18.3.10

AVEDA


Spray de cabelo que não agride a camada de ozônio? Perfume exclusivo com notas personalizadas de acordo com seu conceito Ayurveda? Relax em um spa urbano, com massagens a base de ingredientes brasileiros e búlgaros? Foi assim, utilizando ingredientes naturais que a AVEDA se tornou uma das marcas de cosméticos mais famosas do momento e cultuada por celebridades e pessoas famosas. 

A história 
Tudo começou em 1970 quando o cabeleireiro austríaco Horst Rechelbacher (que aos 17 anos já trabalhava em Roma e atendia até Sophia Loren), proprietário de um pequeno salão de beleza (chamado “Horst & Friends”) na cidade americana de Mineápolis, estado de Minnesota, durante uma viagem a mística Índia para estudar meditação, foi apresentado às propriedades medicinais da Ayurveda, a ciência médica Hindu da longevidade. Ao voltar para os Estados Unidos, ele resolveu estudar essa fascinante ciência e começou a desenvolver produtos de beleza com ingredientes naturais na pia da cozinha de sua casa e vendê-los em seu salão de beleza. O primeiro produto feito por ele foi um xampu para realçar a cor de cabelos morenos, comercializado inicialmente com a marca Hors. Vislumbrando um enorme mercado para produtos naturais que dessem vitalidade e beleza aos cabelos, em 1978, ele fundou a empresa de cosméticos naturais AVEDA (se pronuncia “ah-vay-da”), nome adaptado ao inglês da ciência que tanto o fascinou. O nome também significa “todo conhecimento” em sânscrito, um grupo de línguas e dialetos indo-arianos antigos do norte da Índia.


Rapidamente a marca se tornou um sucesso em vários salões de beleza dos Estados Unidos, não somente pela qualidade de seus produtos (inicialmente xampus e condicionadores), mas também pela sua enorme preocupação com a preservação do meio ambiente ao fabricá-los. Em 1980 a marca lançou Love, sua primeira fragrância. Em 1982 foi inaugurado na cidade de Mineápolis o primeiro AVEDA INSTITUTE, uma espécie de centro de treinamento e escola para profissionais da área. Ainda nesta década, a AVEDA começou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento do gel escultor para cabelos (1983); da primeira linha de cosméticos para o tratamento da pele, introduzida em 1984 e composta por creme de limpeza, tonalizador facial e creme hidratante; e sua primeira linha de maquiagens (1987). Com a marca estabelecida no mercado americano, muito em virtude das parcerias feitas com vários salões de beleza e spas espalhados pelo país, a AVEDA iniciou sua expansão internacional em 1987 com o lançamento de seus produtos no Canadá.


Pouco depois, em 1989, a marca inaugurou sua primeira loja própria, localizada na cidade de Nova York. Foi também neste ano que a marca lançou o xampu Shampure™, que se tornaria o produto de maior sucesso em toda sua história. Os anos de 1990 começaram com a inauguração do primeiro SPA AVEDA na cidade de Osceola, em Wisconsin, onde os consumidores poderiam ter acesso a tratamentos de beleza baseados na ciência medicinal Ayurveda. Em 1993, a empresa americana virou notícia no Brasil ao assinar um acordo de cooperação com os índios Iauanauás, financiando o plantio de urucum em 16 hectares da reserva. A semente era utilizada pela AVEDA na época para a produção de batons, xampus e condicionadores. Com a venda da semente para a empresa norte-americana, a comunidade Iauanauá conseguiu reverter o processo de migração da população indígena. Em 1994 lançou seu primeiro produto orgânico.


Entre os anos de 1994 e 1995 a marca americana foi lançada na Austrália, Cingapura, Inglaterra, Alemanha, Itália e Nova Zelândia. Em 1996, a AVEDA lançou no mercado o creme hidratante All-Sensitive Body Formula, primeiro produto cosmético com certificado 100% orgânico. Neste ano, a marca aumentou sua presença no continente asiático lançando seus produtos na Malásia, Indonésia, Taiwan e Hong Kong. Além disso, chamou a atenção do segmento ao lançar o primeiro colorante de cabelo feito com 97% de ingredientes naturais.


Pouco depois, em 1997, o enorme sucesso da marca, principalmente no mercado americano, canadense e alguns países europeus, chamou a atenção da tradicional Estée Lauder Companies, que comprou a empresa por US$ 300 milhões. Com o suporte e a experiência de uma grande empresa de cosméticos como a Estée Lauder, nos anos seguintes a marca AVEDA cresceu rapidamente, se expandiu para outros países, ampliou seus pontos de venda, aumentou sua linha de produtos (como, por exemplo, o Full Spectrum™, uma linha profissional de tinturas para cabelo com 99% de ingredientes naturais; e o primeiro produto que utilizava tecnologia mineral), e consequentemente seu faturamento.


O novo milênio iniciou com muitas novidades, como por exemplo, a inauguração, em 2001, do Aveda London Academy (espécie de universidade da marca) na cidade de Londres; e as embalagens 100% recicláveis. Em 2003 a marca chegou oficialmente ao Japão, segundo maior mercado de cosméticos do mundo, aumentando ainda mais sua presença internacional. Nos anos seguintes com lançamentos inovadores a AVEDA se tornou uma das marcas de cosméticos mais descoladas do mundo e preferida das celebridades. Em 2015 a marca foi lançada oficialmente no Brasil. A AVEDA já estava de olho no mercado brasileiro há tempos. Prova disso é o Smooth Infusion Naturally Straight, lançado no ano anterior, que reduz volume, frizz e ajuda a alisar o cabelo temporariamente e foi desenvolvido com a consumidora brasileira em mente. Outros produtos populares da marca são: Dry Remedy, para fios danificados (o óleo é um verdadeiro sucesso); Be Curly, para cabelos cacheados; Invati, para cabelos finos e com queda; e Color Conserve, para cabelos coloridos.


Um verdadeiro sucesso 
Há quase 40 anos a AVEDA pensa em cada mínimo detalhe para construir uma marca premium direcionada para quem está disposto a investir alto com cuidados da pele, cabelos e, porque não, em uma terapia relaxante. Os estilos de consumo também são setorizados: nos Experience Center os consumidores podem encontrar e provar todos os produtos da marca. Já os Concept Salon/Spa oferecem serviços de estética com profissionais altamente gabaritados que utilizam exclusivamente artigos da marca. O Lifestyle Business é o famoso vendedor porta a porta (mas, nesse caso, com uma série de normas de apresentação). Em seus Concept Salon/Spa, qualquer serviço começa com uma massagem no pescoço, ombros e costas na cadeira, seguida de um cafuné no couro cabeludo no lavatório – e só então começa a escova, o corte ou a tintura. Esses estabelecimentos ainda oferecem spa e loja, onde é possível adquirir produtos da marca.


A arte e ciência das flores e essências botânicas são o coração da AVEDA. Seus produtos de beleza possuem a força vital das plantas e trazem os mais puros extratos vegetais e óleos essenciais. Suas soluções são tão eficientes que a marca chama de Purescriptions. Enquanto a AVEDA se especializa em tratamentos capilares oferece também outros produtos derivados de plantas - cuidados com a pele, aromas e bem-estar - que foram profissionalmente desenvolvidos, clinicamente testados e que respeitam rigorosamente o planeta. A preocupação não é só com a aparência: a AVEDA investe muito dinheiro em pesquisa de produtos e processos limpos e sustentáveis em sua cadeia produtiva. Por exemplo, utiliza energia eólica em suas fábricas e cultiva a responsabilidade social realizando parcerias regionais. Os óleos essenciais de rosa e lavanda são de plantações com certificado sustentável e orgânico. Pequenas aldeias das Montanhas dos Balcãs (na região da Bulgária) fornecem essas preciosidades. Além disso, a marca tem filosofia holística inspirada nos preceitos da medicina Ayurveda. Sustentabilidade e ingredientes botânicos sempre foram pilares da marca – vários ativos vêm do Brasil, como urucum, cupuaçu, buriti e castanha.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação ao longo de sua história.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Horst Rechelbacher 
● Sede mundial: Blaine, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Aveda Corporation 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Estée Lauder Companies Inc.
● CEO: Barbara De Laere 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Cosméticos naturais 
● Principais produtos: Xampus, condicionadores, maquiagens e loções hidratantes 
● Concorrentes diretos: The Body Shop, Kiehl’s, Aveeno, Origins, L’Occitane, Weleda, Yves Rocher, Korres e Caudalie 
● Ícones: A preocupação sócio-ambiental 
● Slogan: The Art and Science of Pure Flower and Plant Essences™. 
● Website: www.aveda.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a ampla linha de produtos da marca AVEDA, que incluem cosméticos para os cuidados com cabelos e pele, maquiagens e até perfumes, é comercializada através das lojas próprias da marca e em mais de 9.000 lojas de departamento, spas e salões de beleza espalhados por mais de 40 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
Todos os produtos AVEDA, desde xampus, condicionadores, loções corporal e maquiagens são fabricados a partir de ingredientes naturais à base de plantas. Hoje, 90% dos óleos essenciais e 89% das ervas usados como ingredientes são certificados orgânicos. Por exemplo, plantas como acácia, lavanda, rosa, camomila e malva são matérias-primas para cremes, loções, hidratantes, xampus e condicionadores que utilizam o máximo de ativos orgânicos em suas fórmulas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Vogue), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/10/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, você sabe onde posso encontrar produtos da Aveda para vender no Brasil?

Obrigada,

Alessandra
alessandraecologist@hotmail.com

Sara disse...

Estes produtos são muito bons! O shampoo é extraordinário