Ambiente com atmosfera confortável e aconchegante, comida saborosa tipicamente americana e uma grande hospitalidade para toda família. Tudo para que o cliente sinta-se literalmente em casa. Essa é a proposta da rede de restaurante casual Applebee’s®.
A história
O Applebee’s®, maior rede de casual dining (restaurante casual) do mundo, foi fundado por Bill e T.J. Palmer no dia 19 de novembro de 1980 na cidade de Decatur, área metropolitana de Atlanta no estado da Geórgia, com o nome de T.J. Appllebee’s RX for Edibles & Elixirs. Ambos tinham vislumbrado a possibilidade de abrir um restaurante que oferecesse um serviço completo, ambiente familiar, boa comida, preços justos e moderados, além de uma grande qualidade no atendimento. O estabelecimento surgiu com a proposta de oferecer pratos saborosos, fartos e acessíveis para famílias e grupos de amigos, em um ambiente informal, aconchegante e agradável, que lembrasse a casa das pessoas e resumisse o lema da empresa: “Eating good in the neighborhood” (algo como “Comendo bem, perto de casa”). Com ambiente descontraído e aconchegante, e decoração moderna com vários objetos pendurados nas paredes (a chamada memorabília), como por exemplo, bolas de futebol americano, esquis, pôsteres e guitarras de astros do rock, o restaurante rapidamente se tornou um sucesso.
Em 1982, um segundo restaurante foi aberto também na cidade de Atlanta e no ano seguinte começou a expansão nacional da marca. O nome foi mudado para Applebee’s® Neighborhood Grill & Bar somente no ano de 1986. O conceito “neighborhood grill”, traduzia a preocupação em transmitir ao cliente um ambiente confortável e aconchegante. Ainda nesse ano, a rede abriu seu primeiro restaurante franqueado na cidade de Kansas City. Em 1989, o Applebee’s® inaugurou seu 100º restaurante na cidade de Nashville, no Tennessee. Na década de 1990 a rede começou sua expansão internacional e, já em 1996, existiam 819 restaurantes em 45 estados americanos, no Canadá, Caribe, Alemanha e Holanda. Em 1998 tornou-se a primeira rede de restaurantes casuais com mil unidades abertas, ao inaugurar sua milésima loja na cidade de Aurora no estado do Colorado. No ano 2000, a rede introduziu um novo cardápio, completamente remodelado e com novas e saborosas delícias. A rede, recentemente, conquistou o prêmio de cardápio mais versátil em sua categoria nos Estados Unidos. O prêmio foi concedido depois de uma pesquisa encomendada pelo Nation’s Restaurant News (jornal especializado em alimentação, restaurantes, menus e receitas).
Em 2004, como resposta a demanda por rapidez e eficiência, a rede introduziu no mercado americano uma grande novidade para o segmento: Carside To Go, uma espécie de Drive-Thru moderno, onde o cliente tinha a possibilidade de fazer seu pedido por telefone e se dirigir ao restaurante mais próximo e receber sua refeição sem sair do carro. A primeira unidade do Applebee’s® no Brasil foi inaugurada em novembro de 2004 no bairro de Moema em São Paulo. O projeto Brasil incluía a “tropicalização” do conceito, tanto arquitetonicamente (cores sóbrias e menos elementos nas paredes), como na criação de pratos regionais e a inclusão da famosa caipirinha no cardápio. A preocupação era criar uma imagem mais cosmopolita sem perder a identidade americana. Em quase duas décadas de Brasil, o Applebee’s® vem conseguindo resultados expressivos. Em média, são mais de 22 mil clientes atendidos por mês em cada um dos dez restaurantes. Em um típico sábado, aproximadamente 1.200 pessoas circulam por cada restaurante da rede.
Em 2007, a Applebee’s® inaugurou sua primeira unidade no enorme e voraz mercado chinês. Foi nesse mesmo ano, em novembro, que a rede foi adquirida pela IHOP (tradicional rede de restaurante famosa por suas irresistíveis panquecas) por US$ 2.1 bilhões, formando assim a empresa DineEquity (atual Dine Brands Global). Em 2010, a rede anunciou o conceito de revitalização, que incluiu mudanças nos restaurantes, como interiores e exteriores remodelados com tons de cores mais quentes, desenhos contemporâneos e com características específicas para o bairro onde está instalado. Outras novidades deste ano foram: inauguração do primeiro restaurante em Cingapura, a introdução do cardápio Unbelievably Great Tasting and Under 550 Calories (que incluía pratos como carnes, batatas, pastas e camarões com até 500 calorias) e a criação do SkinnyBee Margarita™, o primeiro coquetel do mercado com menos de 100 calorias.
Em 2017, com as vendas de seus restaurantes em território americano em queda, a rede precisava fazer alguma coisa. E foi então que no final deste ano, o Applebee’s® introduziu em seu cardápio a Dollarita™, uma margarita (servida em uma caneca de 10 onças com gelo, tequila e suco de limão) de apenas US$ 1, que foi a grande responsável por impulsionar as vendas em seus restaurantes. Desde então, a rede lançou aproximadamente 20 diferentes bebidas sazonais, entre coquetéis, margaritas (em diversos sabores) e cervejas de US$ 1 e US$ 2, tudo isso com lucro. Com isso, o Applebee’s® impulsionou o movimento e vendas em seus restaurantes, especialmente no período de happy-hour. Apesar da pandemia de COVID-19 ter afetado suas operações no mundo inteiro, a rede continuou trazendo novidades ao público, como por exemplo, a linha Cosmic Wings (introduzida em tempo limitado em 2021), nada mais que as famosas asinhas de frango empanadas com Flamin ‘Hot Cheetos e revestidas com pedaços de Cheetos (sim, o popular salgadinho cuja história você pode conhecer aqui). Tudo para atrair um público mais jovem aos seus restaurantes.
O forte conceito tornou a rede líder mundial no segmento de restaurantes casuais em 12 países, com previsão de expansão nos próximos anos. Sempre mantendo o foco como referência de um autêntico Bar + Grill americano, onde clientes sintam prazer em estar com os amigos e família, pois terão a certeza de serem bem tratados e bem servidos, com o melhor da gastronomia americana. A rede também criou duas divertidas e animadas mascotes para interagir com o público infantil e divulgar o menu kids (composto por pratos elaborados com carnes, frangos, massas, hambúrgueres, pizzas, sorvetes e milk-shakes em porções menores): Big Apple (uma maçã que gostaria de voar) e Little Bee (uma simpática abelhinha).
Uma das tradições da rede é a troca de cardápio semestral, mantendo os pratos principais e acrescentando sempre deliciosas novidades. Em 2007, o cardápio incluiu pratos desenvolvidos pelo Chef Tyler Florence, famoso por diversos programas de TV nos Estados Unidos e por seus pratos exclusivos espalhados em vários restaurantes pelo país. O cardápio da rede inclui carnes grelhadas (a maioria acompanhadas por batatas assadas, fritas ou purê, e molhos clássicos como barbecue, honey mustard e ranch), massas, saladas, sanduíches e sobremesas, além dos petiscos ideais para serem consumidos em grupo (os chamados Finger Foods), como por exemplo, a famosa Onion Peels (finas pétalas de cebola levemente empanadas e fritas, ao molho cremoso), Crunchy Onion (crocantes anéis de cebola empanados e polvilhados com parmesão), Mozzarella Sticks (palitos de mussarela empanados, acompanhados de molho marinara), Boneless Buffalo Wings (suculentos cubos de peito de frango empanados, banhados no exclusivo molho Wing Sauce, acompanhados de bleu cheese e aipo), Popcorn Shrimp (deliciosa porção de camarões empanados e fritos acompanhada de molho Cocktail) e Canoe Fries (batatas fritas no formato de canoa para comer com molhos como Chilli e Chipotle Queso).
Entre os pratos tradicionais da rede americana estão: Baby Back Ribs (suaves e suculentas costelas de porco temperadas e banhadas com um exclusivo molho barbecue, acompanhadas de fritas e uma saborosa espiga de milho cozida); Fiesta Lime Chichen (peito de frango grelhado, com um toque de limão, coberto com molho Mexi Ranch e gratinado com queijo Jack-cheddar); Oriental Salad (original combinação de folhas, amêndoas tostadas e rice noodles, banhada por um delicioso molho agridoce e coberta com crocantes tiras de frango empanado ou camarões grelhados); Sizzlin’ Rib Eye (contrafilé acompanhado por purê de batata ao alho, cogumelos e cebola); Lemon White Fish (um filé de peixe branco levemente temperado com lemon pepper e acompanhado do exclusivo arroz pilaf e vegetais ao vapor); Cowboy Burger (hambúrguer de 200g, queijo Jack-cheddar e bacon, servido com alface, cebola roxa, tomate, picles, Crispy Onion e molho southern BBQ em um pão levemente tostado) e a lenda batizada de Big Apple Burger (dois hambúrgueres de 180g com o dobro de queijo Jack-cheddar, quatro fatias de bacon, cebola-roxa, alface, tomate, picles e um cremoso molho ao estilo Applebee’s® em um pão levemente tostado).
Para acompanhar os quitutes, a rede oferece um cardápio especial de bebidas não alcoólicas (com refil grátis) e drinques, especialmente as populares margaritas e inovações como a Coronarita (margarita com uma garrafa da cerveja Corona encravada em sua camada de gelo). Entre as sobremesas, destaque para o bolo de chocolate com sorvete de baunilha, chantilly e cereja; a torta de maçã com crocante de nozes e sorvete de creme que recebe calda quente de caramelo assim que chega à mesa; e o Walnut Blondie (brownie de chocolate branco servido em uma chapa quente de ferro, com sorvete de creme regado a calda de maple). Além disso, o cardápio também oferece os Shooters - pequenos copinhos recheados com doces para comer com colher - em quatro sabores. A rede também é extremamente popular pela campanha sazonal de enorme sucesso “All You Can Eat Ribs”, onde por um preço fixo o cliente come à vontade costelinhas temperadas e banhadas no exclusivo molho barbecue e batatas-frita.
Os restaurantes da rede possuem o ambiente típico dos “casual dinners” norte-americanos: as mesas conjuntas, formando “corredores” pelo restaurante, iluminação individual, o exagerado bom humor dos atendentes e as porções fartas, deliciosas e algumas cheias de calorias. Os restaurantes refletem a energia da região em que estão instalados. Nos Estados Unidos é possível encontrar fotografias, objetos e ícones de cada comunidade. No Brasil, a rede optou por um estilo que caracterize a semelhança entre os dois países, além de uma atmosfera aconchegante que lembre o ambiente caseiro. Todos os restaurantes da rede possuem acesso grátis ao Wi-Fi. Toda criança que vai a alguma unidade da rede recebe um cardápio descartável, que além do menu contendo os pratos infantis do restaurante, vem acompanhado de giz de cera com desenhos para colorir e jogos. Além disso, cada restaurante possui um espaço recreativo para as crianças, onde elas se divertem com brinquedos, jogos, videogames e outras atividades acompanhadas por um monitor.
Uma curiosidade: em algumas unidades da rede, assim que o cliente chega à sua mesa recebe uma maçã, o símbolo da marca. Além de dar boas-vindas, a maçã, cortada em gomos, serve para limpar as papilas gustativas, fazendo com que as pessoas possam sentir toda a explosão de sabores que os ingredientes únicos dos pratos proporcionam ao serem combinados.
Ao pé da letra, “apple” significa maçã e “bee”, abelha. Mas, juntas, as duas palavras têm outro significado: “apple bee” é como os americanos chamavam a tradicional reunião de famílias e vizinhos para descascar, tirar sementes e cortar as maçãs depois da colheita. Com o fim do trabalho, chegava à hora de comer, beber e dançar a noite toda. Exatamente o espírito e conceito que a rede introduziu no mercado.
A identidade da marca passou por remodelações ao longo dos anos. A primeira delas ocorreu em 1983 e foi radical: a tradicional maçã ganhou mais destaque, uma nova tipografia de letra foi adotada e um fundo verde inserido. Pouco depois, em 1986, as iniciais T.J. foram retiradas e abaixo do nome da marca foi inserida uma a frase conceito “Neighborhood Grill & Bar”. Mais de duas décadas depois, no dia 25 de outubro de 2007, o Applebee’s® apresentou um novo logotipo através de uma campanha televisiva estrelada por uma simpática maçã falante. A nova identidade visual da marca ficou mais moderna e sofisticada, mas sem deixar de lado seu posicionamento casual. Em 2014, a marca modificou novamente seu logotipo: a maçã ganhou um design mais simples e uma nova tonalidade de vermelho, com o nome da marca sendo escrito em preto e a frase “Grill & Bar”. Esse logotipo foi modernizado em 2017 e apresentou uma nova tipografia de letra, uma maçã mais chamativa (retornou a utilização de duas cores) e a expressão “Grill & Bar” foi alterada para “Grill + Bar”.
You’ll Never Leave. (2021)
There’s Always A Reason To Celebrate. (2015)
See You Tomorrow. (2011)
There’s No Place Like The Neighborhood. (2009)
It’s a Whole New Neighborhood. (2008)
Together is good. (2007)
Eatin’ good in the neighborhood. (2007)
O autêntico Grill & Bar Americano. (Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 19 de novembro de 1980
● Fundador: Bill e T.J. Palmer
● Sede mundial: Glendale, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Applebee’s Restaurants LLC
● Capital aberto: Não (subsidiária da Dine Brands Global Inc.)
● Presidente: John Cywinski
● Faturamento: US$ 3.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.690
● Presença global: 12 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, México, Canadá e Arábia Saudita
● Funcionários: 30.000
● Segmento: Restaurantes casuais
● Principais produtos: Carnes, aperitivos, bebidas e sobremesas
● Concorrentes diretos: TGI Friday’s, Outback, Hooters, Chili’s Grill & Bar, Buffalo Wild Wings, Dennys, Tony Roma’s, Ruby Tuesday e Texas Roadhouse
● Ícones: O ambiente dos restaurantes
● Mascote: Big Apple (uma maçã animada) e Little Bee (abelha)
● Slogan: Eatin’ good in the neighborhood.
● Website: www.applebees.com.br
A marca no mundo
Atualmente a rede Applebee’s® conta com aproximadamente 1.700 restaurantes espalhados por 49 estados dos Estados Unidos, Porto Rico, Guam e 11 outros países como Canadá, Brasil (são 10 unidades), Jordânia, Kuait, Chile, México, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Costa Rica, Guatemala e Filipinas. Os estados americanos com maior número de lojas da rede são Califórnia, Nova York, Flórida e Texas. No total, a rede recebe, em média, 300 milhões de clientes por ano e fatura aproximadamente US$ 3.5 bilhões. De acordo com a “Nation’s Restaurant News” o Applebee’s® é a 15ª rede em vendas no mercado alimentação fora do lar, e a primeira em vendas, número de unidades e participação de mercado nos Estados Unidos.
Você sabia?
● Cada cliente gasta em média aproximadamente US$ 30 em cada passagem pelo restaurante.
● Desde o ano de 2015, 100% dos restaurantes da rede são franqueados.
● O Brasil conta com cinco das 10 unidades mais rentáveis da rede fora dos Estados Unidos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 24/1/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
4 comentários:
Fiquei muito satisfeita com a presentação do ilusionista Zanute,q foi contratado por vcs no sabado dia 22,quero tambem frizar q até meu pai q ja é idoso ficou intusiasmado com o rapaz,eu sou cliente de vcs a uns cinco meses e sempre achei q faltava alguma coisa,e confeço q fiquei muito surpresa pq vcs souberam escolher um esselente artista para etretenimento,como um cliente exigente espero q continuem com esses serviços,pois so tinha visto isso so na televisão,esse fds vamos voltar pq foi o comentario da semana aqui em casa!
agradeço pelo carinho de vcs em nos agradar!
Gostaria de elogiar o Ilusionista Zanute que iluminou o meu domingo neste dia 30/11/2008,nunca tinha visto Mágicas tão perfeitas,fiquei encantada pelo jeito que fui abordada com carinho e mistério.
Parabenizo vcs pelo serviço de entretenimento que agradou as crianças e a nós os adultos,estamos anciosos para o próximo domingo.
Gostaria de parabeniza-los e elogiar o ilusionista Zanute
Fui almoçar no domingo e como de costume pedimos uma garrafa de vinho ao garson Rogério,então para minha surpresa veio um rapaz elegante e simpático com um lenço de seda na mão e me perguntou qual o vinho de minha preferência e ao responde-lo ele me ofereceu um lenço e pediu que o examinasse,então ele fez milagrosamente aparecer de dentro do lenço o vinho que eu havia pedido,fiquei sem palavras,parecia que estava sonhando,nunca imaginei que isso fosse possivel,tenha certeza que convidarei todos os meus amigos e familiares para conhecer o Applebee´s e ter o prazer de ver o grande artista que vocês tem em mãos!
quero lembrar que fui muito bem atendida pelo garson Rogerio!
parabéns fiquei muito satisfeita!
Neste sabado dia 25/07 fomos conhecer o Applebee`s,pos causa do show do Zanute que era muito comentado pelos nossos amigos,ficamos sem palavras pelas mágicas que o ele fez para nós,primeiro minha aliança levitou de uma mão para outra,depois sumiu e foi parar no chaveiro dele,quando achei que tinha acabado ele fez uma nota dobrar sozinha em cima da mesa e ainda por cima a levitou bem diante dos meus olhos,isso não tem preço todos os seis que estavam conosco na mesa ficaram sem palavras,jamais imaginei que no Brasil teria um artista deste nível e ainda um restaurante que nos proporcionasse isto,estou muito satisfeita de ter conhecido o applebee`s,esta será minha primeira visita de muitas que farei!
Parabéns pelo entretenimento,vocês ganharam novos clientes muitos satisfeitos.
Postar um comentário