27.8.06

CRYSTAL LIGHT

Há quase três décadas milhões de mulheres que desejam se manter bonitas, elegantes e esbeltas possuem um aliado saboroso e nutritivo: os sucos em pó CRYSTAL LIGHT. Rápido e prático, os produtos da marca ajudam a manter o peso ideal e conquistam cada vez mais fãs pelo mundo afora.

A história
Tudo começou no ano de 1982 quando a tradicional empresa de alimentos General Foods, fundada em 1895 como uma produtora de cereais, resolveu diversificar sua linha de produtos introduzindo no mercado americano a marca de sucos em pó com sabores de frutas CRYSTAL LIGHT, uma bebida de baixa caloria sem adição de açúcar, tendo em sua campanha de lançamento a belíssima modelo Linda Evans como garota propaganda e a frase “I believe in Crystal Light, because I believe in me!” (“Eu acredito em Crystal Light, porque acredito em mim”). O produto, inicialmente oferecido em quatro sabores (limão, laranja, morango e abacaxi), era direcionado para mulheres maiores de 18 anos de idade que tinham a preocupação com a saúde e manter um corpo esbelto. O CRYSTAL LIGHT fez sucesso imediatamente e se tornou a bebida não carbonada número 1 do mercado americano em pouco tempo. Três anos mais tarde, a General Foods foi adquirida pela empresa Philip Morris, fazendo com que os produtos da marca CRYSTAL LIGHT ganhassem uma capacidade de distribuição muito maior e mais eficiente. No final desta década, em 1989, a divisão de alimentos da Philip Morris foi renomeada para Kraft General Foods, que viria ser conhecida depois como Kraft Foods.


Nos anos seguintes, através de milionárias campanhas publicitárias estreladas por beldades e ícones de beleza como Rachel Welch e Priscilla Presley, a marca se tornou ainda mais popular no mercado, aumentando assim o volume de vendas em vários dígitos. Com a marca bem posicionada no mercado americano, CRYSTAL LIGHT começou sua escalada internacional na década de 90, sendo lançado em outros países como México e Argentina no ano de 1995; e chegando ao mercado brasileiro em novembro de 1996 com o nome de CLIGHT, sendo o primeiro suco em pó, 100% adoçado com aspartame, qualificando-o como uma bebida dietética e de baixa caloria. Ainda nesta década, o produto ganhou novos sabores como Cranberry com maçã, abacaxi com laranja, morango com kiwi e uva branca.


Nos anos seguintes a CRYSTAL LIGHT expandiu sua linha de produtos com o lançamento das versões prontas para beber (garrafinhas); enriquecida com vitamina C; CRYSTAL LIGHT ON THE GO (2004), pequenos saquinhos com porções individuais de suco em pó para serem diluídos diretamente dentro de garrafas de água, permitindo que o suco fosse consumido em qualquer lugar e a qualquer hora; CRYSTAL LIGHT LIVE-ACTIVE, enriquecido com fibras; além de uma linha de chás em pó para serem diluídos na água. A Kraft Foods também resolveu estender a marca para outras categorias de produtos como balinhas de iogurte. Recentemente a marca introduziu no mercado novos produtos como o CRYSTAL LIGHT ENERGY, que contém 60mg de cafeína por porção; e o CRYSTAL LIGHT SKIN ESSENTIALS, enriquecido com antioxidantes específicos para o benefício da pele. A mais recente novidade da marca, lançada no mercado em 2010, atende pelo nome de CRYSTAL LIGHT PURE, uma nova linha de produtos adoçada com Truvia, sem sabores artificiais ou preservativos, e especificamente voltada para pessoas que pratiquem atividades físicas. Atualmente esta linha oferece cinco deliciosos sabores, incluindo frutas vermelhas, uva e morango com kiwi.


Hoje em dia a linha de produtos da marca oferece, dependendo do mercado, mais de 28 sabores diferentes. Enquanto isso no Brasil, o produto Clight, que recentemente lançou nova fórmula e embalagens, está disponível atualmente em 12 deliciosos sabores como uva, carambola, laranja, amora com framboesa, abacaxi com hortelã, abacaxi com gengibre, maracujá, tangerina, pitanga, morango, pêra, lima-limão.


A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas modificações no decorrer dos anos. No final de 2009, a marca CRYSTAL LIGHT foi completamente reposicionada no mercado da América do Norte, ganhando assim uma nova e moderna identidade visual. O novo logotipo da marca ganhou um toque de sofisticação e adquiriu um visual condizente com o posicionamento no mercado (saúde) e o público alvo (mulheres).


O reposicionamento da marca atingiu também as embalagens de todos os seus produtos, que passaram a serem “amigas do meio-ambiente” (feitas com material reciclável) e adotaram a coloração branca, ganhando um visual mais elegante e sofisticado.


Os slogans
Water your body.
(2009)
Wake up your water.
Bring out your beauty.
Gostoso é viver sem culpa.
(Clight)



Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Lançamento:
1982
● Criador:
General Foods
● Sede mundial:
Northfield, Illinois
● Proprietário da marca:
Kraft Foods Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO:
Irene Rosenfeld
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 25 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Estados Unidos, Canadá e México
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Sucos em pó
● Slogan: Water your body.
● Website: www.crystallight.com

A marca no mundo
Atualmente a linha de produtos da marca CRYSTAL LIGHT é comercializada em mais de 25 países ao redor do mundo, tendo como maiores mercados os Estados Unidos, Canadá e México, além de forte presença no Brasil, Argentina e Porto Rico.

Você sabia?
Fora do mercado da América do Norte, a marca é comercializada com o nome de CLIGHT.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 2/11/2011

Nenhum comentário: