18.3.10

AVEDA

Spray de cabelo que não agride a camada de ozônio? Perfume exclusivo com notas personalizadas de acordo com seu elemento Ayurveda? Um relax em um spa urbano, com massagens a base de ingredientes brasileiros e búlgaros? Foi assim, utilizando uma filosofia harmônica e ingredientes naturais que a AVEDA se tornou uma das marcas de cosméticos mais famosas do momento e cultuada por celebridades e pessoas famosas.
-
A história
Tudo começou em 1970 quando o artista e ambientalista austríaco Horst Rechelbacher, que possuía um salão de beleza (chamado “Horst & Friends”) na cidade americana de Mineapólis, durante uma viagem para estudar meditação para a mística Índia, foi apresentado às propriedades medicinais da Ayurveda, a ciência médica Hindu da longevidade. Ao voltar para os Estados Unidos, ele resolveu estudar essa fascinante ciência, e, começou a fazer produtos de beleza com ingredientes naturais na pia da cozinha de sua casa e vendê-los em seu salão de beleza. O primeiro produto feito por ele foi um xampu para realçar a cor de cabelos morenos, comercializado inicialmente com a marca Hors. Vislumbrando um enorme mercado para produtos naturais que dessem vitalidade e beleza aos cabelos, em 1978, ele fundou a empresa de cosméticos naturais AVEDA (se pronuncia “ah-vay-da”), nome adaptado ao inglês da ciência que tanto o fascinou.
-
-
Rapidamente a marca se tornou um sucesso em vários salões de beleza dos Estados Unidos, não somente pela qualidade de seus produtos (inicialmente xampus e condicionadores), mas também pela sua enorme preocupação com a preservação do meio ambiente ao fabricá-los. Na década de 80, a AVEDA começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento do gel escultor para cabelos (1983); da primeira linha de cosméticos para o tratamento da pele, introduzida em 1984 e composta por creme de limpeza, tonalizador facial e creme hidratante; e sua primeira linha de maquiagens (1987). Com a marca estabelecida no mercado americano, muito em virtude das parcerias feitas com vários salões de beleza e spas espalhados pelo país, a AVEDA iniciou sua expansão internacional em 1987 com o lançamento de seus produtos no Canadá.
-
-
Pouco depois, em 1989, a marca inaugurou sua primeira loja própria, localizada na cidade de Nova York. Foi também neste ano que a marca lançou o xampu Shampure™, que se tornaria o produto de maior sucesso em toda sua história. Os anos 90 começaram com a inauguração do primeiro SPA AVEDA na cidade de Osceola, em Wisconsin, onde os consumidores poderiam ter acesso a tratamentos de beleza baseados na ciência medicinal Ayurveda. Pouco depois, em 1993, a empresa americana virou notícia no Brasil ao assinar um acordo de cooperação com os índios iauanauás, financiando o plantio de urucum em 16 hectares da reserva. A semente era utilizada pela AVEDA na época para a produção de batons, xampus e condicionadores. Com a venda da semente para a empresa norte-americana, a comunidade iauanauá conseguiu reverter o processo de migração da população indígena.
-
-
Nos dois anos seguintes a marca foi lançada na Austrália, Cingapura, Inglaterra, Alemanha, Itália e Nova Zelândia. Em 1996, a AVEDA lançou no mercado o creme hidratante All-Sensitive Body Formula, primeiro produto cosmético com certificado de 100% orgânico. Neste ano, aumentou sua presença no continente asiático lançando seus produtos Malásia, Indonésia, Taiwan e Hong Kong. Além disso, chamou a atenção do segmento ao lançar o primeiro colorando de cabelo feito com 97% de ingredientes naturais.
-
-
Pouco depois, em 1997, o enorme sucesso da marca, principalmente no mercado americano, canadense e alguns países europeus, chamou a atenção da tradicional Estée Lauder Companies, que comprou a empresa por US$ 300 milhões. Com o suporte e a experiência de uma grande empresa como a Estée Lauder, nos anos seguintes a marca AVEDA cresceu rapidamente, se expandiu para outros países, aumentou sua linha de produtos (como, por exemplo, o Full Spectrum™, uma linha profissional de tinturas para cabelo com 99% de ingredientes naturais; e o primeiro produto que utilizava tecnologia mineral), e conseqüentemente seu faturamento.
-
-
O novo milênio iniciou com muitas novidades com a inauguração, em 2001, do Aveda London Academy (espécie de universidade da marca) na cidade de Londres; e as embalagens 100% recicláveis. Em 2003 a marca chegou oficialmente ao Japão, segundo maior mercado de cosméticos do mundo, aumentando ainda mais sua presença internacional. Nos anos seguintes com lançamentos inovadores a AVEDA se tornou uma das marcas de cosméticos mais descoladas do mundo.
-
-
Um verdadeiro sucesso
Há mais de 30 anos a AVEDA pensa em cada mínimo detalhe para construir um empreendimento prime direcionado para quem está disposto a investir alto com cuidados da pele, cabelos e, porque não, uma terapia relaxante. Os estilos de consumo também são setorizados: nos Experience Center os consumidores podem encontrar e provar todos os produtos da marca. Os Concept Salon/Spa oferecem serviços de estética com profissionais altamente gabaritados que utilizam exclusivamente artigos da marca. O Lifestyle business é o famoso vendedor porta à porta (mas, nesse caso, com uma série de normas de apresentação).
-
-
A preocupação não é só com a aparência: a VEDA investe muito dinheiro em pesquisa de produtos e processos limpos e sustentáveis. Utiliza energia eólica em suas fábricas, cultiva a responsabilidade social realizando parcerias regionais. Os óleos essenciais de rosa e lavanda são de plantações com certificado de sustentável e orgânico. Pequenas aldeias das Montanhas dos Balcãs (na região da Bulgária) fornecem essas preciosidades.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1978
● Fundador: Horst Rechelbacher
● Sede mundial: Blaine, Minnesota
● Proprietário da marca:
Estée Lauder Companies Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman: Leonard Lauder
● CEO & Presidente:
Dominique Consiel
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
34 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 700
● Segmento: Cosméticos naturais
● Principais produtos: Xampus, condicionadores, maquiagens, loções hidratantes
● Ícones: A preocupação sócio-ambiental
● Slogan:
The Art and Science of Pure Flower and Plant Essences™.
● Website:
www.aveda.com
-
A marca no mundo
Atualmente a ampla linha de produtos da marca AVEDA, que incluem cosméticos para o cuidado com os cabelos e a pele, maquiagens e até perfumes, é comercializada através das lojas próprias da marca e em mais de 7.000 spas e salões de beleza espalhados por 34 países ao redor do mundo.
-
Você sabia?
Todos os produtos AVEDA, desde xampus, condicionadores, loções corporal e maquiagens são fabricados a partir de ingredientes naturais à base de plantas.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 18/3/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, você sabe onde posso encontrar produtos da Aveda para vender no Brasil?

Obrigada,

Alessandra
alessandraecologist@hotmail.com

Sara disse...

Estes produtos são muito bons! O shampoo é extraordinário