26.7.10

MMARTAN


Marca charmosa, jovem e arejada. O sucesso construído pela MMARTAN no mercado brasileiro foi baseado no lançamento de coleções criativas, elegantes e completas, que variam entre o estilo clássico e romântico ao contemporâneo com detalhes impecáveis. Afinal, milhões de brasileiros dormem, se enxugam ou comem na presença de produtos da marca, comprovando seu total sucesso. E por tudo isso, a MMARTAN se tornou uma referência na hora de vestir a casa. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1980, quando Marilena Pezzo Rossini, que havia ficado viúva ainda muito jovem e vendia cosméticos de porta em porta, notou que havia espaço no mercado brasileiro para oferecer produtos de maior qualidade e mais refinados com preços acessíveis no segmento de cama, mesa e banho. Foi então, que em 1985, ela, juntamente com as filhas, Marilise e Mariângela, inaugurou um pequeno negócio para comercializar lençóis, edredons e colchas por telefone. Inicialmente elas próprias recebiam os pedidos por telefone e despachavam os artigos pelo correio. Um detalhe, no entanto, fez a diferença para o sucesso inicial do empreendimento: elas faziam anúncios em revistas, mas colocavam o endereço do escritório para dar credibilidade ao novo negócio. Em pouco tempo, os clientes, ao invés de comprarem os produtos pelo telefone, apareciam pessoalmente no escritório. E foi então, que elas resolveram inaugurar a primeira loja MMARTAN na cidade de São Paulo. Rapidamente a marca se destacou com o lançamento de coleções criativas e elegantes, superando as peças convencionais disponíveis no mercado varejista até então.


Na década de 1990 novas unidades foram inauguradas e a fundadora da empresa ficou famosa ao aparecer, sempre loira e muito bem arrumada, anunciando seus produtos de cama, mesa e banho em programas de televisão. Em 2002 a empresa, então com 29 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e no Distrito Federal, experimentou uma desastrosa tentativa de internacionalização da marca ao inaugurar uma unidade MMARTAN na cidade de Miami, localizada em um shopping destinado a atacadistas. Depois do fracasso, a empresa voltou seu foco para o mercado interno e a rede ganhou impulso em seu processo de expansão com a implantação do sistema de franquia a partir de 2003. Neste ano a empresa comprou a tradicional marca Casa Moysés, que existe desde 1930, e com isso a exclusividade de venda de produtos que encantam pelo toque, delicadeza e sofisticação para um público seleto e exigente, que desejam uma marca premium.


Nos anos seguintes a marca MMARTAN se reposicionou no mercado oferecendo produtos de alta qualidade e luxo direcionados para um público das classes A e B. Com isso, o ambiente de suas lojas também ganhou mais sofisticação, além do aprimoramento no atendimento ao cliente. No mês de maio de 2009, a Coteminas, maior conglomerado têxtil de cama, mesa e banho do mundo, proprietária da empresa americana Springs Global e fundada pelo falecido ex-vice-presidente da república José Alencar, adquiriu 65% da MMARTAN por R$ 550 milhões. Os outros 35% seriam comprados dois anos mais tarde. Pouco depois, em 2010, a MMARTAN diversificou sua linha de produtos com o lançamento de uma linha de aromas composta por água de passar, água refrescante, aromatizador de ambiente, vela e estojo de sabonetes em barra e líquido, disponíveis em quatro fragrâncias: lavanda, rose, england e acqua.


Atualmente a MMARTAN conquista cada vez mais a fidelidade de seus exigentes clientes e os encanta com o lançamento de coleções exclusivas e sofisticadas. Com produtos de primeira linha em estilos diferenciados que vão do contemporâneo ao clássico, identificando-se com o estilo de vida de cada família, a rede se transformou em sinônimo de exclusividade, trabalha somente com marca própria que só podem ser encontradas em suas lojas, espaçosas, confortáveis e aromatizadas. Suas lojas apresentam um mix de produtos que combinam inúmeras possibilidades de coordenação e versatilidade, modernidade e tradição, conforto e elegância, cores e texturas. Todos os produtos MMARTAN saem do moderno parque fabril da empresa, localizado na cidade de Vinhedo, próximo à capital paulista, e vendidos unicamente nas lojas da rede. No passado, a marca já exportou em algumas ocasiões, mas foram pequenos volumes e esporádicos.


A MMARTAN é a moda que veste a casa de consumidores dinâmicos, exigentes e sintonizados com as atuais tendências da moda, tecnologia e design. Há 30 anos a MMARTAN inspirou novos padrões e referências na hora de pensar em lençóis, colchas, edredons, aventais, guardanapos, toalhas e muitos outros produtos que compõem sua ampla e diversa linha em cama, mesa e banho. Mais recentemente a rede passou a vender uma pequena linha de objetos de decoração como bandejas, caixas organizadoras e porta-retratos.


A evolução visual 
A identidade visual da MMARTAN passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais sofisticada e moderna, que acompanhou o novo posicionamento da marca.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1985 
● Fundador: Marilena, Marilise e Mariângela Rossini 
● Sede mundial: Vinhedo, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: AMMO Varejo Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Coteminas S.A.) 
● Presidente: Josué Christiano Gomes da Silva 
● Faturamento: R$ 300 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 175 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 900 
● Segmento: Cama, mesa e banho 
● Principais produtos: Lençóis, colchas, edredons, cobertores, travesseiros e toalhas 
● Concorrentes diretos: Artex, Zelo, Casa Almeida e Mundo do Enxoval 
● Ícones: Os edredons 
● Slogan: A moda que veste a sua casa. 
● Website: www.mmartan.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a MMARTAN, maior varejista de cama, mesa e banho do país, possui mais de 170 lojas (nove das quais no formato de outlet) em 25 estados brasileiros. Voltada para as classes A e B, a MMARTAN tem como carro-chefe o segmento “cama”, principalmente edredons, que respondem pela maior parte do faturamento de aproximadamente R$ 300 milhões. Os maiores mercados da marca são os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A empresa também fornece seus produtos para hospitais, hotéis e SPAS. Há mais de sete anos, a MMARTAN utiliza-se dos serviços de uma agência internacional de estilo e design em Paris, fonte esta que utiliza para o desenvolvimento de suas coleções. 

Você sabia? 
Cada coleção da MMARTAN é composta por em média 600 itens. 
Segundo pesquisa 83% dos consumidores voltariam a comprar em uma loja MMARTAN. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/4/2015

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