7.6.06

LUCKY STRIKE


LUCKY STRIKE se tornou um símbolo da cultura norte-americana. Uma das marcas de cigarros mais icônicas e autênticas que o mundo já viu. Um cigarro forte que é dono de uma imagem de rebeldia, fruto de suas campanhas de marketing durante anos. A marca centenária explora o conceito “Original Smoke” e valoriza sua história e sua herança. Ao fumar um cigarro LUCKY STRIKE, o consumidor está vivenciando uma rica e inovadora história no segmento de tabacaria. 

A história 
O LUCKY STRIKE foi inventado por Matt Tellman e lançado no mercado em 1871 pela empresa R.A. Patterson na cidade de Richmond, estado americano da Virginia. Inicialmente foi introduzido como tabaco mascável em uma prática caixinha verde de metal. O nome LUCKY STRIKE foi escolhido em referência aos tempos da “Corrida do Ouro” na costa oeste americana, quando os poucos garimpeiros que encontravam ouro eram chamados de “Lucky Strike” (algo como “golpe de sorte”). Apesar de originalmente ser uma marca de tabaco para mascar, no início dos anos de 1900, LUCKY STRIKE havia também se transformado em cigarro. Em 1905 a American Tobacco Company, empresa fundada três anos antes, adquiriu a marca LUCKY STRIKE. Mas foi somente no ano de 1916 que a marca LUCKY STRIKE foi reintroduzida no mercado como cigarro pela nova proprietária, vendido em maços verde-escuro. A escolha da cor foi para alcançar o público feminino, pois as mulheres resistiam ao consumo do produto por não combinar as cores dos maços de cigarro com as de suas roupas. No ano seguinte foi lançado o famoso slogan “It’s Toasted”, para descrever o processo de produção na época (mais tostado/torrado do que desidratado), que resultava em um cigarro com melhor sabor. Esse novo posicionamento era necessário para competir com outras marcas fortes estabelecidas no mercado americano, como por exemplo, Camel.


No ano de 1923, foi uma das primeiras marcas a utilizar o veículo de comunicação chamado Skywriting, onde aviões escreviam o nome do cigarro no céu através de fumaça. Pouco depois, em 1927, foi lançada a campanha publicitária voltada para o público feminino com o slogan “Reach for a LUCKY instead of sweet” (algo como “Alcance um Lucky Strike em vez de um doce”), apontando o cigarro como uma das formas para emagrecer, além de testemunhais de famosas atrizes e cantoras. As vendas da marca aumentaram mais de 300% durante o primeiro ano dessa campanha publicitária. Nesta época LUCKY STRIKE se popularizava rapidamente entre os consumidores americanos. Já em 1930 a marca era a mais popular e vendida no mercado americano com 43.2 bilhões de cigarros comercializados. Isto foi resultado de um maciço investimento: a American Tobacco pagou, no final desta década, o equivalente hoje a US$ 3.2 milhões aos astros do cinema para relacioná-los aos cigarros LUCKY STRIKE e a uma vida de glamour. Foi assim que as grandes estrelas da época ajudaram a promover a imagem da marca. O cantor de Jazz Al Jolson assinou testemunhos dizendo que LUCKY STRIKE era “o cigarro dos atores”; Carole Lombard, Barbara Stanwyck e Myrna Loy receberam US$ 10 mil (equivalente a quase US$ 150 mil hoje), para promover a marca. O mesmo ocorreu com Clark Gable, Gary Cooper e Robert Taylor.


Foi durante a Segunda Guerra Mundial que o cigarro esteve disponível também no sabor menta por um curto período. Pouco depois, em 1942, a embalagem passou a ser produzida na cor branca por um mero acaso: em virtude da guerra, o cromo, utilizado nos maços de cigarro para dar a coloração verde, era também usado para produção de acessórios militares, fazendo com que seu uso se tornasse escasso para empresas particulares. Para comunicar este fato a seus consumidores a marca lançou uma campanha publicitária com o slogan “Lucky Strike Green has gone to war”, significando que a cor verde tinha ido para a guerra, além de soar como uma atitude patriótica. Em 1944 a marca começou uma nova campanha publicitária com o slogan “Lucky Strike Means Fine Tobacco”. Esse slogan ficou tão famoso que todos os maços do cigarro por décadas carregavam gravado a abreviação dessa expressão (L.S./M.F.T.). Na década de 1950 a marca começou a patrocinar programas de televisão, ganhando ainda mais visibilidade.


Como forma de conter a enorme queda nas vendas, mesmo que tardiamente, os cigarros com filtros da marca LUCKY STRIKE foram lançados no mercado americano em 1965. Ainda nesta década foi lançada a versão mentolada chamada LUCKY STRIKE GREEN, cujo maço era verde. Em 1978 a tabacaria Brown & Williamson adquiriu os direitos da marca para exportação e, em 1994, comprou os direitos da marca para o mercado americano, passando a ser proprietária do LUCKY STRIKE, que depois retornariam a British American Tobacco. No ano seguinte, o LUCKY STRIKE KING SIZE ganhou novo tamanho, maior que o original. Na década de 1980 a grande inovação foi o lançamento do LUCKY STRIKE LIGHTS (menos forte que a versão original). Na década seguinte, em 1996, foi introduzido no mercado da cidade de San Francisco a versão Filtered Styles, sendo expandida para todo estado da Califórnia no ano seguinte, passando a ser distribuído nacionalmente em 1999.


Os chamados “Trivia Cards” (cartões com perguntas desafiantes) foram introduzidos dentro dos maços de cigarro em 1997. Pouco depois, em 1999, a marca lançou uma avassaladora ação de marketing que incluía cafezinho de graça e flores no dia dos namorados. Depois, os consumidores que participaram da ação recebiam em casa um cartão com a inscrição “Lucky Loves You”, que continha um número 1-800 (equivalente à ligação gratuita), onde poderiam conhecer um pouco mais sobre a marca e o produto. No final de 2006, as versões com filtro Full Flavored e Light foram descontinuadas na América do Norte, onde LUCKY STRIKE tem hoje uma pequena base de fumantes. Pouco depois, em 2007, uma nova embalagem foi lançada, com uma abertura de duas vias que separava sete cigarros do resto.


Mundialmente a marca LUCKY STRIKE continua trazendo grandes inovações (várias embalagens comemorativas e diferenciadas), mas mantém a originalidade e o sabor característico. Uma das grandes novidades dos últimos anos da indústria tabagista foi introduzida pela marca no mercado em 2010 com embalagem preta e o nome de LUCKY STRIKE CLICK & ROLL, um cigarro normal da marca com uma cápsula dentro do filtro, que ao ser estourada libera um sabor de menta. Atualmente o cigarro é comercializado nas versões: Original, King Size e Light, além da mais recente, Blue (que substituiu a versão Silver), com menores níveis de nicotina e alcatrão.


A marca na mídia 
A marca LUCKY STRIKE sempre esteve muito presente em vários tipos de mídia. No rádio, em 1944, a marca se tornou patrocinadora do programa do comediante Jack Benny (passou a se chamar The Lucky Strike Program Starring Jack Benny), que acabou estrelando artistas como Frank Sinatra e Phil Harris, e também de vários populares programas de televisão transmitidos pela rede CBS nas décadas de 1940 e 1950. Em meio a populares slogans nas propagandas nos shows, faladas pelo locutor Don Wilson, estavam o clássica “Lucky Strike means fine tobacco!” (algo como “Lucky Strike significa cigarro bom”) e a “Be happy go lucky, be happy, smoke Lucky Strike!”. No começo da década de 1960, os comerciais de televisão da marca traziam o slogan: “Lucky Strike separates the men from the boys... but not from the girls”, que no bom português diz: “Lucky Strike separa os homens dos garotos... mas não das garotas”. Quando os cigarros filtrados da marca foram introduzidos no mercado, em meados desta década, os comerciais mudaram para um slogan cantado que dizia: “Show me a filter cigarette that delivers the taste, and I’ll eat my hat!”, algo como: “Mostre um cigarro filtrado que dá o sabor e eu comerei o meu chapéu”.


Na mídia impressa a marca criou uma série de propagandas com esportistas saudáveis superando uma espécie de sombra em má forma física. Corredores, tenistas, jogadores de beisebol e nadadores vendiam o estilo de vida da marca, que fazia questão de alertar em letras miúdas que seus cigarros não reduziam a gordura: “Encare os fatos! Quando a tentação da comida for demais, acenda um Lucky”. Outras diziam que o cigarro LUCKY STRIKE era capaz de proteger a garganta, buscando também o apoio de pesquisas médicas. De acordo com a publicidade da marca, datada de 1930, mais de 20 mil médicos aprovavam LUCKY STRIKE como sendo “o menos irritante” do mercado como dizia a frase “médicos dizem que Lucky Strike irrita menos a garganta”. A partir dos anos de 1980, LUCKY STRIKE direcionou a maioria de suas verbas publicitárias para o patrocínio de competições automobilísticas, sendo uma das principais parceiras da equipe BAR de Fórmula 1 até 2006.


Porém, a partir dos anos de 2000, a indústria tabagista de um modo geral começou a perder espaço no mercado publicitário por conta de leis antifumo em vários países, que proíbem as marcas de anunciar nos meios de comunicação tradicionais, precisando, assim, encontrar novas alternativas para se comunicar com o consumidor. Foi então que a LUCKY STRIKE encontrou uma alternativa para anunciar seu produto legalmente com o uso do product placement (merchandising televisivo). Um exemplo disso foi a maneira como a marca inseriu sua imagem na narrativa da primeira temporada do seriado Mad Men, que foi ao ar no dia 19 de julho de 2007 (ao todo foram 21 aparições da marca de cigarro). A LUCKY STRIKE sempre teve destaque na trama do seriado, tanto como cliente da agência Sterling Cooper Draper Pryce por diversos anos quanto como marca preferida do diretor de criação Don Draper. Com isso, a LUCKY STRIKE conquistou uma ampla visibilidade, interação na narrativa audiovisual dos episódios do aclamado seriado e suas vendas voltaram a crescer (vendeu 23 bilhões de maços de cigarro em 2007 e 33 bilhões em 2012).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. A partir de 1917, o logotipo passou a ostentar o tradicional slogan “It’s Toasted”. Mas o popular logotipo da LUCKY STRIKE, conhecido como Bull’s Eye, foi reinterpretado pelo renomado designer Raymond Loewy em 1942, criador também de ícones famosos da cultura americana como os rótulos das sopas Campbell’s e do logotipo da Shell. A fonte usada no logotipo era Futura Condensed Bold, delicadamente modificada. Esse tradicional logotipo somente seria remodelado em 2009. A atual identidade da marca foi adotada em 2013, quando LUCKY STRIKE resolveu resgatar sua rica história e apresentou uma versão modernizada de seu logotipo de 1871.


O tradicional maço de LUCKY STRIKE também passou por modificações ao longo dos anos. Inicialmente verde-escuro adotou a cor branca somente em 1942. O design desse novo maço foi criado por Raymond Loewy, que também colocou o logotipo da marca nos dois lados do maço, um movimento que aumentou a visibilidade e as vendas de LUCKY STRIKE. Nos anos seguintes o tradicional maço ganhou modernizações e sua última versão data de 2013.


Os slogans 
Original smoke. Est. 1871. (2004) 
We all like Lucky Strike - it’s toasted. (1960) 
Lucky Strike Means Fine Tobacco. (1944) 
Lucky Strike Green Has Gone To War. (1942) 
Be Happy - Go Lucky. (1932) 
Reach for a LUCKY instead of sweet. (1927) 
It’s toasted. (1917) 
An American Original.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1871 
● Criador: Matt Tellman 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: British American Tobacco plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jack Bowles 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Tabaco 
● Principais produtos: Cigarros 
● Concorrentes diretos: Camel, Marlboro, Winston, Pall Mall, Kent, New Port, Natural American Spirit e Gauloises 
● Ícones: O logotipo Bull’s Eye 
● Slogan: Original smoke. Est. 1871. 
● Website: www.bat.com 

A marca no mundo 
A marca é comercializada em mais de 90 países ao redor do mundo, sendo uma das mais vendidas, estratégicas e valiosas da empresa British American Tobacco, representada pela Souza Cruz no Brasil. Anualmente são comercializados mais de 18 bilhões de cigarros LUCKY STRIKE, que possui como importantes mercados a Alemanha, Espanha, França, Japão, Indonésia e Grécia. LUCKY STRIKE é a quarta marca de cigarro do mercado mundial. 

Você sabia? 
A receita do cigarro envolve uma mistura secreta de três variedades de tabaco exótico - Burley, Oriental e Virgínia - que juntas formam a base exclusiva do cigarro Lucky Strike American Blend
Os cigarros da marca são frequentemente referidos popularmente como LUCKIES
Um dos mais famosos fumantes da marca LUCKY STRIKE na televisão foi o detetive Sonny Crockett (interpretado por Don Johnson) do seriado Miami Vice, exibido na década de 1980. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/12/2019

17 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero um lucky strike menta!!! Não sabia de nada da história do meu cigarro preferido...

Adorei o blog! Volto sempre!

Anônimo disse...

O melhor cigarro, acompanhado da melhor campanha de publicidade do mundo.
Viva o Lucky!

Anônimo disse...

meu, agora eu vou fumar até cair os dentes..adoro lucky strike(l)

Na falta doq fazer, vamos escrever... disse...

Melhor cigarro!
A história e logotipo não podia ficar para trás!

=)

Anônimo disse...

O melhor é o preto!de menta!

Anônimo disse...

POw. comecei a fumar lucky strike por indicação de um amigo, é muito Firme. me apaixonei. o LS click & roll é o melhor.!! abraços..

Anônimo disse...

Lucky Strike é o melhor !!!
Larguei o Carlton ...

Anônimo disse...

Lucky Strike, concerteza o melhor do mundo, um cigarro de história, sou tão fanático, que possuo um isqueiro Zippo Lucky, tando o black como o silver são bons, mas prefiro o red.

Meu Diário disse...

Eu gostei desse Lucky da bolinha,mais suave que outros cigarros que contem menta..e tambem porque posso fumar ele normal..gostei da opção!!!

Anônimo disse...

LUCKY STRIKE ée mt boOm
o mentaa é o melhor

JL disse...

O Red é ridiculamente bom. Fiquei impressionado ao experimentar pela primeira vez. Para mim, o Lucky Strike Conseguiu deixar o tão aclamado Marlboro pra trás. Depois do Lucky, os outros ficam fraquinhos, fraquinhos, que nem tem graça.

Roferson Borges disse...

Quando comecei a fumar em 2009, comecei a fumar FREE (não sei porque), mas um dia um primo meu me indicou Look Strike e a partir deste dia só fumo este.

O sabor é incomparável

Anônimo disse...

Já fumei o lucky strike filtro amarelo muito bom e suave

Unknown disse...

Adoro este cigarro

AnjodaNoite disse...

Adoro esse cigarro.

Anônimo disse...

Comecei a fumar tem uns 3 ou 4 meses e o Lucky strike tô na segunda carteira, mais agora só vou comprar ele, realmente é muito bom, experimentei outras três marcas e ele é o melhor

Anônimo disse...

Red é o melhor.