Presente na mesa dos brasileiros há quase 90 anos, PERDIGÃO se tornou sinônimo de sabor e qualidade na mesa todos os dias, seja através de uma refeição em família, pizza ou aperitivo de calabresa com amigos, ou uma lasanha no jantar. Liderança e posição de destaque, produtos fortes (afinal quem não conhece o suculento Chester®), inovação, praticidade e forte presença entre os consumidores com um portfólio reconhecido pelo sabor e qualidade, que ajudam a compor e diversificar as refeições do dia a dia. Foi assim que a PERDIGÃO se consolidou como uma das maiores e mais tradicionais marcas de alimentos entre milhões de brasileiros.
A história
A PERDIGÃO tem sua trajetória associada à própria história do setor alimentício no mercado brasileiro. Nos primeiros anos da década de 1930, no meio-oeste do estado de Santa Catarina, descendentes de duas famílias de imigrantes italianos - os Ponzoni (liderados pelos irmãos Ângelo e Pedro) e os Brandalise (liderados por Saul, André David, Arthur, Guilherme e Abrão) - estabeleceram um pequeno negócio de secos e molhados. Inaugurado no dia 18 de agosto de 1934, em Vila das Perdizes (atual Videira), às margens do Rio do Peixe, o armazém com o nome de Ponzoni, Brandalise & Cia., foi o início da empresa que daria origem à PERDIGÃO. No final desta década, a empresa expandiu suas operações com o início da exploração do comércio em geral, com ênfase em produtos alimentícios. Com isso, ainda em 1939 a empresa iniciou as atividades industriais com um abatedouro de suínos e passou a fabricar produtos industrializados de carne.
Dois anos mais tarde mudou sua identidade visual e foi criado um novo logotipo trazendo um casal de perdizes, que se tornaria o principal símbolo de reconhecimento da marca perante aos consumidores. No ano de 1942, o abate de suínos alcançou a marca de 100 animais por dia, o que exigiu a melhoria tecnológica dos equipamentos do frigorífico. Consolidada a atividade comercial e de processamento de suínos, os investimentos da empresa foram direcionados para a agropecuária através da construção da Granja Santa Gema, em Videira (Santa Catarina), voltada à criação de animais de alta linhagem, em 1954. Um ano depois teve início o abate de aves. A atividade era realizada de forma artesanal nas dependências do frigorífico de suínos.
Em 1958 foi alterada a razão social da empresa, que recebeu a denominação de Perdigão S.A. Comércio e Indústria. Quatro anos mais tarde, adquiriu seus primeiros caminhões refrigerados, possibilitando assim o transporte de seus produtos com segurança e qualidade para lugares mais distantes. Os laboratórios para o controle microbiológico e físico-químico dos produtos nas unidades industriais foram instalados em 1963. Estes laboratórios foram os embriões das áreas de controle da qualidade e de pesquisa e desenvolvimento da empresa. A ênfase na qualidade dos produtos, segurança dos processos e portfólio diversificado de produtos sempre foi uma preocupação constante da PERDIGÃO desde muito cedo. A empresa também investiu no monitoramento da saúde e tratamento das aves e suínos em todos os estágios de suas vidas e no decorrer de todo o processo de produção.
No ano de 1975 foi construído o primeiro abatedouro exclusivo para aves e a PERDIGÃO se tornou uma das pioneiras na exportação de carne de frango, que contou como destino à Arábia Saudita. No início da década de 1980 a empresa inovou mais uma vez ao lançar no mercado brasileiro o Chester®, uma ave com quantidade superior de carnes nobres e baixo índice de gordura. No início da próxima década os abatedouros de aves de Capinzal (SC) e Marau (RS) foram aprovados para exportar para a União Europeia. Era um enorme passo para a conquista do mercado europeu. Apesar desta boa notícia, de 1990 a 1993, a empresa amargou prejuízos substanciais em razão do aumento de despesas financeiras, baixo investimento em desenvolvimento de produtos, capacidade limitada, bem como divulgação modesta de seus produtos.
Em setembro de 1994, a PERDIGÃO enfrentou uma crise de liquidez em decorrência da qual a família Brandalise vendeu sua participação na empresa para oito fundos de pensão, que por sua vez contrataram uma nova equipe de diretores que reestruturou a administração e implementou aumentos de capital e programas de modernização. A nova administração realizou uma reestruturação societária, alienou ou liquidou operações comerciais não preponderantes e incrementou a estrutura financeira. Desde que seu controle acionário passou para o pool de fundos de pensão, a PERDIGÃO adotou um modelo de gestão que introduziu importantes mudanças em sua administração, consideradas um exemplo em expansão, inovação e solidez. Já em 1998, a PERDIGÃO inovou ao se tornar a primeira marca do Brasil a lançar uma linha de pizza congelada.
A PERDIGÃO chegou ao Paraná em 2000 quando adquiriu 51% do capital da divisão de produtos cárneos da Batávia. Um ano mais tarde, comprou os restantes 49% e incorporou a empresa. A PERDIGÃO acessou rapidamente o promissor mercado de carne de perus e passou a investir pesado no aumento da capacidade de abate e ampliação do parque agropecuário. Ainda em 2001, lançou a marca PERDIX que seria utilizada na comercialização de produtos processados no mercado internacional. Em 2006, ingressou no segmento de produtos lácteos com a aquisição de 51% da Batávia S/A - Indústria de Alimentos, empresa sediada em Carambeí (Paraná) e com atuação agroindustrial também no Estado de Santa Catarina. Com isso a empresa se tornou proprietária de uma das marcas mais tradicionais no segmento lácteo: a Batavo (conheça essa outra história aqui).
Em 2007, através da aquisição da divisão de margarinas da Unilever (saiba mais aqui), passou a trabalhar com as marcas Doriana (conheça essa história aqui), Delicata, Claybom e Becel (conheça essa outra história aqui), esta última através de uma joint-venture. Também neste ano concluiu a negociação para aquisição da Eleva Alimentos S/A (antiga Avispal) por R$ 1.7 bilhões, e passou a ser proprietária da marca Elegê (mais conhecida por seus leites); assumiu o controle integral da Batávia S/A; comprou unidades de bovinos no Mato Grosso; e anunciou a construção de um novo complexo agroindustrial em Bom Conselho (PE). Em 2008 se tornou um dos maiores conglomerados de alimentos da América Latina, com forte atuação na exportação de carnes e lácteos.
No dia 19 de maio de 2009 foi anunciada a fusão entre a Sadia (conheça essa outra história aqui) e a PERDIGÃO, formando assim a Brasil Foods (atual BRF), uma empresa com receita anual gigantesca e portfólio de mais de 3.000 produtos, líder nos segmentos de massas congeladas, carnes congeladas, pizzas congeladas, margarinas e carnes industrializadas. A partir deste momento a PERDIGÃO deixava de ser uma empresa para se tornar uma marca. Nos anos seguintes, devido às restrições do CADE (Conselho de Administrativo de Defesa Econômica) impostas para a BRF em virtude da fusão, a PERDIGÃO foi obrigada a reduzir consideravelmente seu portfólio de produtos, sair de muitas categorias importantes onde atuava (afinal Sadia e PERDIGÃO concentravam juntas 70% de participação em diversas categorias), como por exemplo, o de pizzas congeladas (onde a marca só poderia voltar a atuar em 2017) e praticamente desapareceu da mídia, já que a BRF preferiu fortalecer a marca Sadia, carro-chefe da empresa. Apesar das restrições, a PERDIGÃO continuou vendendo produtos como salsichas, mortadelas e empanados, categoria nas quais era líder, à frente da Sadia.
No início de 2015, com o término das muitas restrições prestes a expirar, a PERDIGÃO voltou às gôndolas com novos produtos (como linguiça defumada, paio, tender suíno, pernil temperado, lombo e picanha suína, além de presunto, apresuntado e afiambrado) e uma missão clara: ser uma marca popular, com preços competitivos e conter o avanço da concorrente Seara (conheça essa outra história aqui), que pertence atualmente a JBS (clique aqui e saiba mais).
Em 2017, a PERDIGÃO anunciou que a lasanha voltava a integrar seu portfólio de pratos prontos, nos sabores bolonhesa, calabresa e frango com bacon. Além disso, a marca passou a investir pesado e ampliar a linha NA BRASA, que oferece produtos de qualidade com cortes temperados e congelados, prontos para o preparo de churrasco, que nos anos seguintes passou a contar com picanha suína, costela, copa lombo, pancetta e filé mignon, além de linguiças (toscana, alho e ervas, pimenta biquinho, frango com bacon, e a exclusiva recheada com queijo coalho) cortes de frango marinados (coração com shoyu, sobrecoxa com chimichurri e coxinha da asa com mostarda).
1985
● Lançamento da linha AVIS RARA, composta por aves sofisticadas como faisão, comercializado limpo e congelado. No ano seguinte foram lançadas a codorna e a perdiz tipo europeia (Chukar). A PERDIGÃO, até então, era a única empresa brasileira que possuía o SIF (Selo de Inspeção Federal) para industrializar aves exóticas.
1989
● Lançamento da linha Turma da Mônica, pioneira no Brasil no segmento de produtos industrializados de carnes com baixa condimentação direcionadas ao público infantil. A linha foi desenvolvida para agradar ao paladar das crianças de 3 a 12 anos, com produtos saborosos e nutritivos, macios e ricos em vitaminas, como hambúrgueres, filezinho de frango, salsichas, mortadela e o Mini-Chicken (pequenos empanados de frango).
1997
● Lançamento de uma linha de vegetais congelados com a marca ESCOLHA SAUDÁVEL.
1998
● Lançamento da linha de pizzas prontas congeladas APRECIATTA.
1999
● Lançamento da linha TOQUE DE SABOR, ingressando no segmento de massas prontas congeladas, tendo como primeiro produto a Lasanha à Bolonhesa.
2001
● Lançamento da linha LIGHT & ELEGANT composta por produtos derivados de peru.
2002
● Lançamento de duas novas linhas de produtos: as tortas APRECIATTA e os folhados PERDIGÃO, ambas na versão salgada.
● Inicia a exportação de camarões congelados, produzidos por terceiros, com o lançamento da linha FRESKI.
2003
● Lançamento das versões doces dos Folhados Perdigão.
2004
● Lançamento do CHICKEN POPCORN, cubinhos de frango empanados e congelados, prontos para o consumo.
2005
● Depois de três anos de muitas pesquisas dos profissionais de marketing e tecnologia, chegou às gôndolas dos supermercados a primeira margarina produzida especialmente para o público infantil - Turma da Mônica - e uma versão tradicional com a marca Borella.
2006
● Lançamento da QUICKPIZZA, um lanche (pedaço individual de pizza) rápido, prático e nutritivo, que ficava pronto em apenas um minuto e 45 segundos no forno microondas.
● Lançamento do Patê de Peru Perdigão, um produto prático e nutritivo que apresentava sabor e aroma deliciosos, complementando a linha da marca que já disponibilizava, em práticas embalagens, os patês de Fígado de Frango e de Presunto.
2009
● Lançamento do frango caipira inteiro congelado.
● A PERDIX, unidade de negócios internacionais da PERDIGÃO, lançou no mercado italiano a linha Corte Gentile, com presunto fatiado de frango e peru de baixos teores de gordura.
● Lançamento da linha de molhos CELEBRARE com três sabores à base de frutas tipicamente usadas no preparo de pratos da época: Mostarda, Mel e Damasco; Agridoce com Cereja, com toques de laranja e abacaxi; e Chutney de manga, um tipo de molho característico da culinária indiana.
2010
● Lançamento da linha PETISCOS, salgadinhos crocantes e saborosos que aliavam praticidade e sabor de comida caseira, como bolinho de aipim com carne, bolinho de arroz, bolinho de batata com queijo, bolinho de mortadela, coxinha de frango, mini quibe e stick de presunto e queijo.
● Lançamento do Chester® Azeite e Ervas, versão exclusiva, temperada com o centenário azeite extra-virgem Borges (conheça essa outra história aqui). A combinação das ervas especiais com o azeite extra-virgem tornava a carne ainda mais macia, suculenta e conferia um sabor incomparável.
● Lançamento do pernil desossado ao vinho espumante e ervas finas, cujo sabor diferenciado dava o toque ideal às festas de fim de ano.
● Lançamento da linha GRÃOS PERDIGÃO, pioneira em produtos 100% carne de peru com adição de grãos e cereais integrais do Brasil, que oferecia deliciosas opções entre lasanhas, empanadinhos e hambúrgueres.
● Lançamento do MEU MENU, primeira linha de pratos prontos individuais para serem aquecidos no microondas ou forno convencional. A linha apresentava pratos como Fettucine ao Molho Bolonhesa, Fettucine com Peru e Brócolis, Penne ao Molho Parisiense, Penne ao Sugo e Manjericão, Nhoque à Bolonhesa, Polenta ao Molho de Tomate e Carne, além de deliciosos escondidinhos.
● Lançamento da linha SANDUBA, inicialmente composta por X-Picanha com Molho Barbecue e o X-Burguer com Molho Caipira. Os lanches eram comercializados em porções individuais e ficavam prontos em apenas um minuto e meio no forno microondas.
2013
● Lançamento das massas frescas congeladas. Os produtos eram compostos por receitas deliciosas, tradicionais e de sabor caseiro, ideal para as refeições de toda a família.
2014
● Lançamento da Salsicha Viena (preparada com matéria-prima selecionada e temperos especiais) e do Lombo Canadense (com 100% de lombo suíno em sua fabricação, baixíssimo teor de gordura e maior valor protéico).
2015
● Lançamento do Filé de Bacalhau Assa Fácil, que já vinha temperado com azeitonas, azeite, cebola e ervas. Não era preciso ser descongelado, vinha no saco assa fácil e ficava pronto em apenas uma hora no forno convencional.
2017
● Lançamento da linha de empanados Minions Mini Chicken. Moldada no formato dos personagens do longa metragem, a linha estava disponível em três sabores: Tradicional, Queijo e Cenoura. Os produtos eram feitos com peito de frango e enriquecidos com vitaminas, ferro e zinco.
● Lançamento da linha de pão de queijo em quatro versões: tradicional, coquetel, peito de peru e lanche.
2019
● Lançamento das Mini Salsichas Ouro Perdigão nos sabores Tradicional, Mostarda e Alho e Ervas.
2020
● Lançamento de duas versões da sua linha de mortadelas Ouro: azeitona e ervas finas.
2021
● Lançamento em edição limitada para as festas de fim de ano da Lasanha Chester® Perdigão em duas opções: Molho Rosé (com frango e espinafre) e Molho Alfredo (com frango) .
● Lançamento do Chester® Na Brasa, uma edição especial da comida natalina, mas em uma versão ideal para churrasco. A novidade trazia dois cortes da tradicional ave de fim de ano: Coxa e Sobrecoxa e Filé de Peito.
2022
● Lançamento da Torta Chester®, disponível em duas versões: Frango com Calabresa e Molho Cheddar e Frango com Alho Poró e Azeitonas.
● Lançamento de uma linha de pratos prontos que não precisam de refrigeração (com prazo de validade de até 270 dias), disponível em quatro sabores: estrogonofe de frango, feijoada, coxa e sobrecoxa com mostarda e peito de frango com mandioquinha.
● Lançamento da linha de pratos congelados Nosso Menu, que traz porções para até duas pessoas e são inspirados em comidas caseiras como arroz de forno de calabresa com molho de queijo, polenta com ragu de calabresa e arroz de forno de frango com creme de milho.
As principais características dos produtos da PERDIGÃO, além do sabor inconfundível e o preço competitivo, são a praticidade e a preocupação em contribuir para facilitar a vida do consumidor. Atualmente a marca atua em diversos segmentos, como por exemplo, congelados de carne, pratos prontos congelados, empanados e embutidos. A marca oferece linhas importantes e consagradas no mercado, como por exemplo, a OURO (de produtos premium, fabricados conforme as receitas originais, com cuidado artesanal e os melhores ingredientes, composta por produtos típicos de diversos países como a Mortadela Ouro, produzida com base em receita italiana tradicional e defumada artesanalmente); NA BRASA (cortes especiais para churrasco), e COMEMORAÇÕES (pernil, tender, peru, frango, Chester® e até lombo).
A marca também oferece diversos cortes de carnes de frango (filé de peito, coxa, asa, sobre-coxa, coração e moela), peru (inteiro, asa, coração e até pescoço), Porco (bisteca, lombo, costela, picanha, rabo, pancetta e bacon), além de embutidos (mortadela, presunto, peito de peru, salame e apresuntado), hambúrgueres (carne bovina, frango e suína), linguiças (incluindo toscana, calabresa, portuguesa, paio, suína e de pernil e frango), salsichas, empanados de frango (nuggets, tirinhas e steak), além de massas congeladas, pizzas e pão de queijo.
Tudo começou no ano de 1979 quando a PERDIGÃO enviou ao exterior dois de seus principais técnicos especialistas em avicultura com a missão de procurar uma nova linhagem. O intuito era encontrar algo que competisse com o tradicional Peru da Sadia, especialmente na época natalina. Na busca eles encontraram uma empresa que trabalhava suas aves com o objetivo de melhorar o resultado das carnes e que havia desenvolvido um animal tipo roaster, com maior quantidade de carnes nobres. Foi então que a empresa comprou este pacote genético que permitiria introduzir a criação das aves no Brasil. As primeiras aves avós (linhas puras de aves de corte) da espécie Gallus Gallus, linhagem natural da Escócia, desembarcaram em território nacional e foram encaminhadas à granja Passo da Felicidade (em Tangará), especialmente preparada, dotada da mais avançada tecnologia e construída em meio a uma reserva florestal de araucária de propriedade da empresa para proteger as aves das contaminações patogênicas de outras espécies.
Iniciou-se então um trabalho, através de sucessivas seleções e cruzamentos de linhagens diferentes, até chegar-se a uma ave com maior concentração de carnes nobres (70% de peito e coxas). Foi a partir dessa particularidade que surgiu a marca registrada Chester® - derivação da palavra inglesa “chest” (que significa “peito”). O Chester® chegou ao mercado brasileiro pela primeira vez em 1982. O novo produto teve rápida penetração entre os consumidores por suas qualidades e também pelo investimento em marketing realizado pela empresa, e se tornou presença constante nas comemorações de final de ano. Para seu lançamento foi desenvolvida a criativa campanha publicitária “Habemus Chester®”, recriando a linguagem dos césares romanos, usando a língua latina: “Ave, Chester®. Nobilis avis, coxobus suculentus, pectus fartus et humidus”.
A ave atendeu a um vazio existente no mercado consumidor. Considerado pela dona de casa brasileira uma ave do tamanho ideal para alimentar uma família inteira, sua carne tenra e saborosa chegou para atender ao mercado de aves especiais nas datas festivas. A alimentação de cada animal é 100% natural, baseada em milho e soja, resultando em uma ave com menos gordura e melhor aproveitamento das carnes nobres. Não existe adição de qualquer tipo de medicamento, antibiótico ou hormônio anabolizante para aumentar o seu crescimento e desenvolvimento. O crescimento superior da ave, assim como maior incidência de carnes nobres (peito e coxas), é resultado do rigoroso controle genético.
Hoje em dia, a linha Chester®, além da versão tradicional, oferece também o Chester® Azeite e Ervas (com o incomparável sabor do azeite extra-virgem Borges), Chester® Assa Fácil (embalada em saco assa fácil, prontinho para ir ao forno, sem precisar descongelar ou retemperar), Chester® Desossado (sem osso, o que possibilita um melhor aproveitamento das carnes) e Peito de Chester® com Molho de Laranja. Ao longo dos anos, a PERDIGÃO também, lançou edições limitadas da ave que se tornou tradição nos cardápios festivos da família brasileira, como por exemplo, Chester® ao Vinho (2008), versão gourmet do produto temperada com vinho branco e especiarias; e Chester® Assa Fácil ao molho Pesto, temperado com uma receita italiana, adaptada ao paladar brasileiro, elaborada à base de azeite, manjericão, castanha do Pará e queijo parmesão.
Algumas curiosidades sobre o Chester®: apresenta menor teor de gordura e sabor mais suave na comparação com outras aves natalinas, como o peru; é abatido quando tem em torno de 50 dias, 20 dias a mais do que o frango; apenas os machos são abatidos, devido à composição corporal e proporção de peito e coxa; já as fêmeas dessa linhagem não crescem tanto quanto, mas são abatidas na mesma idade que os frangos convencionais e vendidas em cortes embalados em bandejas; e mesmo sendo vendida apenas no Natal, o processo de produção da ave começa com muita antecedência, em março e se concentra na cidade de Mineiros, em Goiás. Vale ressaltar, que a PERDIGÃO, que exporta seu “frangão” para mais de 25 países ao redor do mundo do mundo, é proprietária da fórmula genética e não vende os ovos. Desde 2016, a PERDIGÃO transforma o Natal de milhares de famílias por meio da generosidade com a campanha “O Natal Mais Generoso de Todos os Tempos”, doando unidades de Chester® por todo o Brasil. Até hoje já foram doadas mais de 1.6 milhões de unidades para diversas instituições de caridade.
A partir da década de 1980 a marca passou a investir mais e constantemente em comunicação, o que ao longo das décadas gerou campanhas e comerciais populares entre milhões de brasileiros. Como por exemplo, em 1989, quando o desenhista Maurício de Souza e sua filha, Mônica, protagonizaram um comercial para atestar a alta qualidade dos produtos PERDIGÃO e justificar a presença de seus personagens nas embalagens da Linha Infantil Turma da Mônica. Ou pouco depois, em um comercial (assista aqui) com Os Trapalhões em sua formação original - Didi, Dedé, Mussum e Zacarias - para divulgar o Chester®. Já em 1990, atores imitavam as vozes do Marinheiro Popeye e de sua eterna namorada Olivia Palito para divulgar a linha de enlatados da marca, que na época continha espinafre (em lata, é claro). Em 1997 foi a vez de Regiane Alves, antes de ser conhecida como atriz de novela, estrelar o comercial do salame PERDIGÃO, cujo slogan “Quando o salame é perdigão ninguém fala não” se tornou extremamente popular.
Em 2011, a marca lançou uma campanha para divulgar suas salsichas estrelada pelo cantor Falcão que cantava a música “I’m Hot Dog No” (assista ao comercial aqui). Em 2015, os apresentadores Angélica e Luciano Huck foram as estrelas de uma campanha da PERDIGÃO para o lançamento de uma série de novos produtos. Na guerra contra a concorrência, o casal fazia frente à colega Fátima Bernardes, que na época era a garota propaganda da Seara. A primeira fase da campanha, reunia produtos em que a marca era líder de mercado: salsicha, empanados e mortadela. Os comerciais eram descontraídos e retratavam situações reais, resumidas no slogan “Perdigão. Em família tem mais sabor”.
Já em 2021, a cantora Ivete Sangalo protagonizou sua primeira campanha como embaixadora da PERDIGÃO. O primeiro filme da campanha - batizada de “O Sabor de Perdigão tem Poder” - tinha foco na feijoada e apresentava a linha de defumados. A trilha sonora escolhida foi baseada na música “Vem Meu Amor”, interpretada pela Banda Eva, e eternizada na voz de Ivete, com letra adaptada pela agência DPZ&T. A campanha mais recente da marca - “Perdigão, sucesso no boca a boca e no boca cheia” - foi lançada em 2023 e retrata os bastidores e dedicação da marca em oferecer produtos elaborados com excelência, reconhecidos pelo sinônimo de qualidade tanto pelos que já experimentaram, quanto por aqueles que já receberam uma recomendação. A estratégia é reforçar esse ciclo virtuoso - da boca pro boca a boca - fazendo essa percepção se espalhar por toda linha de produtos e se perpetuar com ainda mais intensidade.
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da marca, cuja presença de um casal de perdizes é constante, passou por algumas modificações. As perdizes passaram a integrar a identidade visual da marca em 1941. A modificação mais radical ocorreu em 2006, como parte da campanha “Perdigão. Vem do coração do Brasil”, quando o logotipo adotou uma forma de coração, mas manteve o tradicional casal de perdizes como principal símbolo. Além disso, foi adotada uma nova tipografia de letra. Em 2017, a marca resolveu modernizar seu logotipo, que adotou um visual garantindo mais impacto, ganhando volume e traços mais contemporâneos, e gerando assim maior proximidade com o público. As Perdizes ganharam maior destaque e se integraram ainda mais ao coração da marca, mostrando que PERDIGÃO é uma marca próxima de seus consumidores. Uma nova tipografia de letra foi adotada e o nome da marca voltou a ser escrito em vermelho.
Comer junto tem sabor de Perdigão. (2019)
Gostoso é mesa cheia e mesa cheia é Perdigão. (2017)
Perdigão. Alimente o sonho de sua família. (2016)
Perdigão. Em família tem mais sabor. (2015)
Perdigão. Viver dá uma fome. (2013)
Perdigão. Se é de coração, é de verdade. (2009)
Só a Perdigão tem Chester. (2007)
Perdigão. Vem do coração do Brasil. (2006)
Perdigão. Todo Mundo Adora. (2006)
O nosso maior segredo é você. (2003)
● Origem: Brasil
● Fundação: 18 de agosto de 1934
● Fundador: Saul Brandalise e Ângelo Ponzoni
● Sede mundial: Itajaí, Santa Catarina, Brasil
● Proprietário da marca: BRF S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Miguel Gularte
● Faturamento: R$ 12 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Pratos prontos, pizzas, salsichas, linguiças e mortadela
● Concorrentes diretos: Seara, Aurora, Sadia, Swift, Friboi, Prieto, Korin, Frimesa, Rezende e Ceratti
● Ícones: O Chester®
● Slogan: Comer junto tem sabor de Perdigão.
● Website: www.perdigao.com.br
A marca no mundo
A PERDIGÃO, uma das maiores e mais reconhecidas marcas de alimentos do mercado brasileiro, oferece uma prática linha de produtos com mais de mais de 140 itens (entre os quais pratos prontos congelados, cortes de carnes/frango/suíno e embutidos), que são comercializados em 50 países ao redor do mundo. A marca é líder no mercado brasileiro em categorias como linguiças calabresas, além da Mortadela Ouro ser a mais vendida do país. A PERDIGÃO está presente em mais de 40 milhões de lares brasileiros. A PERDIGÃO também atua no segmento de food service, com uma completa linha de produtos para estabelecimentos comerciais. A marca conta com um avançado sistema de distribuição em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal e um centro de distribuição na Europa, atingindo mais de 88.000 supermercados, lojas de varejo, atacadistas, food-service e outros clientes institucionais no mercado interno e externo.
Você sabia?
● O principal símbolo de reconhecimento da marca é decorrente do nascimento da empresa na Vila das Perdizes, hoje município catarinense de Videira. Perdiz é o outro nome para Perdigão.
● PERDIGÃO foi a marca de alimentos mais escolhida dos lares brasileiros, de acordo com o Brand Foodprint 2023 da Kantar.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Época Negócios, Embalagem Marca, Forbes e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 20/9/2023
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3 comentários:
gente quanta emoção eu sou de videira, bem legal (y)
mas devia fala mais
tem tanta coisa que nem eu sei
quando o Saul Brandalise morreu
e perdigão foi vendida mas eu nao sei bem
hoje em dia tem só a casa dele que fica no alto de uma colina com visãopra toda o centro
Faz uma postagem também sobre a marca Seara...acho q seria interessante!!
Muito bom , estou no Ensino Médio e estamos fazendo um trabalho sobre as marcas mais famosas e valiosas , do mundo sou nascida em Videira -SC e fiquei muito feliz que a Perdigão ,agora BRASIL FOODS , está nessa lista , só me faltou uma marca , AXA , sei que é de seguros , mas não consigo encontrar algo como no seu blogger , está de Parabéns !
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