6.8.06

HASBRO


A HASBRO é inventora de clássicos como Mr. Potato Head, Meu Querido Pônei, Banco Imobiliário, Comandos em Ação e Transformers, brinquedos que fizeram parte da infância de gerações e gerações de crianças pelo mundo afora. Afinal quem nunca colocou olhos em uma cabeça de batata, comprou empresas e avenidas famosas em um conhecido jogo de tabuleiro ou brincou com carrinhos que se transformam em incríveis robôs. 

A história 
A empresa foi fundada pelos irmãos e imigrantes poloneses Henry, Herman e Helal Hassenfeld no ano de 1923 em um pequeno escritório na cidade de Providence, estado americano de Rhode Island. Originalmente chamada de Hassenfeld Brothers, a nova empresa vendia restos de panos e tecidos, passando à comercializar pouco tempo depois caixas de lápis e materiais escolares, como por exemplo, réguas, compassos, borrachas e blocos de anotações. Em 1928 expandiu sua linha de produtos com a comercialização de giz de cera e tintas. Um dos fatos mais importantes da indústria de brinquedos aconteceu no ano de 1935, quando foi lançado o jogo MONOPOLY (no Brasil conhecido como Banco Imobiliário) pela empresa Parker Brothers, que depois viria a fazer parte da HASBRO. Durante a Segunda Guerra Mundial, os irmãos apostaram em outras formas de vender caixas de materiais escolares: com lápis de cor, argila para modelar ou desenhos, uma mudança que permitiria suprir os fracos períodos de vendas fora da época escolar. Foi neste período que Merril, filho de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa e começou a expandir a linha de produtos, fabricando sets de pinturas, massinhas modeláveis e os primeiros brinquedos: Doctor e Nurses, uma linha infantil de conjuntos de enfermagem e médico para meninos e meninas.


O primeiro brinquedo lançado pela empresa a fazer enorme sucesso foi o MR. POTATO HEAD (conhecido popularmente como Senhor Cabeça de Batata), criado por George Lerner, um inventor de brinquedos do Brooklyn que vendeu os direitos para HASBRO por US$ 500 mais royalties de 5%, e introduzido no mercado em 1952, revolucionando a indústria e sendo o primeiro brinquedo a veicular um comercial na televisão. Curiosamente o primeiro kit do brinquedo não vinha acompanhado de uma cabeça, mas apenas das peças (dois pares de olhos, quatro narizes, duas orelhas, duas bocas, dois pés, duas mãos, três chapéus, um bigode, um cachimbo, um óculos e oito peças de cabelos) e um tronco para apoiá-la – a cabeça deveria ser customizada pelo próprio consumidor, que para isso poderia utilizar qualquer vegetal possível ou disponível para a tarefa. A partir de então o sucesso da empresa estaria nos brinquedos. Tanto que, dois anos depois a empresa se tornou uma das maiores licenciadoras de brinquedos da Disney e seu vasto universo de carismáticos personagens. Com o enorme sucesso conquistado no mercado americano a empresa abriu em 1961 uma subsidiária no Canadá.


Outro lançamento de enorme sucesso, que revolucionaria o segmento de brinquedos, ocorreu em 1964 quando a empresa introduziu os primeiros mini bonecos articulados chamados G.I.JOE (conhecidos no Brasil como Comandos em Ação - Falcon), que inicialmente representavam as Forças Armadas dos Estados Unidos, especialmente as unidades de elite. Com quase 30 cm de altura (a mesma da boneca Barbie), os bonecos tinham 21 partes móveis que lhes permitiam, por exemplo, atirar uma granada. Para dar mais realidade aos bonecos, eles vinham acompanhados de uniformes, armas, cantis e tendas em miniaturas perfeitas. O sucesso foi imediato e os bonecos viraram ícones da cultura americana e companheiros de diversão de milhões de meninos. Somente em 1968 a empresa adotou oficialmente o nome HASBRO, junção das três primeiras letras do sobrenome dos fundadores (Hassenfeld) e Bro, as três primeiras letras da palavra Brothers, irmãos na língua inglesa.


O grande sucesso de seus brinquedos fez com que a empresa crescesse, engordasse seu caixa e se tornasse extremamente popular, possibilitando o início de um período de aquisições de outros pequenos fabricantes. Os anos de 1970 foram marcados pelo lançamento de novos bonecos da série G.I.JOE, com a criação de novas etnias, novos mecanismos (como o famoso “Olhos-de-Águia” que permitia ao boneco mover os globos oculares de um lado para o outro) e novos veículos, como jipes e helicópteros. Além disso, a linha adotou um novo conceito de realismo com os bonecos adquirindo cabelo e barba (antes disso eram apenas pintados) e aos poucos as aventuras militares foram dando espaço para o lado aventureiro. A empresa causou outra revolução na indústria ao lançar a linha de personagens do filme Star Wars (Guerra nas Estrelas) em 1977. Em 1983 a empresa ingressou no mercado de bonecas e bichos de pelúcia graças à aquisição da Knickerbocker Toy; e no de produtos e acessórios de puericultura com a aquisição da Glenco Infants Items.


Em 1983, a empresa lançou a linha MY LITTLE PONY (pequenos e coloridos pôneis que se tornaram populares em séries e filmes de televisão); adotou um novo posicionamento para a linha G.I.JOE, cujos bonecos passaram de 30 cm para 9.5 cm, e ganharam uma equipe de elite de combatentes do mundo todo, cada um com especialidade e aparato próprios; e, no ano seguinte, introduziu os carros que se transformavam em robôs chamados TRANSFORMERS, que rapidamente fizeram muito sucesso (vendendo mais de 46 milhões de bonecos até os dias de hoje), chegando a virar revista em quadrinhos, desenho animado e mais recentemente filmes de cinema. Ainda em 1984, com a aquisição da Milton Bradley Company a HASBRO adicionou a sua linha de produtos brinquedos e marcas famosas, como por exemplo, a PLAYSKOOL, fundada em 1928 na cidade de Milwaukee por dois professores para produzir brinquedos pré-escolares; o famoso “Jogo da Vida” (conhecido em inglês como LIFE), e o jogo eletrônico SIMON (lançado em 1978 e conhecido no Brasil como GENIUS), que buscava estimular a memorização de cores e sons. O resultado foi um forte aumento nas vendas. Além disso, a empresa comprou a Selchow and Righter, inventora do famoso jogo de tabuleiro SCRABLE (palavras cruzadas), lançado em 1948 na tradicional loja de departamento Macy’s em Nova York e que vendeu mais de 100 milhões de unidades até os dias de hoje.


A década de 1990 começou com a aquisição da empresa Tonka Corporation, incluindo as divisões Kenner Products e Parker Brothers, adicionando ao seu portfólio alguns brinquedos populares como o caminhão infantil TONKA (introduzido em 1947); o famoso jogo CANDY LAND (uma deliciosa aventura na “Terra dos Doces”, introduzida pela primeira vez ao público em 1949); as massas de modelar PLAY-DOH (introduzidas em 1956); o forno infantil Easy-Bake Oven (introduzido em 1963); STRAWBERRY SHORTCAKE (conhecidas no Brasil como Moranguinho, pequenas bonecas com aromas de frutas lançadas no início dos anos 80); NERF, uma popular linha de armas que atiram munição produzida de um material esponjoso e macio, especialmente desenvolvidas para serem jogadas com segurança em ambientes fechados, inicialmente lançadas em 1989 como SUPER SOAKERS pela Larami Company; LITTLEST PET SHOP, animais de estimação em miniaturas para brincar e colecionar; o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário; além de uma extensa linha de brinquedos licenciados dos personagens Batman e Star Wars.


A HASBRO encerrou a década com o lançamento de alguns grandes sucessos como o FURBY, introduzido em 1998 como um boneco-robô (na verdade uma espécie de cruzamento de um hamster e uma coruja) com personalidade única que emitia sons e fazia movimentos faciais, que vendeu mais de 40 milhões de unidades em apenas três anos e recentemente ganhou uma nova geração muito mais moderna e tecnológica; e a linha de brinquedos com os personagens Pokémon, que se transformaram em um verdadeiro fenômeno entre as crianças de muitos países. O novo milênio teve início com a assinatura de um novo e milionário contrato com a Walt Disney Company, que concedeu a HASBRO o licenciamento oficial de brinquedos com os principais personagens da turma do reino encantado do Mickey. Pouco depois, em 2006, foi a vez dos personagens e super-heróis da Marvel estrearem em sua linha de brinquedos através de bonecos articuláveis. Em 2011, a empresa lançou uma linha de blocos de montar chamada KRE-O, cuja clara intenção era competir em um segmento dominado pela rival LEGO.


Dando vida aos personagens 
A empresa resolveu aproveitar o enorme potencial de seus personagens e marcas em diversas mídias com a criação em 2009 do HASBRO STUDIOS, sediado na cidade de Los Angeles, na Califórnia. O estúdio é responsável pela criação, desenvolvimento, execução e distribuição de séries e desenhos para televisão, filmes para cinema e conteúdo para plataformas digitais. Tudo baseado em sua vasta galeria de personagens, como por exemplo, Transformers, G.I.JOE, Meu Pequeno Pônei, Littlest Pet Shop, entre outros. Muitos dessas séries e desenhos são exibidos no canal HUB NETWORK, lançado em outubro de 2010 como uma parceria entre a empresa e a Discovery Communications.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por diversas modificações em sua história. O logotipo original, cujo símbolo era um menino com uma blusa onde se lia HASBRO, passou por uma modificação em 1968 (onde ganhou uma nova tipografia de letra) e, quase uma década mais tarde, em 1977, foi substituído por uma casa com um casal de crianças dentro. Em 1995, uma nova alteração: o nome da marca dentro de um quadrado verde-claro.


Em 1998 a marca apresentou uma nova identidade visual formada por um sorriso estilizado e uma tipologia de letra mais moderna e divertida. Em 2008 a HASBRO apresentou um novo logotipo que assumiu tons em degrade (com o azul predominando), mas manteve seu tradicional formato. Pouco depois, uma nova alteração: o quadrado de fundo foi retirado e o logotipo ficou com um visual mais limpo e moderno.


Os slogans 
Make the world smile. (inglês) 
Haciendo sonrier al mundo. (espanhol) 
Faz sorrir o mundo. (português)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1923 
● Fundador: Henry, Herman e Helal Hassenfeld 
● Sede mundial: Pawtucket, Rhode Island 
● Proprietário da marca: Hasbro Inc. 
● Capital aberto: Sim (1968) 
● Chairman: Alfred J. Verrecchia 
● CEO & Presidente: Brian Goldner 
● Faturamento: US$ 4.08 bilhões (2012) 
● Lucro: US$ 336 milhões (2012) 
● Valor de mercado: US$ 5.8 bilhões (agosto/2013) 
● Presença global: 170 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.500 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Jogos de tabuleiro, bonecos de ação e brinquedos infantis 
● Concorrentes diretos: Mattel, Lego, Playmobil, Grow e Estrela 
● Ícones: Mr. Potato Head, G.I. JOE, Playskool, Nerf e Monopoly 
● Slogan: Make the world smile. 
● Website: www.hasbro.com.br 

A marca no mundo 
A HASBRO, segunda maior fabricante de brinquedos e jogos do mundo depois da Mattel, faturou em 2012 mais de US$ 4 bilhões, comercializando sua ampla linha de produtos em mais de 170 países. Além disso, a empresa possui licenças para o desenvolvimento de produtos de diversas marcas de prestígio como Disney e Star Wars. 

Você sabia? 
Enquanto o Tesouro Americano imprime aproximadamente US$ 200 bilhões de cédulas por ano, o Jogo da Vida atinge US$ 9 trilhões e o Banco Imobiliário mais de US$ 33 bilhões de cédulas. 
Em 1995, a HASBRO ingressou no lucrativo segmento de jogos eletrônicos com a fundação da divisão HASBRO INTERACTIVE, que desenvolvia jogos para videogames com base nas suas próprias marcas ou licenciamento para terceiros. Essa divisão, que produziu mais de 160 títulos, seria vendida poucos anos depois para a extinta Infogrames por US$ 100 milhões. 

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/8/2013

Um comentário:

Joaquim de Souza - Hasbro disse...

Olá, tudo bem? Meu nome é Joaquim e fiquei admirado com o post. Tem vários brinquedos que eu não sabia que eram da Hasbro e cada dia mais me apaixono por essa marca. Quando eu era criança eu gostava até de mais dos brinquedos rs. Ficava horas observando as vitrines e admirando esse universo maravilhoso.

O engraçado é que eu nunca observei marcas. Pra mim brinquedo era brinquedo, independente do que estava relacionado a ele. Depois que fui ficando mais velho, resolvi pesquisar um pouco mais sobre esse universo infantil. Principalmente depois que meus filhos nasceram, o Lucas e o Guilherme.

Vi que a Hasbro era dona da GRANDE maioria dos brinquedos que eu sempre gostei. Clássicos que não vão se afastar de mim nunca, mesmo que o tempo passe.

Muito obrigado por todas essas informações da Hasbro. Compartilhei um link que encontrei que tem todos os brinquedos mais incríveis da marca, se quiser dar uma olhada. rs.

Abraços,
Joaquim.