11.11.08

Mr. POTATO HEAD

Uma batata com acessórios. Muita coisa poderia ser mais animada do que isso. Poderia se não estivéssemos falando do Mr. Potato Head (conhecido no Brasil como o popular Senhor Cabeça de Batata). Afinal, ele é um das celebridades mais populares e queridas na infância de qualquer criança, e se tornou um ícone cultural. Mr. Potato Head, o tubérculo mais famoso do mundo, por mais de meio século instiga a imaginação de milhões de crianças, e também de marmanjos, com a possibilidade de criar feições infinitas, encarnando recentemente personagens famosos.

A história
A história de um dos brinquedos mais famosos e populares do mundo começou com George Lerner, um inventor nova-iorquino do bairro do Brooklyn, que quando criança transformava batatas, que sua mãe plantava na horta da humilde fazenda em que morava, em bonecas para sua irmã mais nova. Ele usava várias frutas e vegetais (uvas viravam olhos e cenouras se transformavam em narizes) para criar as feições faciais. O inventor desenvolveu o produto em 1949, e originalmente o brinquedo viria como brinde de uma marca de cereais, sendo necessário adquirir suas peças separadamente para montá-lo. Porém, em 1951, George visitou os irmãos Henry e Merrill Hassenfeld, fundadores da empresa Hasbro, e mostrou-lhes uma caixa com narizes, olhos, orelhas, óculos, bigodes, cabelos e um cachimbo. E explicou: “Espete isto em frutos ou vegetais para criar personagens divertidos”. Qualquer fruto servia, mas as batatas pareciam ser as melhores. Merril, um dos irmãos, adorou a idéia.


Foi então que a Hasbro adquiriu os direitos do produto por US$ 5.000, mais royalties de 5% para cada kit vendido, e lançou o brinquedo no mercado no ano seguinte por meros 98 centavos de dólar. O primeiro kit do brinquedo não vinha acompanhado de uma cabeça, mas apenas das peças (dois pares de olhos, quatro narizes, duas orelhas, duas bocas, dois pés, duas mãos, três chapéus, um bigode, um cachimbo, um óculos e oito peças de cabelos) e um tronco para apoiá-la – a cabeça deveria ser customizada pelo próprio consumidor, que para isso poderia utilizar qualquer vegetal possível ou disponível para a tarefa. O Mr. Potato Head, como o produto foi batizado, se tornou o primeiro brinquedo a ter um comercial vinculado na televisão no dia 30 de abril de 1952 com o slogan “Meet Mr. Potato Head, the most wonderful friend a boy or girl could have!”, e em seu primeiro ano de comercialização amealhou US$ 4 milhões, vendendo mais de um milhão de unidades.


No ano seguinte, o boneco ganhou dois irmãos, Brother Spud e Sister Yam. Ainda nesta década outros acessórios foram introduzidos como carros, animais de estimação, trailers e um kit de cozinha. Em 1964, os vegetais utilizados como cabeça para o brinquedo passaram a ser desnecessários. Uma peça plástica com o formato de uma batata (mesmo) passou a integrar os kits do boneco. Quase uma década mais tarde, em 1973, a cabeça aumentou de tamanho e tomou o lugar do tronco sobre o qual era apoiada. Em 1983, a metamorfose se completou, e o Sr. Cabeça de Batata finalmente ganhou o formato pelo qual ficou mais conhecido - ganhando o espaço interno vazio, onde se guardam os acessórios.


Na década de 90 o brinquedo já não desfrutava de tanta popularidade como nos anos anteriores. Com as vendas em queda, parecia fadado ao ostracismo ou uma relíquia na lembrança de adultos que se divertiram muito em sua infância com o brinquedo. Porém, uma jogada de mestre da Hasbro colocou novamente o brinquedo em seu devido lugar. Mr. Potato Head voltou a fazer parte nas listas de presentes das crianças (e adultos), devido a sua inclusão como personagem do primeiro filme de TOY STORY em 1995, onde o brinquedo fazia parte do elenco principal da trama.


A partir de então, a empresa parece ter finalmente acordado para as infinitas possibilidades que seu brinquedo permite, e passou a lançar versões ainda mais atraentes para o público - tanto o nostálgico, cujo interesse pelo boneco foi renovado, quanto para a nova legião de fãs conquistada. De repente Mr. Potato Head, o tubérculo mais famoso do mundo, começou a encarnar personagens famosos como Homem-aranha, Darth Vader, Indiana Jones (bem fiel ao original, com direito a chapéu, jaqueta, laço e até a um ídolo batatal de ouro), Optimus Prime (do filme Transformer) e até Papai-Noel. Com isso, a enorme popularidade reconquistada de Mr. Potato Head atraiu inúmeras empresas que licenciaram o famoso personagem em uma infinidade de produtos como jogos eletrônicos, cartões, roupas e acessórios. Essa enorme popularidade não foi conquistada de graça: ele já foi porta-voz de uma convenção contra o tabaco em 1986 (onde entregou seu cachimbo), é membro do Hall da Fama dos Brinquedos e teve até um gibi próprio.


A linha do tempo
1953
Lançamento da versão feminina do brinquedo chamada Mrs. Potato Head.
1966
Lançamento da versão que pulava e andava conhecida como Mr. Potato Head Jumping.
2002
Lançamento do kit com o personagem tematizado de Papai-Noel.
Lançamento do kit em comemoração aos 50 anos do brinquedo. O kit era extremamente parecido com o primeiro lançado em 1952.
2005
Lançamento do Mr. Potato Head Darth Tater, kit temático do personagem Darth Vader do filme Guerra nas Estrelas.
2006
Lançamento das partes separadas do brinquedo, sem ter a necessidade de comprar o kit completo com o famoso personagem. Vários kits foram introduzidos com temas específicos como sereia, astro de rock, pirata, rei, princesa, bombeiro, trabalhador de construção civil, chefe de polícia, entre outros.
Lançamento do kit chamado Mr. Potato Head Sports Spuds, uma versão menor do personagem com temas esportivos dos times universitários e profissionais americanos.
2007
Lançamento do Mr. Potato Head Spider Spud, kit temático do personagem Homem-Aranha.
2008
Lançamento do Mr. Potato Head Opti-Mash Prime, kit temático inspirado no filme Transformers.
● Lançamento do Mr. Potato Head: Taters of the Lost Ark, kit temático do famoso herói Indiana Jones.
2009
Lançamento do Mr. Potato Head Pirate Spud – Captain Potato Chips, kit temático em forma de pirata, incluindo vários acessórios como tapa olho, chapéu, gancho, papagaio e perna de pau.
Lançamento do Mr. Potato Head Kiss, kit temático inspirado na banda de rock Kiss.
2010
Lançamento do Mr. Potato Head Elvis Live, kit temático inspirado no Rei do Rock Elvis Presley, com direito a topete, guitarra, microfone, óculos dourado e roupa branca.
Lançamento do Mr. Potato Head Tony Starch, kit temático inspirado no filme Homem de Ferro.
2011
Lançamento do Mr. Potato Head Spudbob Squarepants, kit temático inspirado no carismático personagem Bob Esponja, com direito a calças quadradas e cabeça de esponja.
Lançamento do Mr. Potato Head The Wizard of Oz, kit temático inspirado nos personagens do clássico filme Mágico de Oz.


A evolução visual
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas modificações.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento:
1952
● Criador: George Lerner
● Sede mundial:
Pawtucket, Rhode Island
● Proprietário da marca: Hasbro Inc.
● Capital aberto:
Não
● Chairman: Alfred J. Verrecchia
● CEO & Presidente:
Brian Goldner
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.800 (Hasbro)
● Segmento:
Brinquedos
● Principais produtos:
Bonecos de montar
● Ícones:
O próprio personagem Mr. Potato Head
● Website: www.hasbro.com/mrpotatohead

A marca no mundo
Hoje em dia Mr. Potato Head, um dos brinquedos mais lúdicos da história, é comercializado pela Hasbro em mais de 150 países ao redor do mundo, incluindo a linha tradicional, os personagens licenciados e kits sazonais.

Você sabia?
A loja de brinquedo Once Upon A Toy, localizada no Downtown Disney, dentro do complexo da Disney em Orlando, possui uma área especialmente dedicada ao Mr. Potato Head, onde o visitante pode comprar inúmeros kits diferentes e até mesmo criar sua própria batata nas estações faça você.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/11/2011

Nenhum comentário: