26.7.10

MMARTAN

Marca charmosa, jovem e arejada, o sucesso construído pela MMARTAN no mercado brasileiro foi baseado no lançamento de coleções criativas, elegantes e completas, que variam entre o estilo clássico e romântico ao contemporâneo com detalhes impecáveis. Afinal, milhões de brasileiros dormem, se enxugam ou comem na presença de produtos da marca, comprovando seu total sucesso.
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A história
Tudo começou no início da década de 80, quando Marilena Rossini, que havia ficado viúva ainda muito jovem, notou que havia espaço no mercado brasileiro para oferecer produtos de maior qualidade e mais refinados com preços acessíveis no segmento de cama, mesa e banho. Foi então, que em 1985, ela, juntamente com as filhas, Marilise e Mariângela, inaugurou um pequeno negócio para comercializar lençóis, edredons e colchas por telefone. Inicialmente elas próprias recebiam os pedidos por telefone e despachavam os artigos pelo correio. Um detalhe, no entanto, fez a diferença para o sucesso inicial do empreendimento: elas faziam anúncios em revistas, mas colocavam o endereço do escritório para dar credibilidade. Em pouco tempo, os clientes, ao invés de comprar os produtos pelo telefone, apareciam no escritório. E foi então, que elas resolveram inaugurar a primeira loja MMARTAN na cidade de São Paulo.
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Na década de 90 novas unidades foram inauguradas e a fundadora da empresa ficou famosa ao aparecer, sempre loira e arrumada, anunciando seus produtos de cama, mesa e banho na televisão. Em 2002 a empresa, então com 29 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e no Distrito Federal, experimentou uma desastrosa tentativa de internacionalização da marca ao inaugurar uma unidade MMARTAN na cidade de Miami, localizada em um shopping destinado a atacadistas. Depois do fracasso, a empresa voltou seu foco para o mercado interno, e a rede ganhou impulso em seu processo de expansão com a implantação do sistema de franquia a partir de 2003. Neste ano a empresa comprou a tradicional marca Casa Moysés e com isso a exclusividade de venda de produtos que encantam pelo toque, delicadeza e sofisticação para um público seleto e exigente, que desejam uma marca Premium.
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Nos anos seguintes a marca MMARTAN se reposicionou no mercado oferecendo produtos de alta qualidade e luxo direcionados para um público das classes A e B. Com isso, ambiente de suas lojas também ganharam mais sofisticação, além do aprimoramento no atendimento ao cliente. No mês de abril de 2009, a Coteminas, controlada pela empresa americana Springs Global e fundada pelo vic-presidente José Alencar, adquiriu 65% da MMARTAN por R$ 55 milhões. A nova controladora já anunciou que promoverá a expansão internacional da marca nos próximos anos, começando pela Argentina. Em 2010 a MMARTAN lançou uma linha de aromas composta por água de passar, água refrescante, aromatizador de ambiente, vela e estojo de sabonetes em barra e líquido, disponíveis em quatro fragrâncias: lavanda, rose, england e acqua.
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Atualmente a MMARTAN conquista cada vez mais a fidelidade de seus clientes exigentes e os encanta com o lançamento de coleções exclusivas e sofisticadas. Com produtos de primeira linha em estilos diferenciados que vão do contemporâneo ao clássico, identificando-se com o estilo de vida de cada família, a rede se transformou em sinônimo de exclusividade, trabalha somente com marca própria que só podiam ser encontradas em suas lojas, espaçosas, confortáveis e aromatizadas. Todos os produtos fa MMARTAN saem do parque fabril da empresa, localizado em Vinhedo, próximo à capital paulista, e vendidos unicamente nas lojas da rede. No passado, a marca já exportou em algumas ocasiões, mas foram pequenos volumes e esporádicos.
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A evolução visual
A identidade visual da MMARTAN passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais sofisticada e moderna, que acompanhou o novo posicionamento da marca.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1985
● Fundador:
Marilena, Marilise e Mariângela Rossini
● Sede mundial:
Valinhos, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: MMartan Têxtil Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente:
Marilena Rossini
● Diretoras: Marilise e Mariângela Rossini
● Faturamento: R$ 210 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 128
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
750
● Segmento: Cama, mesa e banho
● Principais produtos:
Lençóis, colchas, edredons, travesseiros e toalhas
● Ícones: Os edredons
● Slogan:
A moda que veste a sua casa.
● Website:
www.mmartan.com.br
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A marca no Brasil
Hoje em dia a MMARTAN, maior varejista de cama, mesa e banho do país, possui mais de 128 lojas em 23 estados brasileiros. Voltada para as classes A e B, a MMARTAN tem como carro-chefe o segmento “cama”, principalmente edredons, que respondem pela maior parte do faturamento de R$ 210 milhões. A empresa também fornece seus produtos para hospitais, hotéis e spas. Há mais de quatro anos, a MMARTAN utiliza-se dos serviços de uma agência internacional de estilo e design em Paris, fonte esta que utiliza para o desenvolvimento de suas coleções.
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Você sabia?
Cada coleção da MMARTAN é composta por em média 600 itens.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 26/7/2010

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