1.7.12

METAMUCIL®


Imagine um produto com benefícios para sua saúde clinicamente comprovados: regula o intestino, reduz o colesterol e os níveis de açúcar no sangue. Poucos têm a capacidade de fazer este grande trabalho como Metamucil®, que proporciona um modo fácil e conveniente para adicionar à dieta quantidades de fibras solúveis de Psyllium. Por essa razão Metamucil® se tornou a fibra solúvel mais receitada por farmacêuticos, médicos e gastroenterologista em muitos países do mundo. Afinal, Metamucil® contribui para o seu processo de limpeza natural do corpo. 

A história 
A história começou em 1932 quando o Dr. Victor Papesch iniciou estudos e experimentos com uma substância extraída da casca das sementes da planta Plantago ovata, erva natural nativa da Ásia, que cresce em solos arenosos e lamacentos. A substância em questão era o Psyllium Husk, rica em fibras que absorvem e retêm água, ajudando assim a manter e restaurar a regularidade intestinal de maneira natural. Terminadas as fases de pesquisas, o laboratório G.D. Searle & Company resolveu lançar em 1934 no mercado americano o Metamucil® como um laxante 100% natural baseado em fibras solúveis, inicialmente direcionado para quem possuía problemas de prisão de ventre. O produto era comercializado em forma de pó para ser adicionado à água ou outros líquidos, combinando facilmente com a alimentação do dia a dia.
  

O nome do novo produto era uma junção da palavra grega meta (que significa “mudança”) e “mucilage” (em português “mucilagem”, a classe de fibra que compunha o produto). O produto foi inicialmente vendido como um item “atrás do balcão” em farmácias, onde um farmacêutico fornecia orientação de uso ao comprador. No decorrer dos anos, Metamucil® se tornou o laxante natural líder do mercado americano e foi lançado em outros países ao redor do mundo, tornando-se uma excelente opção para quem sofria de prisão de ventre. Apesar de um sucesso restrito, foi a partir de 1974 quando Metamucil® passou a ser comercializado em lojas de alimentos e grandes varejistas, que a marca se tornou um sucesso entre milhões de consumidores, sendo divulgada por anúncios impressos e na TV que carregavam o slogan “If not nature, then Metamucil®” (em português “Se não for a natureza, então Metamucil®”).
     

Em 1979, Metamucil® lançou a primeira versão com sabor de laranja, que ampliou bastante o consumo e as vendas da marca. Vale lembrar que antes disso, o suplemento de fibras era vendido apenas em sua fórmula original, sem sabor. O sucesso do produto fez com que, em 1985, a Procter & Gamble (conheça essa outra história aqui) adquirisse a marca Metamucil®, que passou a fazer parte de seu enorme portfólio de produtos. A Procter & Gamble buscou tornar o Metamucil® um nome ainda mais conhecido investindo em publicidade, com a alegação “Nem todas as fibras são criadas iguais” (em inglês “All fiber is not created equal”), para reforçar a superioridade do produto. O público-alvo era idosos, com maior probabilidade de sofrer de constipação.
  

Na década de 1990, a P&G investiu na ampliação da linha de produtos da marca Metamucil®, tentando aumentar, não somente as vendas, mas também o consumo no dia a dia e em novas formas e ocasiões. Com isso, Metamucil® passou a ser comercializado em novas versões, como por exemplo, bolachinhas de wafer (nos sabores maçã ou canela), lançadas em 1991, e até cápsulas. Nos anos seguintes, a marca disponibilizou também versões sem açúcar. Além disso, Metamucil® lançou no mercado as embalagens em sachês, extremamente práticas para serem carregadas na bolsa, fazendo com que o produto pudesse ser consumido a qualquer hora.
   

A partir do novo milênio, novos investimentos resultaram em grandes novidades, como por exemplo, o lançamento do Metamucil® Clear & Natural, totalmente incolor, sem gosto e sem grãos; do Metamucil® em cápsulas com adição de cálcio; e de novos sabores, como frutas vermelhas (2007) e limonada (2008). Além disso, a marca ganhou um enorme aliado para aumentar ainda mais sua popularidade quando extensos estudos clínicos apontaram que doses diárias de 7 gramas de fibra solúvel de Psyllium Husk, o que equivale a 3 porções de Metamucil®, podiam ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas por auxiliar na diminuição do colesterol, junto com uma alimentação balanceada e hábitos de vida saudáveis. A partir disso, Metamucil® começou a ser veiculado como uma fibra multitarefas, aprovada pelo FDA (Foods and Drugs Administration).
  

Entre as recentes novidades da marca estão: Metamucil® Premium Blend (2020), mistura feita com fibra de psyllium 100% natural e vegetal, adoçada com estévia; Metamucil® Gummies (2021), gomas mastigáveis (em deliciosos sabores) que misturam fibras probióticas à base de plantas para promover uma boa saúde digestiva; Metamucil® Fiber + Collagen (2022), mistura exclusiva que combina a fibra natural da casca de psyllium com peptídeos de colágeno premium, para auxiliar tanto a saúde digestiva quanto a estrutura das articulações; e Metamucil® Fiber+ Vitamins (2024), o produto tradicional enriquecidos com vitaminas C, D e B12.
  

Campanha sensacional 
Em 2017, Metamucil® lançou na Austrália uma campanha bem-humorada que apresentava a história de amor florescente entre Nugget (um intestino) e a Sra. MetaMucil (o produto). No segundo filme da campanha, Nugget sente ciúmes do relacionamento da Sra. MetaMucil com Gutsy (um coco), enquanto ela o treina intensamente. Em 2019, o trio se uniu em mais um filme publicitário hilário (assista aqui) para eleger Nugget, em uma divertida corrida eleitoral pela “Gut and Nugget Alliance”, sob o slogan “The turd we deserve” (algo como “A merda que merecemos”), uma sátira a política local e as eleições federais que se aproximavam. No final, Nugget (o intestino), triunfante, reivindica a “única cadeira que todos os australianos merecem”, em uma cabine de votação que lembra um banheiro. A campanha foi uma das mais vistas da história da Austrália (quebrou o recorde de anúncio digital mais visto na história do país).
  

A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca Metamucil® passou por várias remodelações. Foi somente em 2004 que o logotipo passou a ser mais impactante, incluindo o formato oval, a cor laranja e detalhes que remetiam á fibras. Em 2013, apesar de manter os elementos do logotipo anterior, a remodelação apresentou nova tipografia de letra e o nome escrito na vertical, com separação das palavras “Meta” e “Mucil”. Pouco depois, em 2014, ocorreu uma remodelação mais radical, com o logotipo ganhando formato circular, novas tonalidades de laranja, nova tipografia de letra e novos detalhes. Esse logotipo passou por uma modernização em 2018.
  

Vale ressaltar que no Brasil, a Metamucil® utiliza um logotipo muito similar ao de 2013, como mostra a imagem abaixo.
  

A evolução visual 
Keep Things Moving. (2024) 
Keeps You Movin’. (2024) 
The Easy Way To Get Your Daily Fiber. (2023) 
Lighten Everyday the Metamucil® Way. (2022) 
Helps You Feel Lighter. (2019) 
#1 Doctor Recommended Fiber Brand. (2016) 
Ask more of your fiber. (2011) 
Does more than you think. (2010) 
Live on the bright side. (2009) 
Beautify Your Inside. (2007) 
Stay Regular. The Natural Way. (2005) 
Get Regular. Stay Regular. Conveniently. (2004) 
Stay regular. The 0 net carb way. (2004) 
The Doctor’s Natural Choice For Regularity. (1996) 
The Grit Is Gone. (1992) 
And You Could Stay Regular for the Rest of Your life. (1988) 
The fibre you can drink every day. (1983) 
All fiber is not created equal. (1974)
If not nature, then Metamucil®. (1974)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1934 
● Criador: Dr. Victor Papesch 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jon Moeller 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos funcionais 
● Principais produtos: Suplementos ricos em fibras 
● Concorrentes diretos: Benefiber, Konsyl, MiraLAX®, FiberCon®, Fiber Choice®, Fiber Mais®, ColonBroom, Citrucel e Dulcolax 
● Ícones: A cor laranja 
● Slogan: Keep Things Moving. 
● Website: www.metamucil.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente Metamucil® comercializa sua ampla linha de produtos em mais de 60 países ao redor do mundo, com forte presença e liderança de mercado na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México) e América Latina, especialmente no Brasil, Argentina, Chile e Peru. 

Você sabia? 
A fibra de Metamucil® é higroscópica, ou seja, absorve água e quando misturada aos líquidos pode aumentar em até 20 vezes o seu tamanho, formando uma massa gelatinosa que limpa as paredes intestinais, transporta toxinas e resíduos e tem um excelente efeito laxante, mas sem causar diarreia ou dores abdominais. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 23/9/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

Nenhum comentário: