18.7.06

PINE-SOL®


Há mais de nove décadas o Pine-Sol® vem limpando e desinfetando cozinhas, banheiros e chãos de milhares de residências pelo mundo afora, deixando sempre um cheirinho inconfundível de ambientes limpos e livres de sujeiras, germes, bactérias e fungos. Utilizando Pine-Sol® milhões de consumidores têm a certeza de um ambiente perfumado e a família mais que protegida. 

A história 
A história da marca tem origem no ano de 1929 quando o químico Harry A. Cole, que vivia na cidade de Jackson, estado americano do Mississippi, inventou um poderoso produto de limpeza. Vivendo próximo a uma enorme área de florestas de pinho, o Senhor Cole resolveu utilizar óleo de pinho, um desinfetante e desodorizador natural, para criar um produto cheiroso e bastante eficiente na limpeza (desinfetava e limpava além de perfumar), chamando-o de PINE-SOL® BRAND CLEANER. Juntamente com seus filhos, ele fundou a empresa H.A. Cole Products Company para fabricar o novo e cheiroso produto. O negócio começou pequeno, inicialmente fornecendo o produto, que deveria ser diluído na água, para empresas que prestavam serviços sanatoriais, que limpavam pequenos bancos da região e necessitavam de um produto extremamente eficiente, que matasse germes e bactérias. Não demorou muito para o produto se tornar famoso e fazer sucesso, especialmente na limpeza de vasos sanitários, pias, ralos, tanques, azulejos e pisos.
  

Porém, somente depois de 17 anos o Pine-Sol® começou a ser vendido para fora do estado do Mississippi. Nesta época as vendas começaram a crescer bastante e a rede de distribuição foi ampliada, fazendo com que a marca Pine-Sol® se tornasse popular entre as donas de casa americanas. Na década de 1960, a marca introduziu no mercado um novo produto, o desinfetante em aerosol (1965). Em 1990, a tradicional empresa The Clorox Company, atualmente a maior fabricante de desinfetantes e produtos de limpeza do mundo, adquiriu a marca, cujos produtos ganharam novas fórmulas e deliciosas essências. Nos anos seguintes as vendas triplicaram, fazendo do Pine-Sol® um dos produtos de limpeza mais vendidos do mundo.
   

Várias inovações chegaram ao mercado nesses anos em forma de novas e cheirosas fragrâncias em resposta aos consumidores que achavam a fragrância original extremamente forte, além do lançamento em 1992 do Pine-Sol® na versão spray. Em 2004, para comemorar 75 anos de existência do produto, os frascos passaram a serem comercializados com um rótulo especial, em alusão a importante data. A partir de 2010, a linha de produtos foi ampliada com o lançamento de PINE-SOL® WET FLOOR WIPES, panos úmidos de limpeza para o chão com o poder e fragrância da versão líquida. Em 2016, a marca enfrentou uma polêmica ao anunciar que os produtos Pine-Sol® já não continham óleo de pinho, o que foi feito para reduzir custos, causando revolta em parte dos consumidores americanos.
  

Durante a pandemia de COVID-19 houve um enorme aumento pela procura de desinfetantes e limpadores eficientes, o que culminou, em setembro de 2020, com a aprovação pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) de que o desinfetante original Pine-Sol® era um produto que podia matar o coronavírus em superfícies usadas frequentemente. Com isso, Pine-Sol® foi adicionado à lista de produtos da agência que podiam matar o coronavírus após atender a critérios usados contra o SARS-CoV-2. O Pine-Sol® foi testado por um laboratório terceirizado, o qual mostrou que o desinfetante podia matar o vírus dentro de 10 minutos após ser usado em superfícies duras e não porosas. Essa aprovação aumentou exponencialmente as vendas de Pine-Sol®, especialmente dentro da comunidade afro-americana, onde a marca desfruta de uma imagem confiável há décadas.
   

Com base no legado da Pine-Sol® de fornecer produtos de limpeza potentes, a marca anunciou em 2024 o lançamento de sua nova e aprimorada linha de produtos de limpeza multi superfícies. A nova formulação de toda a linha Pine-Sol® Multi-Surface Cleaners ficou duas vezes mais concentrada do que antes, oferecendo o dobro do poder de limpeza em cada gota. A linha reformulada de produtos de limpeza apresentou também uma nova fragrância, Refreshing Clean, inspirada no linho fresco com notas cítricas, pera, jasmim e rosa, que se juntou as fragrâncias Original, Lemon Fresh (limão) e Lavender Clean (lavanda). De pisos de cozinha a banheiros, pias e lixeiras, os novos limpadores podem eliminar gordura e sujeira difíceis, deixando um aroma fresco e sem resíduos pegajosos. Os produtos matam 99,9% dos germes, incluindo vírus de resfriado e gripe, mesmo quando diluído.
  

Pine-Sol® tem uma penetração enorme entre a comunidade afro-americana, sendo uma das marcas mais reconhecidas e confiáveis. E toda essa imagem positiva resultou no ano de 2021, em uma colaboração inédita e, porque não, pouco provável, entre a marca e a estilista e artista Vashtie Kola, que resultou no Pine-Sole, um tênis de edição limitada, cujos lucros foram doados para a organização sem fins lucrativos digitalundivided, que apoia o empoderamento das mulheres negras e hispânicas. A estilista utilizou no calçado o reconhecido esquema verde e amarelo da marca com seu ícone característico de pinheiro. O tênis é vendido exclusivamente por meio da Pine-Store (acesse aqui), loja online que oferece para os fãs da marca outros produtos como camisetas, velas aromáticas (com a tradicional fragrância de pinho), pantufas, cartões de felicitações, entre outros itens. Essa ação é apenas uma continuação do compromisso da marca Pine-Sol® em impulsionar o apoio às mulheres negras empreendedoras.
  

No Brasil, onde é comercializado como Pinho Sol® e está presente no cotidiano de milhões de consumidores há décadas, o produto é fabricado sob licença pela Colgate-Palmolive. A marca conquistou a confiança dos consumidores não somente pela eficiência de seus produtos, caracterizados por fragrâncias marcantes, como também por grandes campanhas publicitárias que utilizaram slogans como “Limpa e mostra que você limpou” (1971), “A limpeza mais saudável” (1986) e “A Fragrância que você gosta. O cuidado que você merece” (2023). Por ser muito versátil, pode ser aplicado em pisos, azulejos, banheiros, cozinhas e outras áreas que precisem de uma desinfecção completa, Pinho Sol® conquistou a confiança dos brasileiros sendo o preferido de 80% dos consumidores de desinfetantes (leves e médios usuários), possuindo maior presença (20%) na casa dos brasileiros na categoria, e alcançando 8 vezes ao ano de frequência de compra da categoria Limpeza da Casa, dados de 2021.
  

Presente em mercados de todo o Brasil, a marca oferece uma ampla gama de desinfetantes e limpadores, como por exemplo, a versão Original (a mais tradicional e reconhecida), Pinho Sol® 2x Poder Fragrância Suave (máximo poder bactericida com o dobro de concentração de ingredientes, eliminando bactérias, germes e fungos em apenas 30 segundos), Pinho Sol® Limpeza Pesada (promete cinco vezes mais poder de limpeza) e Pinho Sol® Naturals Essentials (com ativos biodegradáveis e fragrância com extratos naturais em sua fórmula). Além disso, Pinho Sol® pode ser encontrado em diversas fragrâncias (Original, Lavanda, Limão, Floral, Eucalipto e Flor de Mandacaru) e tamanhos (500 ml, 1 litro, 1,75 litros e 3,8 litros).
  

Porta-voz carismática 
A enorme popularidade da marca se deve, muito em parte, a personagem interpretada pela comediante Diane Amos, que desde 1993 é popularmente conhecida entre os consumidores americanos como “Pine-Sol® Lady”, e sua inseparável frase “That’s the power of Pine-Sol®, baby!” (algo como “Essa é a força de Pine-Sol®, baby!”), dita pela primeira vez em comerciais no ano de 2005. Em 2012 Diane foi responsável por comandar a campanha “Deep Clean Diva”, um game-show criado para identificar os fãs mais apaixonados de Pine-Sol®. Durante mais de 30 anos, Diane participou de quase uma centena de filmes comerciais da marca (assista aqui um dos primeiros comerciais de Pine-Sol® Lady). Com sua personalidade vibrante e um sorriso encantador, a garota-propaganda da marca se tornou uma verdadeira celebridade da publicidade nos Estados Unidos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por várias remodelações ao longo de sua história. Sempre mantendo a tradicional cor amarela, o logotipo original da marca ganhou a primeira remodelação em 1956, quando o hífen foi substituído por um pinheiro, já que o produto utilizava óleo de pinho em sua formulação. A próxima remodelação ocorreria somente em 1988 com a adoção de uma nova tipografia de letra e um maior destaque para o pinheiro verde, que seria retirado do logotipo em 1991. Após passar por modernizações em 2009 e 2014, o atual logotipo de Pine-Sol® foi adotado em 2019 e apresentou nova tipografia de letra, novo tom de amarelo e detalhes verdes, cor que voltou a integrar a arquitetura de sua identidade visual.
  

O logotipo da marca Pine-Sol® também pode ser aplicado na horizontal.
  

As embalagens de Pine-Sol® também evoluíram ao longo dos anos, adquirindo um design mais moderno e impactante. Desde o simples rótulo verde e amarelo que muitas avós reconhecem até ao aspecto brilhante e alegre de hoje em dia, as embalagens também evoluíram em termos de design.
  

No Brasil, a marca que é comercializada como Pinho Sol® adota um logotipo ligeiramente modificado, mas mantendo a combinação de cores (especialmente a amarela) e arquitetura da identidade visual utilizado no mundo.
   

Os slogans 
It’s that kind of clean. (2020) 
Clean Your Way. (2018) 
Powerful Clean. Delightful Scent. Yes, It’s Pine-Sol®. (2016) 
Cleaning What Stinks since 1929. (2014) 
Everything you need. Nothing you don’t. (2012) 
The Powerful Scent of Real Clean. (2010) 
The scent o’ real clean. (2009) 
Powerful Scent of Clean. (2007) 
Fresh scent of sparkling wave. Same powerful clean. (2007) 
For an all new experience of clean. (2004) 
The power of Pine-Sol®. The smell of clean. (2001) 
It Takes more than pine smell to clean like Pine-Sol®. (1994) 
Because you care about clean. (1987) 
The More Complete Cleaner. (1985) 
The Pine-Sol® signal says more than clean. (1983) 
Cleans grease better, kills germs and leaves a fresh scent. (1981)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1929 
● Criador: Harry A. Cole 
● Sede mundial: Oakland, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Clorox Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Linda Rendle 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Limpeza 
● Principais produtos: Desinfetantes e limpadores multiuso 
● Concorrentes diretos: Ajax, Lysol, Mr. Clean, Fabuloso, CIF, Simple Green, Domestos, Purell, Pledge, Formula 409, Pato®, Lysoform e Veja 
● Ícones: A personagem Pine-Sol® Lady 
● Slogan: It’s that kind of clean. 
● Website: www.pinesol.com 

A marca no mundo 
Atualmente a completa linha de desinfetantes e limpadores multiuso com a marca Pine-Sol® - que pode variar dependendo dos mercados - pode ser encontrada em mais de 50 países ao redor do mundo. Nos Estados Unidos a marca é líder de mercado no segmento de desinfetantes, com vendas superiores a US$ 220 milhões por ano. 

Você sabia? 
No Brasil, uma embalagem de 500 ml de PINHO SOL rende até 16 litros quando o produto é diluído na água. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 29/4/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

2 comentários:

Anônimo disse...

Conheço Pinho Sol deste quando criança em Barretos esta em frente a casa do Vovô quando passou um moço eu tinha 8 ano de idade e deu-me 2 garrafinha de amostra grátis pequenas e disse que era para banheiros e limpeza corri entreguei para minha tia Maria do Rosário e perguntou que ti deu isto, contei e ela foi experimentar quando sentiu o cheiro ficou encabulada de tão bom que a casa cheirando a Pinho e agora com 69 estou e o Pinho Sol está com era os antigos frascos que ganhei daquele moço..

Unknown disse...

Que historia fascinante.
😍