Por mais de 60 anos os entusiastas da aquariofilia sabem que os produtos, incluindo comidas, acessórios e equipamentos, que levam a marca TETRA são os melhores do mundo para manterem seus aquários bonitos e seus peixes ornamentais saudáveis. Quer seja um aquariofilista profissional, amador ou iniciante, a marca alemã tem tudo para deixar seus mundos aquáticos mais belos e atraentes.
A história
A história começou em 1950 na Alemanha quando um jovem cientista e biólogo chamado Dr. Ulrich Baensch iniciou uma verdadeira revolução no mundo da aquariofilia. O doutor estava alimentando peixes tropicais na cidade de Hanover, quando percebeu a dificuldade de se encontrar ou coletar comidas vivas para alimentá-los, que além de serem trabalhosas de se conseguir, eram ainda perigosas, pois poderiam trazer, com frequência, agentes patogênicos que infestavam os tanques e matavam os peixes. Primeiro ele fundou uma modesta empresa em 1951 na pequena cidade de Melle na Alemanha. Pouco depois, em 1952, o doutor desenvolveu com sucesso o primeiro alimento para peixes em forma de pasta: Biomin. Depois de patenteado o produto foi introduzido no mercado e se tornou um sucesso. Mas ele queria mais.
Determinado o jovem cientista pesquisou durante três anos uma fórmula de alimento seco (dried flake food) que substituísse os alimentos vivos e que suprisse as necessidades de proteínas, gorduras, vitaminas, hidratos de carbono e oligoelementos dos peixes ornamentais; e chegou a uma fórmula que continha 4 tipos diferentes de flocos. Foi então que em 1955 ele introduziu no mercado o novo e revolucionário produto com o nome de TetraMin, que consistia em uma dieta básica de comidas flocos com a adição de vitaminas, balanceada e limpa, que permitia a perfeita nutrição a todos os tipos de peixes tropicais de água doce, com o mínimo de desperdício e sujeira para o aquário. Os peixes ficavam coloridos, vigorosos, ativos e mais resistentes a qualquer tipo de doenças. A palavra Tetra em grego significava “Four” e “Min” era a última sílaba da palavra em alemão Vitamin (vitamina).
Ao longo dos anos o alimento seco TetraMin sofreria, mais de uma centena de modificações e aprimoramentos em sua formulação exclusiva. Hoje em dia, ele possui mais de 40 ingredientes. Com esse novo produto o Doutor Ulrich iniciou a revolução na aquariofilia, fazendo com que ter um aquário ornamental se tornasse muito mais fácil. A nova comida em seu potinho amarelo com tampa marrom rapidamente se tornou extremamente conhecida entre os consumidores e a empresa começou a exportá-la para países com forte tradição na aquariofilia como Inglaterra, Espanha, Japão e Estados Unidos. O sucesso do produto fez com que o doutor trocasse o nome da empresa para TETRA WERKE.
Nos anos seguintes, a empresa cresceu e prosperou lançando novo produtos, como por exemplo, a TetraFin, primeira comida em flocos especialmente desenvolvida para a espécie “Goldfish” em aquário; Tetra Test, um kit para medir o ph da água, introduzido em 1970, e utilizado até por grandes aquários do mundo; AquaSafe, primeiro condicionador de água que a mantinha segura para os peixes, introduzido em 1973; Tetra DoroMin e ReptoMin, alimento em forma de pequenos palitinhos para peixes e répteis, lançados em 1976; e o Whisper, um filtro externo prático, completamente silencioso, simples de lidar e extremamente durável, lançado no mercado na década de 1980.
Além disso, a TETRA introduziu nesse período uma infinidade de dietas básicas específicas como TetraColor, para enriquecer de maneira jamais vista, a coloração natural de qualquer peixe tropical, graças aos ingredientes naturais intensificadores; Tetra Spirulina, supria as necessidades de peixes de água doce ou salgada que, na natureza, alimentam-se essencialmente de plantas e algas, pois sua fórmula era composta por matérias primas de origem vegetal; Tetra Menu, apresenta quatro divisões com quatro tipos de alimentos diferentes, onde os flocos amarelos proporcionam crescimento saudável, os castanhos fortalecem os músculos e resistências, os verdes aumentam a vitalidade e os vermelhos, aumentam a vivacidade das cores; TetraMin Tablets, dieta balanceada, baseada na mesma formulação do TetraMin, para atender às necessidades nutricionais de peixes que se alimentam no fundo; e Tetra ColorBits (antiga Tetra Diskus), dieta granulada que embora tenha sido formulada para atender a todas as necessidades nutricionais dos magníficos peixes Discos, oferece nutrição da mais alta qualidade para todos os peixes de um aquário comunitário.
Em 2000, a empresa lançou o melhor alimento para peixes do mundo, e uma revolução no conceito de alimentação para peixes ornamentais. Trata-se do TetraMin Pro, que se apresentava em um novo formato. Os flocos deram lugar aos “crisps”, mais consistentes, mais nutritivos e absolutamente limpos. Este alimento conserva muito melhor as propriedades originais das matérias primas, pois é cozido a temperaturas mais baixas. Além disso, possui L-Carnitina, que reforça as resistências e o crescimento dos peixes. Outras novidades introduzidas pela empresa alemã, foram o EasyBalance, primeiro produto que substituía as trocas eventuais de água no aquário; e o Tetra Natures’s Delica, introduzido em 2001, um produto sensacional que oferece limpeza, conveniência e qualidade, disponível em caixas com 16 bisnagas com 3 gramas cada e nos sabores BloodWorms (larvas de mosquitos), Waterfleas (pulgas d’água) e BrineShrimp (artêmias salinas).
No dia 29 de abril de 2005, depois de passar por vários proprietários como a Warner-Lambert e a Pfizer, a TETRA foi adquirida por US$ 50 milhões pela empresa americana Spectrum Brands, proprietária de marcas consagradas como Rayovac (pilhas), STP (óleos e aditivos), Black & Decker (eletrodomésticos e ferramentas), Stanley (ferramentas) e George Foreman (grills e chapas). Mais recentemente, a marca alemã revolucionou mais uma vez o mercado com o lançamento do Tetra SafeStart, um produto que elimina as bactérias responsáveis pela amônia e nitrato da água. Hoje em dia, biólogos, químicos e nutricionistas da empresa continuam estudando, pesquisando e descobrindo o que mantém peixes, répteis, anfíbios, - bem como plantas aquáticas - prosperando por uma vida longa e saudável para criarem produtos eficientes e revolucionários.
A evolução visual
O logotipo da marca TETRA passou por pequenas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve praticamente a mesma tipografia de letra. A mudança mais radical foi em relação à cor, onde o tradicional marrom deu lugar ao azul e amarelo.
Os slogans
Clearly different since 1951.
What a wonderful world.
The Heart and Mind of Waterlife.
The experts at making fishkeeping easy.
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1951
● Fundador: Dr. Ulrich Baensch
● Sede mundial: Melle, Alemanha
● Proprietário da marca: Tetra GmbH
● Capital aberto: Não (subsidiária da Spectrum Brands Holdings, Inc.)
● Presidente: Wolfgang Mollenhauer
● Faturamento: US$ 300 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 700
● Segmento: Aquariofilia
● Principais produtos: Alimentos, acessórios e equipamentos
● Concorrentes diretos: JBL, King British, Sera, Wardley, Hikari e Tropical
● Ícones: A dieta básica em flocos TetraMin
● Slogan: Clearly different since 1951.
● Website: www.tetra-fish.com
A marca no mundo
Atualmente a marca TETRA comercializa sua ampla linha de produtos para peixes de água doce, peixes de água salgada, répteis e crustáceos, em mais de 120 países ao redor do mundo, com subsidiárias na França, Inglaterra, Itália, Japão, Cingapura, China e Estados Unidos. Hoje a TETRA pertence à americana Spectrum Brands e junto com outras marcas, fortalece a divisão pet do grupo. Com uma vasta linha de produtos, a marca possui, além de uma ampla linha de rações (alimentos básicos, alimentos complementares e alimentos especiais), soluções para purificação de água (como por exemplo, anti-algas), produtos de cuidados para plantas aquáticas, produtos para tratamentos de cuidados médicos para peixes tropicais e de água fria, além de equipamentos para a montagem e manutenção de aquários e terrários (aquecedores, filtros, bombas, iluminação e viveiros).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 8/12/2016
2 comentários:
SEU BLOG ESTÁ INTERESSANTÍSSIMO PARA OS AQUARIOFILISTA...VISITE TAMBÉM O MEU.
http://www.aquariomaniapetshop.blogspot.com
UM ABRAÇO ,
MARCELO
Postar um comentário