De alemão a árabe, passando pelos idiomas português, inglês, urdu e chinês. Em 30 idiomas diferentes, notícias, atualidades, cultura e a língua alemã são difundidas diariamente com qualidade e precisão para todo o mundo pela DEUTSCHE WELLE, a empresa de comunicação internacional da Alemanha. Ao fazer isso, a DW tem como principal missão promover o entendimento entre culturas e povos.
A história
A história da emissora começou no dia 3 de maio de 1953 quando foi levada ao ar uma transmissão radiofônica em ondas curtas, dirigida a cidadãos alemães em todo o mundo. A mensagem - “aos queridos compatriotas em todo o mundo” - fora gravada pessoalmente pelo então presidente da Alemanha, Theodor Heuss, que salientou que o papel da nova emissora era buscar a distensão e difundir a imagem da Alemanha do pós-guerra, informando ao mundo sobre os acontecimentos políticos, econômicos e culturais do país. No primeiro dia, as três horas de programação apresentaram música clássica, incluindo obras de Beethoven e valsas vienenses, além de um bloco de notícias, um comentário e canções populares. No programa piloto da série “Como vivemos”, foi apresentada uma reportagem especial sobre a cidade de Berlim. Poucas semanas mais tarde, em 11 de junho, foi assinado um contrato entre membros da rede pública ARD para a criação da programação conjunta em ondas curtas sob o nome DEUTSCHE WELLE (em português “onda alemã”). Primeiramente, ficou sob responsabilidade do Nordwestdeutscher Rundfunk (NWDR), mais tarde do Westdeutscher Rundfunk (WDR) em Colônia, cujo diretor geral assumiu também o comando da DW, abreviação pela qual a emissora ficou carinhosamente conhecida.
Um ano depois, tiveram início as transmissões radiofônicas em inglês, francês, espanhol e português. Em pouco tempo, a DW conquistou posição permanente entre as quatro principais emissoras internacionais de rádio do mundo. Em 1957, a programação foi ampliada e passou a ser transmitida em outros idiomas, como por exemplo, persa, turco, russo, polonês, tcheco, eslovaco, húngaro, sérvio e croata. No ano seguinte, as transmissões estavam disponíveis também em indonésio, búlgaro, romeno e esloveno, além dos idiomas africanos suaíli e hauçá. Nesse mesmo ano, a DEUTSCHE WELLE produziu pela primeira vez cópias de filmes para televisão. A programação foi ampliada outras duas vezes, em 1964 e 1970, passando a oferecer conteúdo também em grego, italiano, hindi e urdu, e depois em pashtun e dari. Em 1974, foi inaugurada uma nova sede de transmissão na cidade de Colônia. Com a reunificação da Alemanha em 1990, a Radio Berlin International (RBI), encarregada da transmissão de conteúdos em línguas estrangeiras na antiga República Democrática Alemã, deixou de existir e muitas de suas tarefas foram incorporadas pela DEUTSCHE WELLE.
No dia 1º de abril de 1992 foi ao ar em Berlim a primeira transmissão televisiva da DEUTSCHE WELLE (DW-TV), nos idiomas alemão e inglês. O novo canal, transmitido via satélite, foi rapidamente ampliado para espanhol e albanês. Com a reestruturação do sistema público de televisão alemão, que determinou a incorporação da emissora de rádio DeutschlandFunk pela DeutschlandRadio, a DW incorporou também alguns dos programas em língua estrangeira da extinta emissora. Um ano depois, em setembro de 1994, a DEUTSCHE WELLE se tornou a primeira emissora pública alemã com presença na internet. Em 1995, o canal de televisão iniciou operação 24 horas (12 horas em alemão, 10 horas em inglês e 2 horas em espanhol). No ano seguinte, a presença online da DW evoluiu para um site de notícias usando o endereço www.dwelle.de (a empresa somente comprou o domínio dw.com, que anteriormente pertencia à DiamondWare, em 2013). Em 2001, a DEUTSCHE WELLE fundou um canal de TV por assinatura para telespectadores norte-americanos. O projeto foi encerrado após quatro anos devido ao baixo número de assinantes.
Até 2003, a sede da organização ficava na cidade de Colônia. Foi na ocasião de seu 50º aniversário (com cerimônia oficial em 27 de junho) que a DW se mudou para o antigo bairro do governo em Bonn. Lá são produzidos os programas de rádio, enquanto a produção televisiva é toda feita e produzida em Berlim. Em janeiro de 2005 foi inaugurado o serviço de transmissão em árabe. Em março de 2009, expandiu seus serviços de televisão para a Ásia. No dia 22 de junho de 2015, a DW-TV lançou um canal de notícias em inglês (24 horas) com um novo design e um novo estúdio, como parte de uma nova marca da DW NEWS. Anteriormente, os programas de notícias da DW eram chamados de Journal e transmitidos em inglês em blocos de 3, 15 e 30 minutos. O novo canal oferece atualizações de 30 minutos a cada hora e programas de 60 minutos duas vezes por dia durante a semana. Nos últimos anos, o número de telespectadores tem aumentado constantemente, em parte devido aos links ao vivo com jornalistas da DW para muitas emissoras parceiras, além de conteúdo regionalizado para a África e a Ásia. Atualmente, a DW alcança mais de 197 milhões de pessoas semanalmente.
Já no Brasil, as transmissões regulares da DW-RADIO por ondas curtas foram iniciadas em 1957. A redação em português foi criada em 1º de julho de 1962, com programas de rádio. Em 1º de julho de 1996, paralelamente ao rádio, foi criado um site com notícias em português. A DEUTSCHE WELLE, aliás, foi uma das primeiras emissoras internacionais na internet. As transmissões de rádio em português para o Brasil foram encerradas em 31 de dezembro de 1999 e, no dia 1º de janeiro de 2000 a redação de rádio “Português para o Brasil” da DW foi transformada em redação online. Desde 2012, a redação produz também dois programas de televisão semanais, retransmitidos por várias emissoras parceiras no Brasil. O conteúdo da DW Brasil é mais que uma simples versão brasileira do site alemão. A redação tem autonomia para escolher os temas abordados, dedicando-se tanto a noticiar acontecimentos que movem a opinião pública como analisar fatos relevantes na Alemanha, no Brasil, na União Europeia e no mundo. A DW Brasil se preocupa também em oferecer matérias de serviço para quem planeja trabalhar ou estudar na Alemanha, aprender o idioma, viajar ou simplesmente obter conhecimentos sobre a história e a cultura alemãs.
A evolução visual
A identidade visual da marca sofreu alterações ao longo dos anos. Após uma primeira mudança radical ocorrida em 1992, onde o logotipo também adotou o nome por extenso, em 1995, a identidade visual foi completamente reformulada (adotou a cor azul e ganhou um símbolo estilizado que sugeria uma onda de rádio). No mês de fevereiro de 2012 a DEUTSCHE WELLE apresentou oficialmente sua nova identidade visual, que se tornou mais forte e atraente. A abreviatura DW, pela qual a emissora ficou conhecida, também seguiu os padrões da nova identidade visual da marca.
Os slogans
Made for Minds. (2015)
Your link to Germany. (2011)
At the Heart of Europe. (2004)
Do coração da Europa. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 3 de maio de 1953
● Fundador: Governo Alemão
● Sede mundial: Bonn, Alemanha
● Proprietário da marca: ARD (Arbeitsgemeinschaft der Rundfunkanstalten Deutschlands)
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Diretor geral: Peter Limbourg
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.500
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Televisão, rádio e internet
● Concorrentes diretos: BBC, TVE, RAI, RFI, TV5 Monde, RTP CNN, Reuters e Associated Press
● Slogan: Made for Minds.
● Website: www.dw.com
A marca no mundo
Atualmente a DW é a 10º maior emissora do mundo, transmitindo para mais de 60 países do mundo programas de rádio em 30 línguas, além de oferecer uma programação televisiva em quatro idiomas (alemão, inglês, árabe e espanhol) e um amplo portal de conteúdo online em 30 línguas com ênfase no alemão, inglês, espanhol, português, russo e chinês (aproximadamente 61 milhões de pessoas usam regularmente os serviços online). A televisão tem 99 milhões de telespectadores por semana. Já as transmissões de rádio são ouvidas regularmente por 37 milhões de pessoas. A emissora ainda mantém escritórios e estúdios nas cidades Washington, Moscou e Bruxelas. Embora seja um órgão de direito público e as verbas (o orçamento é de aproximadamente €300 milhões por ano) venham dos cofres estatais, os profissionais de rádio, televisão e internet da emissora decidem em reuniões de redação sobre os temas que enfocam, de forma independente, soberana e responsável.
Você sabia?
● Atualmente a tarefa da DW, prevista em lei, é divulgar uma imagem completa da vida política, econômica e cultural da Alemanha, uma visão ampla e objetiva dos acontecimentos mundiais, bem como esclarecer a posição alemã sobre questões importantes.
● A DW também transmite seu amplo conhecimento no setor. Por mais de 50 anos, promove o desenvolvimento da mídia em todo o mundo e cria profissionais e gerentes de mídia. A promoção sustentável da mídia é o tema norteador da DW Akademie. Isso inclui treinamento de mídia intercultural.
● Em agosto de 1924 foi fundada a Deutsche Welle GmbH, uma associação de todas as emissoras radiofônicas regionais, que não tem nada a ver com a atual DW.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 24/10/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário