19.8.10

GOLA


Os moderninhos a veneram. Os descolados não vivem sem alguma peça. A marca GOLA, que sobreviveu a duas guerras mundiais, é sinônimo de inovação, originalidade e autenticidade da expressão britânica. Ícone da juventude dos anos 70, os coloridos tênis da marca se tornaram itens indispensáveis no armário de estrelas como Nicole Kidman, Paris Hilton e Noel Gallagher, responsáveis por transformar a GOLA em uma das marcas mais “trendy” do mundo no segmento esportivo.

A história
A tradicional marca britânica nasceu exatamente no dia 22 de maio de 1905, quando a pequena sapataria Joseph Leeson & Sons, iniciou a produção de chuteiras com travas em uma modesta fábrica na cidade de Leicester, interior do sul da Inglaterra. Aliás, o primeiro par de chuteiras para futebol foi inteiramente fabricado em pele, com reforço na biqueira e sola pregada. Esta preciosidade hoje em dia encontra-se em exposição na sede da empresa em Rawtenstall. A produção da marca é interrompida pela primeira vez, em 1930, mas não seria a última. O negócio da família Joseph Leeson & Sons, especialmente a marca GOLA, passou para as mãos de William Botterill, mas ficou guardada por mais seis anos, antes de regressar aos pés da nação uma vez mais. Neste período, os filhos de William, Richard e John, se juntam à empresa e são os responsáveis por transformarem a GOLA em uma das maiores marcas de roupas esportivas da Europa. Sem eles, provavelmente a marca teria desaparecido. É nesta altura também que surgiu a publicidade nos tradicionais ônibus londrinos com o slogan: “Gola means goals” (Gola é um anagrama da palavra inglesa “goal” que significa meta ou gol).


Durante a Segunda Guerra Mundial, a GOLA passou a fabricar também botas para o exército britânico. Após o fim do conflito, a marca regressou ao mercado com força. O enorme crescimento da GOLA neste período foi resultado da fabricação de chuteiras para a prática de futebol e rúgbi. Em meados dos anos 50, a marca iniciou um forte crescimento em suas exportações, especialmente para outros países europeus, além de África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. Foi nesta década que grandes mudanças aconteceram: surgiram as primeiras inovações em sua linha de tênis, como a introdução da sola de borracha, além de uma maior gama de modelos para a prática de esportes como tênis, squash, críquete e boxe.


Na década seguinte, a GOLA criou outro conceito de chuteira, e em 1967, os avanços na tecnologia tornaram-nas mais leves e aerodinâmicas. Foi em 1968 que Fred Dilley desenhou o modelo Harrier, um tênis confortável para a prática do squash, vôlei e atletismo que viria a se transformar em um ícone da marca na década seguinte, sendo exportado para 67 países. Originalmente este tênis estava somente disponível na cor branco com verde. Vários acessórios esportivos, como as bolsas esportivas, lançadas em 1972, também se tornaram um enorme sucesso entre o público jovem. A marca crescia baseada em campanhas publicitárias que tinham como protagonistas grandes atletas da época. Além disso, a GOLA foi responsável pela introdução das cores vivas, especialmente o verde-alface, nos modelos de tênis.


Em 1978, a marca patrocinou as seleções do México e País de Gales na Copa do Mundo de Futebol. Depois de enfrentar uma fase difícil nos anos 80, a GOLA foi vendida em 1990 e relançou a sua linha de vestuário esportivo. Mas sem a força de anos passados, em meados desta década, a GOLA foi uma vez mais descontinuada. A popularidade da marca recomeçou em 1996 com Harvey Jacobson e o lançamento do catálogo antigo, em 1999, que trazia grandes ícones da marca. Era o início de mais uma reviravolta na história da marca.


Já com a linha GOLA SPORT totalmente restabelecida no mercado, eis que no ano de 2000, surgiu a nova linha GOLA CLASSICS, que apresentava releituras dos clássicos modelos da marca britânica, especialmente o tênis Harrier, que hoje pode ser encontrado em uma combinação de 200 cores. A grande expansão, a especialização da marca em tênis, acessórios e roupas esportivas, aliado às campanhas de marketing que incluíam celebridades como Jamie Cullum, Jude Law, Codplay e Robbie Williams, fizeram com que a marca GOLA, nos anos seguintes, se tornasse um verdadeiro ícone entre os moderninhos no mundo. Nos últimos anos, além de introduzir a linha GOLA KIDS, que chama a atenção pela beleza e qualidade, além do conforto, algumas das coleções da marca foram assinadas por grandes nomes como Wayne Hemingway, fundador da “Red or Dead”, Christian Lacroix, Jonathan Saunders, entre outros.


Após alguns anos apenas em lojas multimarcas, a marca GOLA inaugurou sua primeira loja própria no Brasil em 2009, localizada no Shopping Morumbi em São Paulo. A loja brasileira segue o estilo da grife em todo o mundo, com uma clássica decoração britânica: acabamento de madeira escura, bem “clean”. O estilo britânico, o esporte e a música são as principais influências para a criação de produtos modernos, confortáveis e que se tornaram verdadeiros objetos de desejos pelo mundo afora.


O estilo britânico, o esporte e a música são as principais influências para a criação de produtos esportivos modernos, coloridos e confortáveis que se tornaram verdadeiros objetos de desejo. Os modelos de sneakers da marca, que raramente ultrapassam 300 gramas, são feitos em couro no cabedal e revestidos internamente com poliéster, que confere maior conforto aos seus pés. O solado é resistente, com entressola em EVA, para absorção de impactos.


A evolução visual
A identidade visual da marca britânica já passou por algumas modificações no decorrer dos anos.


Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 22 de maio de 1905
● Fundador: Joseph Leeson & Sons
● Sede mundial: Rawtenstall, Inglaterra
● Proprietário da marca: D. Jacobson & Sons Ltd.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Harvey Jacobson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 100
● Presença global: + 65 países
● Presença no Brasil: Sim (1 loja)
● Funcionários: 250
● Segmento: Artigos esportivos
● Principais produtos: Tênis, bolsas e acessórios
● Concorrentes diretos: Puma, Le Coq Sportif, Nike e Adidas
● Ícones: O modelo de tênis Harrier
● Slogan: Classic With a twist.
● Website: www.gola.co.uk

A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca britânica, especialmente seus coloridos tênis e bolsas com visual retro, além de camisetas, casacos e relógios, são comercializados em mais de 65 países ao redor do mundo através de lojas multimarcas, grandes lojas de departamento e uma pequena rede de lojas próprias, composta por pouco mais de 100 unidades. A marca é extremamente popular fora do Reino Unido em países como Alemanha e Japão.

Você sabia?
A marca já patrocinou grandes equipes esportivas e personalidades dos anos 70, incluindo o time de futebol do Liverpool e do Manchester United, além de atletas díspares como Tommy Smith, Trevor Brooking, Peter Shilton, Mark Cox e Stan Bowles.
Em 1977, Stan Bowles entrou em campo no jogo Inglaterra x Holanda calçando uma chuteira GOLA e outra Adidas, pois aceitou dinheiros de ambas as marcas. O jogador fez um gol neste jogo, e segundo rumores, é a que a bola foi chutada com o pé que calçava a chuteira da GOLA.
A marca tem uma competente equipe de design liderada por Andy Hodges desde 1983.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 25/7/2012

2 comentários:

Fabricio Artesi disse...

Eu adorei essa marca, já conhecia mas ainda não havia comprado nada. Minha primeira peça foi um tênis que comprei numa viagem à Buenos Aires, finalmente chegou ao Brasil. Essa marca tem estilo!

Antonio Carlos Doares de Souza disse...

Gostei muito do estilo desta marca. Estou interessado em adquirir um tênis, mas revendedor que consultei tem poucos modelos. Pode me informar a localização e o site da loja no Brasil?