Você pode ter smartphone, agenda eletrônica, uma secretária infalível ou mesmo assessores a lembrá-lo dos vários compromissos diários em sua vida profissional e pessoal. Mas confesse: sua mesa de trabalho, telefone ou computador vivem lotados daqueles pequenos papéis amarelos, retangulares e grudentos. Hoje em dia, falta de memória ou esquecimento pode ser resolvido com uma pequena solução: POST-IT. As famosas etiquetas adesivas se tornaram indispensáveis nas grandes empresas e escritórios pelo mundo afora. Quer sejam, as tradicionais na cor amarela ou as multicoloridas, elas são vistas em abundâncias nas mesas, coladas em computadores, marcando páginas em agendas ou fixadas em murais. Mesmo em uma época onde a tecnologia predomina.
A história
Tudo começou em 1968 quando Dr. Spencer Silver, um cientista da empresa americana 3M, pesquisava adesivos maiores, mais fortes e mais resistentes. Durante o processo alguma coisa deu errado. O resultado: um adesivo sensível a pressão e com baixa aderência à superfície lisa em que era colocado, podendo ser facilmente removido e recolocado, sem deixar marcas ou resíduos. O Dr. Silver, com o intuito de encontrar uma finalidade para sua invenção, espalhou a notícia com a esperança de achar alguém que pudesse utilizar o produto, que ele mal sabia que era valioso. Enquanto isso, Art Fry (imagem abaixo à direita), outro químico da 3M e membro de um coral da igreja presbiteriana da cidade de St. Paul, estado americano do Minnesota, não conseguia manter presas às tiras de papel que utilizava para marcar as páginas das partituras musicais durante os ensaios. Lembrou-se então do adesivo descoberto pelo colega de trabalho. Sem querer, ele havia acabado de criar uma nova forma de comunicação e de como organizar informações através de um pequeno bilhete reposicionável.
Os dois perceberam então que haviam descoberto um conceito totalmente novo em blocos de recados no ano de 1974. Enquanto o adesivo era aperfeiçoado, Art Fry enviava amostras às secretárias e executivos da 3M. Todos solicitavam mais. A empresa resolveu então testar o produto lançando-o em quatro grandes cidades americanas, como Denver, Richmond, Tampa e Tulsa no ano de 1977. Porém os testes não foram animadores, as pessoas não sabiam o que fazer com o pedacinho de papel grudento e as propagandas não eram suficientes para fazê-las comprar e experimentar a grande novidade. No ano seguinte, mudaram a estratégia de marketing e escolheram a cidade de Boise, no estado americano de Idaho, para realizar uma ação de amostragem, que mais tarde seria batizada de “Boise Blitz”. Com mais de 90% dos consumidores aprovando o novo produto, os testes foram ampliados para outros 11 estados americanos. Somente no dia 6 de abril de 1980, os blocos de recados chegaram ao mercado nacionalmente, na tradicional cor amarela, medindo 7 cm e feitos de papel reciclável. Uma curiosidade: sua icônica “cor amarelo canário” foi escolhida por acaso. O laboratório ao lado tinha apenas papel amarelo para rascunho. O novo produto foi batizado inicialmente com a marca Scotch, e recebeu o nome de “Press and Peel Notes”.
O produto sempre teve uma auto publicidade, pois os clientes colavam os marcadores ao enviar documentos, despertando a curiosidade dos destinatários. Com isso, obteve um sucesso tão grande e imediato que a 3M recebeu mensagens dos principais presidentes das 500 mais importantes empresas do país, para os quais, como parte de sua estratégia de lançamento, enviou amostras do novo produto. Um deles foi o lendário presidente da Ford, Lee Iacocca, dizendo o quanto havia gostado do útil e revolucionário produto. Não demorou muito para a “febre amarela” se espalhar pelos escritórios americanos, o que refletiu nas vendas superiores a US$ 2 milhões em seu ano de estreia. Já no ano seguinte o produto, que era vendido em blocos de várias folhas pegadas entre si, foi introduzido no Canadá e na Europa, com o nome de POST-IT, comprovando assim o grande sucesso junto aos consumidores. O nome deriva de duas palavras inglesas: Post (colar) e It (ele), que em tradução livre significa “afixar” ou “colar”.
Em 1987, a marca já era tão conhecida no mercado que novos produtos foram apresentados, como o POST-IT FLAGS, uma ferramenta ideal para organizar, marcar, etiquetar e indexar páginas. Pouco depois, em 1990, o revolucionário produto começou a ser utilizado em todos os lugares, e a empresa resolveu lançar o primeiro suporte para POST-IT, blocos sanfonados para serem utilizados nos exclusivos suportes, extremamente práticos, onde ao puxar uma folha do bloco de recados, a outra saltava automaticamente. Além de funcional, este novo produto era charmoso e decorativo. Com o passar dos anos a marca POST-IT deixou de ser sinônimo apenas bloquinhos e virou uma vasta linha de produtos. Em 1994 a empresa levou o produto para dentro das salas de reunião, com o lançamento do POST-IT EASEL PADS, ideais para anotações em reuniões de brainstorming devido ao seu tamanho maior, que ajudava os profissionais a visualizarem suas ideias e a trabalharem com suas equipes de maneira mais eficiente. O produto também era ideal para organizar listas de compra de tarefas.
Nos anos seguintes a marca lançou no mercado novos produtos como uma versão digital, na verdade um software que simula um bloco de recados na tela do computador (POST-IT SOFTWARE NOTES), introduzido no mercado em 1996; POST-IT FLAGS, que reúne em um único produto caneta (esferográfica, gel ou marca-texto) e 50 marcadores de páginas, lançado no mercado em 2003; POST-IT SUPER STICKY (projetado para aderir mais fortemente e por mais tempo em superfícies verticais e rugosas, fazendo com que os recados favoritos das pessoas tenham mais durabilidade do que nunca, introduzido em 2003); uma versão dedicada às crianças, conhecida como POST-IT SKETCH PAD, com as quais elas podiam mudar as cores de toda a casa com os seus desenhos e trabalhos artísticos sem danificar as paredes, para o alívio dos pais, introduzida em 2004; em formatos exclusivos que possibilitam a réplica de produtos e logomarcas; coloridos; recicláveis; e até verticais (para recados em ideogramas chineses). Em 2010, outro produto prático e inovador foi apresentado ao público: um dispensador fino com os tradicionais bilhetes reposicionáveis para ser colado em notebooks. Pouco depois, a marca se adaptou à época atual e as exigências dos consumidores e lançou um POST-IT “verde”, feito de papel 100% reciclado e com uma cola criada a partir de uma planta.
Em plena era dos smartphones, no ano de 2014, a marca lançou o POST-IT PLUS, um aplicativo para organizar trabalhos individuais e colaborativos. Através do aplicativo é possível capturar até 50 quadrados de POST-IT por meio da câmera do celular. Além de estruturar ideias, dividir os adesivos em murais digitais, dar zoom, o aplicativo compartilha os arquivos via PDF, PowerPoint, Excel, Dropbox, como imagem e nas redes sociais. Hoje em dia, como muitas pessoas não trabalham mais em uma mesa ou em um escritório, mas ainda precisam de maneiras de se comunicar e organizar ideias, em 2018, a marca lançou o POST-IT EXTREME NOTES, projetados para serem mais duráveis, resistentes e que podem ser colados em materiais como concreto, madeira, tijolo, pedra e aço inoxidável. Essas novas notas de recado foram projetadas com um adesivo muito mais forte que fica ao ar livre por meses a fio. Várias camadas de revestimento tornam o papel em si mais durável e resistente à água também.
A importância do produto é tanta que no ano em que foram comemorados os 30 anos da marca, que oferece uma ferramenta indispensável para a comunicação rápida e efetiva, os criadores foram indicados ao Hall da Fama dos Inventores dos Estados Unidos, uma honraria concedida a poucas pessoas. Afinal, existe melhor opção para lembrar o que não se pode esquecer? Por isso, há mais de quatro décadas a marca POST-IT tem contribuído para tornar as pessoas mais produtivas e organizadas, a se comunicarem melhor e a se expressarem de muitas maneiras criativas.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo de sua história. Inicialmente ostentando apenas o nome da marca, pouco depois foi integrada a tradicional folha amarela, um verdadeiro ícone do produto. No ano de 2000, após grande e enorme crescimento na década anterior, a marca ganhou uma nova identidade visual com o lançamento de um logotipo muito mais moderno, colorido e impactante, aumentando a presença das tradicionais folhas de recados.
Os slogans
Think Loud! (2019)
Make it Happen. (2019)
Bright ideas are worth to remember. (2018)
Make it Stick. (2016)
Share Your Ideas.
That’s all you have to do.
So express yourself in color. (2007)
The simplest way to remember.
Picturize your message.
When People Count On You, Count On Post-It Notes. (anos de 1980)
Holds stronger and longer. (Post-it Super Sticky)
Esse é 3M. Esse fica. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 6 de abril de 1980
● Criador: Spencer Silver e Art Fry
● Sede mundial: St. Paul, Minnesota, Estados Unidos
● Proprietário da marca: 3M Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Mike Roman
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Papelaria
● Principais produtos: Blocos de recados, marcadores de página e canetas marcadoras de texto
● Concorrentes diretos: BIC, Stick’n, Tesa Notes, Redi-Tag, Highland e Eagle Switch Notes
● Ícones: Os bilhetes em cor amarela
● Slogan: Think Loud!
● Website: www.post-it.com.br/3M/pt_BR/post-it-br/
A marca no mundo
Atualmente existem aproximadamente 4.000 produtos diferentes sob a marca POST-IT, sendo o mais famoso deles, o bilhete de recado com cola adesiva, que é vendido em mais de 150 países ao redor do mundo. Os blocos de notas estão disponíveis em 8 tamanhos diferentes, em mais de 27 formatos e mais de 60 cores. A cor mais popular atualmente é a rosa néon, além da tradicional amarela. A marca POST-IT figura todos os anos entre os cinco itens de escritório mais vendidos nos Estados Unidos, onde as pessoas que trabalham em escritórios e empresas recebem por dia 10 recados em blocos de notas POST-IT. No Japão e na China, o POST-IT tem formato diferente do qual conhecemos (são tiras estreitas em vez de bilhetes horizontais, mais adequados à escrita vertical). A 3M possui a patente do nome POST-IT e da sua cor amarelo canário, que são marcas registradas da empresa americana.
Você sabia?
● Em 1997, POST-IT chegava ao cinema. No filme “Romy and Michele’s High School Reunion”, as personagens dizem que inventaram o produto para parecerem bem-sucedidas em uma reunião escolar.
● Um POST-IT com um desenho em carvão foi vendido por US$ 925 durante um leilão de caridade. É o POST-IT mais valioso, segundo o Guinness Book.
● Em 1996, uma inspeção após um voo na cidade de Minneapolis localizou um POST-IT colado no nariz de um avião que vinha de Las Vegas. O lembrete, que se destinava à equipe de solo do aeroporto, sobreviveu à decolagem e aterrissagem em velocidade de até 800 km/h e temperatura de até - 48ºC.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 9/12/2019
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