8.10.06

DEUTSCHE WELLE (DW)

De alemão a árabe, passando pelos idiomas português, inglês, urdu e chinês. Em 30 idiomas diferentes, notícias, atualidades, cultura e a língua alemã são difundidas diariamente com qualidade e precisão para todo o mundo pela DEUTSCHE WELLE, a empresa de comunicação internacional da Alemanha.

A história
A história da emissora começou no dia 3 de maio de 1953 quando foi levada ao ar uma transmissão radiofônica em ondas curtas, dirigida a cidadãos alemães em todo o mundo. A mensagem – “aos queridos compatriotas em todo o mundo” – fora gravada pessoalmente pelo então presidente da Alemanha, Theodor Heuss, que salientou que o papel da nova emissora era buscar a distensão e difundir a imagem da Alemanha do pós-guerra, informando ao mundo sobre os acontecimentos políticos, econômicos e culturais do país. As três horas de programa no primeiro dia tiveram música clássica, incluindo obras de Beethoven e valsas vienenses, além de um bloco de notícias, um comentário e canções populares. No programa piloto da série “Como vivemos”, foi apresentada uma reportagem especial sobre Berlim. Poucas semanas mais tarde, em 11 de junho, foi assinado um contrato entre membros da rede pública ARD para a criação da programação conjunta em ondas curtas sob o nome DEUTSCHE WELLE (em português “onda alemã”). Primeiramente, ficou sob responsabilidade do Nordwestdeutscher Rundfunk (NWDR), mais tarde do Westdeutscher Rundfunk (WDR) em Colônia, cujo diretor geral assumiu também o comando da DW, abreviação pela qual a empresa ficou carinhosamente conhecida.


Um ano depois, tiveram início as transmissões radiofônicas em inglês, francês, espanhol e português. Em pouco tempo, a DW conquistou posição permanente entre as quatro principais emissoras internacionais do mundo. As transmissões regulares da DW-RADIO por ondas curtas para o Brasil foram iniciadas em 1957. Cinco anos depois, foi criada a Redação Brasileira: houve então um considerável aumento da equipe e do tempo de transmissão para o Brasil. Ainda neste ano, a programação foi ampliada e passou a ser transmitida em outros idiomas, como por exemplo, persa, turco, russo, polonês, tcheco, eslovaco, húngaro, sérvio e croata. No ano seguinte, as transmissões estavam disponíveis também em indonésio, búlgaro, romeno e esloveno, além dos idiomas africanos suaíli e hauçá. Nesse mesmo ano, a DEUTSCHE WELLE produziu pela primeira vez cópias de filmes para televisão. A programação foi ampliada outras duas vezes, em 1964 e 1970, passando a oferecer conteúdo também em grego, italiano, hindi e urdu, e depois em pashtun e dari. Em 1974, foi inaugurada uma nova sede de transmissão na cidade de Colônia. Com a reunificação da Alemanha em 1990, a Radio Berlin International (RBI), encarregada da transmissão de conteúdos em línguas estrangeiras na antiga República Democrática Alemã, deixou de existir e muitas de suas tarefas foram incorporadas pela DEUTSCHE WELLE.


Em 1º de abril de 1992 foi ao ar em Berlim a primeira transmissão televisiva da DEUTSCHE WELLE (DW-TV), nos idiomas alemão e inglês. O novo programa, transmitido via satélite, foi rapidamente ampliado para espanhol e albanês. Com a reestruturação do sistema público de televisão alemão, que determinou a incorporação da emissora de rádio DeutschlandFunk pela DeutschlandRadio, a DW incorporou também alguns dos programas em língua estrangeira da extinta emissora. Um ano depois, em 1994, a DEUTSCHE WELLE se tornou a primeira emissora pública alemã com presença na internet. A programação foi ampliada mais uma vez em 2000, passando a incluir o idioma ucraniano.


Até 2003, a sede da organização ficava na cidade de Colônia. Foi na ocasião de seu 50º aniversário (com cerimônia oficial em 27 de junho) que a DW se mudou para o antigo bairro do governo em Bonn. Lá são produzidos os programas de rádio, enquanto a produção televisiva é toda feita e produzida em Berlim. Em janeiro de 2005 foi inaugurado o serviço de transmissão em árabe. Atualmente, a empresa calcula que um total de mais de 200 milhões de ouvintes e telespectadores em todo o mundo acesse seus conteúdos semanalmente.


A evolução visual
A identidade visual da marca sofreu alterações ao longo dos anos. Após uma primeira mudança radical ocorrida em 1995, no mês de fevereiro de 2012 a DEUTSCHE WELLE apresentou oficialmente sua nova identidade visual, que se tornou mais forte e atraente.


A abreviatura DW, pela qual a emissora ficou conhecida, também seguiu os padrões da nova identidade visual da marca.


Dados corporativos
● Origem:
Alemanha
● Fundação:
3 de maio de 1953
● Fundador:
Governo Alemão
● Sede mundial:
Bonn e Berlim, Alemanha
● Proprietário da marca: ARD
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman:
Peter Clever
● Diretor geral:
Erik Bettermann
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 60 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
1.500
● Segmento:
Comunicação
● Principais produtos:
Televisão, rádio e internet
● Concorrentes diretos:
BBC World, TVE, RAI e RFI
● Slogan:
At the Heart of Europe.
● Website: www.dw.de

A marca no mundo
Atualmente a DW é a 10º maior emissora do mundo, transmitindo para mais de 60 países do mundo programas de rádio em 30 línguas, além de oferecer uma programação televisiva em quatro idiomas (alemão, inglês, árabe e espanhol) e um amplo portal de conteúdo on-line em 30 línguas com ênfase no alemão, inglês, espanhol, português, russo e chinês. A televisão (DW-TV) é conhecida por 97 milhões de pessoas com mais de 15 anos de idade em todo o mundo. Destes, 22 milhões assistem aos seus programas com regularidade. Já as transmissões de rádio são ouvidas regularmente por 28 milhões de pessoas. A emissora ainda mantém escritórios e estúdios nas cidades Washington, Moscou e Bruxelas. Embora seja um órgão de direito público e as verbas (em 2012 o orçamento é de aproximadamente €271 milhões) venham dos cofres estatais, os profissionais de rádio, televisão e online da emissora decidem em reuniões de redação sobre os temas que enfocam, de forma independente, soberana e responsável.

Você sabia?
Atualmente a tarefa da DW, prevista em lei, é divulgar uma imagem completa da vida política, econômica e cultural da Alemanha, uma visão ampla e objetiva dos acontecimentos mundiais, bem como esclarecer a posição alemã sobre questões importantes.
Em agosto de 1924 foi fundada a Deutsche Welle GmbH, uma associação de todas as emissoras radiofônicas regionais, que não tem nada a ver com a atual DW.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 19/3/2012

Nenhum comentário: