27.8.06

BAND NEWS


O canal BAND NEWS é moderno, forte e dinâmico como deve ser um veículo de comunicação nos dias atuais. Oferecendo informações completas ao telespectador que não tem tempo a perder, a qualquer instante basta sintonizar o BAND NEWS para se atualizar do que está acontecendo de mais importante no Brasil e no mundo. 

A história 
A história teve início quando o conceituado Grupo Bandeirantes de Comunicação lançou no dia 19 de março de 2001, com a presença de autoridades e convidados ilustres, o BAND NEWS, segundo canal brasileiro de notícias e o primeiro á transmiti-las 24 horas por dia. O canal foi desenvolvido para ser uma fonte de consulta para telespectadores que desejavam se informar sobre os fatos mais importantes do dia de uma forma rápida e confiável. O BAND NEWS nasceu apoiado na tradição de credibilidade jornalística da BAND. Recebeu um investimento inicial de US$ 6 milhões, incluindo infraestrutura (equipamentos e sistema operacional), equipe técnica e jornalistas, e passou a ser distribuído pela DIRECTV, NEO TV - que incluía na época a TVA - e por sistemas independentes de televisão por assinatura. Já em estreia o sinal foi recebido por aproximadamente 1 milhão de assinantes em todo o país. Totalmente digital e equipado com tecnologia de ponta, o canal tinha um formato inovador, com blocos de notícias sequenciais. Era um noticiário permanente, constantemente atualizado, que possibilitava ao telespectador informar-se com rapidez, na hora em que desejasse sobre os últimos e mais importantes acontecimentos no Brasil e no mundo. Todo o material exibido no BAND NEWS era produzido pela Central de Jornalismo do Grupo Bandeirantes, sob comando do jornalista Fernando Mitre, que produzia e fornecia material para toda Rede Bandeirantes de Rádio e TV. Contava ainda com material noticioso de agências internacionais e boletins econômicos feitos em parceria com o jornal Gazeta Mercantil.


A programação do BAND NEWS era formada por módulos sequenciais de 15 minutos, sempre atualizados, que incluíam notícias do dia, indicadores econômicos e financeiros, serviços, além de pequenos blocos sobre esporte, moda, cinema e meteorologia. A tela do BAND NEWS também exibia indicadores econômicos, cotação do dólar e da Bovespa, dia e horário. O canal foi a primeira etapa da Central de Jornalismo, novo conceito de produção e distribuição digital do conteúdo jornalístico que o Grupo Bandeirantes desenvolveu e que nos dias atuais integra e automatiza o jornalismo de todos os veículos do Grupo. E logo em seu ano de estreia o canal enfrentou um enorme desafio ao cobrir os ataques terroristas de 11 de setembro e os bombardeios das tropas americanas contra o Afeganistão até a rendição do regime do Taliban.


Rapidamente o canal BAND NEWS ganhou audiência por sua credibilidade, dinamismo e notícias em tempo real. Com o enorme sucesso do canal de notícias, a marca foi estendida para a rádio quando exatamente a meia-noite do dia 20 de maio de 2005 foi ao ar a BAND NEWS FM, primeira rede de emissora FM com programação jornalística 24 horas, e cujo discurso de inauguração foi feito pelo jornalista Carlos Nascimento. Inicialmente as transmissões da rádio eram feitas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Aliando a força jornalística do AM à modernidade e o alto astral do FM, a BAND NEWS FM foi ao ar tendo como marcas principais a ousadia, a inovação e o bom humor. Desde o início a rádio foi pioneira na criação de programas sobre qualidade de vida, comportamento e finanças. Hoje em dia, com milhões de ouvintes espalhados pelo Brasil, a cada 20 minutos, a rádio oferece ao ouvinte um jornal completo e atualizado, pontuado pela opinião de âncoras e colunistas de renome. Por isso utiliza o slogan “Em 20 minutos tudo pode mudar”.


No dia 8 de dezembro apresentou mudanças profundas para se adequar ao padrão HDTV, que utiliza o formato de tela de cinema (16:9). Já no dia 10 de março de 2011, começou a transmitir sua programação dos novos estúdios instalados na sede do Morumbi, em São Paulo. Totalmente informatizada e em HD em tempo integral, a emissora passou a gerar seu noticiário com quatro câmeras, sendo duas para uso dos apresentadores, uma volante e outra mostrando ângulos diferentes da redação. Nos anos seguintes, tanto o canal de TV como a emissora de rádio, apresentaram novos programas, expandiram sua base de telespectadores e ouvintes, lançaram aplicativos para dispositivos móveis e se tornaram extremamente populares entre um público que exige credibilidade e responsabilidade na informação.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única mudança em sua história. O logotipo ganhou efeitos 3D, brilho e uma nova tipografia de letra (agora mais juntas, algumas delas interligadas).


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 19 de março de 2001 
● Fundador: Grupo Bandeirantes de Comunicação 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Bandeirantes de Comunicação 
● Capital aberto: Não 
● Diretor Geral: Humberto Candil 
● Editores executivos: Ivan Igor Iatcekiw, João Paulo Duarte e Simone Zimmermann 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 200 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Canal de notícias e emissora de rádio 
● Concorrentes diretos: Globo News, Record News e CBN 
● Slogan: A notícia em primeiro lugar. 
● Website: www.bandnewstv.com.br 

A marca no mundo 
O canal BAND NEWS pode ser visto em todo território nacional através de televisões paga, disponível para mais de 13 milhões de assinantes. Além disso, o canal pode ser assistido nos Estados Unidos através da Dish Network. Já a rádio BAND NEWS FM é transmitida para São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, e Fortaleza. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/5/2014

Nenhum comentário: