais famoso modelo da marca, o OMEGA SPEEDMASTER. Atualmente os relógios da linha são os únicos aprovados e qualificados pela NASA para acompanhar os astronautas nas missões espaciais à lua, na estação espacial MIR e na Estação Espacial Internacional. Possuem resistência à água de até 100 metros, reserva de marcha de 55 horas e vidro em cristal de safira com tratamento anti-reflexo. Os modelos desta linha, grandes e com cronógrafos, são máquinas sofisticadas com fechos especiais dentro das principais tendências da moda no momento. Recentemente lançou o Speedmaster X-33, “The Mars Watch”, que tem sido usado pela maioria dos astronautas. 
1960 
Lançamento do luxuoso e elegante OMEGA DE VILLE
1967 
Lançamento do OMEGA BÉTA 21, primeiro relógio quartzo do mundo. 
1970 
Lançamento do OMEGA PloProf SEAMASTER 600 (PLOngeur PROFessionel, ou “mergulhador profissional”), após quatro anos de testes e pesquisas. Durante o processo de pesquisa e desenvolvimento, a marca o testou em 600 metros em sua fábrica e a mil metros de profundidade na costa de Marselha. 
1974 
Lançamento do lendário modelo OMEGA MARINER CRONOMETER
1990 
Lançamento da SCAN-OVISO, uma versão barata e popular da câmera de photofinish. 
1994 
Lançamento da OMEGA TOURBILLION, primeiro relógio com turbilhão central. 
1999 
A OMEGA faz história ao introduzir o primeiro relógio produzido em massa incorporando o sistema revolucionário de escape Co-axial - inventado pelo relojoeiro inglês George Daniels. Considerado por muitos como um dos avanços de orológica mais significantes, como a invenção do escape de alavanca, o escape co-axial funciona com virtualmente nenhuma lubrificação, eliminando assim uma das falhas do escape de alavanca tradicional. 
2007 
Lançamento, em comemoração aos 50 anos do modelo SPEEDMASTER, da edição limitada OMEGA SPEEDMASTER PROFESSIONAL CHRONOGRAPH MOONWATCH, com apenas 5.957 relógios foram produzidos. 
Lançamento do OMEGA CO-AXIAL 8500, primeiro dos movimentos Co-Axial exclusivos da marca a ser criado internamente. 
2009 
Lançamento da edição limitada SEAMASTER PLANET OCEAN LIQUIDMETAL®, o primeiro relógio do mundo que une cerâmica com Liquidmetal®, uma liga de vidro metálico, que consta de cinco elementos (zircônio, titânio, cobre, níquel e berílio). 
Lançamento da AQUA TERRA EAU DE TOILETTE POUR HOMME, primeira fragrância da marca suíça. 
2010 
Lançamento do novo OMEGA LADYMATIC, um relógio feminino com calibre automático. Os relógios da linha vêm em caixas de 34 mm, em aço, ouro amarelo ou rosa. Um anel em cerâmica branca separa a caixa do movimento, podendo ser apreciado em uma janela lateral. Há modelos com e sem diamantes. 
2013 
Lançamento do OMEGA SEAMASTER PLANET OCEAN 600M GOODPLANET, um relógio de pulso inovador e esportivo que constitui um tributo à GoodPlanet Foundation e ao trabalho positivo que realiza em prol dos ambientes e ecossistemas subaquáticos. Uma parte das receitas resultantes das vendas deste relógio é direcionada ao financiamento de projetos para preservação marinha nas ilhas de Tanakeke e Bahoi, na Indonésia. 
2014 
Lançamento oficial do OMEGA MASTER CO-AXIAL, um relógio com capacidade de resistência a campos magnéticos superiores a 15.000 gauss, que constitui uma inovação arrojada e estabeleceu um novo padrão de qualidade, não só para a marca, como também para toda a indústria.


A ida ao espaço 
O OMEGA Speedmaster alcançou status a partir da década de 1960, principalmente depois de ser escolhido pela NASA como equipamento obrigatório dos astronautas envolvidos no programa espacial americano, que culminou por levar o homem à Lua. O relógio não foi criado para o uso espacial. Na verdade, foi colocado à venda em 1957, como um cronógrafo capaz de medir velocidades através de uma escala existente em sua caixa. Os astronautas, no começo do programa espacial, podiam usar qualquer relógio, pois permaneciam seguros dentro das cápsulas espaciais. Porém, como no projeto GEMINI seriam realizadas caminhadas espaciais, a situação mudou. Seria necessário um relógio que suportasse as condições extremas de temperatura e pressão existentes no ambiente externo à nave espacial. Além disso, deveria suportar pancadas, vibrações de todo tipo e temperaturas que poderiam variar de -18 a 93 graus Celsius. A NASA, assim, determinou os requisitos necessários para o relógio a ser usado pelos astronautas a partir de então: deveria ser capaz de medir pequenos intervalos de tempo, para servir como “back-up” dos relógios existentes no interior da nave e possuir mecanismo de corda ou automático (o primeiro relógio cronógrafo automático, porém, só chegou ao mercado em 1969).


Foram requisitados pela NASA produtos das marcas Elgin, Benrus, Hamilton, Mido, Luchin Picard, OMEGA, Bulova, Rolex, Longines e Gruen, para realização de uma concorrência. Várias dessas fábricas, porém, não produziam relógios que se adequassem aos requisitos mínimos exigidos, razão pela qual foram selecionados apenas produtos da Rolex, Longines e OMEGA. Rigorosos testes foram realizados, sendo os relógios submetidos a altas temperaturas, vibrações, descompressão e aceleração. O modelo Rolex teve seus ponteiros amassados e o Longines o vidro quebrado. Apesar de sofrer alterações na marcação de tempo, o relógio da OMEGA resistiu aos rigorosos testes. O OMEGA SPEEDMASTER foi então escolhido como relógio oficial para os programas GEMINI e APOLLO, recebendo a designação “Professional” em seu mostrador. No dia 3 de outubro de 1962 o modelo foi ao espaço pela primeira vez nas missões iniciais, ainda em órbitas baixas da Terra. Mais tarde, quando Edward White fez a primeira caminhada solo no espaço, em seu pulso estava o modelo OMEGA SPEEDMASTER. Mas a fama estaria ainda por vir. O modelo foi utilizado na superfície lunar para cronometrar o tempo em que Neil Armstrong e Buzz Aldrini ali permaneceram no dia 21 de julho de 1969. Era o máximo reconhecimento global da qualidade da marca OMEGA. O modelo SPEEDMASTER, que ficou conhecido como “Moonwatch”, continua a ser o único relógio qualificado pela NASA como adequado ao ambiente espacial, e único item do aparato dos astronautas acessível ao público. Atualmente a empresa desenvolve pesquisas de um novo modelo de SPEEDMASTER para ser usado em futuras missões à Marte.


Clientes especiais, os astronautas ajudaram a popularizar a marca OMEGA, que, em mais de 50 anos de história, já vendeu mais de 300 milhões de relógios deste modelo em todo o mundo. Mas também fizeram bom uso deles, como podem atestar os tripulantes da nave americana Apollo 13. Depois de um acidente que inutilizou os sistemas de precisão da cápsula, a manobra de reentrada na atmosfera terrestre só foi possível graças aos SPEEDMASTER dos tripulantes. Com eles, os astronautas cronometraram o momento exato para acionar os retrofoguetes, lançando a Apollo 13 no caminho de volta para casa.


A ligação com os esportes 
A marca OMEGA tem uma ligação forte com o mundo esportivo, uma relação extremamente antiga que começou em 1909 com as competições de balonismo. No decorrer dos anos a marca esteve associada com a cronometragem e contagem de tempo dos principais eventos de golfe, tênis, iatismo, natação, atletismo e automobilismo. A marca é presença constante nos Jogos Olímpicos, onde desde 1932 (Olimpíadas de Los Angeles), utilizando cronógrafos e cronômetros desenvolvidos por sua subsidiária Lémania, é o cronômetro oficial da maior competição esportiva do mundo.


A associação da OMEGA com as os Jogos Olímpicos resultou em inovações importantes para o esporte como a primeira célula fotoelétrica independente portátil e impermeável (1945); o sistema de fotografia, hoje conhecido como Photofinish, muito utilizado nas provas de atletismo quando existe dúvida sobre a chegada (Olimpíadas de Londres em 1948); o primeiro cronômetro eletrônico, que utilizava a sincronização eletrônica (Olimpíadas de Helsinki em 1952); o Omegascope, permitindo que o tempo de cada competidor fosse mostrado na tela das televisões (1961); e as almofadas de contato para competições de natação, utilizando tecnologia que reagia somente ao tato dos nadadores, e não ao movimento ou respingos da água (1967). Nos jogos Olímpicos de Londres em 2012, a OMEGA, que completou 25 participações no mega evento, contou com 450 cronometristas profissionais e aproximadamente 800 voluntários. A marca levou para Londres mais de 420 toneladas de equipamentos e 180 metros de cabos, fios e fibras óticas que asseguraram a contagem de tempo, marcas e distribuição dos resultados dos atletas. A OMEGA também foi o cronômetro oficial nas Olimpíadas de Inverno de Sochi em 2014, onde foi responsável por medir mais de 650.000 tempos, distâncias e resultados. A marca será cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.


Os embaixadores 
A partir da década de 1990 a marca passou a utilizar em suas campanhas publicitárias testemunhais de pessoas famosas (chamadas pela empresa de Omega Ambassadors) como as atrizes Cindy Crawford (desde 1995) e Nicole Kidman (desde 2005), os atores George Clooney (desde 2007), Daniel Craig (desde 2010) e Eddie Redmayne (desde 2015), os astronautas Eugene Cernan (desde 2000) e Buzz Aldrin (desde 2009), a golfista Michelle Wie (desde 2006), os golfistas Sérgio Garcia (desde 2003), Greg Norman (desde 2010) e Rory McIlroy (desde 2013), o nadador Michael Phelps (desde 2004), o velejador Ellen MacArthur (desde 2002), o patinador Apolo Anton Ohno (desde 2010), além da atriz chinesa Zhang Ziyi (desde 2009) e do ator indiano Abhishek Bachchan (desde 2006). A OMEGA já teve como embaixadores outros nomes famosos como o nadador Ian Thorpe, a tenista Maria Sharapova e o piloto Michael Schumacher. Além destes estrelados embaixadores, a marca tinha clientes poderosos como Mikhail Gorbachev, que frequentemente era fotografado com seu Constellation Manhattan de ouro. O Papa João Paulo II usava um De Ville Classic. Elvis Presley foi fotografado usando um OMEGA. Buddy Holly usava um relógio da marca ultra fino quando seu avião caiu, em fevereiro de 1959. E Ringo Starr desfilava com um OMEGA no pulso enquanto se apresentava com os Beatles. Porém, um dos proprietários mais famosos de um relógio da marca foi John F. Kennedy, que usava um quando assumiu a presidência dos Estados Unidos em 1961. Ele ganhou este relógio de um amigo antes das eleições. O verso do relógio continha a inscrição “President of the United States John F. Kennedy from his friend Grant” (em português algo como “Presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, de seu amigo Grant”). Hoje em dia o relógio está exposto no museu da OMEGA.


Além disso, há duas décadas a OMEGA se mantém firme no pulso do agente 007 (interpretado pelo ator Pierce Brosnan, embaixador da marca), assumindo um papel chave como o perfeito companheiro do mais famoso espião do mundo, presente em todas as situações, quer sejam boas ou más, desde o filme GoldenEye em 1995.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por alterações ao longo dos anos. O atual logotipo da marca, com a tradicional cor vermelha, foi adotado em 1969.


Os slogans 
Great moments in time. (2007) 
My Choice. (1995) 
Omega. The sign of excellence. (1993) 
The link between the past and the future. 
Significant Moments. 
The Watch The World Has Learned To Trust. (1948) 
Exact time for live. (1931) 
Omega. The right time for life. (1927)


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1848 
● Fundador: Louis Brandt 
● Sede mundial: Bienne, Suíça 
● Proprietário da marca: Omega S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Swatch Group Ltd.) 
● Chairman: Nayala Hayek 
● Presidente: Stephen Urquhart 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 300 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios, cronômetros e joias 
● Concorrentes diretos: Rolex, Tag Heuer, Breitling, IWC e Hublot 
● Ícones: O relógio Omega Speedmaster 
● Slogan: Great moments in time. 
● Website: www.omegawatches.com/pt 

A marca no mundo 
Sete entre dez pessoas no mundo conhecem a marca OMEGA, que vende seus produtos, conhecidos por seu design icônico e precisão, através de 300 lojas próprias (chamadas OMEGA BOUTIQUE) e milhares de revendedores autorizados em mais de 150 países ao redor do mundo. A marca está presente nos cinco continentes, com lojas âncoras (Flagship Store) localizadas nas cidades de Zurique, Xangai, Moscou, Tóquio, Nova York, Londres, Paris, Roma, Hong Kong e Macau. 

Você sabia? 
A OMEGA é a terceira marca de relógios mais valiosa do mundo, atrás apenas da Rolex e da Cartier. 
A marca mantém um museu na cidade de Bienne, inaugurado no mês de janeiro de 1984, onde conta sua história através de 4.000 relógios, fotografias, vídeos e artefatos. 
A OMEGA produz as caixas de seus relógios em aço (com ou sem revestimento em ouro), prata de lei ou ouro maciço, dependendo da finalidade do equipamento (para uso esportivo, aeroespacial, mergulho ou mesmo para uso comum). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/6/2015

3 comentários:

Anônimo disse...

Omega é uma boa marca moderna,entre os relógios.Mas magnífico é o RELÓGIO DE CHÃO IMPERIAL DOM PEDRO II,da famosa marca de reógios e movimentos,La Contoise,da Normandia.Vale a pena conferir,existe um site,que aparecem fotos,desta preciosidade.Sem dúvida alguma,a preciosidade mais famosa,em termos de relojoaria no Brasil,fora do Museu Imperial de Petrópolis.Vale conferir,mesmo.

Anônimo disse...

Em que ano iniciou-se à fabricação das caixas susse-swiss? Numero de serie 10166702.

Anônimo disse...

conhecimento. Não sabe definir relógios de bolso e pulso, de relógios de parede pedestal etc.
Será que não sabe que a marca relógios Omega desde 1848 sempre priorizou pra relógios de uso pessoal. E que essa marca la-Contoise trata-se relógios quase igual carrilhão relógio de paredes. Nada haver esse comentário beira do ridiculo.