25.5.06

TAMPAX


TAMPAX acredita que o período menstrual deve ser tão simples quanto qualquer outra atividade do dia-a-dia. Sem dor, sem estresse, sem limites. Por isso, há quase 90 anos seus absorventes internos oferecem proteção confortável para que milhões de mulheres possam viver sem limites, trabalhar sem preocupação e praticar esportes com total segurança, mesmo durante a menstruação. Afinal, com TAMPAX ir à praia, nadar, fazer exercícios físicos, trabalhar ou cuidar da família durante o período menstrual se tornou tão simples e seguro como qualquer outra fase da vida de uma mulher. 

A história 
Tudo começou em 1929 quando o médico osteopata americano Earle Cleveland Haas, da cidade de Denver, estado do Colorado, teve a ideia de utilizar o princípio do tampão cirúrgico para minimizar os incômodos do penso higiênico usado naquela época pelas mulheres durante o período menstrual. Sua inspiração veio quando ele observou as constantes reclamações e desconforto de sua esposa e pacientes ao utilizar as volumosas compressas da época. O doutor baseou-se no princípio cirúrgico de utilizar algodão para absorver sangue e na prática de usar rolos deste material para introduzir antissépticos na vagina. Suas matérias-primas foram algodão - como absorvente - e um cordão costurado às fibras dele para uni-las e poder extrair o absorvente com mais facilidade. Também pensou no que hoje conhecemos como o aplicador para evitar que os dedos tocassem no absorvente antes de ser inserido, uma medida higiênica, além de prática. Vale ressaltar que o Dr. Haas não inventou o absorvente interno, mas sim o primeiro com aplicador.
  

A patente do novo produto (feito com algodão comprimido, com um fio no centro, colocado dentro de um tubo de papelão) foi concedida no dia 12 de setembro de 1933 e o Dr. Haas resolveu batizar sua invenção de TAMPAX. O nome da marca deriva da palavra tampões em inglês (”tampons”). Mas o envolvimento do Dr. Haas com TAMPAX terminou pouco depois. Isto porque, como não conseguiu ninguém interessado em seu absorvente interno, no mês de janeiro de 1934 vendeu a patente e a marca TAMPAX por US$ 32.000 para Gertrude Tendrich, uma empreendedora da cidade de Denver. Inicialmente o produto começou a ser fabricado em sua casa, utilizando para isso um compressor de algodão manual e uma simples máquina de costurar. O novo produto era oferecido pelo correio por 35 centavos de dólar em caixas discretas embrulhadas em papel com 10 unidades. A maior dificuldade no início seria descobrir a melhor forma de comercializar TAMPAX para uma geração de mulheres que não estavam familiarizadas com o conceito de absorventes internos. Gertrude então contratou vendedores para convencer os proprietários de drogarias a comprar o novo produto. Também se utilizou das ferramentas mais básicas de marketing, o boca a boca, e vendedoras do sexo feminino executando vendas porta a porta.
   

Mesmo assim, no início a distribuição foi muito difícil, já que os donos dos estabelecimentos comerciais mostraram-se receosos em expor as caixas azuis e brancas, por temor de ofender seus clientes. Outros simplesmente exigiam demanda antes de ter o produto em estoque. Adicionalmente, os jornais negavam-se a fazer a divulgação de publicidade do produto. Para incrementar a comercialização e acabar com esses temores, a equipe de vendas lançou uma campanha educativa. Porém as vendas foram insignificantes para continuar sustentando a campanha. Foi somente no dia 26 de julho de 1936 que o primeiro anúncio de TAMPAX apareceu na revista The American Weekly e proclamava: “Seu médico será o primeiro a lhe dizer que o TAMPAX é o método mais natural e higiênico de proteção sanitária”. E isto começaria a mudar a história de TAMPAX e da nova empresa.
   

Ainda em 1936, um membro do conselho da Drug Store Retailing, uma importante e influente revista do setor, se interessou por TAMPAX e seu conceito, promovendo uma série de publicações que apresentam os absorventes internos como um produto inovador. Foi então que Ellery Mann, então funcionário da empresa, criou cadeias de produção, onde além de compressores de algodão e máquinas de costura, várias mulheres cortavam algodão (o mesmo utilizado para cirurgia) e embalavam o produto já acabado. Para enfatizar a limpeza e a higiene, as mulheres da fábrica vestiam aventais azul-claro. Uma campanha de informação sobre a menstruação feminina começou a divulgar o princípio do absorvente interno, até então pouco conhecido do público em geral. A empresa decidiu investir em três públicos diferentes: os médicos, as farmácias e a consumidora final. Investindo muito em anúncios e contato com revendedores, a marca foi ganhando, aos poucos, espaço no mercado americano.
   

No mesmo ano de seu lançamento oficial ao público, o produto já era exportado para mais de 30 países ao redor do mundo. Para atender a essa demanda mundial, em 1938 a empresa fundou uma filial na cidade de Londres para atender ao mercado europeu. Dois anos mais tarde, TAMPAX podia ser encontrado em 100 países ao redor do mundo. Nesta época, a bula do produto e os encartes educativos eram impressos em 20 diferentes idiomas. Com o início da Segunda Guerra Mundial, as mulheres migraram para o serviço militar e começaram a trabalhar em fábricas. E foi nesse momento que descobriram as vantagens de TAMPAX: a liberdade e a segurança que os absorventes disponíveis até então não lhes proporcionavam. Nesse período a empresa lançou anúncios em farmácias com uma mulher vestida com uniforme das forças armadas com a seguinte frase: “No Time for Time-Out”. Estes anúncios queriam mostrar para as consumidoras que o produto não somente servia para ser usado quando se praticava esportes e sim no dia-a-dia.
   

Além disso, com o aumento da procura pelos absorventes internos, em 1941 a TAMPAX lançou seu primeiro programa educacional. Surgia assim as conhecidas “Tampax Ladies”, educadoras preparadas que percorriam universidades e escolas, bem como para feiras e convenções, para ensinar as mulheres sobre absorventes internos e a maneira correta de utilizá-los. Após o fim do conflito mundial, a utilização de absorventes internos se espalhou pelo mundo e TAMPAX soube acompanhar esse movimento. Com isso, nos anos seguintes a empresa expandiu suas linhas de produção através da construção de novas fábricas pelo mundo como forma de atender à alta demanda por TAMPAX. A partir da década de 1960, apesar de alcançar uma presença forte no mercado, a concorrência começou a aumentar quando empresas como a Playtex, Kimberly-Clark (conheça essa outra história aqui), e Johnson & Johnson (saiba mais aqui) lançaram suas próprias versões de absorventes internos. TAMPAX respondeu então com melhorias no produto, incluindo novas versões relacionadas à intensidade do fluxo menstrual de cada mulher e com o avanço da tecnologia, se tornando cada vez mais eficiente e seguro.
   

Além disso, a marca ampliou seus investimentos em publicidade e em campanhas educacionais, como por exemplo, em 1980 quando começou a informar sobre a SCT (Síndrome do Choque Tóxico, em português), que pode ser causada pelo uso prolongado ou inadequado de absorventes internos, para educar as mulheres sobre os seus efeitos, sintomas e opções de tratamento. Ainda nessa década, TAMPAX quebrou tabus quando, em 1985, em um comercial de TV a atriz Courtney Cox utilizou a palavra “period” (palavra em inglês para menstruação), algo revolucionário na época, como parte de sua missão para que milhões de mulheres não se sentissem envergonhadas por passarem por algo que é perfeitamente natural no corpo feminino. Pouco depois, em 1986, quando completou 50 anos, TAMPAX já possuía 60% de participação de mercado. Foi no final desta década que TAMPAX foi lançado no Brasil.
  

Em 1997 a Tambrands Inc., então produtora de TAMPAX, foi adquirida pela poderosa Procter & Gamble (conheça essa outra história aqui) por US$ 1.87 bilhões. Como parte do portfólio da P&G, a inovação tornou-se prioridade ainda maior para TAMPAX que criou um novo absorvente interno que se expandia lateralmente com base no formato da vagina. Foi uma revolução no mercado. Além disso, TAMPAX foi introduzido em diversos países e trouxe outras importantes inovações para a categoria. Como por exemplo, em 2002, com o lançamento de TAMPAX PEARL, absorvente interno inovador que apresentava aplicador de plástico com acabamento perolado, ponta arredondada e mais macia, que tornava a aplicação mais suave, prática e higiênica; e novas tecnologias como FormFit™, desenvolvida para encaixar de forma cuidadosa no corpo da mulher; e LeakGuard Braid™, que ajuda a conter vazamentos antes que aconteçam, proporcionando segurança às mulheres, mesmo em dias de fluxo mais intenso.
   

Além disso, continuou aprimorando o popular TAMPAX COMPAK, que havia sido introduzido em 1994, que se tornou cada vez mais discreto - passou a caber na palma da mão - sendo anunciando na época pelo slogan “Made to go unnoticed” (algo como “Feito para passar despercebido”), uma mensagem clara de que ninguém devia saber sobre sua menstruação, e muito menos quando você usava TAMPAX. Com base na enorme popularidade de TAMPAX PEARL, a marca continuou a evoluir e inovar, introduzindo novas tecnologias e variações para tornar seus produtos ainda mais convenientes. Com isso, em 2012, a marca lançou TAMPAX RADIANT, uma linha especialmente desenvolvida para as adolescentes, onde cada absorvente era embalado em invólucro plástico texturizado que rasgava sem fazer barulho - podendo ser aberto em banheiro público sem ninguém notar, evitando o constrangimento - e que era reutilizável para descarte rápido e fácil do aplicador - evitando assim embrulhar o absorvente em papel higiênico.
  

Em 2015 os absorventes da marca se tornaram ainda menores e mais discretos com o lançamento do TAMPAX POCKET PEARL, que oferecia a mesma proteção que o absorvente interno de tamanho normal, mas com um aplicador compacto, além de caber na palma da mão e ocupar pouco espaço até mesmo em bolsas menores para maior conveniência e discrição. Além disso, a linha TAMPAX passou a oferecer cinco opções de absorção (Light, Regular, Super, Super Plus e Ultra). Pouco depois, em 2018, a marca lançou - somente no mercado americano - seu primeiro coletor menstrual (TAMPAX CUP), projetado por uma equipe de obstetras e ginecologistas priorizando o conforto e um bom ajuste, com seu design SoftCurve, em forma de U, permite até 12 horas de proteção durante o dia e a noite sem risco de vazamento, mesmo com fluxo abundante. Além disso, a marca lançou TAMPAX PEARL ACTIVE, absorvente interno desenvolvido especificamente para a prática esportiva, que se move com o corpo durante treinos e atividades evitando assim vazamentos. Em 2019, mais uma novidade: TAMPAX PURE, seu primeiro absorvente interno de algodão orgânico.
  

Atualmente TAMPAX oferece uma completa linhas de absorventes internos, fabricados em diferentes versões para atender às necessidades de cada consumidora. Feitos de fibras 100% naturais que se moldam confortavelmente ao corpo, absorvem o fluxo expandindo-se delicadamente em três sentidos e moldando-se suavemente aos contornos irregulares da vagina. Sua anatomia perfeita permite também maior conforto na retirada, pois TAMPAX foi desenvolvido para se adaptar delicadamente ao corpo da mulher. Além disso, possui cordão impermeabilizado e costurado em toda a sua extensão, proporcionando maior segurança no momento da retirada/troca. Seu exclusivo aplicador descartável biodegradável ajuda a colocá-lo no lugar certo, evitando desconforto e permitindo que ele absorva melhor o fluxo menstrual. Possuem dupla barreira de proteção, graças ao seu centro principal super absorvente e sua saída protetora que ajuda a prevenir acidentes. Possui aplicador com ponta arredondada para uma aplicação suave e confortável.
  

Comunicação íntima e educativa 
A educação, além da higiene e da limpeza, tem sido a principal prioridade da marca TAMPAX em toda sua história. Desde o início criaram-se a “Stands Tampax”, que consistiam em promotoras nos pontos de venda respondendo às perguntas do público e educando as mulheres. Também foram contratadas consultoras educativas: mulheres com experiência médica profissional que eram respeitadas entre os profissionais de saúde e enfermeiras da época. Em 1941 a empresa inaugurou seu departamento educacional, visando esclarecer as principais dúvidas e principalmente educar as consumidoras em relação a um assunto tão delicado para a época. Ainda que muitas mulheres estivessem convencidas dos benefícios do uso de TAMPAX, este sempre foi um tema controverso.
  

Até 1945 TAMPAX realizou diversos estudos para comprovar os efeitos do uso do absorvente interno, que chegaram aos mesmos resultados: “O uso do absorvente interno oferece proteção completa, não altera o fluxo nem os tecidos vaginais, não perfura o hímen e, portanto, as mulheres virgens não devem ter dificuldades para usar absorventes internos”. Em 1945 um outro estudo realizado com mais de 6.500 mulheres teve tanto sucesso e foi tão positivo que recomendava o uso do absorvente interno antes do uso da compressa, o que deu grande credibilidade ao Departamento Educacional de TAMPAX. Os folhetos criados por este departamento começaram a ser distribuídos nas aulas de saúde nas universidades e, posteriormente, nas escolas espalhadas pelo território americano.
  

Nos anos seguintes o departamento educacional foi responsável por criar canais para um relacionamento mais íntimo e confidencial com as consumidoras, como o site Being Girl (aqui no Brasil conhecido como Só Entre Amigas), criado em julho de 2000 e desenvolvido por garotas e para garotas, que oferecia uma maneira segura e discreta de obter informações, fazer perguntas e interagir com outras meninas que estivessem passando pelas mesmas situações relacionadas à menstruação, transtornos alimentares, acne, sexo e namoro. Além disso, em algumas regiões do mundo, muitas meninas faltam à escola todos os meses porque não ter acesso a proteção feminina e outros recursos necessários para gerenciar seus períodos menstruais. Para ajudar a resolver esta questão e ajudar a manter as meninas na escola, TAMPAX e sua marca irmã Always (conheça essa outra história aqui) criaram o “Protecting Futures”, um programa para ajudar a levar educação sobre puberdade e proteção feminina a países em desenvolvimento.
  

Ao longo dos anos a marca TAMPAX também utilizou em sua comunicação diversas celebridades femininas influentes, como por exemplo, a modelo americana Cheryl Tiegs (nos anos de 1960), as atrizes Courteney Cox e Naomi Watts (ambas na década de 1980), a tenista Serena Williams (2009), a jogadora de futebol Alex Morgan (2015) e mais recentemente a comediante Amy Schumer (2020) e a atriz e produtora cinematográfica Marsai Martin (2023).
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 1990, quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra, um tom de azul mais forte e a palavra “tampons” foi retirada. Em 2003 mais uma modernização: nova tipografia de letra (mais fina) e maior flexibilidade nas formas de sua aplicação. Em 2020 a marca adotou um novo logotipo, que apresentou o nome da marca em branco e com leve inclinação dentro de um retângulo azul (com linhas desproporcionais).
  

O atual logotipo da marca TAMPAX também pode ser aplicado em um fundo azul-claro, como mostra a imagem abaixo.
    

Os slogans 
For a better way to period just add Tampax. (2023) 
Get More. (2021) 
It’s Time to Tampax. (2020) 
Power over periods. (2016) 
Wear what you want. (2016) 
Outsmart Mother Nature. (2009) 
Made to go unnoticed. (2007)
Embarrassments happen, leaks shouldn’t. (2004)  
The One. The Only. Tampax. (2003) 
Women know. (1998) 
You Get Total Freedom With Tampax. (1996) 
Yes you can. (1991) 
More women trust their bodies to Tampax. (1990) 
The best feeling of all. (anos de 1990) 
The better way to deal with your period. (1988) 
At the best Tampax. It is so higienic. (1987) 
Protection you can trust. (1986) 
The first time, every time tampon. (1983) 
Tampax protection. It’s such a comfort. (1983) 
More absorbency choices for today’s needs. (1981) 
The internal protection more women trust. (1974) 
Our only interest is protecting you. (1972) 
It takes a woman to understand. (anos de 1940) 
Dê o primeiro passo. Atreva-se com Tampax. (Brasil) 
Confie. É Tampax. (Brasil, 1994) 
Nada pode te incomodar. (Brasil, 1990) 
Incomodada ficava a sua avó. (Brasil, 1988) 
Tão confortável, que você nem sente que está menstruada. (Brasil, 1988)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1936 
● Criador: Gertrude Tenderich 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Procter & Gamble Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jon Moeller 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Absorventes internos 
● Concorrentes diretos: o.b.®, U by Kotex, Playtex, Lola, Rael, Seventh Generation, Natracare, Intimus e Libresse 
● Slogan: For a better way to period just add Tampax. 
● Website: www.tampax.com 

A marca no mundo 
Atualmente TAMPAX comercializa sua linha de produto em mais de 100 países, sendo uma das marcas mais importantes e valiosas da P&G, com faturamento anual superior a US$ 1 bilhão. A marca detém aproximadamente 30% do mercado de absorventes internos no mundo, sendo consumida por mais de 100 milhões de mulheres todos os anos. Nos Estados Unidos, TAMPAX é a terceira mais lembrada na categoria de saúde, perdendo apenas para Tylenol® (conheça essa outra história aqui) e Crest (saiba mais aqui). 

Você sabia? 
Até a década de 1970, a comunicação de TAMPAX era limitada à publicidade impressa porque era ilegal promover produtos para períodos menstruais na televisão e no rádio. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/5/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Unknown disse...

Alguem sabe onde comprar esse tampax PEARL em Sao Paulo? obrigada