Líder absoluta de mercado e com muita tecnologia e visão, a LOCAWEB é uma das responsáveis por sustentar a internet brasileira, hospedando grande parte dos sites existentes no país. Combinando percepção de mercado e inovação tecnológica se destaca tanto pelo seu atendimento, intensamente elogiado por clientes e profissionais da área, quanto pelo desenvolvimento de serviços e ferramentas profundamente especializados e tecnologicamente avançados. Afinal, o propósito da LOCAWEB é fazer negócios nascerem e prosperarem por meio da tecnologia.
A história
A história teve início em meados da década de 1990 quando o engenheiro eletrônico Gilberto Mautner criou um site, em ASP, para a fábrica de produtos têxtil de seu primo, o publicitário Cláudio Gora. Apesar do site não ter dado certo, a dificuldade de encontrar servidores de hospedagem no Brasil chamou a atenção dos dois primos que resolveram ingressar nesse segmento de mercado. A empresa surgiu como a maioria das companhias de internet, no conceito “garagem”. Em agosto de 1997 o primeiro passo foi dado com a aquisição de um servidor no estado americano da Califórnia. Na época, o projeto consistia em um portal B2B para a indústria têxtil, o Intermoda, cuja função era unir fornecedores e atacadistas do mundo da moda. Mas quatro meses depois a ideia apresentava-se inovadora demais para a então realidade da internet no Brasil. A solução para minimizar os encargos de manutenção deste servidor foi locar espaço em disco e disponibilizar a conexão para empresas interessadas em ter presença na Web.
Já no início de 1998 surgiu oficialmente a LOCAWEB, inteiramente dedicada a atender às necessidades dos interessados em disponibilizar seus sites na internet. Desde aquela época, a preocupação em formar uma equipe capacitada e bem qualificada mostrou-se prioritária, visando acompanhar o crescimento do mercado. Foram necessários seis meses para atingir a marca de 100 clientes. A rapidez com que a LOCAWEB se desenvolveu desde então é mais uma de suas peculiaridades: no início de 1999 o servidor na Califórnia era insuficiente e se fez necessária a aquisição de novos servidores, desta vez posicionados em Campinas no interior de São Paulo. Esta estrutura atingiu o seu limite e precisou ser substituída em menos de um ano por outra, dez vezes maior. O “rompimento da bolha”, que gerou grande instabilidade em meados de 2000, atingindo todas as empresas baseadas na internet, surpreendentemente não prejudicou o ritmo de crescimento ascendente da LOCAWEB, que atingiu a marca de 10 mil clientes. Esse momento foi também aproveitado para uma grande fase de organização e consolidação interna, preparando-se assim para a fase seguinte: a Internet Profissional.
Nos anos seguintes a LOCAWEB diversificou seus serviços passando a atender desde o usuário comum até as grandes corporações, através de três verticais de negócios: INTERNET, que oferece os serviços de hospedagem de sites, registro de domínios, revenda de hospedagem, soluções para outsourcing de e-mails, comércio eletrônico e infraestrutura para streaming de áudio e vídeo; DATA CENTER, oferece soluções de cloud computing, servidores dedicados e sala cofre, além de serviços especializados de outsourcing de TI; e COMUNICAÇÃO, voltada para oferta de telefonia VoIP por meio dos serviços de PABX virtual e call center virtual. Em setembro de 2009 a LOCAWEB divulgou o início de suas operações internacionais. O projeto iniciou-se com o estabelecimento de um centro técnico em Miami, nos Estados Unidos, e outro de serviços de suporte e atendimento, em Montevidéu, no Uruguai, visando a atender clientes de língua espanhola em todo o continente americano. Além da liderança no serviço de hospedagem de sites no Brasil, nos últimos anos a LOCAWEB também se focou na oferta de serviços de e-mail marketing e comércio eletrônico. Por isso, comprou, em 2013, três empresas nessas áreas: a All In, plataforma de envio e gerenciamento de campanhas de e-mail marketing; SuperPay (meios de pagamento); e a Tray, especializada na construção de loja virtual.
A linha do tempo
2003
● Nascimento da LOCAWEB iDC (percursora da atual LOCAWEB CORPORATION), uma divisão de negócios que visava atender uma lacuna do mercado, carente por serviços de Internet Data Center, com qualidade e custo acessível, arraiando assim empresas de diversos tamanhos.
2005
● Criação da LOCAWEB Telecom, divisão de negócios para atender às necessidades de comunicação de dados e voz de pequenas, médias e grandes empresas a custos bastante atraentes.
2006
● Construção do primeiro Data Center próprio, com capacidade para quatro mil servidores, representando um investimento superior a US$ 10 milhões.
2008
● Comercialização, de forma pioneira, do primeiro produto Cloud que oferecia aos clientes estrutura inovadora, robusta e dedicada de TI. Atualmente a LOCAWEB disponibiliza esse serviço em três versões: Cloud Hosting, hospedagem em cloud com recursos exclusivos; Jelastic Cloud, plataforma on demand com escalabilidade automática; e Cloud Server Pro, servidor cloud Linux ou Windows com infraestrutura escalável.
2009
● Apresentações das soluções de Cloud Computing (computação em nuvem, ou seja, na convergência das estruturas físicas de servidores em uma arquitetura mais inteligente, moderna e flexível e, ainda por cima, mais econômica e ecologicamente correta), Outsourcing e Serviços Dedicados com foco no segmento corporativo.
2013
● Lançamento do Email Marketing All In, mais uma nova ferramenta de e-mail marketing. Voltado para todas as empresas que buscam uma solução de divulgação avançada, é ideal para empreendedores que querem entender melhor o comportamento de seus clientes e entregar conteúdos cada vez mais específicos e segmentados, especialmente àqueles que trabalham com comercio eletrônico.
2014
● Lançamento da LOCAWEB CORPORATION, uma unidade especializada nos segmentos que precisam de infraestrutura de TI customizada, tendo como base o que é indispensável para cada negócio. Essa unidade trabalha com alta tecnologia e uma área dedicada para entregar o resultado esperado pelas empresas. Possui mais de mil projetos, alcançando consumidores de diferentes segmentos do mercado, entre eles a rede Cinemark, as lojas Marisa, a Sephora e os postos Ipiranga.
● Lançamento do STREAMING LOCAWEB, que oferece planos para quem quer fazer a transmissão ao vivo de vídeos, como em uma TV online, e para quem precisa veicular apenas áudio, como uma web rádio. Nos dois tipos de transmissão, não é preciso se preocupar com vídeos e áudios que travam e nem com a demora no carregamento.
Campanhas que fizeram história
Em 2008, para dar continuidade às ações de marketing da campanha “O que que é isso?”, a LOCAWEB, apresentou a primeira minissérie brasileira transmitida exclusivamente pela internet. Com formato totalmente inédito no Brasil, a fase inicial teve oito capítulos atualizados semanalmente, com episódios de três a cinco minutos de duração. Os episódios, contavam, de forma bem humorada, a história de uma empresa que estava conhecendo as facilidades do mundo tecnológico, mostrando assim, de forma inusitada o portfólio completo de produtos oferecidos pela empresa.
A mascote e a evolução visual
Todos que já mantiveram contato com a LOCAWEB, em algum momento cruzaram com o BELLBOY, mascote e ícone da marca. Ele surgiu em 1999, quando a LOCAWEB teve a ideia de alinhar o conceito de hospedagem de sites ao de “Hotel na Internet”, com o intuito de facilitar o entendimento do negócio. A partir daí, foi natural a criação da imagem da mascote, antes mais simples com estilo de um porteiro de hotel dos anos de 1950. Em 2004, com o forte crescimento da empresa e a ampliação da comunicação, a LOCAWEB tomou a decisão de “fortalecer” o logotipo da marca e, consequentemente, a figura da mascote. A mudança foi bastante radical e visível. O franzino e cordial Bellboy foi completamente remodelado, ganhando um aspecto robusto, confiável e seguro de si. Era o Bellboy Versão Power.
Ao longo dos anos o logotipo da LOCAWEB também acompanhou as mudanças da mascote, se tornando mais moderno. Aos poucos a simpática mascote foi retirada do logotipo da marca.
Os slogans
Conectados com seus desafios. (2016)
Keep IT Simple. (2008)
A Maior e Melhor empresa de internet da América Latina. (2007)
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1998
● Fundador: Gilberto Mautner e Claudio Gora
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Locaweb Serviços de Internet S/A
● Capital aberto: Não
● Presidente: Flávio Jansen
● Faturamento: R$ 300 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Clientes: 270.000
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.100
● Segmento: Tecnologia
● Principais produtos: Hospedagem de sites, registro de domínios, plataformas de lojas virtuais e soluções de cloud computing
● Concorrentes diretos: GoDaddy, HostGator, Hostnet, Wix, Tivit, Mandic, Amazon, Microsoft, IBM, Salesforce e UOL
● Mascote: Bellboy
● Slogan: Conectados com seus desafios.
● Website: www.locaweb.com.br
A marca no mundo
Atualmente a LOCAWEB, pioneira e líder em serviços de hospedagem de sites no Brasil, possui mais de 270 mil clientes, mais de 5.000 lojas virtuais ativas, 5.5 milhões de contas de e-mail, 410 mil sites hospedados, além de parcerias com mais de 15 mil desenvolvedores. Nos últimos anos a LOCAWEB iniciou suas operações internacionais visando países de língua espanhola do continente sul-americano.
Você sabia?
● A empresa possui um dos maiores campus tecnológicos da América Latina, com capacidade para 25.000 servidores em uma extensão de 55.000 m², sendo 35.000 m² de área verde preservada. O espaço foi projetado e construído utilizando práticas de TI verde, desde a concepção de seus ambientes até a utilização de equipamentos adequados e tecnologias modernas, atendendo também a rigorosos padrões internacionais de operações e segurança. São dois Data Centers no Brasil, interconectados por fibra óptica redundante.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 6/10/2016
3 comentários:
Excelente matéria. Uma pena que o serviço da Locaweb (e principalmente o atendimento) seja tão ruim.
História muito interessante, excelente trabalho deste site!
Estou no mercado web desde 1997, acompanhei a evolução da Locaweb (http://locaweb.com.br), que no início era boa, agora deve ser uma das piores!
Sou desenvolvedor, deixei de indicar a Locaweb há anos, já passei por outras 3, e infelizmente é difícil achar uma empresa que preste.
Atualmente tenho uma parceria com a Unihost Brasil (http://unihostbrasil.com.br), excelente empresa, por isso deixo a indicação.
Sei também que a Locaweb estava para abrir capital na bolsa de valores há uns 2 anos atrás, mas acabou adiando ou desistindo da idéia.
Bom, conheço a Locaweb há anos, e não tenho do que reclamar, atendimento fantastico, preços justos pelos serviços, atendimento 24 horas, e sabe o que é muito interessante? se voce ligar lá, pedindo ajuda pra configurar o outlook, eles te ajudam, mesmo não tendo nada a ver com eles. isso sim é uma empresa de verdade
Postar um comentário