30.5.06

NICKELODEON


Sua tela é a moradia de simpáticos personagens como o divertido Bob Esponja, dos engraçados Rugrats, da aventureira Dora e do menino gênio Jimmy Neutron. Sua marca está estampada em produtos e serviços dos mais variados quando o assunto é diversão e entretenimento voltado para um público infantil. A marca NICKELODEON, cuja garotada apelidou somente como NICK, se tornou uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, conquistando milhões de pequenos corações pelo mundo afora. 

A história 
A história do famoso canal começou no dia 1 de dezembro de 1977 inicialmente como parte da grade de programação da Qube Network (hoje conhecido como Time Warner Cable), um dos primeiros sistemas de televisão a cabo resultado de uma parceria entre as empresas Warner Communications e a American Express, disponível para 600 mil assinantes da cidade de Columbus, estado americano de Ohio. Com uma programação inteiramente voltada para crianças de 2 a 11 anos de idade, os primeiros programas apresentados eram desenhos engraçados e divertidos como Video Comic Book, America Goes Bananaz, Nickel Flicks e By the Way, que faziam parte do Pinwheel (nome que o canal adotou inicialmente), um show apresentado por um homem e muitas marionetes. No dia 1 de abril de 1979 o canal, sem intervalos comerciais, foi relançado adotando oficialmente o nome NICKELODEON, disponível em outras regiões, como por exemplo, as cidades de Buffalo e Nova York, como o primeiro canal especificamente voltado para o público infantil. Inicialmente sua programação de 12 horas era exibida semanalmente das 10:00 até as 22:00 e das 9:00 até as 20:00 durante os fins de semana. Não demorou muito para o NICKELODEON se tornar o destino preferido das crianças quando o assunto era diversão. Pouco depois, em 1981, a programação do canal foi estendida entre as 8 horas da manhã e às 9 horas da noite.


Somente em 1984, NICKELODEON começou a aceitar publicidades tradicionais em seus intervalos comerciais. No dia 1 de julho de 1985, após lançar o bloco noturno Nick at Nite, direcionado a um público mais adolescente, o canal passou a oferecer programação 24 horas. Ainda nesta década, o canal ganhou enorme audiência, especialmente depois do lançamento, em 1986, do programa Double Dare, uma espécie de competição entre crianças que disputavam muitas provas divertidas. Pouco mais de um mês depois de sua estreia, o programa já era um dos mais assistidos da televisão americana. Foi neste momento que o canal passou a fazer parte do conglomerado de mídia Viacom. No dia 18 de abril de 1988, como prova do compromisso do canal com as crianças e seu mundo mágico, foi lançado o Nickelodeon Kid’s Choice Awards, programa anual onde os pequenos podiam votar em suas estrelas favoritas da música, esporte, cinema e televisão. Era uma iniciativa inédita no segmento, permitindo que crianças interagissem e opinassem. O evento de premiação se tornou o maior do mundo na categoria infantil, e o tradicional troféu é um dirigível na cor laranja escrito Nickelodeon em branco, chamado de blimp. Ainda neste ano inseriu em sua programação o NICK Jr., um bloco direcionado a crianças mais novas em idade pré-escolar.


No final desta década o canal era um dos destinos preferidos das crianças na televisão, fazendo com que a base de assinantes crescesse consideravelmente. A década de 1990 foi repleta de novidades para o NICKELODEON. Logo no começo, em 7 de junho de 1990, foi inaugurado, dentro do parque temático Universal Studios na cidade de Orlando na Flórida, o NICKELODEON STUDIOS, uma combinação de mini-parque de diversão com estúdios de gravação, que permitia as crianças mergulharem no mundo lúdico criado pelo canal infantil. Foi nesse estúdio que durante muitos anos eram produzidas as atrações Noah Know Best, Taina, Double Dare 2000 e Slimetime Live. A atração fechou em 30 de abril de 2005, mas foi de suma importância para popularizar a marca NICKELODEON entre milhões de fãs.


Mas foi em 1991 que o canal revolucionou o mundo dos desenhos animados com a criação dos famosos NICKTOONS: Ren and Stimpy, Doug e Rugrats (Os Anjinhos). Os desenhos, produzidos pelos estúdios de animação do canal fundado na cidade de Burbank na Califórnia, eram uma forma inédita e diferente dos tradicionais, e rapidamente conquistaram enorme popularidade junto ao público infantil, dando origens a outras animações originais. A expansão internacional do canal começou em 1993 com seu lançamento na Inglaterra. Foi neste mesmo ano que surgiu a NICKELODEON MAGAZINE, uma revista com conteúdo divertido composto por entrevistas, quebra-cabeças, receitas culinárias, tirinhas e muitos assuntos relacionados ao universo infantil e pré-adolescente. A força da marca pode ser sentida com o número inicial de assinantes da revista: 150.000. No ano seguinte foi formada a NICKELODEON PUBLISHING, divisão responsável pela produção da mídia impressa do canal de televisão. O ano também foi marcado pelo ressurgimento do NICK Jr., um programa pré-escolar que faria muito sucesso nos anos seguintes se transformando em um canal independente (atualmente é o maior canal para crianças com menos de sete anos de idade). O slogan do então programa, “Play to learn” (Brincar para aprender), demonstrava claramente o real intuito da nova atração, que apresentava temas divertidos e educativos, além de criar fenômenos como os personagens Blue’s Clues (As Pistas de Blue) e Dora the Explorer (Dora - A Aventureira).


E as novidades não pararam por aí: o NICKELODEON ONLINE, um portal interativo recheado com muitos jogos e brincadeiras, lançado em outubro de 1995, mesmo ano em que o canal foi introduzido na Austrália, Alemanha e Brasil, seguido no ano seguinte pelo lançamento do NICKELODEON LATIN AMERICA, baseado em Miami e direcionado ao público infantil de língua espanhola. Foi nesta época, em 1996, que ocorreu o lançamento do primeiro filme exclusivamente produzido pelo canal: “Harriet the Spy”. O sucesso do primeiro filme levaria a outros como “Good Burger” em 1997, “Rugrats: The Movie” (lançando no ano de 1998 em 50 países e em 15 línguas diferentes, fazendo um sucesso comparável aos clássicos da Disney ao arrecadar US$ 100 milhões) e “Snow Day” em 2000.


Pouco depois, em 1999, lançou seu primeiro filme feito especialmente para televisão, “The Journey of Allen Strange - Alein Vacation”, com 90 minutos de duração e baseado na famosa série de mesmo nome. Mas seria, ainda este ano, que o canal lançaria um dos maiores sucesso de sua história até os dias de hoje: o desenho do Bob Esponja. Após tanto sucesso na década de 1990, o canal ingressou no novo milênio com novas séries e jovens talentos, tornando a marca NICKELODEON ainda mais popular. Produções de sucesso como Bob Esponja, As Aventuras de Jimmy Neutron: O Menino Gênio, Rocket Power, Ei, Arnold!, Os Thornberrys, e comédias com atores reais como Kenan e Kel, série que estreou em 1996, continuam fazendo sucesso até os dias de hoje.


No dia 8 de setembro de 2007 ocorreu o lançamento da série de maior sucesso do canal em todo mundo: iCarly, protagonizada por Miranda Cosgrove. Ainda em 2007, o NICKELODEON firmou um contrato de desenvolvimento de quatro anos com a Sony Music para a produção das músicas-tema das séries para o canal através da Nickelodeon Records, ajudando assim a financiar e distribuir melhor as trilhas sonoras de seus programas. Finalmente, em 2008, foi lançado o NICKELODEON HD, canal que exibe toda a programação em alta definição. No dia 18 de janeiro de 2010, foi exibido o episódio iSaved Your Life de iCarly, que alcançou 12.4 pontos de audiência, um recorde que já mais nenhuma série infanto-juvenil tinha conseguido alcançar no mundo. Em 2011, o NICKELODEON fez um anúncio sem precedentes no segmento: a criação de 450 novos episódios de animação, desenhos, séries e programas pré-escolares para os próximos três anos. Entre os quais estava a primeira série de animação das Tartarugas Ninjas, cuja temporada estreou no dia 29 de setembro de 2012. Um dos segredos do NICKELODEON está no fato de haver desenvolvido um sistema de pesquisas que lhe permite monitorar o que seu público-alvo quer. O melhor exemplo desse método está na série Os Anjinhos, voltada a uma faixa etária um pouco mais baixa, entre os 4 e os 8 anos. Foi por meio de pesquisas com crianças que se definiram as características dos principais personagens da aclamada série.


NICKELODEON é uma das principais marcas de entretenimento para crianças e famílias em todo o mundo e construiu um vasto e bem-sucedido portfólio de negócios globais ao colocar as crianças em primeiro lugar em tudo o que faz. Isto significa que NICKELODEON é muito mais que apenas um canal de televisão. Atua na área de produção e programação de conteúdo, licenciamento de produtos, filmes, eventos, entre outras atividades. Tudo com muita diversão.


Suas crias divertidas 
O NICKELODEON deu origem a outros canais segmentados, que geralmente faziam parte da grade de programação do canal original. 
NICK JR.: um canal 24 horas, sem intervalos comerciais, direcionado a crianças em idade pré-escolares (2 a 5 anos) que exibe uma programação educacional que aborda desde literatura, história e ciências, até matemática básica. Até 2009 o canal era conhecido como Noggin, quando adotou o nome atual. Atualmente o canal, que estreou oficialmente em 1988 como um bloco na programação do NICKELODEON, possui 75 milhões de assinantes somente nos Estados Unidos. 
TEENNICK: lançado oficialmente no dia 1 de abril de 2002 com o nome de THE N, é um canal direcionado ao público pré-adolescente, adolescente e adulto (entre 12 e 24 anos), com uma programação recheada de séries famosas como The Amanda Show, Drake & Dosh, H2O, Zoey 101, Big Time Rush, Degrassi, How To Rock, Life with Boys e Ned’s Declassified. Atualmente o canal possui mais de 73 milhões de assinantes. O slogan do canal é “The All New TeenNick”
NICKTOONS: um canal especificamente voltado para um público entre 6 a 14 anos que é fanático por desenhos e animações, cuja programação é basicamente constituída pelos famosos Nicktoons. Lançado oficialmente no dia 1 de maio de 2002, o canal possui atualmente 68 milhões de assinantes nos Estados Unidos. O slogan do canal é “Action to the Maxtion”
NICKELODEON HD: canal que transmite todos os programas da NICKELODEON em alta definição (HD). 
NICK@NITE: um bloco noturno especialmente direcionado para adolescentes e adultos cuja programação é composta por séries extremamente famosas como Friends, Everybody Loves Raymond, George Lopez e Full House.


A fábrica dos sonhos 
Tudo começou no ano de 1990 quando o NICKELODEON resolveu fundar o Games Animation Studios como seu próprio departamento de animação para produzir séries de televisão animadas para o canal. As primeiras séries produzidas pelo estúdio foram Doug e The Ren and Stimpy Show. Inicialmente o estúdio de animação estava instalado em um edifício de escritórios em Studio City, no estado da Califórnia. Devido ao enorme sucesso das animações na TV a cabo, especialmente com o canal NICKELODEON, que a partir de 1994 assumiu o primeiro lugar em audiência dentre os canais infantis nos Estados Unidos, a produção do estúdio acelerou e muitas outras animações de sucesso foram criadas. No ano de 1998, o canal decidiu construir seu próprio estúdio de animação (NICKELODEON ANIMATION STUDIO) na cidade de Burbank, na Califórnia. O novo estúdio, equipado com modernos equipamentos e inaugurado no dia 4 de março, permitiu a criação de desenhos de animação de enorme sucesso, como por exemplo, The Wild Thornberrys e Bob Esponja. Até o final de 2016, o estúdio ganhará novas e modernas instalações, que abrigarão a equipe de 800 profissionais.


Um sucesso entre os pequenos 
O enorme sucesso do NICKELODEON junto ao seu público pode ser explicado e creditado, em grande parte, aos desenhos e filmes com personagens inteligentes que vivem situações cotidianas e normais para quem está assistindo, além de abordar temas interessantes e intrigantes para crianças e pré-adolescentes. Os maiores sucesso do NICKELODEON foram, ou melhor, muitos deles ainda são: 
DOUG (1991-1994): série animada (foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido) estrelando um garoto de 11 anos chamado Doug Funnie. A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e sua família se mudaram. A animação mostra a vida e as imaginações do personagem. Ao lado dele, outros personagens principais fazem parte de seu universo, como seu cachorro Costelinha, seus melhores amigos, Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise e seu inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola. 
RUGRATS (1991-1994; 1997-2004): conhecida no Brasil como “Anjinhos”, a série animada mostra como os bebês e crianças pré-escolares enxergam o mundo e os eventos ao seu redor. Os bebês da série, Tommy Pickles, Chuckie Finster e os gêmeos Phil e Lil, são capazes de se comunicarem entre si em uma linguagem que os adultos não compreendem. 
THE REN and STIMPY SHOW (1991-1996): séries animadas estreladas por Ren Höek, um chihuahua neurótico e Stimpson J. Cat (Stimpy), um gato vermelho simplório, mas ocasionalmente inteligente. 
KaBlam! (1996-2000): série de desenhos animados que parodia as séries de ação e as revistas em quadrinhos, como X-Men. 
Ei, ARNOLD! (1996-2004): conta as estripulias de meninos e meninas que estão quase lá, mas ainda não chegaram à idade de “ficar”. CatDog (1998-2001): série animada que conta a história de dois irmãos siameses: um gato inteligente e ranzinza e um cão idiota e alegre, ambos constituindo um corpo aonde cada ponta possui uma cabeça e um par de patas. Os dois formam a criatura chamada CatDog. 
OS THORNBERRYS (1998-2004): mostra um casal de naturalistas que viaja pelo mundo levando seus filhos, entre os quais uma menina que se comunica com os animais. 
SpongeBob SquarePants ou BOB ESPONJA (1999-2008): série que conta a história de uma esponja do mar quadrada e amarela que vive no fundo do Oceano Pacífico, em uma cidade submarina chamada Fenda do Bikini. Ele trabalha como cozinheiro na lanchonete Siri Cascudo, especializada em hambúrguer de Siri, cujo proprietário é o Sr. Siriguejo. Junto com Bob, trabalha na lanchonete um polvo ranzinza chamado Lula Molusco. O amigo de Bob é Patrick, uma estrela-do-mar rosa. Os roteiros dos episódios giram em torno da ingenuidade de Bob Esponja e Patrick, que nunca encontram malícia nas atitudes de Sr. Siriguejo, Lula Molusco, Plankton e outras personagens ardilosas da trama. 
ROCKET POWER (1999-2004): as aventuras de quatro amigos de uma pequena cidade costeira que levam a vida andando de skate e surfando. 
DORA A EXPLORADORA (2000-2014): desenho de animação com caráter educativo que apresenta Dora, uma simpática menina e seu amigo Botas, um macaquinho de botas vermelhas. Através de frases dirigidas diretamente ao espectador, conduz à interação com o desenho, estimulando o aprendizado dos números, cores, palavras em inglês, etc. Dora e Botas tentam sempre descobrir como ajudar alguém que está com problemas. 
THE FAIRLY ODDPARENTS ou OS PADRINHOS MÁGICOS (2001): as aventuras de Timmy Turner, um garoto de 10 anos que é maltratado por sua babá, Vicky, e quando tenta contar para seus pais, eles não acreditam. Mas um dia o garoto recebe a visita de duas fadas chamadas Cosmo e Wanda, que realizam qualquer desejo, exceto os que violam o Livro de Regras. 
AS AVENTURAS de JIMMY NEUTRON (2002-2006): um menino gênio com alto QI de 214, que vive inventando coisas. O garoto possui como companheiro um cão-robô feito por ele mesmo chamado de Goddard (pronuncia-se Godar). 
DANNY PHANTOM (2004-2007): todo mundo é um pouco diferente, mas Danny muito mais. Por fora, ele é um pouco nervoso e desajeitado, tem 14 anos e não gosta muito de destacar-se no meio da multidão. Mas por trás dessa timidez de adolescente, Danny é um verdadeiro herói. 
AVATAR: A LENDA de AANG (2005-2008): série de animação criada por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko, para o canal, que se passa em um mundo fictício influenciado pelas artes marciais asiáticas, mescladas a magias elementares. Conta as aventuras de Aang, o último sucessor de uma longa linhagem de Avatares. Ele e seus amigos têm a missão de salvar o mundo dos ataques da Nação do Fogo, que quer dominar tudo. Em 2006, foi considerado o segundo programa mais popular da NICKELODEON no Brasil, perdendo apenas para Bob Esponja. 
THE ANGRY BEAVERS (Os Castores Pirados, no Brasil): série animada sobre Daggett e Norbert, dois castores irmãos que saíram da casa da mãe para viverem como “solteirões” no meio da floresta. 
GO, DIEGO, GO: desenho animado que conta a história de Diego, um menino latino de 8 anos, que se engaja em salvar e proteger os animais. O personagem é apaixonado por animais, e sempre que um está em perigo, vai ajudá-los. 
AS PISTAS DE BLUE: programa infantil onde um apresentador age num cenário virtual animado, e segue as pegadas deixadas pela cachorrinha Blue. Com a ajuda dos espectadores eles vão descobrindo, através de pistas, aquilo que o animal quer fazer ou jogar. Trata-se de uma série educativa para crianças dos dois a cinco anos, onde há informação e aprendizagem de todos os tipos, desde como se faz uma festa de aniversário, até a preparar a criança para ter um irmão. 
NICK TôNicko: o que acontece quando uma dupla de garotos toma uma substância volátil e laranja, que atua diretamente nas células do cérebro? A resposta é simples: tornam-se moleques tonificados e apresentam o programa Nick TôNicko, a revista eletrônica semanal do canal NICKELODEON, com dicas culturais, clipes e desenhos da semana. 
AMANDA SHOW: um sitcom com a estrela e comediante Amanda Bynes, do filme “Tudo o que uma garota quer”. O programa apresenta diversos quadros de variedades, além do talento da garota Amanda misturando seu lado cômico, com várias personalidades e estrelas convidadas.


Uma marca poderosa 
A marca NICKELODEON, que começou como um simples canal de televisão a cabo voltado para o público infantil se tornou extremamente poderosa ampliando sua área de atuação. Atualmente a marca se tornou uma das mais valiosas quando o assunto é entretenimento infantil. Para se ter uma ideia da força da marca, ela licencia mais de 800 produtos entre brinquedos, videogames e artigos para crianças e adolescentes; está presente dentro do parque temático Universal Studios com uma enorme atração e seus personagens mais famosos; é responsável por inúmeras publicações (livros) de sucesso; produz filmes e animações que são verdadeiros sucessos de bilheterias; e está presente até mesmo em um cruzeiro temático da empresa Norwegian Cruise Line, realizado com total sucesso pela primeira vez em 2008 pela Royal Caribbean. O portfólio de negócios internacionais do NICKELODEON inclui ainda websites locais, a NICKELODEON MOVIES (um estúdio de filmes cinematográficos), NICKELODEON RADIO (estação de rádio lançada em 30 de setembro de 2013) e o licenciamento mundial de franquias dos programas do canal, como Rugrats, Bob Esponja e As Pistas de Blue. Além disso, a marca publica a NICKELODEON MAGAZINE (revista de entretenimento infantil que surgiu em 1993, chegou a ter circulação de 1.05 milhões de exemplares e foi relançada em junho de 2015).


A partir de 2014 a marca resolveu ingressar no segmento de varejo com a inauguração das lojas temáticas NICKELODEON STORE. As unidades oferecem muito mais que uma simples experiência de compras. Oferecem multimídia e elementos interativos para criar uma vitrine perfeita para uma ampla gama de produtos com base nas propriedades da marca, incluindo animações globais famosas, como Bob Esponja, Tartarugas Ninja e Dora Aventureira. Além disso, as lojas mostram inúmeros produtos de um seleto grupo de licenciados globais para criar uma melhor experiência do cliente para os fãs da marca ao redor do mundo. As primeiras lojas foram inauguradas no Panamá e Arábia Saudita em 2014, seguidas por unidades em Honduras (2015), Londres (maio de 2015), Colômbia, Costa Rica, e mais recentemente no Chile.


Além disso, o NICKELODEON, em parceria com a tradicional rede de hotéis Holiday Inn, inaugurou no dia 9 de março de 2005 o NICKELODEON FAMILY SUITES by Holiday Inn, primeiro hotel temático da marca localizado na cidade de Orlando na ensolarada Flórida. O novo hotel combinava duas marcas de grande sucesso: NICKELODEON, a maior marca de entretenimento de crianças, e Holiday Inn, o hotel que as famílias americanas preferem. O resort exclusivo, espalhado por quase 10 hectares, oferecia 777 suítes; um divertido parque aquático, com escorregadores, fontes, tubos e jogos aquáticos; entretenimento ao vivo com o tema NICKELODEON; uma sala de jogos eletrônicos; um spa só para crianças; um teatro em 4D do Bob Esponja; loja de conveniência; uma divertida loja onde era possível encontrar uma infinidade de produtos da marca NICKELODEON e seus personagens; e restaurantes. Tinha também um salão para atividades noturnas, “Nick After Dark”, e um café da manhã com personagens de desenhos animados (“Nicktoons Character Breakfast”), entre outras comodidades oferecidas a toda a família neste hotel que era o único do seu tipo. O hotel modificou seu nome para NICKELODEON SUITES RESORT, mas o contrato de licenciamento acabou encerrado em 1 de junho de 2016.


Mas os fãs da diversão não ficaram órfãos, já que o canal licenciou sua marca para ser utilizada em um fantástico resort em Punta Cana, na República Dominicana. O Nickelodeon Hotels & Resorts Punta Cana, inaugurado no mês de junho de 2016 em parceria com a Karisma Hotels & Resorts, oferece a famílias, casais e grupos vindos de diferentes regiões do mundo a oportunidade de aproveitar o sol, as piscinas, o exuberante mar e as areias douradas da praia de Uvero Alto, além de 208 suítes de grandes dimensões em sete estilos, inúmeras áreas de diversão, relaxamento e culinária internacional do complexo de luxo. A propriedade reinventou a arte da hospitalidade ao oferecer novidades encantadoras, como jatos surpresa de “slime” (a famosa gosma verde da NICKELODEON jogada sobre as pessoas) e visitas inesperadas dos mais queridos personagens do canal.


O parque temático 
O parque temático NICKELODEON UNIVERSE foi inaugurado oficialmente no dia 15 de março de 2008 no gigantesco shopping Mall of America, na cidade de Bloomington, estado de Minnesota. A cerimônia de abertura contou com os personagens mais famosos do canal infantil, como Bob Esponja e Dora, A Exploradora, além da cantora Ashlee Simpson. Ocupando quatro andares o parque temático, o maior coberto dos Estados Unidos, é uma das atrações mais visitadas da cidade, recebendo mais de 600 mil de visitantes anualmente. O parque é iluminado por um teto de vidro que aquece o local, mesmo em inverno mais rigorosos, permitindo o seu funcionamento todos os meses do ano. No parque de 28.000 m² não faltam os personagens que povoam o imaginário das crianças fãs do NICKELODEON, restaurantes temáticos e mais 27 atrações e brinquedos, como barcos que voadores, brinquedos interativos e montanhas-russas delirantes (ao todo são cinco). Um verdadeiro mundo de magia e fantasia, que até tem entrada grátis. Depois é só pegar e comprar uma pulseira que permite usufruir de todas as atrações, além é claro de restaurantes e lojas temáticas. O NICKELODEON UNIVERSE já estava parcialmente presente no parque temático Paramount’s Kings Island, em Ohio, ao lado de outras diversas atrações, incluindo Rugrats Runaway Reptar (primeira montanha-russa infantil suspensa).


Uma campanha do bem 
Um programa global criado em 1994 cuja missão é encorajar as crianças do mundo todo a participar de ações sociais que sejam importantes para elas e para a sociedade onde vivem. Essa é a principal missão da The Big Help, no Brasil conhecida como Ajude Seu Mundo, uma iniciativa social do NICKELODEON que tem como objetivo fomentar a adoção de medidas e hábitos positivos criando um movimento social comandado por crianças, focado em quatro pontos principais: saúde e bem estar, educação, serviço comunitário e meio ambiente. A campanha funciona globalmente como a marca “mãe” de todas as ações pró-sociais da marca NICKELODEON. Cada mercado se envolve em atividades sociais locais. Atualmente essa ação tem o nome de Together for Good e apoia os esforços das crianças por mudanças positivas em suas casas, bairros, escolas e comunidades no mundo inteiro.


A evolução visual 
Os dois primeiros logotipos originais do canal eram bem sóbrios e nada tinham haver com a imagem divertida que a marca construiria ao longo dos anos. O primeiro logotipo apresentava um mímico olhando para uma máquina de filmar na letra N do nome NICKELODEON. Já o segundo apresentava uma tipografia de letra mais moderna e ousada.


A marca NICKELODEON começou a se tornar extremamente conhecida quando foi introduzido, em 1981, o icônico logotipo composto por uma bola cinza (chamada de “pinball”) e a palavra NICKELODEON escrita em letras coloridas, que fazia parte de seu primeiro grande sucesso na televisão, a comédia canadense You Can’t Do That on Television. O logotipo foi criado por Lou Dorfsman e Bob Klein.


Somente no mês de dezembro de 1984, o logotipo foi substituído pela famosa logomarca laranja (ORANGE SPLAT), criada por Tom Corey, Scott Nash e Alan Goodman, e que tinha como principais propriedades a cor laranja brilhante, a irreverência e a flexibilidade de aplicação. Esse logotipo laranja adotava várias formas e contornos dependendo dos programas, produtos ou datas comemorativas. A partir de 2003 a marca resolveu utilizar apenas o logotipo batizado de “Splash”, que fazia parte da flexibilização da marca utilizada antes.


Em 28 de setembro de 2009 foi apresentada a nova identidade visual do canal, que apesar de manter a tradicional cor laranja, ganhou uma imagem mais sóbria e moderna. Depois de utilizar inúmeros logotipos nos últimos anos o canal resolveu dar uma identidade mais homogênea e alinhada a todos os seus produtos. Cyma Zarghami, presidente da empresa na época, disse que “a decisão para a mudança foi tomada depois que todos os logotipos da empresa foram colocados num cartão de visitas. Parecia uma bagunça”. O novo logotipo usa tipografia de letra em caixa-baixa e seu ponto principal é a letra “i” que, segundo a própria empresa, representa a silhueta de uma criança.


Mas a mudança não se restringiu somente a identidade visual da marca principal. Como exemplo desse alinhamento, dois canais da rede sofreram mudanças no seu nome: o canal Noggin mudou para Nick Jr. e o The N mudou para TeenNick. Essa mudança nos nomes foi para incluir a “assinatura” Nick em todos os canais, alinhando assim com o novo logotipo e posicionamento da marca.


Principalmente nos Estados Unidos, a marca também utiliza o logotipo com o nome do canal abreviado.


Os slogans 
Nick is for kids.
Everybody is in with Nickelodeon. (2003) 
Putting kids first. (década de 1990)  
The Young People’s Channel. (1980) 
Aqui é Nick. (2015, Brasil) 
Só na Nick. (2006, Brasil) 
Clique Nick, Fique Nick. (Brasil, website)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de abril de 1979 
● Criador: Warner Communications e American Express 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Viacom Media Networks 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Viacom, Inc.) 
● Presidente: Cyma Zarghami 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: + 10 
● Assinantes: 550 milhões 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.000 
● Segmento: Entretenimento infantil 
● Principais produtos: Canais de televisão, revistas, websites e produtos licenciados 
● Concorrentes diretos: Disney Channel, Cartoon Network e Discovery Kids 
● Ícones: Os Nicktoons e a cor laranja 
● Slogan: Aqui é Nick. (Brasil) 
● Website: mundonick.uol.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente o canal NICKELODEON, pertencente à Viacom e que se transformou em uma das marcas mais poderosas do segmento infantil, atinge aproximadamente 100 milhões de casas somente nos Estados Unidos, detendo 50% da audiência do segmento, com mais de 550 milhões de assinantes em 150 países ao redor do mundo e exibido em 25 idiomas através de 80 canais locais. É o segundo canal de televisão por assinatura mais rentável dos Estados Unidos, atrás apenas do canal esportivo ESPN. Através do licenciamento de sua marca, o NICKELODEON está presente em boa parte do universo infantil através de brinquedos, jogos, roupas, internet, recreação, hotéis e até mesmo um parque de diversão. Há 20 anos consecutivos o NICKELODEON é líder total em audiência do segmento nos Estados Unidos. No Brasil são mais de 13.5 milhões de domicílios assinantes com 18 milhões de telespectadores. 

Você sabia? 
A lama verde (conhecida como SLIME) originalmente apresentada no programa You Can’t Do That On Television (em português, “Você não pode fazer isso na televisão”) foi adotada pelo canal como característica principal e ícone de muitos de seus espetáculos e eventos, principalmente no Kid’s Choice Awards. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/6/2016

Um comentário:

Roger disse...

Essa matéria está muito boa.