15.8.06

BASKIN ROBBINS


Experimentar com uma emblemática colherzinha cor-de-rosa sorvetes nos mais variados sabores e com nomes sugestivos e engraçados faz parte da rotina divertida e prazerosa dos milhões de consumidores que visitam as lojas da colorida e descontraída rede de sorveteria americana BASKIN ROBBINS. 

A história 
Tudo começou no dia 7 de dezembro de 1945 quando Irvine Robbins abriu uma pequena sorveteria em Glendale, subúrbio da cidade de Los Angeles, estado americano da Califórnia. A nova sorveteria, chamada inicialmente de Snowbird, vendia 21 diferentes sabores de sorvetes, alguns deles exóticos, um conceito inovador para a época. Outra inovação chamava a atenção: pequenas colheres permitiam que os consumidores experimentassem as variedades de sabores antes de escolhê-los. Além disso, a atmosfera da sorveteria era divertida e aconchegante. No ano seguinte, seu cunhado, Burt Baskin, que possuía também uma sorveteria, localizada na cidade de Pasadena e chamada Burton’s Ice Cream Shop, ingressou no negócio formando assim o que viria a ser a BASKIN ROBBINS. Dois anos mais tarde, após terem aberto seis lojas, eles resolveram vender a primeira licença (franquia) da marca para o gerente da loja localizada em Glendale. Em 1949 a empresa inaugurou seu primeiro centro de produção em Burbank, localizada perto de Los Angeles, passando então a ter total controle da fabricação de seus sorvetes.


No ano de 1953 foi lançado o famoso “31 Flavors”, que proporcionava aos consumidores um tipo de sabor de sorvete diferente para todos os dias do mês. Isto explica o número 31 no logotipo da marca, introduzido neste mesmo ano. Esta ideia de 31 sabores foi sugerida pela agência de publicidade Carson-Roberts (mais tarde conhecida como Ogilvy & Mather) como parte da campanha que continha o slogan “Count the Flavors. Where flavor counts”. O número 31 foi escolhido por uma simples razão: era maior que os 28 sabores oferecidos na época pelo maior concorrente, a rede de restaurantes Howard Johnson’s. Foi também neste ano que todas as sorveterias da rede passaram a se chamar oficialmente BASKIN ROBBINS. Nesta época surgiram também os pequenos pontos nas cores cor-de-rosa (representando o sabor cereja) e marrom (representando o sabor chocolate) que durante anos estiveram associados à imagem visual da marca.


Somente em 1959, a primeira unidade da BASKIN ROBBINS fora do estado da Califórnia foi inaugurada na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. A década de 1960 foi repleta de novidades, começando em 1964 com o lançamento do sorvete chamado Beattle Nut, que teve seu nome inspirado aproveitando a “Beattlemania” (paixão pelos Beatles) da época. No ano seguinte a empresa capturou a mística de James Bond ao introduzir o sabor 0031 Secret Bonded Flavor, cuja receita e os ingredientes nunca foram divulgados. Depois da morte de Burt Baskin em 1967, a empresa, então com mais de 400 sorveterias, foi vendida no ano seguinte para a United Fruit. A primeira loja internacional foi inaugurada em 1971 na cidade de Toronto no Canadá. A rede trocou de mãos novamente em 1973, quando foi adquirida pela empresa inglesa J. Lyons & Co. Nesta época teve início um forte período de expansão internacional com inauguração de lojas no Japão em 1973; na Bélgica, localizada em Bruxelas, em 1974; além de Dubai, Arábia Saudita, Coréia do Sul e Austrália.


Nos anos de 1980 a rede, além de introduzir uma grande quantidade de novos sabores, adicionou ao seu cardápio sobremesas geladas e bolos, e as primeiras versões light de seus sorvetes. A década de 1990 iniciou com a primeira unidade da rede inaugurada no México e foi marcada por mais uma troca de comando, quando em 1994 a BASKIN ROBBINS passou a pertencer a Allied Domecq. No decorrer dos últimos anos, a rede, além dos tradicionais sorvetes, adicionou ao seu cardápio bebidas geladas como Smoothies, Malt-Shakes e Blast, deliciosos bolos (muitos deles recheados de sorvetes), banana split, sundaes e sobremesas geladas. Posicionada no mercado com o conceito de America’s Favorite Neighborhood Ice Cream Shop (algo como “A sorveteria de bairro favorita da América”), a rede segue em crescimento acentuado nos dias de hoje, especialmente no mercado internacional, incluindo o mercado chinês. Além disso, a marca ingressou pesado em um novo segmento com a venda de potes de sorvetes em grandes lojas varejistas dos Estados Unidos.


A linha do tempo 
1945 
Introdução de novos sorvetes nos sabores de creme com pedaços de chocolate, baunilha, chocolate. 
1948 
Introdução do sorvete no sabor de chocolate com menta. 
1949 
Introdução do LICORICE, primeiro sorvete com coloração preta do mercado. 
1956 
Introdução do sorvete JAMOCA, feito com uma seleção dos melhores cafés do mundo. 
1964 
Introdução do PISTACHIO ALMOND, sorvete de pistache com amêndoas. 
1969 
Introdução do LUNAR CHEESECAKE, um sorvete com deliciosos pedaços de cheesecake, criado em homenagem à chegada do homem à lua. 
1970 
Introdução do PRALINES n’ CREAM, sorvete de creme com calda de caramelo e pedaços de amêndoas. A receita foi criada por Irvine Robbins e sua mulher na cozinha de sua casa. 
1975 
Introdução do sorvete COOKIES n’ CREAM, que continha pedacinhos de biscoitos Oreo
1979 
Introdução do GOLD MEDAL RIBBON, sorvete de creme e chocolate com calda de caramelo. 
1984 
Introdução do VERRY BERRY STRAWBERRY, sorvete de morango com pedaços da fruta. 
1987 
Introdução de uma linha completa de sorvetes com baixa quantidade de gordura (low-fat) e de frozen iogurtes sem gordura. 
1989 
Primeira rede de sorveteria a introduzir uma linha completa de sobremesas sem açúcar. 
1990 
Lançamento do sorvete Light, que continha apenas 7% de gordura. 
1994 
Introdução do CAPPUCCINO BLAST, uma combinação de cappuccino com sorvete, que se tornou um enorme sucesso. 
1997 
Introdução da bebida gelada SMOOTHIE, uma combinação de iogurte de frutas com gelo raspado, outro grande sucesso da marca. 
2005 
Lançamento do BOLD BREEZE, bebida gelada a base de sorvete e frutas. 
2006 
Lançamento do famoso e delicioso bolo de sorvete FUDGE CRUNCH CAKE. Composto por duas camadas do mais puro sorvete e coberto por calda e pedacinhos de chocolate, este bolo se tornou um enorme sucesso entre os consumidores da rede. 
2008 
Introdução de seus primeiros sorvetes com zero grama de gordura trans, batizados de SOFT SERVE
2010 
Lançamento do CARAMEL PRALINE CHEESECAKE, um sorvete de cheesecake de baunilha com calda de caramelo e pedacinhos de nozes e amêndoas.


Os sabores 
Desde sua fundação a rede já criou mais de 1.300 sabores diferentes de sorvetes, muitos deles com nomes e combinações inusitadas como: 
ROCK ROAD (1945): sorvete de chocolate com pedaços de amêndoas e marshmallows. 
BASEBALL NUT (1970): sorvete de baunilha com pedaços de caju e calda de framboesa. 
LIME DAIQUIRI (1962): sorvete de limão com rum. 
CHERRIES JUBILEE (1964): sorvete de cereja com pedacinhos da fruta e um toque de rum. 
PINK BUBLEGUM (1970): sorvete com sabor e pedaços de chiclete. 
RAINBOW SHERBERT (1972): sorvete de laranja, framboesa e abacaxi. 
SAKURA (1982): sorvete com Sakura, uma pitada de sal e pétalas da flor de cerejeira. 
WINTER WHITE CHOCOLATE (1985): sorvete de chocolate branco com pedaços de chocolate e calda de cereja. 
MIAMI ICE (1986): sorvete de limão com calda de limão. 
TAX CRUNCH (2001): sorvete de café com calda de chocolate e pedaços de arroz torrado. 
ROCK n’ POP SWIRL (2004): sorvete de uva e maçã verde com pedaços de confeitos coloridos. 
COTTON CANDY (2004): sorvete com sabor de algodão doce.


Além dos 31 sabores de sua linha principal de sorvetes, a rede conta ainda com sabores sazonais, disponíveis em determinadas épocas do ano ou em datas comemorativas. Alguns sabores contem ingredientes exóticos como abacate, alho, feijão azuki, jalapeño e abóbora. Os sabores mais vendidos e populares da rede atualmente são Vanilla (baunilha), Chocolate, Mint Chocolate Chip (chocolate com menta), Pralines ’n Cream (sorvete de creme com calda de caramelo e pedaços de amêndoas) e Chocolate Chip.


Mais recentemente, em 2016, a marca lançou no mercado japonês três sabores refrescantes com a cara do Brasil, em homenagem aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro Go! Go! (kiwi, limão e soda, salpicado de pedacinhos doces), Wild Amazon (pedacinhos de castanha de caju caramelizados e salpicados dentro de sabores combinados de coco, coco com abacate, frutas amazônicas e frutas tropicais, de sabores cítricos com doces) e Passion for Gold (tiras feitas da calda de maracujá, dando a cor dourada, e salpicadas com pedacinhos de abacaxi e de coco ralado).


Apenas 31 centavos 
Desde 2007 a rede realiza, sempre no final do mês de abril, o 31 CENT SCOOP NIGHT (algo como “A noite da casquinha de sorvete por 31 centavos”), um evento beneficente para arrecadar fundos que serão doados para instituições do corpo de bombeiros que trabalham junto às comunidades. Durante o evento realizado no período da noite, a rede agradece a seus clientes pela lealdade em relação à marca reduzindo o preço do cone de 2.5 oz. para apenas 31 centavos de dólar. Durante o evento a rede vende mais de 4 milhões de casquinhas de sorvetes.


O ícone 
O ano de 1960 marcou o surgimento de um ícone da marca BASKIN ROBBINS, e também de sua maior ferramenta de marketing: as pequenas colheres cor-de-rosa (conhecidas popularmente como PINK SPOON) para entusiasmar os consumidores a experimentarem a diversidade de sabores oferecida pela rede.


A partir deste momento seria praticamente impossível saborear um dos deliciosos sabores de seus sorvetes sem a companhia da simpática e chamativa colher, que passou a figurar como mascote da marca através de BENDY, uma colherzinha rosa feita em computação gráfica, introduzida pela primeira vez em 1988.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas modificações ao longo de sua história. O logotipo original foi adotado em 1953 com a introdução da campanha dos 31 diferentes sabores de sorvetes. A cor marrom representava o sabor chocolate e a rosa o sabor cereja. Em 1991 aconteceu uma remodelação radical, com o número 31 posicionado no meio do nome e a eliminação para palavra “ice cream”, além da adoção de uma nova tipografia de letra e cores. A mais recente alteração aconteceu em 2007, quando o logotipo foi completamente reformulado, adotando uma nova tipografia de letra e core mais vibrantes. Essa nova reformulação visual também atingiu a imagem e decoração das lojas, com novos murais, papéis de parede, embalagens e cardápios. Mais recentemente esse logotipo ganhou uma nova versão com um círculo.


No atual logotipo da marca o tradicional número 31 (na cor rosa) é representado pela junção das letras B e R.


Os slogans 
More Flavors, More Fun. (2010) 
Happiness Served Daily. (1998) 
We’re 31, We’re Baskin Robbins. (1994) 
Count on Us, We’re Baskin Robbins. (1991) 
31 Flavors of Happiness Only at Baskin Robbins. (1985) 
31 Flavors of Fun. (1945)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 7 de dezembro de 1945 
● Fundador: Irvine Robbins e Burt Baskin 
● Sede mundial: Canton, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dunkin’ Brands Group, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Nigel Travis 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 7.700 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Sorveterias 
● Principais produtos: Sorvetes, sobremesas e bebidas geladas 
● Concorrentes diretos: Cold Stone Creamery, Ben & Jerry’s, Häagen-Dazs, Dairy Queen, Carvel e Maggie Moo’s 
● Ícones: A colher cor-de-rosa 
● Mascote: Bendy 
● Slogan: More Flavors, More Fun. 
● Website: www.baskinrobbins.com 

A marca no mundo 
A BASKIN ROBBINS, maior rede de sorveteria do mundo, possui mais de 7.700 lojas pelo mundo, sendo mais de 2.600 delas espalhadas por 45 estados americanos e outras mais de 5.000 em aproximadamente 50 países, oferecendo uma enorme variedade de sabores, em torno de 50 opções, muito deles sazonais. Somente no Japão, maior mercado da marca fora dos Estados Unidos e onde é também conhecida como BR Thirty One Ice Cream, existe mais de mil sorveterias da rede. Muitas lojas nos Estados Unidos dividem espaço com a marca Dunkin’ Donuts. A rede atende mais de 3.7 milhões de clientes todas as semanas e mais de 300 milhões anualmente. 

Você sabia? 
No dia 18 de maio de 2000, a marca conquistou o Recorde Mundial pela maior pirâmide de bolas de sorvetes. Foram 3.100 bolas de sorvetes. 
O presidente Barack Obama, quando adolescente, trabalhou em uma loja da rede na cidade de Honolulu, no Havaí. A atriz Julia Roberts também trabalhou em uma das lojas da rede antes de se tornar famosa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/11/2016

7 comentários:

Fubaloko disse...

Por que a marca possui um 31 no logo?

Hemi disse...

Os sorvetes são MARAVILHOSOS!!! Na minha opinião são melhores que Haagen Daz!

yukas disse...

Ahhh quando vai chegar BR no BRASIL??? Eu amo esses sorvetes!! pena que nesse pais de 3º mundo nao existe coisas boas da vida moderna!! =/
sao paulo precisa urgente de um BR!!!

Pri.adm disse...

Seu site é muito bom e com informações que me ajudaram
bastante em um trabalho da faculdade!
Apenas corrigindo um pequeno erro sobre a EVOLUÇÃO VISUAL, onde consta que o número 31 foi excluido do logotipo. Ele ainda traz o número, está na cor rosa no B -3
R-1 no próprio-- baskin B(3) (1)R robbins--.

Parabéns pelo site!!!!

luck585 disse...

31, mensagem subliminar

Anônimo disse...

originalmente tinha 31 sabores, um para cada dia

cexeu disse...

Na minha opniao o melhor ice do mundo !!!! Infelismente sou brasileiro e o brasil nw tem classe pra receber a 31br