22.9.06

MARKS & SPENCER


O que a venda de comidas tem a ver com roupas, móveis e objetos de decoração? Para a rede varejista britânica MARKS & SPENCER, absolutamente tudo. Reunindo em suas modernas e arejadas lojas produtos alimentícios, roupas e acessórios, móveis, utensílios para cozinha, vinhos sofisticados e aparelhos eletrônicos, a rede oferece aos consumidores a oportunidade de comprar itens de diferentes setores em ambientes aconchegantes e contemporâneos com atendimento cortês e sempre eficiente. 

A história 
A tradicional varejista britânica foi fundada como uma modesta barraca no mercado de Kirkgate em 1884, na cidade de Leeds, por Michael Marks, um imigrante refugiado judeu polonês. A barraca vendia uma infinidade de produtos a 1 penny (equivalente a 1 centavo de Libra Esterlina), incluindo sabonetes, esponjas para banho, colheres de madeira e até etiquetas para bagagem. A segunda loja seria inaugurada em 1893 na cidade de Manchester. No ano seguinte, Tom Spencer associou-se a ele ao investir £300, surgindo assim a MARKS & SPENCER, resultado da união de seus sobrenomes. Após a morte de Spencer, em 1905, e a de Marks, dois anos mais tarde, a empresa prosperou sob a direção do filho de Marks, Simon, e de Israel Sieff. Depois de uma fase difícil durante a Primeira Guerra Mundial, em 1926 a empresa tornou-se uma sociedade anônima. Foi neste mesmo ano que a empresa começou a vender tecidos, roupas e lingeries (especificamente sutiã). Dois anos mais tarde introduziu sua primeira marca própria no mercado, a The St. Michael, utilizada inicialmente em uma pequena linha de produtos têxteis.


Ainda na década de 1920, a loja adotou a política de comprar as mercadorias diretamente dos produtores, barateando assim os preços finais. Rapidamente a M&S se estabeleceu no mercado com a reputação de vender apenas os melhores produtos fabricados na Inglaterra. No começo da década de 1930, a empresa iniciou o comércio de comidas, vendendo alimentos enlatados, além de inaugurar sua primeira loja-âncora na cidade de Londres. Outra novidade foi à introdução de cafés dentro de algumas de suas lojas. No final desta década, em 1939, a rede já contava com 234 lojas em funcionamento. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, 100 dessas lojas haviam sido bombardeadas, e 16 completamente destruídas. Apesar dos prejuízos, a rede teve forças para seguir em frente, sempre prestando o melhor serviço possível. O primeiro sistema de auto-atendimento foi implantado em 1948, tornando-se um grande sucesso entre os consumidores, que apreciaram a rapidez na hora de fazerem suas compras.


Na década seguinte a MARKS & SPENCER introduziu inúmeras inovações, entre as quais o slogan que definia a filosofia da empresa “The customer is always and completely right” (em tradução “O cliente está sempre completamente certo”), em 1953; e a proibição de fumar cigarros em suas lojas (1959). Outra ideia pioneira surgiu em 1961 quando a rede proibiu a entrada de animais em suas lojas. A década de 1970 foi marcada pela venda de novas mercadorias nas lojas da rede como vinhos, comidas congeladas e comidas chinesas e indianas. As primeiras lojas fora da Inglaterra foram inauguradas em 1973 no Canadá; e em 1975, nas cidades de Paris e Lyon na França e Bruxelas na Bélgica. No ano de 1979 foi inaugurada a primeira MARKS & SPENCER na cidade de Dublin, na Irlanda. Na década de 1980, havia mais de 260 lojas da rede no Reino Unido. Esta década foi marcada pelo início da comercialização de móveis em 1986, amparada por um catálogo de vendas. Pouco depois, em 1988, adquiriu a tradicional marca americana de roupas masculinas Brooks Brothers (que seria vendida em 2002), além da rede de supermercado Kings Super Markets (vendida em 2006), em uma tentativa mal sucedida de ingressar no mercado norte-americano.


Uma década mais tarde, depois de superar uma grave crise financeira (muito em virtude de até o ano de 2000 a rede somente aceitar seu próprio cartão para pagamentos), a MARKS & SPENCER se tornou a primeira varejista britânica a registrar lucros superiores a £1 bilhão, além de inaugurar sua primeira loja em Hong Kong. Em 1999 inaugurou seu comércio eletrônico, dando assim mais uma opção de compra aos consumidores.


Desde a virada do século, a MARKS & SPENCER deu início a uma diversificação de sua linha de produtos, passando a vender utensílios domésticos, novas e modernas linhas de móveis, objetos de decoração e aparelhos eletro-eletrônicos. Foi também a partir desta época, com o objetivo de atrair um público mais jovem, moderno e formador de opinião, que a M&S passou a contratar muitos estilistas notáveis, que criaram coleções de roupas femininas modernas e exclusivas. Outro fator que demonstrou a evolução da MARKS & SPENCER nesta época foi a diversificação no formato de suas lojas com a inauguração de unidades M&S Outlet (lojas de desconto), M&S Simply Food (lojas que vendem especificamente comidas e alimentos) e unidades para venda exclusiva de móveis e objetos de decoração chamada M&S HOME. Nos últimos anos a rede deu início a um processo de modernização de suas lojas que incluem iluminação mais moderna, maior espaço para circulação, decoração moderna e contemporânea, piso laminado e nova disposição e exposição dos produtos através de modernos displays e manequins.


A linha do tempo 
1931 
Introdução em suas lojas do departamento de comidas, vendendo alimentos enlatados. A linha de alimentos foi ampliada a outros produtos em 1934, e depois da Segunda Guerra Mundial, a MARKS & SPENCER já era uma das maiores varejistas britânicas deste segmento. 
1934 
Estabelecimento do Laboratório de Pesquisas Científicas (Scientific Research Lab) coordenado pelo Dr. Eric Kann. Foi o primeiro laboratório próprio de uma grande varejista do país para testar roupas e pesquisar sobre novos tecidos. 
1935 
Introdução do Café Bar, com a primeira unidade sendo inaugurada dentro da loja na cidade de Leeds. Com ambiente extremamente limpo e higiênico, os cafés se espalharam por outras lojas da rede e, em 1942, já havia 82 unidades. 
1941 
Introdução da primeira linha de alimentos com a marca própria St. Michael. 
1948 
Introdução do sistema Self-Service de comidas como forma de teste em uma de suas lojas da cidade de Londres. Foi um verdadeiro sucesso que se tornou modelo para todas as outras unidades da rede. 
1953 
Lançamento de uma linha de roupas feminina especificamente criada para mulheres com estatura baixa. 
1956 
Todos os produtos do departamento de alimentos eram vendidos sob a marca St. Michael, incluindo o famoso chocolate St. Michael, introduzido nesse ano. 
1958 
Início das vendas dos tradicionais bolos de natal. 
1962 
Início da venda de meias-calça em suas lojas. 
1968 
Início da venda de abacates em suas lojas. 
1970 
Introdução do “Sell by Date”, onde produtos perecíveis eram monitorados e vendidos com a data de fabricação ou envasamento no rótulo, permitindo ao consumidor saber o quanto frescos eles eram. 
1971 
Início da venda de comidas congeladas em suas lojas pela primeira vez. 
1973 
A rede vende vinhos pela primeira vez. 
1974 
Início da venda de comidas chinesas e indianas. 
1977 
Introdução dos primeiros trocadores de roupas, onde os consumidores podiam experimentar as mercadorias com maior privacidade. A novidade fez tanto sucesso que foi estendida para todas as lojas da rede. 
1985 
Lançamento, em 30 lojas da rede, das famosas cestas de natal. 
Início da comercialização de ovos Free Range, provenientes de animais que vivem soltos e não confinados. 
1991 
Introdução das primeiras sacolas plásticas recicláveis. 
2000 
Inauguração de sua primeira loja no modelo Outlet, vendendo produtos com até 30% de desconto do preço original. Atualmente existem aproximadamente 40 unidades destas lojas. 
A marca própria St. Michael, utilizada desde 1928, foi substituída pela MARKS & SPENCER. 
2002 
Introdução da Blue Harbour, marca própria de roupas masculinas casuais. 
2003 
Introdução de uma linha própria de utensílios para cozinha. 
Lançamento do &more, uma combinação de cartão de crédito com programa de fidelidade. 
2004 
Introdução das batatas cozidas a vapor para microondas. 
2005 
Introdução do selo Eat Well Sunflower, ajudando o consumidor a escolher e identificar produtos e alimentos mais saudáveis. 
2006 
Início da venda de uma vasta gama de produtos eletrônicos, incluindo serviços adicionais como instalação e assistência técnica. 
2007 
Inauguração de suas três primeiras lojas ecológicas em Bournemouth, Pollok e Galashiels. Essas lojas possuíam sistemas mais eficientes de aquecimento, refrigeração e iluminação, além de utilizar tetos verdes e escadas rolantes que trabalham em baixa voltagem. 
2008 
Primeira rede de varejo da Inglaterra a eliminar cores e sabores artificiais de sua linha de comidas e bebidas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Somente na década de 1950 o nome por extenso da marca passou a figurar no logotipo. Em 1988 a marca passou a utilizar a cor verde-escura. Depois de passar por uma pequena atualização no ano de 2000, em 2004, como forma de atrair consumidores mais jovens para suas lojas e passar um ar de modernidade, a M&S remodelou totalmente seu logotipo (com sua tradicional cor verde), que passou a contar com uma imagem muito mais moderna e fashion. Esse logotipo ganharia outra versão mais simplificada (com as iniciais e a palavra “your”) em 2007. Mais recentemente, em 2014, o logotipo foi novamente modificado usando apenas as iniciais M&S com a data de fundação da empresa logo abaixo (EST. 1884) e uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Spend It Well. (2017) 
Make today delicious. (2013) 
Quality worth every penny. (2009) 
Only at M&S. (2004) 
For more of the things you love. (2003) 
Extraordinary food everyday. (2002) 
Exclusively for everyone. (2000) 
Makes ordinary, extraordinary. (1997) 
Your family is our business. (1978) 
Marks & Spencer, The Family Store. (década de 1930) 
Don’t ask the price, it’s a penny. (1884)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1884 
● Fundador: Michael Marks e Thomas Spencer 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Marks and Spencer plc. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Archie Norman 
● CEO: Steve Rowe 
● Faturamento: £10.62 bilhões (2017) 
● Lucro: £176.4 milhões (2017) 
● Valor de mercado: £4.41 bilhões (março/2018) 
● Lojas: 1.479 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 84.950 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Roupas, acessórios, alimentos e utensílios domésticos 
● Concorrentes diretos: Tesco, Asda, Morrisons, Boots, Waitrose, Lidl, Aldi e Sainsbury’s 
● Ícones: A qualidade e garantia de seus produtos 
● Slogan: Spend It Well. 
● Website: www.marksandspencer.com 

A marca no mundo 
Aproximadamente 22 milhões de pessoas compram semanalmente em uma de suas mais de 1.025 lojas no Reino Unido (das quais 684 só vendem itens alimentícios e bebidas). Outras 454 atuam em sistema de franquia em 36 países (exceto as unidades de Hong Kong e da Irlanda), a maior parte delas localizada no leste europeu (em países como Grécia, República Checa, Espanha, Rússia, França, Ucrânia e Turquia), região asiática (Tailândia, China, Malásia, Filipinas, Índia, Indonésia e Cingapura) e Oriente Médio (Omã, Líbano, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Catar), além de Egito, Marrocos, Líbia e Bermuda. A MARKS & SPENCER, uma das maiores redes de varejo do Reino Unido e que vende desde roupas, comidas, utensílios para o lar até serviços financeiros, é responsável por 15% do mercado de roupas femininas (incluindo lingeries) da Inglaterra. Aproximadamente 60% de seu faturamento (£10.6 bilhões em 2016/2017) é gerado pelo segmento de alimentos. Atualmente a empresa está entre as 40 maiores varejistas do mundo. 

Você sabia? 
Uma de suas primeiras lojas, localizada no mercado de Grainger, em Newcastle, continua operando até os dias de hoje, sendo a menor loja da rede em atividade. 
A rede é coloquialmente conhecida como MARKS AND SPENCER, MARKIES ou apenas M&S. 
Em 2017 a M&S foi apontada como uma das marcas mais bem posicionadas em um ranking global sobre a transparência no mundo da moda. O levantamento foi realizado pela Fashion Revolution, movimento global com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os impactos da indústria da moda. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/3/2018

Um comentário:

carla santos disse...

Olá, trabalhei numa das lojas em portugal, sitada no centro comercial do colombo, só tenho pena que tenham despedido tanta gente e que não exista nemhuma loja em portugal.